Por que o Xbox 360 não se chama Xbox 2? E por que o Xbox One tem esse nome?

Daniel Atilio

Jogador
PXB Gold
Julho 1, 2008
863
1,961
Bauru
Salve salve jovens…

Na postagem de hoje, vou falar o motivo e a intenção por trás dos nomes dos consoles da Microsoft.

Desde os primórdios dos videogames, os consoles de mesa sempre tiveram nomes próprios, como por exemplo, os da Nintendo que sua ordem cronológica seria NES, Super Nes, Nintendo 64, Game Cube, Wii, Wii U e Switch.

01-nintendo-consoles.jpg

Evolução da Nintendo​

Quando a Microsoft decidiu ingressar no mundo dos games, ela optou pelo nome XBox, que seria uma abreviação do nome DirectX Box, que no caso, o DirectX é um software com coleção de APIs para programação de jogos, e eles queriam fazer um console que usasse tal tecnologia, assim, seria uma caixa com o DirectX, com o tempo foram abreviando e ficou apenas Xbox.

02-xbox-prot%C3%B3tipo.jpg

Protótipo do primeiro Xbox

A Microsoft investiu pesado no console, porém a Sony abocanhou o mercado com o seu Playstation 2, logo ela estaria desenvolvendo a continuação do seu Xbox, e muitos pensaram que por ser rival direto ao console da Sony que seria Xbox 2, ou algum outro codinome (como a Nintendo a SEGA costumam/costumavam usar).

03-xbox-360-prot%C3%B3tipos.jpg

Protótipos Xbox 360​

Para surpresa de todos, o nome escolhido foi Xbox 360, mas o que significava aquilo? Basicamente a Microsoft queria trazer o conceito de uma revolução para a marca Xbox, assim dando um círculo completo, aprendendo com o passado e inovando com o futuro, atingindo todo o planeta com essa revolução.

04-xbox-360.jpg

Xbox 360​

Mas em uma entrevista, Robbie Bach (ex diretor de Entretenimento e Dispositivos da Microsoft), disse que eles planejavam lançar o próximo Xbox com um número na frente, que seria Xbox 2, mas um consumidor comum indo em uma loja, quando fosse escolher um novo console, iria olhar e pensar “Playstation 3 ou Xbox 2, acho que o 3 é melhor que o 2”, e por causa disso, eles decidiram que o novo Xbox deveria começar com o número 3 também.

05-Robbie-Bach.jpg

Robbie Bach falando sobre o Xbox 360​

Ok Daniel, mas e quanto ao Xbox One, porque voltar ao número 1? One em inglês jovens, não é apenas “um”, um de seus sentidos em inglês, é a palavra “Único”, a intenção da Microsoft era a unificação de entretenimento, jogos e tudo mais em um único aparelho, assim optaram pelo nome Xbox One. Se formos parar para pensar, hoje faz muito sentido ter a retrocompatibilidade com os videogames antigos, assim, tudo dentro de 1 único Xbox.

06-xbox-one.png

Xbox One​

Resumindo então jovens, por causa da rivalidade com a Sony, foi definido o nome Xbox 360, e por causa do conceito de unificação, foi dado o nome de Xbox One.

Fonte: Terminal de Informação

Pessoal, se tiverem sugestões para novos artigos, podem entrar em contato, toda sexta eu faço uma nova postagem, obrigado XD.
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,845
4,300
São Paulo
Permita me incluir mais assunto interessantes:

* Quando Bill Gates soube que o Xbox influenciaria de uma forma na Sony e o PlayStation ele preferiu investir jogos no console do que no Windows. Bill também recusou a SEGA de ser uma subsidiária no setor de jogos da Microsoft (consoles e jogos), e preferiu fazer uma própria da companhia, que hoje conhecemos como Xbox :)

* Por um período a Microsoft apoiou a SEGA e a ajudou em vários pontos, como o Windows CE - Quando a SEGA "faliu" a Microsoft pegou o conhecimento e a ideia do Dreamcast e deu uma melhoria nos pontos fracos e criou o Xbox. A Xbox live é baseada claramente na Sega net.

* Seamus Blackley (chefe da divisão Xbox na época do OG XBOX) afirmou recentemente que a Microsoft quase criou uma Xbox portátil na época do Xbox 360 para competir nesse mercado, ele se chamaria "Xboy".

