Primeiros reviews de Tomb Raider são animadores

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Mas teve poucas críticas ainda. Especialmente na versão para PC, que quando você deixa tudo no ultra fica estonteante. E as críticas mais baixas que li até agora foram idiotas. Mesmo a PC Gamer, que é uma das que mais respeito, fez críticas sem sentido. Eles basicamente reclamaram de duas coisas: 1) que o jogo é linear demais. Eu discordo. Acho que ele é linear em algumas partes, e outras ele cria uma (sempre falsa é claro) sensação de liberdade de exploração. Mas ele não é MAIS linear que outros jogos do gênero, INCLUSIVE o aclamado Uncharted 2. Claro que a PC GAmer nunca pode fazer a crítica de Uncharted 2, mas me parece que dar um 7,5 por conta disso, como ocorreu, é um evidente exagero, mesmo que a gente considere que a liberdade é uma peça importante. E a outra reclamação é a de que não sentiu "empatia" pela personagem. E isso é um absurdo. É um dos jogos da geração que mais me gerou empatia pela personagem. Muito maisdo que outros jogos cujas glórias são cantadas aos quatros ventos (com certa dose de razão), como Gears of War, ou Far Cry 3, ou God of War, ou Dishonored, ou Halo. Então acho que algumas dessas críticas tem que ser vistas com muitos grãos de sal.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
De fato o jogo só fica melhor e melhor.. Incrível o trabalho da Cristal Dynamics.. E criticar o jogo porque ele é linear demais (o que eu não concordo, pois fico pelo menos 10 min vasculhando cada área para coletar ferramentas e coletaveis)... Afinal, desde quando TR é open world pra receber esse tipo de crítica? Será que eles não jogaram os antigos?
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
Bom, já que todo mundo está falando mil maravilhas do jogo, eu vou tentar ser um pouco do contra. Vamos lá:

* Excesso de munição e life regenerativo cortam a atmosfera de sobrevivência do jogo
* PC - Jogar com mouse e teclado deixa o jogo muito sem graça, é possível dar headshot sem nem o inimigo ter tempo de reagir, resumindo, fácil demais (sim, estou jogando no hard)
* AI dos inimgos é bem fraca (mesmo no hard), você tem que ficar um bom tempo fora do cover pra ser morto
* A Skill tree é bem banal, acho que consegue ser pior que a do FarCry 3, tá certo que não precisava ser uma skill tree que exige escolhas pra criar builds diferentes, mais um pouquinho mais de complexidade não faz mal pra ninguém
* A jogabilidade de plataforma do jogo não requer habilidade alguma, muitas vezes você pode corrigir a trajetória no meio do pulo, uma coisa que era impensável nos Tomb Raiders antigos
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Só o modelo do jogo já me atraiu mais que o Uncharted... O stealth realmente existe, e se vc for visto, a casa cai de verdade, e não sai espancando e metralhando todo mundo... A Lara não tem quase chance nenhuma contra uma horda de inimigos...

O sistema de pilhagem e upgrades tb e ótimo... Te faz se apesar a uma arma, lembrando bastante o Farcry 3... Um jogo linear com tanta liberdade, mesmo que as vezes ilusoria, é sim extremamente diferenciado... TR é basicamente uma mistura de Uncharted com Farcry 3, com suas particularidades, principalmente quanto ao elemento survivor, que desde Metal Gear Solid 3 eu não via tão bem explorado...

Sem contar o clima de suspense, claramente inspirado em Lost, em uma ilha desconhecida, com fenômenos misteriosos e habitantes perigosos... F.O.D.A.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
@les... Eu concordo com os contras que vc apontou, apesar de não fazer diferença pra mim.. Se vc nao falasse eu nem tinha percebido..rs vc tá muito exigente...

Mas o sotaque lindo da Lara já compensa isso ae... :D
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
Outra coisa que eu via nos videos e ficava maravilhado e depois que vi na real e fiquei decepcionado é a evolução das armas. Na verdade, não é nem a evolução das armas em si, o fato é que todas as armas, do jeito que você pega, já dão conta do recado de todos os inimigos. Por conta do jogo ser tão fácil, não há urgência alguma em dar upgrade nas armas, você faz isso só pq o jogo fica te lembrando toda hora. Bem diferente de um Resident Evil 4 ou Dead Space 1.

