PRECONCEITO CONTRA OS VÍDEOS GAMES!

Cap Holandes

Rei do Gulag!?
Outubro 16, 2013
2,756
2,539
MT
FRSe4P1.jpg

Fala galera, trouxe este tópico para compartilharmos nossas experiências como gamers, o propósito deste é repassar o quão populares os vídeos games são em sua cidade/região, e como as pessoas reagem ao saber que você joga vídeo games.

Hoje acho que o brasil esta entrando no radar e as pessoas estão começando a perceber que vídeo game é uma coisa normal natural e até cultural, mas ainda vejo muito preconceito nos olhos de certas pessoas ainda mais pessoas mais velhas dependendo da região ou tamanho da cidade isso se torna mais notável.

Um exemplo claro que tive hoje foi a o cobrar uma solicitação de IP FIXO (para o nat) a minha distribuidora de internet, quando entrei em contato com a secretaria ela havia me informado que já havia contactado o administrador da entidade, ela disse para o mesmo que era urgente e ele simplesmente respondeu: é pra jogar né!?, eu respondi a ela que sim é pra jogar pra que seria? com tom descontraído.

Pois bem esse administrador, é uma pessoa muito idônea ergueu sua empresa do zero aqui nesta cidade, uma pessoa simples e humilde, muito admirada até por mim, por isso não posso levar isso como um certo preconceito por parte dele até porque ele atende muitos clientes, mas o que da a entender é que isso não seria prioridade.

Ai parei pra refletir, o quanto as pessoas respeitam quem joga vídeos games, como disse anteriormente minha cidade é pequena ''interior'', e o pensamento generalizado é de que vídeo game é coisa de criança, quando me perguntam se eu jogo vídeo game, pessoas como meu e seu patrão (mais velhas) eles já associam a coisa ruim o algo do gênero, eu defendo os vídeos games e explico a situação do mesmo hoje em dia, pois seu eu não o fizer quem o fara.

Como disse acho que em cidades pequenas ou interior isso é mais notável, afinal o PS2 é o sucesso aqui da cidade, poucos tem ps3 e sei la quem tem PS4 - XBOX ONE acho que só eu e meu irmão kkkk. E ai como você é tratado ao afirmar que joga vídeo games, em sua cidade?
 

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
Minha cidade não é lá tão pequena, mas sinto que video game ou é coisa de criança ou é hobby de churrasco de fim de semana(no máximo do respeito, isso apenas com Fifa né).
Tenho 31 anos e raramente falo que curto games, tinha loja de figures e tb tinha vergonha de divulgar pra família ou em aberto no face, pq é "buneco caro".. é o que se ouve. Não era artigo de colecionador, nem réplicas, era "bunecu", não há respeito nem nada, há o julgamento que vai morrer com a pessoa, ou é tradicionalista, ou conservador, não sei, mas irrita como vc não julga um cara por gastar trocentos com cerveja e chuteiras caras, mas pode ser julgado por gastar com games.
Curiosamente estes dias mesmo vi um comentário que me deixou irritado aqui no fórum, mas como já sou querido, não quis entrar na conversa e tirar o cara. Mas dizia assim com espanto: "nossa, fiquei surpreso ao encontrar num MERO video game, referencias de psicologia e conspirações".
Cara, mero game? Desde o PS2 e até antes no PC, já havia histórias complexas e adultas, game é arte hoje, equipes grandes, orçamento de filme, o que um ser desses pensa?
Preconceito direcionado a games parte da premissa que é hobby de vagabundo se permanecer depois dos 18 anos.... isso ta na carne do povo ainda.
Eu criei tempos atras um topico sobre o uso do feed, justamente pq acreditava que encontraria bastante cara pra jogar, povo com o mesmo interesse, compartilhando, conversando, ingênuo, até entre nós que jogamos tem o preconceito do cara q é viciado, do cara q joga offline, do nerd, de tdo.
 

