RECORE DEFINITIVE EDITION - REVIEW

Denis Miranda

Jogador
Janeiro 6, 2011
257
69
Cajamar - SP
Olhando para o passado.
maxresdefault.jpg

Recore foi lançado há exatamente 1 ano atrás, cercado de certa expectativa e com receptividade em suma negativa por parte da mídia, tendo um 65/100 como conjunto de obra. Seus problemas técnicos, como loadings infindáveis, sistema de fast travel horrível, repetições no cenário e tempo curto de campanha sobressaíram na sua jogabilidade, carisma e diversão. Hoje o game é vendido pela Xbox Live e loja Windows na versão Definitive edition, onde promete acrescentar mais um CoreBot (o quinto que faltava), continuação na história, elementos novos de jogabilidade, mais conteúdo e conserto de problemas técnicos como frame rate, loadings e sistema de gerenciamento de itens. Havia jogado poucas horas do games no seu lançamento e como haviam ótimos títulos na época e baixa popularidade não dei atenção ao game. Adquiri Recore DE por quase 40 reais na loja vistual da MS e comecei a jogar.

RECORE DE, para quem não sabe, é um jogo de Plataforma em terceira pessoa com elementos de Shooter, Exploração, RPG e Crafting. Seu ponto alto é a jogabilidade, que remete aos games antigos como Metroid e Megaman com um toque de Zelda. Você é Joule e seu objetivo é salvar Eden Distante, Planeta que recebeu uma tentativa de colonização por humanos mas houve fracasso quando os CoreBots, robôs que auxiliavam os humanos em diversas tarefas, se rebelam. A personagem é, aparentemente, a unica humana e se vê na ajuda de seu amigo Mack, um corebot, com personalidade amigável, companheira e que não teve seu hardware alterado para atacar humanos. Éden Distante sofreu tanto com o ataque dos bots quanto com a Terraformação, transformando todo o seu cenário em um imenso deserto, grande parte são areias cobrindo construções inacabadas.

Corrigindo os erros e trazendo um monte de coisas legais.
O Definitive Edition é o mesmo que o Original logo de cara, não há mudanças claras e significativas nos gráficos. Ainda há quedas bruscas de frames, demora de loadings, texturas de baixa qualidade em muitos elemento do cenário e nos personagens e muitos bugs. Porém, houve alteração no sistema de fast travel, troca de item, corebot e equipe, facilitando a vida do jogador na administração.

recore-tank.jpg


As mudanças de conteúdo só ocorrem quando você faz o final original e daí então entra a enxurrada de coisas novas, como se fosse uma DLC: adição do quinto bot, um tanque, capaz de atravessar as areias movediças que bloqueavam o acesso a outras áreas, com novos ataques, nova jogabilidade e um novo mapa a ser explorado: O MAR FAMINTO. Fora que para aumentar mais ainda o sistema de exploração, os produtores mexeram no mapa AREIAS ITINERANTES, com a introdução de uma tempestade de areia como mudança climática, alterando não somente a visibilidade, mas o relevo de todo o mapa, revelando novas áreas e novos itens para encontrar. Muito legal, mas muito desafiador e irritante em certos momentos.

Ainda teve outras coisas interessantes adicionadas como a possibilidade de ter mais 3 tipos de tiros concentrados na Arma de Joule, novos chefes, novas masmorras, mais 500G de gamescore, aumento de 30 para 40 no level máximo dos bots e arma, balanceamento no combate, respawn instantâneo, fast travel a qualquer ponto do jogo... ufa, uma porrada de coisas novas.

O game ainda tem problemas técnicos como o loading para iniciar e entre mapas. Peguei muitos bugs como paredes invisíveis, respawn atrás do cenário caindo no fundo infinito, problemas de renderização, texturas com baixa qualidade e com direito ao jogo "Crashar" durante uma luta de boss. Ainda deve desagradar muita gente com a repetição do cenário por causa daquele mar branco de areia e quase sempre o mesmo level design da masmorras de Aventura, de Arena e Transversal. Porém, ainda sim é um bom game.
combat.jpg


