Resumo Resumo da Semana #68 - 21 a 25 de outubro

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
E aí, gente. Todo mundo já criou seu personagem e começou a explorar o promissor universo de The Outer Worlds? O grande destaque da semana vai pra ele, um RPG da Obsidian que veio pra saciar o desejo dos fãs de receber um bom jogo do gênero, as análises são bastante positivas e o feedback do público também. Mas, além disso, o Game Pass ganhou e anunciou mais jogos, o Thomas Mahler (Moon Studios) deu uma extensa entrevista ao podcast Xbox Era, a Microsoft está ampliando a linha de acessórios Xbox também no mobile, as melhores coisas que o Xbox fez nessa geração, o sucesso do ID@Xbox, Aaron Greenberg falando sobre o novo console, Free Play Days, os Deals with Gold, os lançamentos desta e da próxima semana e alguns links pra passar o tempo enquanto não estivermos jogando The Outer Worlds.

SÓ PRA VARIAR, MAIS JOGOS ESTÃO CHEGANDO AO GAME PASS
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Final de mês, três lançamentos em sequência já divulgados, pensei que eles não iriam adicionar mais nada no serviço e que outubro estava encerrado. Mas não dá pra duvidar do Game Pass e, nesta semana, eles anunciaram mais jogos para o serviço. No dia 23, Lonely Mountains: Downhill (console/PC, Xbox Play Anywhere, lançamento), trazendo um estilo de mountain bike que parece bem divertido, eu vi gente falando bem do jogo, talvez dê uma chance pra ele; no dia 23, Secret Neighbor (console, lançamento), um jogo de horror multijogador onde uma turma de crianças tenta resgatar um amigo do porão sinistro do Vizinho - mas uma das crianças é o Vizinho disfarçado; e ainda no dia 24, Minit (console/PC), um adventure muito legal que tem uma premissa interessante: o nosso personagem morre a cada 60 segundos (60 segundos, minits, badunts), então, precisamos descobrir o motivo disso estar acontecendo e fazer algo pra impedir, é um jogo bem legal e não é tão longo, coisa de 2h dá pra fazer tudo nele, recomendo; e também State of Mind (PC), um jogo de aventura futurístico. E The Outer Worlds (console/PC) hoje, claro.

Já na próxima semana, além de Afterparty (console, lançamento) no dia 29, teremos a adição de Lego Star Wars III no dia 31 de outubro e, lááá em novembro, no dia 7, Subnautica, um jogo de exploração e construção que coloca o jogador na pele de um astronauta que cai em um planeta onde tudo é água e vida acontece embaixo dela. E, aproveitando que não vai dar tempo de falar no próximo resumo, que é só dia 1º de novembro, os seguintes jogos deixarão o catálogo do Game Pass/console no final de outubro, então, quem quiser jogar ainda, é bom se planejar: Darksiders II Deathinitive Edition, Grip, Thief of Thieves: Season One e The Escapists.
Fonte: Xbox News

OBSIDIAN'S THE OUTER WORLDS ESTÁ ENTRE NÓS
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Os fãs de RPGs e os fãs da Obsidian (que são quase a mesma galera) estão em festa, pois hoje é o lançamento mundial de The Outer Worlds, nova IP do estúdio construída em parceria com a Private Division, novo selo de publicação da 2K. E a galera do Xbox, especialmente, os assinantes do Xbox Game Pass estão ainda mais alegres, pois o jogo está disponível agora mesmo tanto no console como no PC. A recepção da crítica também foi positiva, com o jogo alcançando a média 86 no Metacritic e 85 no Opencritic, algumas análises rasgam elogios ao jogo, como ser a melhor nova IP a surgir em anos (Windows Central). Quem quiser dicas pra jogar ou só conversar sobre o jogo pode ir no nosso tópico oficial de The Outer Worlds também, clicando aqui. Boa jogatina, exploradores.