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
Já foi bem pior na minha infância. Como eu e meus amigos que cresceram comigo jogando, ao contrário das previsões, acabaram bem sucedidos na vida acadêmica e profissional. Hoje não percebo mais. Muitos viram que é uma diversão saudável. Bem melhor que muita coisa que tem por aí. Principalmente com a crise de segurança pública que tem se agravado nos últimos anos. Infelizmente é o que resta para a maioria...

Mas acho tb que com a inclusão digital, os jogadores do passado não podem ser comparados com os atuais. Os jogadores mais novos, são em geral burros, egocêntricos e mal educados. A cultura dos nerds e jogadores do passado virou moda. E muitos a seguem por modismo. Os que conheço dessa nova safra, até mesmo pra mim é difícil não discriminar.
 

monochromerlx

Guerreiro
Outubro 12, 2014
317
344
brasil
Embora morando em Sp-Capital e acabei de fazer 18 anos sofro um pouco de preconceito, até mesmo dos meus pais acho que é algo que ainda esta na nossa cultura.
Exemplo:
Meu pai chega em casa primeira coisa que faz é ligar a tv pra assistir novela, a primeira coisa que faço é ligar o modem kkk, mas mesmo assim ele fala nossa nem chegou em casa e ja vai ligar isso ai? ta viciado eim.
Porra ele fez a mesma coisa que eu qual a diferença??
Eles considerão games algo prejudicial mas a novela sagrada é imperdível, se eu tiver um infarto eu só vou pro hospital depois que a novela for pro comercial e isso um bate vola ele me deixa no hospital e volta pra novela kkk.
Outro problema é que como o xone é meu primeiro console com jogos originais é o primeiro que eu jogo bastante online(jogava online de vem em quando no pc) simplesmente não entra na cabeça dele que não existe pausa em online, no BF 4 eu até consigo deitar em um canto e me fingir de morto(a maioria das vezes eu fico vivo por sorte kk) mas como pauso no fifa?? eu tenho 30 segundos pra fazer o que ele quer e voltar a milhão.
Mas agora pede pra ele sair da novela por 2 minutos( obs: a tv consegue pausar).

Mas ele sabe qe é preferível eu jogar do que ficar na rua cheia dos zé droguinha
 
M

MASTER JNO

Visitante
Já passei por muitos perrengues, hoje é mais tranquilo.

Eu sempre joguei na casa de primos ou amigos porque meu pai não tinha condições ou o menor interesse de me dar um video-game, seja como for, com 18 anos já empregado fui a loja e comprei o Super-Nintendo, meu primeiro console, depois vi o Mario 64 numa loja em São Paulo numa TV tubão de 50" ou maior, coisa linda de se ver e ai alguns meses depois já estava com o Nintendo 64, ai veio Xbox, Xbox 360 e agora Wii U e XONE :D

Em casa era o bicho, mesmo eu sendo responsável a implicância era muito forte, brigas e mais brigas. Hoje no meu quarto, tenho uma TV 46" Full HD, fone de ouvido pra não perturbar ninguém com o som dela (TV) e pronto, tranco a porta e jogo de boa durante a noite já que trabalho durante o dia. Quanto ao pessoal na cidade é aquela velha máxima, video-game é coisa de criança, mas o mais legal é quando eu tenho oportunidade de mostrar esse brinquedo de "criança" para pessoas que tem esse tipo de pensamento, a reação geralmente é assim......Nossa, que coisa linda, parece filme, eu não sabia que era assim tão evoluído etc etc etc.

Pois é, um dia video-game de fato foi coisa de criança, hoje com tanta sofisticação é claramente coisa de adulto e eu sou grato por existir esse tipo de entretenimento já que não curto balada nem noitada. Jogo um pouco todas as noites com amigos e é muito bom!
 