* O motivo do Xbox 360 ter 512MB é por causa do criador de Gears of War que insistiu que o jogo ficaria mais bonito em 512MB. Essa modificação custou 1 bilhão de dólares para a Microsoft. No mesmo dia um gerente financeiro da Microsoft ligou para a Epic Games e disse "Vocês acabaram de me custar 1 bilhão de dólares". E o presidente da Epic respondeu "Não, nós acabamos de fazer um favor a bilhão de gamers."

* Peter Moore chefe da divisão do Xbox na época do X360 disse que quando foi anunciado o preço do PlayStation 3 a Microsoft festejou.

* Antes de fazer Halo, a Bungie tinha um nome a zelar desenvolvendo a série de shooters Marathon para Mac. Quando o estúdio foi comprado pela Microsoft para fazer jogos para o Xbox, Steve Jobs ficou furioso.

"Assim que anunciamos a compra da Bungie, recebemos uma ligação de Steve Jobs", diz Ed Fries, antigo VP de game publishing da Microsoft, à revista Develop.

"Ele estava bravo com o [CEO da Microsoft, Steve] Ballmer e telefonou para ele, irritado por termos acabado de comprar o principal desenvolvedor de jogos para Mac e torná-lo um desenvolvedor para o Xbox."

leadership-styles-from-the-80s-steve-jobs-vs-bill-gates.jpg


* Aqui uma entrevista excelente dos 3 chefes do Xbox - Seamus Blackley, Peter Moore e o Phil Spencer que é o atual.



É muito legal de ver geral reunido, só faltou o Don Mattrick pra completar, mas duvidaria muito se ele fosse mesmo.

Xbox ainda não tem aquele feeling de "nostalgia" a SEGA, Nintendo e PlayStation conseguem se sair muito mais nesse quesito. Por isso que grande parte dos jogadores hoje tem um pouco de olho torto com o Xbox, os orfãos da SEGA creio eu que vieram tudo pro Xbox com o tempo e ainda sim eu insisto em dizer que quem é fã da SEGA e não gosta do Xbox não é um fã da SEGA.

Enfim ótima matéria puro entretenimento, sempre é bom resgatar esses assuntos que muitos se perguntam ou que nem sabiam ainda - Porque o Xbox se chama "360" e porque o sucessor dele é "One"? Como será que era a relação entre a Microsoft e SEGA?

Claro que tem mais assunto pra dizer como a relação da Nintendo e MS na época da aquisição da Rare, Halo sendo produzido pela Rockstar e por ai vai...
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,302
19,144
Manaus
, os orfãos da SEGA creio eu que vieram tudo pro Xbox com o tempo e ainda sim eu insisto em dizer que quem é fã da SEGA e não gosta do Xbox não é um fã da SEGA.
Hoje conhecendo mais e melhor sobre o Xbox, eu me dou conta de que ele é uma espécie de sucessor espiritual da Sega.
Além dos jogos, a Sega sempre teve a preocupação com o aspecto mais estrutural da jogatina, mas arriscou demais.
Lembro de ter jogado pela 1º vez um game localizado em pt br, (Phantasy Star), de ter jogado on line com o Dreamcast, e por aí vai.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,796
76,549
Rio Grande do Sul
Além do Podcast Unlocked, focado em Xbox, o Ryan tem uma série muito foda no canal da IGN chamada IGN Unfiltered, onde ele entrevista personalidades do mundo dos videogames pra contarem seus causos e histórias. Gente do calibre de Brian Fargo (Interplay), Ed Boon (criador de Mortal Kombat), Feargus Urquhart (Black Isle/Obsidian), Jack Tretton (ex-presidente/CEO da SIE), Jason Rubin (co-fundador da Naughty Dog), Tim Schafer (Full Throttle, Monkey Island, Psychonauts, Double Fine Productions), Sean Murray (conseguiu dibrar o Ryan antes de lançar Não Mano do Céu hahaha :joy:), Vince Zampella (Infinity Ward/Respawn Entertainment), Warren Spector (Looking Glass Studios/Ion Storm, Deus Ex, System Shock, Thief e Ultima).