Recore é um bom jogo sim, mas...
RECORE resgata aquilo que muitos jogadores estão procurando nos jogos singleplayer nos dias de hoje: DIVERSÃO E CARISMA DE PERSONAGEM. A jogabilidade é coisa mais gostosa de RECORE, como o acesso em plataformas, desafios em masmorra para os amantes de "masoquismo" (a lá Megaman), e os combates com um shooter simples mas eficiente. Os companheiros de Joule tem personalidade forte, e por mais que a história não foque nos seus bots, o progresso do jogo em si mostra o quanto cada um é importante para a personagem. Aliás, historia essa sem muita profundidade, sem muitas cutscenes, mas bem simples e elaborada, calcada na buscas dos áudios espalhados nos 5 mapas do jogo para entender as brechas deixada na rota principal.

São 40 reais muito bem gastos, mas não vale mais do que 100. Ele te dará facilmente umas 10 horas de campanha principal e mais de 40 para fechar no 100%, completando todos os desafios e achando todos os itens do game, fora que as conquistas são simples e logo se depara nos 1000G fáceis. Um jogo melhorado, mas ainda sim um diamante que poderia ter sido melhor lapidado. Se Recore tivesse o tempo de produção merecido, com cenários e inimigos melhores elaborados e diferenciados, sem problemas técnicos ridículos, com gráfico mais bonitos, combates de bosses utilizando algumas habilidades dos seus corebots como voar, escalar, correr... e não só no atirar na cor certa, pular com dash, e dar comandos aos companheiros, seria um exclusivo forte, venderia bem e não queimaria ainda mais o nome de Keiji Inafune.

Tomara que a MS reveja este jogo com carinho nos próximos anos.
recore_rerelease.jpg
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Boa análise....Recore já esta instalado e é o próximo da lista de jogos a serem finalizados no xone.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554
. Ele te dará facilmente umas 10 horas de campanha principal e mais de 40 para fechar no 100%, completando todos os desafios e achando todos os itens do game, fora que as conquistas são simples e logo se depara nos 1000G fáceis.
Eu diria que o tempo de jogo (tanto da campanha quanto para milar) é no mínimo o dobro disso ai. E não achei os 1000G assim fáceis não. Tem umas masmorras sinistras pra concluir dentro do tempo. E achar todas as peças de hardware... só com uma exploração meticulosa de cada cantinho do mapa. E quando falta só um? não tem nenhuma ajuda pra achar.

Eu pensei que iniciando um jogo novo ficaria uma experiencia melhor, liberando o T8-NK mais cedo pra percorrer as areias intinerantes com ele desde o início. Quer dizer que o robô novo só libera depois de terminar a campanha original?
 
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Denis Miranda

Jogador
Janeiro 6, 2011
257
69
Cajamar - SP
Eu diria que o tempo de jogo (tanto da campanha quanto para milar) é no mínimo o dobro disso ai. E não achei os 1000G assim fáceis não. Tem umas masmorras sinistras pra concluir dentro do tempo. E achar todas as peças de hardware... só com uma exploração meticulosa de cada cantinho do mapa. E quando falta só um? não tem nenhuma ajuda pra achar.

Eu pensei que iniciando um jogo novo ficaria uma experiencia melhor, liberando o T8-NK mais cedo pra percorrer as areias intinerantes com ele desde o início. Quer dizer que o robô novo só libera depois de terminar a campanha original?
Sim, o jogo te obriga a explorar para poder upar sua arma e seus Nucleobots. Tal processo vai te dando as conquistas sem fazer desafios. Porém, as masmorras continuam cabulosas e quase que impossíveis de completar. A quest pra habilitar o T8-NK vem logo após você conseguir o Duncan na equipe, é só selecionar a opção CRIPTA DOS RENEGADOS, quando estiver falando com a Violet, e atravessar a dungeon escondida.

Ainda estou jogando para fechar no 100%, o problema está sendo nas Areias Itinerantes, que ficou bem mais chato a exploração por causa do efeito da tempestade de areia.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Parabéns pelo review, Denis.

Eu tinha lido que os loadings haviam melhorado bastante, isso não é verdade? Ou eles melhoraram, mas continuam longos?

Esse é um jogo que eu vou pegar em uma promoção ou então se um dia assinar o XGP.
 
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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Parabéns pelo review, Denis.