Editado por um moderador:

Hellround

Novato
Janeiro 20, 2014
132
84
Quando moleke eu sofri com preconceito principalmente dos meus pais, que diziam que video game era coisa de criança, que deixava burro e vagabundo e além disso era coisa de drogado, mano tomei uma surra do meu pai pq depois da aula eu estava nos fliperamas lá mesmo no local com todo mundo me olhando eu tomar um belo de um cacete do meu pai, levei muito tempo pra poder comprar um vídeo game , hj com 31 , casado e logo logo se deus quiser e minha esposa tbm serei pai, fui poder comprar um vídeo game quando comecei a trabalhar , aos 15 , fui juntando grana pra poder comprar de ameia com meu irmão, a reação do meu pai ao ver que eu tinha adquirido um PS1 foi a pior possível , críticas em cima de críticas, dizendo que eu iria estragar a minha vida passando tempo jogando, mas sempre fui convicto de que isso não mudaria minhas notas na escola , tanto que minhas notas eu melhorei cada vez mais só pra provar que video game não atrapalha em nada, aí que ele começou a ver de forma diferente e até participar de algumas jogatinas de futebol comigo e alguns amigos, foi aonde ele foi mudando o pensamento, mas ainda achando que era coisa de criança, logo que tive minha independência financeira e de moradia , pude finalmente comprar os consoles que queria, graças a Deus , minha esposa tbm não vê problema algum nesse hobby , tanto que ela quem me deu meu PS3 e Xbox One, PSP e PS Vita, por saber que eu gosto de jogar, atualmente vejo isso tentando muda esse preconceito sobre jogos e que isso já faz parte da nossa cultura, onde eu moro em Mato grosso do Sul, fica a uma hora do Paraguay, sempre que vou lá comprar algo vejo vários pais comprando video games pra seus filhos ou filhas, video game se tornou algo familiar, e torço pra continue assim e que as pessoas mais experientes veja de outra forma e possa aproveitar com seus filhos e netos.....
 

RAMIKAPIRA

Novato
Abril 3, 2014
180
113
Esse tipo de coisa acontece todos os dias comigo, principalmente meu pai, como sou divorciado e moro ainda com meus pais, de segunda a quinta eu jogo freneticamente, chego da academia ou mesmo do trampo, as 18:30 19:00, ligo o xone e fico ate 1:30 jogando.....não tem um dia que meu pai não chega na porta do quarto e fala pra ir dormir, e que to viciado. Po, eu com 34 anos ainda tenho q ouvir essas coisas, e fica falando que fica perdendo tempo e coisa do tipo...Realmente é osso.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
FRSe4P1.jpg

Fala galera, trouxe este tópico para compartilharmos nossas experiências como gamers, o propósito deste é repassar o quão populares os vídeos games são em sua cidade/região, e como as pessoas reagem ao saber que você joga vídeo games.

Hoje acho que o brasil esta entrando no radar e as pessoas estão começando a perceber que vídeo game é uma coisa normal natural e até cultural, mas ainda vejo muito preconceito nos olhos de certas pessoas ainda mais pessoas mais velhas dependendo da região ou tamanho da cidade isso se torna mais notável.

Um exemplo claro que tive hoje foi a o cobrar uma solicitação de IP FIXO (para o nat) a minha distribuidora de internet, quando entrei em contato com a secretaria ela havia me informado que já havia contactado o administrador da entidade, ela disse para o mesmo que era urgente e ele simplesmente respondeu: é pra jogar né!?, eu respondi a ela que sim é pra jogar pra que seria? com tom descontraído.

Pois bem esse administrador, é uma pessoa muito idônea ergueu sua empresa do zero aqui nesta cidade, uma pessoa simples e humilde, muito admirada até por mim, por isso não posso levar isso como um certo preconceito por parte dele até porque ele atende muitos clientes, mas o que da a entender é que isso não seria prioridade.

Ai parei pra refletir, o quanto as pessoas respeitam quem joga vídeos games, como disse anteriormente minha cidade é pequena ''interior'', e o pensamento generalizado é de que vídeo game é coisa de criança, quando me perguntam se eu jogo vídeo game, pessoas como meu e seu patrão (mais velhas) eles já associam a coisa ruim o algo do gênero, eu defendo os vídeos games e explico a situação do mesmo hoje em dia, pois seu eu não o fizer quem o fara.