THOMAS MAHLER SOBRE WILL OF THE WISPS, AQUISIÇÕES DA MICROSOFT E MAIS
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Durante o oitavo episódio do podcast do Xbox Era, Thomas Mahler, fundador e CEO da Moon Studios, compartilhou um monte de informações sobre Ori and the Will of the Wisps, a criação da Moon, as aquisições da Microsoft, entre diversos outros assuntos. Foi um programa bem longo, com quase 3h, mas algumas coisas vale a pena dar um destaque aqui. Começando com o próximo Ori, ele comentou que o jogo terá mudanças significativas de gameplay, e não somente em relação ao combate, que muita gente não gostou no primeiro jogo (eu gostei): agora, dá pra "conjurar" armas como uma espada, arco e flecha, coisas que já vimos nos trailers - e a diferença que isso faz é que poderemos montar diferentes "builds" durante o jogo, aumentando o fator replay ao poder rejogar de maneiras diferentes. E falando em rejogar, as partes-chave da história, como foi, por exemplo, Ginso Tree em Ori and the Blind Forest, não serão mais obrigatórias no sentido de ter que jogar assim que chegar nelas. O exemplo que ele deu foi justamente Ginso Tree: quem chegasse nessa parte com pouca vida estava ferrado, pois teria que passar com bem menos margem pra erro. Agora, vai dar pra sair do desafio, melhorar habilidades, recuperar vida e, aí sim, tentar novamente.

Sobre os outros assuntos, ele falou de forma bem aberta como o estúdio se formou e porquê escolheram trabalhar remotamente, dizendo que isso facilita muito a contratação de talentos ao redor do mundo sem precisar se preocupar com despesas de viagem, adaptação a uma nova cidade/estado/país; eles já pensaram em fazer um jogo de plataforma 3D, que seria "Banjo-Threeie"; como eles conseguiram o incentivo e apoio da Microsoft pra fazer Ori sair do Xbox 360 (onde era planejado oficialmente, tem build dele inclusive) e ir pro Xbox One em um momento onde a empresa estava em busca de grandes jogos AAA pra mostrar o poder do console; falando em jogo, eles já estão trabalhando em outro projeto (isso não é novo) e o estúdio acredita que pode se tornar algo bem grande; por ser tornar algo grande, Mahler comenta que a Moon não pretende ser adquirida por ninguém no momento, não importa a quantidade de dinheiro que ofereçam. A conversa se estendeu por bastante tempo, quem quiser ouvir, vou deixar o link ali embaixo; quem quiser saber mais também pode clicar no link do PXB ali e ver o resumo que eu fiz sobre esse podcast, não tem todos os assuntos comentados mas os principais estão bem detalhados. Lembrando que Ori and the Will of the Wisps será lançado em 11 de fevereiro de 2020, direto no Xbox Game Pass para console e Windows 10. | XboxEra
Fonte: Xbox Era, PXB

DESIGN DO ECOSSISTEMA XBOX SERÁ EXPANDIDO TAMBÉM PARA O MOBILE
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Com o iminente lançamento do xCloud nos próximos meses, a Microsfot dará um importante passo para fortalecer ainda mais a marca Xbox como uma central de videogame, aumentando a base de usuários em outros públicos que não são atendidos pelos formatos atuais de console e PC. Opção é uma palavra-chave, e poder jogar jogos de Xbox em qualquer lugar parece tentador, e a Microsoft até desenvolveu uma maneira de jogar direto com o controle na tela do celular, mas tem gente que não consegue. Eu vejo gente jogando COD ou Fortnite e fico imaginando como eles conseguem fazer uma coisa dessas, o máximo que consigo é fazer coisas menos complexas, como Florence ou Monument Valley. Enfim, pensando nisso, a Microsoft está expandindo a linha Designed for Xbox também para dispositivos móveis. Pra quem não conhece, é uma linha de produtos feitos em parceria com outras empresas e que qualificam a experiência gaming, tipo os produtos da Razer, por exemplo. Pensem em grips para controle de Xbox One, controles mobile mesmo, uma gama de coisas para smartphone e tablets. Esse da imagem acima é o primeiro produto dessas parcerias, feito em parceria com a MOGA, e vai custar $14.99. A gente ainda precisa esperar pra ver quando o xCloud chega por aqui, mas é bom ver que a empresa já está se mexendo pra atender esse novo público que vai passar a interagir com a marca no futuro.
Fonte: Xbox News