Eu tinha lido que os loadings haviam melhorado bastante, isso não é verdade? Ou eles melhoraram, mas continuam longos?

Esse é um jogo que eu vou pegar em uma promoção ou então se um dia assinar o XGP.
Começei ontém e de cara ja tive problemas...Ao tentar entrar no jogo ele deu erro, dizendo que eu não tinha o jogo, tive q reiniciar o console e nada....Então fui no gamepass e acessei o jogo por lá.
Ai começa uma tela preta e o loading....nossa é demorado cara, acho q da um minuto e meio...depois disso entra a tela Recore e vai mais um loading...
Vc começa o jogo e a movimentação do personagem é bem estranha...causa uma estranhesa, ela anda rapido demais, parece um robozinho...sei lá..
A movimentação em sí é ruim, quando ela pula e da o pulo duplo parece uma tabua de madeira pulando...achei isso bem estranho.

Os graficos do cenário achei meio fracos, ela anda pela areia e não deixa pegada....até deixa, mas vao sumindo.
Masssss porém, contudo, todavia....eu gostei da trilha sonora e o jogo é divertido...pula atira, corre...é bacana...é um jogo com potencial...mas ele vale mesmo no Gamepass..
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Começei ontém e de cara ja tive problemas...Ao tentar entrar no jogo ele deu erro, dizendo que eu não tinha o jogo, tive q reiniciar o console e nada....Então fui no gamepass e acessei o jogo por lá.
Ai começa uma tela preta e o loading....nossa é demorado cara, acho q da um minuto e meio...depois disso entra a tela Recore e vai mais um loading...
Vc começa o jogo e a movimentação do personagem é bem estranha...causa uma estranhesa, ela anda rapido demais, parece um robozinho...sei lá..
A movimentação em sí é ruim, quando ela pula e da o pulo duplo parece uma tabua de madeira pulando...achei isso bem estranho.

Os graficos do cenário achei meio fracos, ela anda pela areia e não deixa pegada....até deixa, mas vao sumindo.
Masssss porém, contudo, todavia....eu gostei da trilha sonora e o jogo é divertido...pula atira, corre...é bacana...é um jogo com potencial...mas ele vale mesmo no Gamepass..
Ok. Muito obrigado pelo seu review.
Eu acho que, por enquanto vou deixar esse GamePassar.
1328554698663.jpg


Post inspirado por @Victal e @jairopicanco
 

Denis Miranda

Jogador
Janeiro 6, 2011
257
69
Cajamar - SP
Começei ontém e de cara ja tive problemas...Ao tentar entrar no jogo ele deu erro, dizendo que eu não tinha o jogo, tive q reiniciar o console e nada....Então fui no gamepass e acessei o jogo por lá.
Ai começa uma tela preta e o loading....nossa é demorado cara, acho q da um minuto e meio...depois disso entra a tela Recore e vai mais um loading...
Vc começa o jogo e a movimentação do personagem é bem estranha...causa uma estranhesa, ela anda rapido demais, parece um robozinho...sei lá..
A movimentação em sí é ruim, quando ela pula e da o pulo duplo parece uma tabua de madeira pulando...achei isso bem estranho.

Os graficos do cenário achei meio fracos, ela anda pela areia e não deixa pegada....até deixa, mas vao sumindo.
Masssss porém, contudo, todavia....eu gostei da trilha sonora e o jogo é divertido...pula atira, corre...é bacana...é um jogo com potencial...mas ele vale mesmo no Gamepass..
Sim, o game tem estes defeitos ainda. Também acho que a movimentação da personagem poderia ser melhorada. Tanto que ela só corre. Talvez por causa de tanta coisa para ser acionada durante os momentos de ação eles deixaram a Joule rápida. Me lembrou muito Mega Man X. E os Loadings são chatos, ainda mais quando você muda de mapa.
 