Como disse acho que em cidades pequenas ou interior isso é mais notável, afinal o PS2 é o sucesso aqui da cidade, poucos tem ps3 e sei la quem tem PS4 - XBOX ONE acho que só eu e meu irmão kkkk. E ai como você é tratado ao afirmar que joga vídeo games, em sua cidade?
Tá, só tem um porém nessa história... O seu IP externo em nada tem relação com a NAT.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Sofri bastante com preconceito...Pelo que pude ver aqui a maioria ja está na casa dos trintão, ou mais.
Bom quando eu era pequeno quem me deu meu primeiro ATARI foi meu pai...depois tive, master system, mega drive...Depois ganhei um PC com jogos e foi andando na geração tendo um PS1..
Na epoca do PS2 eu já trabalhava, então comprei ele com meu salário....Mas sempre que meu pai ou minha mae vinham falar algo eu virava e dizia: Eu trabalho e gasto meu dinheiro com o que eu quiser e isso não é da conta de vocês.
Minha mãe sempre foi mais de boa, sempre foi bem liberal, já meu pai não...
Quando fiz 18 anos comprei um fusca e para o meu pai era isso q eu deveria fazer com meu dinheiro....
Em 2008 comprei um Xbox 360 desbloqueado e infelizmente a loja só aceitava cheque, então pedi pro meu pai emprestado o cheque e pagaria para ele, pois eu só tinha cartão de crédito.
A primeira coisa que ele disse foi: Vc não acha que já passou da idade de jogar video game...hahaha o melhor foi que minha irmã repreendeu ele dizendo que video game é um computador e que não tem nada a ver isso de idade.
No meu trabalho todo mundo sabe que jogo, mas vira e mexe as pessoas dizem que isso é coisa de criança....
Ultimamente vejo que o preconceito meio que diminuiu, pois conheci pessoas no trabalho que sinceramente não esperava que gostavam de jogar!
Inclusive uma colega diz que o pai dela chega em casa do trabalho e cai direto no xbox até a hora de dormir.
Minha mulher quando fomos morar juntos viu realmente como era o vicio do garoto e até me questionou dizendo que não imaginava q eu era assim...Bom respondi a ela que nos conhecemos com 14 anos e se ela lembrar bem naquela epoca já tinha galera em casa jogando game e bebendo escondido dos pais..hahahaha...
Acho que o preconceito nasce quando a pessoa não tem muita informação e acha que isso é algo incomum....Sei lá eu não julgo o hobby desses caras que vivem para a academia....Nem julgo minha prima que gasta milhares de reais com coisas de Tennis e joga mal pra caraio...
Nem julgo meu pai por ficar comprando moto velha por ser uma "raridade"....
Acho que hj em dia é bem mais tranquilo.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Esse tipo de coisa acontece todos os dias comigo, principalmente meu pai, como sou divorciado e moro ainda com meus pais, de segunda a quinta eu jogo freneticamente, chego da academia ou mesmo do trampo, as 18:30 19:00, ligo o xone e fico ate 1:30 jogando.....não tem um dia que meu pai não chega na porta do quarto e fala pra ir dormir, e que to viciado. Po, eu com 34 anos ainda tenho q ouvir essas coisas, e fica falando que fica perdendo tempo e coisa do tipo...Realmente é osso.
Se sua TV permitir, compre um fone de ouvido, além de você curtir um som bem melhor ninguém vai saber que você está acordado. :D
 
  • Curtir
Reações: dperaltx

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,056
5,666
Cara, eu moro em interior mas é interior mesmo(ainda bem que próximo ano volto para Maceió), não tem nada para fazer aqui e meus amigos são da cidade vizinha(não tem colégio bom aqui, ai tem uma cidade vizinha a 5min que é bem maior, onde eu estudo). Ai sou tachado como anti-social na minha cidade, pq só vivo em casa, jogando video game ou lendo um livro ou na casa de meus amigos na outra cidade. O problema que meus pais querem que eu saia para agradar eles, mas eles nunca se perguntaram se isso me agrada. Ai eu sempre tenho uma boa desculpa: Melhor jogar videogame a beber e usar drogas que nem muitos daqui fazem.
 