Mas enfim, eu acho que a estrutura do jogo já é ótima, se em um próximo jogo eles derem a devida atenção a estes detalhes e entregarem outros como um ambiente maior e um jogo ainda menos linear, acredito que teremos um sério candidato a GOTY.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Bom, achei alguns elementos jogados no jogo só para constar. Tipo, caçar e coletar frutas não faz diferença alguma. Somente dá uns pontinhos de XP. Mas diferente de MGS3, onde o snake comia para se regenerar ou aumentar stamina, em TR não há qualquer influência no status da personagem. Parece que foi jogado ali só pq tem em FC3 e AC3.

estou com 50% do jogo completo (não sei se só de gameplay ou se de gameplay+colecionáveis) e agora tenho todos os equipamentos necessários para explorar os mapas 100%

A sensação de liberdade do jogo é falsa. A personagem vira e mexe volta para o mesmo lugar, podendo explorar o local um pouco mais por ter agora os equipamentos necessários. Mas já perdi a conta de quantas vezes o caminho me levou ao cenário onde ela encontra o Roth todo ferrado pela primeira vez.

Achei os desafios das Tumbas secretas bastante simples. Na verdade sempre se resumem em descobrir como subi uma plataforma e abrir a caixa do tesouro. Poderiam ser um pouco mais desafinte.
 

Blanka

Jogador
Novembro 12, 2009
2,907
1,237
João Pessoa, PB
Estou jogando e também estou amando Tomb Raider, só que o que f@#$ é como os inimigos resistem a bala, mandei um cartucho inteiro da metralha...e o inimigo não morreu.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Apesar de ser um dos jogos mais legais que joguei ultimamente, eu me decepcionei um pouco com a evolução do jogo, mas não totalmente por culpa dele, e sim, por minha culpa também, que estava esperando algo mais "primoroso", com o começo do jogo que eles desenharam... Eles te fazem criar uma expectativa que não condiz com o que acontece...

Com o passar do tempo, o jogo vai praticamente seguindo pelo caminho de Uncharted mesmo, sendo bem linear, e com um sistema de evolução escancaradamente falho... A evolução da Lara como personagem, é mais fantasiosa (muito mais), que a já exagerada evolução de Jason Brody de Farcry 3... A Lara passa daquela fase de "matei um homem, meu deus", para rambo ( ou Lara old School... :D ) em pouquíssimo tempo... Em cerca de uma hora, ela já atravessando montanhas com tirolesas, está invadindo acampamentos e bunkers cheios de inimigos, de peito aberto, e em muitos casos, sem a opção do "stealth", que geralmente Farcry 3 te dá o tempo todo... No Tomb, tem algumas situações que os inimigos te avistam na cut-scene e não tem jeito, a não ser lutar, aí, a Lara mata 20 piratas da ilha, e ainda mata o que vem com um daqueles com escudo gigante (Uncharted? :D )... Sem contar um inimigo com um escudo desses, que está matando um personagem em umas cabanas bem lá no alto de uma vila, aonde só da pra chegar por pulos, ou trepando... Como o cara levou um escudo de 200 Kg lá pra cima subindo? Ele sabia que ia nos enfrentar e fez todo esse esforço? rs

A arvore de evoluções da Lara também, é meio estranha... vc evolui para o nível "veterano", e aí a Lara finalmente pode dar "melee atacks", porém, antes dela ser veterana, eu consegui entrar em um acampamento com todos os inimigos alertas por causa da progressão da história e da cutscenes, matei todo mundo e pronto... Sei lá... Imagino que no nível especialista, eu poderei andar atirando certo (?), pois até agora, só atira mirando, sem aquela opção do "tiro cego", que corremos atirando...

Eu penso, que já que queriam fazer um "survivor", com um mundo mais interativo, que seguissem esse caminho, aonde, uma personagem feminina e fraca, dificilmente teria chances no combate mano a mano com dezenas de inimigos, mesmo jogando no hard, como eu estou.... Não tenho nada contra a Lara ser "fodona", afinal, nos outros jogos ela já era, mas, se era pra ser assim, pra que fazer um pano de fundo tão promissor, de uma personagem mais humana, em situações muito mais difíceis? Nesse quesito, o game é bem ilusório, ou o DNA dos Croft age profundamente em momentos de perigo...rsrs

A Lara enfia tochas acesas no bolso, cai de alturas maiores que o Drake e só faz um barulhinho de osso quebrando, pega plantas e etc que não fazem diferença, e os personagens não são muito carismáticos...