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Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Sim, o game tem estes defeitos ainda. Também acho que a movimentação da personagem poderia ser melhorada. Tanto que ela só corre. Talvez por causa de tanta coisa para ser acionada durante os momentos de ação eles deixaram a Joule rápida. Me lembrou muito Mega Man X. E os Loadings são chatos, ainda mais quando você muda de mapa.
É um jogo com alguns problemas, mas não foi o jogo q começei e deletei....até pensei nisso, mas segui em frente...é legal por exemplo o lance das armas...arma vermelha mata melhor inimigos vermelho e assim por diante.
É um jogo que vale a jogada sim...só que eu deveria ter começado ele primeiro pra depois ir pro sunset...tu vem do sunset...vem aquela tristeza...kkkk
 
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Denis Miranda

Jogador
Janeiro 6, 2011
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Cajamar - SP
Ok. Muito obrigado pelo seu review.
Eu acho que, por enquanto vou deixar esse GamePassar.
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Post inspirado por @Victal e @jairopicanco
Hahahahahahahahaha. É aquela, não espere por um Triple A com gráficos primorosos e sistemas complexos na jogabilidade e História. Para alguns vão dar até sono por percorrer aquele mar branco de Areia. Fora que os combates são repetitivos demais.

ELe é um jogo bem mais oldschool, no melhor pule, atira e corre. Se houvesse mais diversividade de cenário (paletas de cores e ambientação) e de inimigos, teria mais charme e apreço aos gamers.
 
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Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Hahahahahahahahaha. É aquela, não espere por um Triple A com gráficos primorosos e sistemas complexos na jogabilidade e História. Para alguns vão dar até sono por percorrer aquele mar branco de Areia. Fora que os combates são repetitivos demais.

ELe é um jogo bem mais oldschool, no melhor pule, atira e corre. Se houvesse mais diversividade de cenário (paletas de cores e ambientação) e de inimigos, teria mais charme e apreço aos gamers.
tem outra...em 1h de jogo já fiz 120 G, ta bom demais....tem jogo que vc jogar horas e nao libera 1 conquista...
Isso foi o que fez eu continuar a jogar ele....mas vou até o final...firme e forte...
Depois de Recore, tem apenas Devil My Cry na lista do gamepass e posso voltar ao PS.
 

Denis Miranda

Jogador
Janeiro 6, 2011
257
69
Cajamar - SP
Particularmente o que me cativou foram os desafios de plataforma. As Dungeons de corrida te fazem querer superar a dificuldade. Mas isso é coisa particular minha.
Vou ver se posto um aqui ao qual fiquei umas duas horas para fechar.
 
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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Particularmente o que me cativou foram os desafios de plataforma. As Dungeons de corrida te fazem querer superar a dificuldade. Mas isso é coisa particular minha.
Vou ver se posto um aqui ao qual fiquei umas duas horas para fechar.
é o q vc disse...não é um triplo aaa, mas vale a jogada...tem o esquema de pular atirar...e teve o lance que me cativou foi de ficar procurando coisas pelo mapa pra abrir a porta e etc...
Vale a jogada sim..MS deveria olhar melhor pra essa franquia, tem muito potencial...a musica em sí é bem boa...
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Tô jogando e gostando, apesar de ter tomado um susto e ficar travado sem conseguir avançar na torre final (caí de uma plataforma de luta, voltei fora dela e não conseguia entrar mais porque as paredes estavam de pé).

Tem uns problemas de design, mas compensa na jogabilidade.
 
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Denis Miranda

Jogador
Janeiro 6, 2011
257
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Cajamar - SP
Fechei o game em 100%. Game muito bugado, com problemas de level design, texturas, variedades de inimigos e cenario, historia rasa mas com um fundo bem interessante e nada explorado, gameplay com otimo potencial mas tambem pouco explorada, coletaveis dificeis demais (obriga-te a usar um FAQ). Repito: uma joia pouco lapidada, precisava de mais tempo de producao e um pouco mais de execução das ideias.
 
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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Fechei o game em 100%. Game muito bugado, com problemas de level design, texturas, variedades de inimigos e cenario, historia rasa mas com um fundo bem interessante e nada explorado, gameplay com otimo potencial mas tambem pouco explorada, coletaveis dificeis demais (obriga-te a usar um FAQ). Repito: uma joia pouco lapidada, precisava de mais tempo de producao e um pouco mais de execução das ideias.
Avancei mais no jogo...é um jogo bacana, mas tem diversossss problemas.
Só vou continuar pq ele é generoso nas conquistas! kkkkkk
 

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