  • Curtir
Reações: Cap Holandes

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
Esses dias vi uma reprise do South Park hilária sobre games, o pai do Stan começa a jogar pra se enturmar com ele e vicia no jogo, eles enfrentam um gamer viciado, sem vida...rs retratado assim:
file_204587_0_makelovenotwarcraft.jpg
 

S Hainzenberg

Casual
Novembro 11, 2014
1
3
Catanduva-SP
Evito evidenciar meu gosto por Games.
Sou viciado, enquanto não estou com minha noiva e nem trabalhando o que faço é jogar meu xone e PC. Já acabei a graduação e MBA e tenho tempo de sobra então aproveito kk
Vejo notícias sobre Games nas redes sociais e não posso compartilhar porque tenho pessoas do meio profissional como amigos e tenho medo ser prejudicado.
Além de outros, tenho um coordenador da faculdade que pretendo dar aula e evito muito publicar tudo sobre Game.
Não sou preconceituoso em relação a nada mas acho que sofreria um tipo de discriminação por querer ser professor de faculdade e gostar de Games.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Acho que todo gamer já sofreu com esse tipo de preconceito. Para muito gente, principalmente pessoas acima dos 50/60, vídeo-games sempre serão brinquedos.
Mesmo que eles saibam que os vídeo-games evoluíram junto com seu público e que tem muito conteúdo voltado ao público adulto, esse sentimento enraizado não vai sumir. Somente com o passar da geração mesmo. Quando nos fomos os velhinhos.
[emoji14]
Esse tipo de coisa acontece todos os dias comigo, principalmente meu pai, como sou divorciado e moro ainda com meus pais, de segunda a quinta eu jogo freneticamente, chego da academia ou mesmo do trampo, as 18:30 19:00, ligo o xone e fico ate 1:30 jogando.....não tem um dia que meu pai não chega na porta do quarto e fala pra ir dormir, e que to viciado. Po, eu com 34 anos ainda tenho q ouvir essas coisas, e fica falando que fica perdendo tempo e coisa do tipo...Realmente é osso.
Na sua idade, se tiver condições, vá morar sozinho. Seus pais sempre vão te ver como o menino que criaram.
 
  • Curtir
Reações: dperaltx
M

MASTER JNO

Visitante
Não quero disvirtuar a conversa, mas isso me lembra quando eu era pequeno e sonhava em ser jogador de futebol ou desenhista (tava mais pra desenhista :eek: :oops:), o que mais eu ouvia das pessoas e pais era: Futebol não da futuro! (aham, Neymar que o diga, coitado o_O) Desenhar não da futuro! (Fala isso na frente do Mauricio de Souza, apenas pra citar um)

Sobre video-games: Isso é coisa de criança! Só vagabundo fica jogando! Você ta viciado! E por ai vai.

A lição que fica de tudo isso pra mim é que devemos ser enfáticos as vezes duros com coisas muito sérias (coisas que colocam a vida em perigo) e com coisas não tão sérias, que definitivamente não lhe causa nenhum tipo de dano irreversível você tem que ser mais flexível e tentar participar mais dos sonhos de seus filhos ou das pessoas que revelam esses sonhos pra você. Nunca se sabe, mas hoje eu podia ser um jogador de sucesso ou desenhista de sucesso, garantindo assim uma vida mais tranquila, podendo ajudar a família em fim, sempre tome cuidado pra não matar o sonho de ninguém, essa é a lição que tiro disso. Preconceito é uma bost*!
 
