Bom, atualmente eu estou no ato 4, não sei como medir exatamente o tempo de jogo, mas segundo o
Xbox foram 7 horas jogadas no hard.
Essas são minhas impressões iniciais, do que percebi até agora.
Gráficos: Bem bonito é uma ótima palavra para descrevê-los. Achei os efeitos de iluminação ótimos, expressões faciais dos personagens são SOBERBAS, os detalhes de como o tempo "se quebra" quando Jack usa seus poderes são um show a parte, os cenários também tem ótimas texturas. Porém como nada é perfeito, percebo em vários momentos um "borrado" ou desfoco quando os NPC's vão se movendo pela fase, algo do tipo fantasma, coisa que presenciei a ultima vez quando joguei MGS1 no meu monitor de CRT barrigudo que tinha um delay monstruoso... serrilhados também são perceptíveis, principalmente nas sombras dos objetos e personagens, os cabelos também são assombrados por eles, e sem falar no delay de renderização, que por vezes ainda está carregando um ou outro objeto menor do cenário enquanto você ainda está se aproximando dele. Obviamente que isso não atrapalha em nada a jogatina, e muito menos pode servir como razão para chamar de "feio" o resultado que a Remedy alcançou com QB... visualmente ele não é perfeito, mas ainda consegue ser fácil um dos jogos que mais me impressionaram graficamente nessa geração até o momento.
Gameplay: É legal, eu curti a movimentação, o sistema de tiro é simples mas bem funcional. Usar os poderes do tempo é prazeroso e bem intuitivo, e eles dão um clima legal para as gunfights, diferenciado o game dos demais TPS. Minha única crítica aqui fica para o sistema de cover, o lance de terem optado por colocá-lo de forma automática não ficou muito funcional, tem horas que o Jack simplesmente não pega cover em certos lugares, preferia que tivessem colocado um sistema tipo "Gears of War", ficaria bem mais prático e fácil de se usar. Senti falta também de ter como atirar as cegas (estando em cover, só apontar a arma e apertar o gatilho, como em qualquer outro shooter em terceira pessoa).
Em relação ao gameplay também, eu lembro de ter lido que o jogo teria puzzles, mas até agora eu não os vi. Pois o lance de só manipular o tempo de algum objeto no cenário para passar por ele eu nem considero como puzzle. A trilogia do Prince of Persia do PS2 tinha ótimos quebra cabeças envolvendo a manipulação do tempo e de praticamente todo cenário... pelo que li, eu estava esperando em QB algo no mínimo próximo disso, mas o resultado passou longe.
Localização em PT-BR: Rapaz, aqui a Remedy/Microsoft acertaram em cheio, achei a localização em nosso idioma simplesmente sensacional! A escolha dos dubladores ficou perfeita, conseguiram fazer com que as vozes realmente combinassem com os personagens. Aqui nem tem muito o que falar, pois só jogando para ver mesmo, mas apreciar uma localização desse porte em um jogo com conteúdo áudio visual deste tamanho (não tem só o jogo, mas a série, os vídeos falando sobre os personagens, os e-mails, textos, mensagens em quadros de aviso e etc) é bem gratificante.
Série em live-acton: Ficou demais! não esperava algo desse nível, ainda mais levando em conta que ela seria apenas para servir de complemento para o enredo do jogo. Os atores trabalharam muito bem, os cenários do game são muito bem representados e o fato de que os atores da série serem os personagens do jogo, meio que quebra a "estranheza" de passar da série para o jogo e vice e versa. Pelo menos aqui, que optei por baixar o pacote de episódios (75GB) a qualidade é magnífica.... não sei se eu curto mais jogar ou assistir rs.
Enredo: Como qualquer coisa baseada em viagem/manipulação do tempo, ele é um pouco complicado de se entender. Ainda mais levando em conta que o jogo se passa em apenas 24 horas, e algumas partes mostram ações do presente, outras do futuro e umas até mesmo do passado... e cabe à você assimilar isso para conseguir compreender. É complicado falar sem entrar em spoilers do que eu vi até onde joguei, teremos que discutir isso mais para frente quando mais pessoas já tiverem terminado. Mas o que eu consegui pescar a trama até o momento me agradou, estou curioso para descobrir como ela vai terminar.
Bom, acho que é isso, quando eu terminar o jogo eu volto para cá e atualizo minha opinião. Mas até o momento eu estou gostando bastante do jogo, obviamente que tem uns probleminhas... porém como eu disse ali em cima, não é nada que atrapalhe a experiência.
Valeu cada centavo, estou curtindo para caramba! olhando o que temos de jogo anunciado até o final do ano, Quantum Break vai ficar fácil no meu top 5 de 2016.
Abraços e boa jogatina a todos.