Bem, como eu só tinha elogiado o jogo, resolvi fazer alguns comentários, que nem são críticas, pois, estou adorando muito mesmo o jogo, e recomendo a compra a qualquer um.... Só achei, que faltou um pouco daquele capricho nos detalhes que você vê em Uncharted... TR é uma mistura de várias coisas muito bem feitas, mas de fato, é uma pena, que parece que imaginaram o jogo de um jeito muito maior, porém, na metade do caminho, parecem ter desistido e acelerado um pouco as coisas... Porém, Tomb Raider, novamente está no lugar que ele merece, que é entre os melhores jogos de aventura...
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
É Scar, passada a empolgação inicial e normal a gente vê diversas falhas no jogo. Caçar e colher fruta não servem para absolutamente nada no jogo, a não ser ganhar míseros pontos de XP. Em Farcry 3 caçar tem seus objetivos, que por sinal, são muito bem desenvolvidos.
A questão dela se tornar fodona nem me incomoda, é o que se espera de um jogo desse tipo. Mas aquela sensação de realismo do inicio do jogo, depois de 1/3 some. Ela salta mais que o Drake, se machuca mais que o Drake mas ainda sim dá conta do recado ao estilo Rambo mesmo. Ela tem diversos ferimentos que impossibilitaria ela de fazer 1/10 do que faz no jogo. Fora que eu parei de jogar (por conta de GoW) em uma parte absurda, onde ela com diversos ferimentos abertos, cais numa "piscina" de sangue...eita, se eu fosse ela iria direto no médico fazer um exame de sangue no final do jogo. No mínimo um Hepatite ela contraiu...rsrsrs.

Os puzzles das tumbas são extremamente simplórios para se resolver e o jogo dá voltas e voltas, sempre conduzindo a Lara de volta para o mesmo lugar, onde pode desbravar novas opções de exploração de acordo com sua evolução. Mas não deixa de dar uma boa quebrada no jogo, pq parece que no jogo o ditado "todos os caminhos levam à Roma" é o mais adequado. O início do jogo dá um sensação bastante falsa de liberdade, mas que depois vemos que o jogo é bastante linear. O jogo te empurra para frente sempre e os locais que são visitados somente uma vez pela Lara, sem possibilidade de Fast travel posterior, são ainda mais lineares, sempre com ações scripitadas (pontes caindo, paredes desabando, explosões bloqueando caminho e etc), ao estilo Uncharted, que empurram o jogador para frente.
E o enredo, sei não, mas é bem mal desenvolvido. Longe de ser épico. E senti falta também de uma música tema mais elaborada e marcante.

O jogo é bom. daria uma nota 9.0 para ele. Mas não consegue, na minha opinião, bater Uncharted no conjunto da obra.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
[quote1363100085=dlm1982]
É Scar, passada a empolgação inicial e normal a gente vê diversas falhas no jogo. Caçar e colher fruta não servem para absolutamente nada no jogo, a não ser ganhar míseros pontos de XP. Em Farcry 3 caçar tem seus objetivos, que por sinal, são muito bem desenvolvidos.
A questão dela se tornar fodona nem me incomoda, é o que se espera de um jogo desse tipo. Mas aquela sensação de realismo do inicio do jogo, depois de 1/3 some. Ela salta mais que o Drake, se machuca mais que o Drake mas ainda sim dá conta do recado ao estilo Rambo mesmo. Ela tem diversos ferimentos que impossibilitaria ela de fazer 1/10 do que faz no jogo. Fora que eu parei de jogar (por conta de GoW) em uma parte absurda, onde ela com diversos ferimentos abertos, cais numa "piscina" de sangue...eita, se eu fosse ela iria direto no médico fazer um exame de sangue no final do jogo. No mínimo um Hepatite ela contraiu...rsrsrs.

Os puzzles das tumbas são extremamente simplórios para se resolver e o jogo dá voltas e voltas, sempre conduzindo a Lara de volta para o mesmo lugar, onde pode desbravar novas opções de exploração de acordo com sua evolução. Mas não deixa de dar uma boa quebrada no jogo, pq parece que no jogo o ditado "todos os caminhos levam à Roma" é o mais adequado. O início do jogo dá um sensação bastante falsa de liberdade, mas que depois vemos que o jogo é bastante linear. O jogo te empurra para frente sempre e os locais que são visitados somente uma vez pela Lara, sem possibilidade de Fast travel posterior, são ainda mais lineares, sempre com ações scripitadas (pontes caindo, paredes desabando, explosões bloqueando caminho e etc), ao estilo Uncharted, que empurram o jogador para frente.
E o enredo, sei não, mas é bem mal desenvolvido. Longe de ser épico. E senti falta também de uma música tema mais elaborada e marcante.

O jogo é bom. daria uma nota 9.0 para ele. Mas não consegue, na minha opinião, bater Uncharted no conjunto da obra.
[/quote1363100085]

É bem por aí mesmo Diego, nem ligo dela ser fodona, joguei Tomb Raider como louco desde adolescente, e sempre gostei.. A lara matava 20 soldados, 4 ursos, 6 tubarões, 12 alienígenas, águias, tigres, gorilas, dinossauros (WTF) e etc, e eu adorava o jogo... Só mencionei isso, pelo fato da ilusão que o jogo dá, de impotência da Lara perante os perigos, e depois ela se vira bem, mesmo TOTALMENTE inexperiente no campo de batalha e toda ferida, ela faz aquilo tudo, baseada apenas em treinamento e por ser um Croft... Pelo menos nos jogos antigos, ou mesmo no Uncharted, o personagem é fodão, e faz coisas absurdas mesmo, sem se preocupar com a relaidade... Só mencionei por essa impressão de inexperiência e survivor, que o jogo tenta passar... isso nem pesa muito pra mim também...