AS MELHORES COISAS QUE O XBOX ONE FEZ NESTA GERAÇÃO
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Quem olha para gráficos de vendas de consoles nesta geração pode não pegar o quadro por inteiro. Apesar de estar mais ou menos 47 milhões de consoles atrás do PS4, a Microsoft é, inegavelmente, a empresa que mais inovou e se reinventou nesta geração, com muitas iniciativas baseadas em acessibilidade e entrega de valor aos jogadores. Entre eles, destaques para a retrocompatibilidade, que iniciou sua equipe lá atrás, em 2007, muito antes do Xbox One sequer sonhar em existir, com profissionais que tinham que se virar para resolver os desafios porque, segundo a IGN, eles eram meio isolados do restante do time de desenvolvimento, problemas como saves serem incompatíveis ou um jogo específico rodar a 1 fps (um frame por segundo), e mesmo assim, tinha lá um cara responsável que jogou esse negócio até o fim só pra colher dados. E a IGN encerra dizendo que todas as histórias que eles ouvem sobre a retrocompatibilidade é um misto de muita dificuldade, no sentido de não terem muitos recursos junto, mas também de muito amor, de um grupo que ama videogames e quer deixar seu legado.

Avançando, o Game Pass a gente já sabe bem do que se trata, e é um serviço que tem se destacado em uma época onde todas as outras estão lançando (ou reformulando) os seus serviços também, e a própria Microsoft expandiu o Game Pass chegando ao PC oficialmente nos últimos meses. Essa aproximação do PC também resultou, antes, no Play Anywhere, o início da expansão do ecossistema Xbox em diversas plataformas - e, como alguém que se aproveita dessa funcionalidade, é muito massa começar um jogo no Xbox, continuar no PC de onde parou, voltar para o Xbox, é mais um ponto de contato com a marca e mais um lugar pra jogar quando alguém quer usar a TV. E isso impacta, claro, na acessibilidade, tanto de pessoas pra jogar como também a maneira que elas vão jogar, e as iniciativs de inclusão feitas pela Microsoft nos últimos anos são louváveis. Muito disso vem, provavelmente, do Satya Nadella, até cavocando sobre o assunto esses tempos, descobri que dois filhos dele tem necessidades especiais, daí a gente tira o porquê da empresa ter tanto foco nessa área. Seja com o Controle Adaptativo, remanejar botões dos controles normais e do Elite, criar uma dashboard com closed captions e narração, Gears 5 tendo 6/6 em um site que analisa jogos com foco específico em acessibilidade, coisas que na maioria das vezes só quem precisa utilizar sabe que as opções estão lá.

A Alanah Pearce finaliza o texto com um parágrafo tão bom que vou só traduzir: "Então, é isso. Permitir que você jogue os jogos que você comprou há mais de uma década em um novo hardware de graça, um serviço de assinatura que realmente parece uma entrega de valor para o que pagamos, jogos 'gratuitos' para pessoas que jogam em dois dispositivos, um passo distante daquela atitude voltada ao dinheiro, onde você precisa comprar um console caro pra experienciar jogos que podem rodar normalmente no PC que você já tem, e um grande esforço feito para que mais tipos de jogadores possam jogar videogame". Como alguém que participa e acompanha não só o PXB como outras comunidades Xbox há quase 10 anos, é muito bom ver a marca que a gente acompanha fazendo esse tipo de coisa não só pelo Xbox, mas também pelos outros, mostrando caminhos que podem ser seguidos e beneficiam a todos nós.
Fonte: Kotaku

