Bom, o que eu lembro de cabeça. Espero não estar cometendo nenhuma grande injustiça.
1 - GTA IV/GTA San Andreas
O primeiro lugar é uma disputa nostálgica (San Andreas) com o que acredito ser o maior marco técnico e narrativo da história dos games (GTA IV). Enquanto o primeiro eleva as possibilidades em relação aos anteriores, o segundo eleva a qualidade a níveis que
até hoje são de difíceis de encontrar.
2 - NFS Carbon
Acredito que NFS Carbon, ao contrário dos que acham MW, seja o ápice da série NFS. Nenhum game até hoje conseguiu reproduzir tão fielmente a ambientação e cultura das corridas ilegais.
3 - Dark Souls 1/Elden Ring
Dark Souls inaugurou um gênero inteiro, acho que só isso já bastaria para constar no top 10. Mas, como se não bastasse, o jogo é incrível ainda para os padrões de hoje. Nenhum outro game conseguiu transmitir um clima de tamanho mistério e solidão quanto DS1.
4 - Halo Combat Evolved
Como deu para notar, eu tenho um certo viés por inaugurações de IPs. Quando joguei Halo CE lá na MCC, foi difícil de acreditar que eles fizeram aquilo no
Xbox OG. Mais difícil ainda acreditar que Halo 2, Halo 3, ODST e Reach usam basicamente a mesma estrutura de Halo CE, e tiveram um sucesso absurdo como franquia.
5 - Minecraft
Eu gosto de olhar os games pelo que são e como foram impactantes no lançamento. Hoje é difícil enxergar Minecraft sem relacionar com youtubers, novelinhas, fama etc, mas faço esse esforço sempre que posso, tornando-o o que é: um game simples com uma ideia genial. Lembro quando joguei pela primeira vez, ali por volta de 2011 ou 2012, antes da febre, e fiquei maravilhado com aquele mundo hostil, vivo, aleatório, cheio de possibilidades e mistérios. Cada pessoa teve uma experiência diferente com Minecraft, e isso me impressiona até hoje.
6 - Shadow Of The Colossus
Quando alguém lhe perguntar de que forma um game pode ser considerado arte e não um produto de entretenimento qualquer, mostre SotC para ele. Tudo nesse jogo é tão bonito e mágico que parece uma fábula clássica.
7 - Gran Turismo 4/Test Drive Unlimited 1 e 2
Outros grandes games de corrida. Enquanto um entregou o maior patamar técnico possível na PS2, elevando a qualidade de tudo o que tinha sido feito até então, o outro mostrou que mundo aberto pode ser... grande, muito grande. Gigante. Foi, inclusive, a grande inspiração confessa pode desenvolvedores de uma franquia que eu gosto (ou gostava) muito, que é Forza Horizon, pelo menos até o 3. Hoje ela se descaracterizou totalmente, e por essa razão não coloco ela aqui, preferindo das os créditos aos precursores.
8 - Pokemon (todos do Game Boy até o Color)
Pokemon foi o game que me ensinou a tolerar jogos por turno. Eu nunca fui tão fã do desenho, mesmo quando criança, e só passei a jogar os games na adolescência. Foi lá que eu percebi que os games eram muitos mais adultos e maduros do que o desenho, e daí entender as possibilidades imensas e complexas de combate, criação, formação e equipes etc, me fascinou. E só recentemente descobri que os games vieram antes do desenho, dando ainda mais força e impacto no lançamento.
9 - Far Cry 3
Far Cry 3 foi o primeiro game com visão em primeira pessoa que eu lembro de ter jogado e amado. É a prova da capacidade artística da Ubisoft. Assim como os outros acima, é aquele game cuja ambientação de mundo aberto "te pega", você se sente lá, além de ser muito diferente de tudo que estava sendo feito à época.
10 - Battlefield 3/Call Of Duty Modern Warfare (2019)
O ápice das duas maiores franquias de tiro de todos os tempos. MW2019 é o reboot perfeito, o shooter definitivo, e o meu eterno jogo do ano de 2019. É um acerto tão grande em tanta coisa que é perda de tempo citar um a um, só dizer que é a masterpiece e ponto. Já BF3 é um clássico, levou o multiplayer a outro patamar de escala ainda nas carroças PS3/x360, e fazia CoD da época parecer um game reciclado do PS2.
Menções honrosas: The Last Of Us, Devil May Cry 3, Counter Strike