Quanto aos ferimentos, eu também achei meio forçado... Ela mete o pé em uma armadilha de lobo, se perfura em um cabo de aço grosso, cai e rola de alturas e descidas inacreditáveis, de quebrar costelas e continua lá pulando como se não houvesse nada...rsrs podiam incluir aquele esquema de Farcry e Metal gear Solid 3, de arrancar balas do corpo com a faca, estancar ferimentos com fogo e ataduras, talas e etc... Seria bem bacana em um jogo desse tipo, mas pelo visto, isso é pedir demais... Também tiraram essas coisas bacanas de MGS 4...

Como eu disse, também acho um jogo dos melhores, que coloca TR de volta ao seu lugar, e acredito sim, que ele poderia ter sido melhor que Uncharted, se tivesse implementado tudo o que podia, e que parecia prometer no começo do jogo... Uncharted 2, ainda é um jogo a ser batido nesse gênero, mas vejo Tomb Raider muito mais forte agora, do que no lançamento de Underworld...

Espero que seja uma crescente dessa vez... Eu lembro que todo mundo se animou, quando lançaram Tomb Raider: legends, que eu joguei como um louco na época... O jogo finalmente tinha tirado TR do declínio, trazendo mecânicas avançadas e um jogo bonito e promissor, porém, Aniversary e Underwold apenas o copiaram, e ficaram ultrapassados...
 

Arch3r

Jogador
Novembro 18, 2011
782
65
Minas Gerais
Joguei um pouquinho e gostei muito do que vi, mas concordo com 3 coisas citadas acima.

Sensaçao falsa de liberdade.
Caça mal explorada("inutil").
Falta de um tema melhor na trilha.

Ja que nao tem como deixar de comparar com Uncharted, quando vc ouve aquele tema do U3 na hora ja consegue assimilar ao jogo. Quando entrei no menu do TR de cara eu epserava algo parecido, mas somente depois de alguns segundos veio uma musica sem muita propiedade.

Eu jurava que o game ia ser algo bem proximo de mundo aberto, que caçar ia ser fundamental, mas no final acabou por ignorar um pouco as caracteristicas mostradas. TR nao precisa ser mundo aberto, mas ao todo que falaram eu esperava algo bem mais profundo.

Visualmente babei bastante, no geral trouxeram Tomb Raider para essa geraçao em todos os aspectos, principalemente na jogabilidade que achei excelente. Esse jogo foi muito bo para a franquia com toda certeza.
 

Blanka

Jogador
Novembro 12, 2009
2,907
1,237
João Pessoa, PB
Terminei o jogo, fiz 85 por cento. Dou 9,2.

Não sei a de vocês, mas a minha versão veio com um bug nessa parte:

semttulo3zi.jpg


O objeto quando você puxava ele não vinha, se multiplicava, muito tenso. Sorte que tem um tutorial na net ensinando como passar.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Olha, esse Tomb tá mesmo um jogaço, estou adorando mesmo, mas pra quem falou que o jogo está realista... Rs está tão realista quanto Uncharted..rs que lance é aquele da flecha com corda cara? A Lara dispara uma daquela e com a força do corpo dela, consegue derrubar uma construção de madeira inteira, e sem a flecha soltar de lá? Rs cara, nem que fosse um arpao, lançado de uma maquina, ela teria força pra isso... Mcgaiver total... Rs

Os tesouros até são legais, mas para quem não jogou, estão em um formato bem parecido com o de Uncharted Golden Abyss, que vc coleta de dois a três tipos diferentes de tesouro por área, e cada tipo de tesouro tem sua contabilidade separada...

E aquele tio que teve a perna dilacerada pelos Lobos... Na manhã seguinte ele jah tá bem neh... Rs achei que teria que amputar... O pessoal da Crystal Dinamics tá precisando se machucar um pouquinho pra ver como eh :D
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Estou quase terminando com 100% no hard na primeira jogada... O jogo é fantástico, mas depois disso de fazer tudo, vai ser difícil jogar denovo... O multiplayer tentou fazer algo parecido com o Uncharted, mas é muito e muito chato e extremamente bugado, além dos gráficos terem um downgrade terrível... Uma pena...
 

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