  • Curtir
Reações: Cap Holandes

DonDiegoBRA

Chewie, we're home!
Janeiro 23, 2007
1,032
882
Na boa? Acho uma completa perda de tempo e energia se sentir discriminado pelo simples fato de jogar vídeo game. Tem uma galera levando lâmpada na cara só pq gosta de ceder a cauda, ou então o exemplo da intolerância religiosa que até hoje é motivo de assassinatos em massa.

Praticamente qualquer pessoa pode sofrer preconceito por qualquer motivo esdrúxulo. O pior mesmo é a maneira que o individuo pode lidar com isso, pq vitimismo e auto piedade é o que realmente destrói a pessoa. Se alguém tiver algum problema comigo pelo fato de eu ter 35 anos, sair de casa às 7h e retornar as 22h depois de um dia exaustivo de trabalho, academia e estudos chegar em casa e jogar vídeo game pra relaxar, essa pessoa que introduza carinhosamente o dedo médio (lubrificado com super bonder) no seu oríficio rugoso do canal do reto. Quem paga minhas contas sou eu!

PS: Desculpem se a resposta pareceu desproporcional, é que por coincidência acabei de ter uma conversa com um amigo sobre preconceito então me pareceu pertinente comentar.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Eu não sou tão velho, mas já tenho meus 27 anos, mas é normal ver ainda os olhares preconceituosos dos meus familiares quando eles enxergam meus jogos na minha sala, até porque eles estão ali, não escondidos em um quarto. É como se fosse um conteúdo importante, já que estão no centro da minha casa, que é a sala. E são mesmo, é meu hobby favorito e dificilmente vou perder ele só porque estou ficando velho.

Mas isso melhorou um pouco, porque no tempo que era criança a minha mãe mandava desligar o video-game porque ele estragava a televisão e ela queria ver novela. Pra você ver que o conteúdo de uma novela tem um peso maior que video-game, vai entender. Os dois conteúdos são uma forma de entretenimento, mas infelizmente é uma barreira que demorou para ser quebrada, mas enxergo que já melhorou e muito.

Hoje vejo os filhos dos meus amigos e familiares jogando video-game, eles tem a sua televisão no quarto e podem jogar a tarde depois de realizar o tema, e ficam horas jogando. As vezes é até uma forma de escape dos pais pra não precisar dar tanta atenção ao filho, o que é perigoso, isso não tem como negar. Mas ao mesmo tempo é legal ver como esse aparelho, assim como a televisão e seu conteúdo, está cada vez mais fazendo parte das famílias e não só das crianças.
 
  • Curtir
Reações: Cap Holandes

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
Na boa? Acho uma completa perda de tempo e energia se sentir discriminado pelo simples fato de jogar vídeo game. Tem uma galera levando lâmpada na cara só pq gosta de ceder a cauda, ou então o exemplo da intolerância religiosa que até hoje é motivo de assassinatos em massa.

Praticamente qualquer pessoa pode sofrer preconceito por qualquer motivo esdrúxulo. O pior mesmo é a maneira que o individuo pode lidar com isso, pq vitimismo e auto piedade é o que realmente destrói a pessoa. Se alguém tiver algum problema comigo pelo fato de eu ter 35 anos, sair de casa às 7h e retornar as 22h depois de um dia exaustivo de trabalho, academia e estudos chegar em casa e jogar vídeo game pra relaxar, essa pessoa que introduza carinhosamente o dedo médio (lubrificado com super bonder) no seu oríficio rugoso do canal do reto. Quem paga minhas contas sou eu!

PS: Desculpem se a resposta pareceu desproporcional, é que por coincidência acabei de ter uma conversa com um amigo sobre preconceito então me pareceu pertinente comentar.
Vitimismo não cabe nesse tópico hein, meio sem noção dizer isso dos comentários acima.
Se vc tem a sorte de ter crescido num ambiente bacana, que acha isso alguma frescura, tem que olhar um pouco o lado de quem se sente meio acuado com a opinião alheia em massa que existe sobre esse assunto... ninguém compara ou mede preconceitos pra dizer se são graves ou banais, vc deve tá com algo em mente que não ficou mto claro no que disse.
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)