Esse Unlocked que o @CaptainXbox compartilhou foi o que motivou o Ryan a criar o IGN Unfiltered. Pro tópico, além dos que citei acima, os que mais interessa são os que estão abaixo, pessoas que tem ou tiveram uma relação de destaque com o Xbox ao longo da vida. A entrevista com o Ed Fries é fantástica, as histórias que ele conta, Bill Gates se sentindo ofendido quando apresentaram o projeto do Xbox, dizendo que era uma afronta a tudo que ele tinha construído na Microsoft; Activision quase comprando a Rare ao invés da Microsoft - Microsoft fez proposta, Activision fez proposta melhor e no último momento Robbie Bach (último dos entrevistados abaixo) fez uma proposta melhor e levaram o estúdio; Microsoft propondo parceria com Nintendo/Sony pra fazer o primeiro Xbox.

Aaron Greenberg, gerente de Marketing da divisão Xbox


Cliff Bleszinski, criador de Gears of War e Jazz Jackrabbit


Ed Fries, co-criador do primeiro Xbox


Greg Canessa, criador da Xbox Live Arcade - XBLA


Josh Holmes, produtor executivo da 343i


Marty O'Donnell, compositor das trilhas sonoras de Halo e Destiny


Peter Molyneux, criador de Populous, Syndicate, Fable,


Peter Moore, ex-VP de Xbox e ex-diretor da divisão de esportes da EA


Robbie Bach, primeiro chefe do Xbox


A lista completa de episódios está disponível no link
http://www.ign.com/articles/2016/02/04/ign-unfiltered-every-episode-ever
 
Última edição:

OLD-MAN

Guerreiro
Fevereiro 23, 2007
2,038
3,697
Rio de Janeiro
Hoje conhecendo mais e melhor sobre o Xbox, eu me dou conta de que ele é uma espécie de sucessor espiritual da Sega.
Além dos jogos, a Sega sempre teve a preocupação com o aspecto mais estrutural da jogatina, mas arriscou demais.
Lembro de ter jogado pela 1º vez um game localizado em pt br, (Phantasy Star), de ter jogado on line com o Dreamcast, e por aí vai.
phantasy-star-online-2-3.gif
:heart_eyes:
 

alexboxkiller

Novato
Setembro 7, 2010
5
3
Da mesma maneira que me chamo Eduardo. meus pais decidiram por assim me chamar, portanto Microsoft decidiu chamar seu filhos-consoles de XBOX, qualquer coisa fora disto e conversinha p boi dormir.
Se vc perguntar para seus pais, com certeza eles têm uma história... tudo que é especial é escolhido com carinho [emoji6]

Enviado do meu SM-A720F usando o app mobile do PXB!
 

Daniel Atilio

Jogador
PXB Gold
Julho 1, 2008
863
1,961
Bauru
Havia rumores que no design do Xbox 360 estava atéo Tony Hawk, por isso desse design diferente, não achei no google pq quando menciono os dois, só aparecem os jogos, mas isso é real?
Então brow, tentei procurar aqui, mas não achei nada.
O que vi foi um boato que a Microsoft se inspirou na ideia da Apple com produtos brancos, minimalistas, futurísticos e talz.
Mas a participação do nosso querido Toninho Falcão, eu não achei =/.
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
544
725
Belém
É puro achismo, mas me parece que é apenas uma questão de marketing. Quando o 360 saiu, ao mesmo tempo a Sony lançava o PS3. Acho que o markting da MS pensou que o consumidor poderia não entender que o fato de o Xbox ser o 2 e o PS o 3 não tem nada a ver com a capacidade de cada console. Mas marketing tem isso, tem que levar em conta esses detalhes que parecem banais, mas que fazem a diferença.
 
  • Curtir
Reações: Daniel Atilio

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,457
10,153
Cotia
É puro achismo, mas me parece que é apenas uma questão de marketing. Quando o 360 saiu, ao mesmo tempo a Sony lançava o PS3. Acho que o markting da MS pensou que o consumidor poderia não entender que o fato de o Xbox ser o 2 e o PS o 3 não tem nada a ver com a capacidade de cada console. Mas marketing tem isso, tem que levar em conta esses detalhes que parecem banais, mas que fazem a diferença.
Eu acho isso bem plausível..
Tipo, vai o pai na loja comprar o console e tem o PS3 e o Xbox 2....3>2... então....nenhum pai iria querer comprar o 2 sendo q tem o 3.
Mas eu gosto do nome do 360...é um nome legal...agora Xone é feio eu particularmente não gosto...ainda mais agora q tem Xone S, Xone fat, Xone X...
faz uma confusão danada...enfim, pra mim o nome tanto faz...eu costumo dar nomes aos meus consoles...
 
  • Curtir
Reações: Daniel Atilio

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)