Porque essas pessoas só compram os consoles novos, 1, 2 ou 3 anos após seu lançamento, logo, eles compraram um PS4 Neo ou o
Xbox Scorpio em meados de 2019-2020-2021.
Não acho que seja simples assim. Adiar a compra de um console novo depende de vários fatores, não só o fato do cara não poder comprar no lançamento ou de preferir esperar mais...
Não penso que isso seja justificável pra pessoa ser simpática à essa ideia de consoles novos num período de tempo menor.
Se um console é lançado em 2013 e eu compro somente 1 ou 2 anos depois, eu ainda vou querer aproveitá-lo por pelo menos mais 4 ou 5 anos. Eu não gostaria de comprar um console com 2/3 anos de idade sabendo que no ano seguinte lançarão uma versão melhor e atualizada.
A ideia de "fim de gerações" através da retrocompatibilidade é uma boa, porém, ela é usada como desculpa. Nada impediria de lançarem um console de nova geração em 2019 com retrocompatibilidade total.
Acredito também, como disseram aqui, que não veremos mais jogos serem otimizados ao máximo em relação ao hardware estagnado dos consoles. A gente sabe muito bem como os jogos evoluem dentro de uma única plataforma, porque as engines evoluem com o passar do tempo. É só pegar como exemplo Gears of War (2006) e o Gears 3 (2011), GTA IV (2008) e GTA V (2013), Uncharted (2007) e The Last of Us (2013)... Com consoles melhores no mercado, acaba-se com a necessidade de tal otimização, simplesmente porque o consumidor dono do pior hardware terá consciência de que seu console é capaz de rodar somente aquilo, quando na verdade aquele hardware, por mais defasado que seja, é capaz de rodar coisa melhor.
Sobre dar mais opção ao consumidor: o consumidor tem mais opção com a queda de preço dos consoles e com a oferta de jogos novos no mercado. Console sempre foi sinônimo de estabilidade. O consumidor de console sempre teve ciência da defasagem em relação aos PCs, e isso nunca incomodou, tanto é verdade que sempre se deu a justificativa de que "se me importasse com gráficos, montaria um PC". Console com expectativa de 6 anos de vida nunca representou a ideia de oferecer menos opções ao consumidor.
Consoles de mesma família com opções diferentes de hardware e preço pra mim representam também um problema no valor a ser cobrado por aqueles consoles.
Vejamos o
Xbox One por exemplo. Foi lançado por US$500 e em pouco tempo sofreu o seu primeiro corte de preço, e posteriormente foi oferecido por preços promocionais muito vantajosos com pacotes que realmente agregam valor ao pacote. O
Xbox One só teve essas reduções agressivas de preço por conta do sucesso estrondoso do PS4, e essa concorrência automaticamente gerou opção ao consumidor, os serviços exclusivos como EA Access e retrocompatibilidade (pensar nisso como serviço é foda...) também geraram mais opções ao consumidor.
Essa concorrência toda fez com que o preço do One caísse muito. Agora eu me pergunto, e se tivéssemos outras opções de
Xbox One? Será que veríamos tanta oscilação nos preços?
Porque imaginem, pra que reduzir o preço do Scorpio se eu tenho o One no mercado? O preço do Scorpio só será reduzido por esforço do varejo ou quando o Scorpio 2.0 for lançado?
Com a opção mais barata no mercado, nada vai adiantar eu esperar alguns anos pra poder comprar a melhor versão daquele console por um preço melhor. Porque se meu orçamento me limita a US$XXX,00, a oportunidade de comprar a melhor versão desse console por esse preço será substituída pela opção mais barata e defasada desse produto.
A justificativa aí é clara, não se trata do desejo do consumidor, porque eu nunca vi jogadores pedindo esse tipo de coisa, se trata dessas empresas quererem monopolizar ao máximo.
Se no mercado existe o Playstation 4 e o
Xbox One por US$300, o
Xbox One S e o "PS4 Slim" por US$400, e o PS4 Neo e o Scorpio por US$600, com todos esses hardwares disponíveis, eu vou evitar que o consumidor vá para a concorrência, porque não importa se ele vai ter a melhor ou pior versão do meu console, o que importa é que ele compre o meu console, porque fazendo isso, ele vai usar os meus serviços pagos...
Pra concluir, não gosto dessa ideia pelo mesmo motivo que não dou suporte à esse tipo de coisa no mercado de smartphones... o público de consumidores ávidos por smartphones é diferente do público de consoles. Toda a população usa celular porque é algo útil, mas nem toda a população usa console, porque é algo "inútil", por isso as pessoas compram a ideia de celulares novos a cada ano. Com os consoles não é assim, o que importa é ter jogos bons rodando na melhor qualidade possível para aquele determinado console.