ID@XBOX JÁ GEROU MAIS DE $1.2 BILHÃO A DESENVOLVEDORES INDEPENDENTES
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O ID@Xbox é um programa sensacional que incentiva a produção de jogos independentes para a plataforma, ajudando mais de 1000 jogos a serem lançados no Xbox One desde o seu início (do programa), tendo outros 1600+ em desenvolvimento. Com números gigantes, outro número gigante que aparece é que estes mesmos jogos já geraram mais de $1.2 bilhão de dólares em receitas para os estúdios, receita esta oriunda de nós, jogadores, que compramos os jogos, e já tem descontado o valor que fica com a própria Microsoft. Para Chris Charla, este é um mercado com grandes oportunidades tanto comerciais quanto artísticas, visto que muitos jogos independentes costumam se destacar por sua originialidade em algum aspecto, seja na jogabilidade, gráficos, proposta, entre outros. Algo a adicionar também, que não está na matéria, é como o programa cresceu e se envolveu com o Xbox Game Pass, com diversos desses jogos chegando ao console já no lançamento e a criação de um programa regular (ID@Xbox Game Pass) só pra destacar alguns deles que chegam ao console.
Fonte: Games Industry

AARON GREENBERG SOBRE O NOVO XBOX, MELHOR CPU, 4K, 120 FPS
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Estamos na reta final da geração, quase tudo que tinha pra ser feito já foi e, agora, boa parte das empresas já está olhando lá na frente, nos próximos consoles. Com o Xbox não é diferente: o próximo console está sendo criado com o objetivo de ser o mais poderoso já feito de novo, do outro lado rumores começam a apontar que a Sony também vem forte e insiders já estão apostando que a diferença bruta entre as plataformas nem será tão grande assim, talvez menor até que PS4 e Xbox One, e as diferenças ficarão para outras características dos projetos. Como a CPU, quem joga hoje sabe como essas CPUs de nossos consoles, lá de 2012, sofrem um pouco pra aguentar alguns jogos, dar loading nas paradas, alguns framerates já comprometendo a experiência final, enfim. Falando com a Official Xbox Magazine de novembro, Aaron Greenberg, gerente de marketing de Xbox, comentou um pouco sobre a nova geração: "eu acho que vamos ter um grande incremento no poder da CPU, pois queremos ter certeza de que você não tenha problemas como os consoles anteriores tiveram. Sim, a gente consegue mesmo alcançar 4K e 120 frames por segundo, então, acho que este é o tipo de foco pra algo que as pessoas não veem hoje em dia". Greenberg também falou que os devkits já estão rolando para as publishers e desenvolvedoras third party, e confirmou que o nome do próximo console já está definido - e não, Scarlett vai continuar sendo somente um código do projeto.
Fonte: /r/xboxone

FREE PLAY DAYS DE NBA 2K20 - ATÉ 28 DE OUTUBRO
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Neste final de semana, assinantes Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate podem jogar gratuitamente NBA 2K20, mais novo jogo de basquete da franquia de maior sucesso do esporte. O jogo vai estar liberado pra jogar até a madrugada de segunda-feira, 28 de outubro, às 3h59min (Brasília).
Fonte: Xbox News

DEALS WITH GOLD COM SALES BOMBS DROP, SHOCKTOBER E TOM CLANCY'S
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Com The Outer Worlds e Call of Duty lançados hoje, acho que pouca gente vai pensar em comprar algo. Mas, se tiver alguém querendo, temos três promoções rolando: Sales Bombs Drop, focada em Fallout; Shocktober, com títulos pra se jogar no Halloween, como Resident Evil 2 com 50% de desconto; e ainda uma focada só em jogos da franquia Tom Clancy's. A lista com todos eles está aqui.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (21 A 25/OUT)


LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (28 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO)
Segunda, 28
  • Police Chase (Caipirinha Games/Toplitz Productions) - R$ 112,45 (Xbox One X Enhanced)
Terça, 29
Quarta, 30
  • Delta Squad (Eskema Games/Ratalaika Games) - Sem preço na Store
Quinta, 31
  • Jalopy (Minksworks/Excalibur Games) - R$ 54,95
  • Race with Ryan (3D Clouds/Outright Games) - R$ 147,45
Sexta, 1º
LINKS DA SEMANA
  • Análise de Indivisible - Indivisible é um jogo que eu 100% desconhecia, mas que chegou até mim na última "onda" de jogos independentes, com muita gente falando bem dele. Uma das peculiaridades é que ele mistura também elementos de plataforma e RPG, ou seja, uma mistura que tem tudo pra dar certo. | Xbox Power
  • Bethesda anuncia assinatura paga de R$ 54/mês pra jogar Fallout 76 - hahahahahahaha | Xbox Power
  • Bethesda não registra domínio do site de Fallout 1st e jogadores utilizam para criticar a empresa - HAHAHAHAHAHAHA | Twitter Jez Corden
  • Como fazer análises de jogos hoje? A importância que gameplay ganhou e mais - Mais um vídeo legal do Bruno Micali, agora abordando um assunto "polêmico", em partes porque a maneira como jogos são analisados hoje é diferente de muitos anos atrás, em parte porque tem muito de gosto envolvido, tanto de quem escreve/grava quanto de quem lê/vê. | YouTube Fala Mica
  • Diablo IV e remaster de Diablo 2 podem aparecer na Blizzcon - No ano passado, muitos fãs de Diablo ficaram decepcionados quando a Blizzard anunciou um novo Diablo... para celulares. Teve gente reclamando, público pistola, apresentadores sem graça no palco. Esse ano, talvez, Diablo IV e até um remaster de Diablo 2 podem aparecer, segundo indicam alguns rumores. Vale lembrar que "Diablo IV" já teve seu desenvolvimento completamente rebootado pelo menos uma vez, sendo que o jogo até já chegou a ser pensado de um jeito diferente, com visão de terceira pessoa, igual um souls da vida. | Twitter Metro_OW
  • Diyng Light 2 anuncia parceria com Left 4 Dead - Left 4 Dead foi um dos grandes exclusivos do Xbox 360, um shooter cooperativo de zumbis que o @Morts deve ter jogado pra caramba. Dying Light chegou nesta geração e fez bastante sucesso, o segundo jogo está pra ser lançado nos próximos meses e a Techland anunciou uma parceria com a Valve pra fazer algo relacionado a Left 4 Dead 2. Skins talvez? | Twitter Dying Light
  • Feature Discovery Series Episode 2: Weather - Um dos títulos mais promissores da Microsoft para 2020 é Microsoft Flight Simulator, retorno da franquia de simulação (simulação mesmo, pesada) que fez sucesso nos anos 90 e 2000. Neste vídeo, o diretor criativo David Dedeine fala sobre o complexo sistema de tempo criado para este jogo. | YouTube Microsoft Flight Simulator
  • Mike Ybarra é o novo VP e GM da Blizzard - Depois de mais de 20 anos de Microsoft, Mike Ybarra saiu da empresa e agora vai ocupar o cargo de vice-presidente e diretor geral da Blizzard, uma mudança de rumos em um momento onde a empresa passa por uma crise de relações públicas bem grande. | Twitter Qwik
  • Jogaecast #87 - Jogo do Ganso e The Outer Worlds - Os jogos do título são bem conhecidos e receberam boas avaliações da crítica, mas neste programa, eles também comentaram sobre outros jogos, como Silver Chains e Mordhau, entre outros. | Jogae.TV
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Pouca coisa nessa semana, uma passadinha rápida ali e já dá pra conferir alguns vídeos e ficar atualizado, procurando uma joia perdida. | PXB
  • Microsoft registra o slogan "Discover your next favorite game" - A Microsoft usa essa frase pra promover o Game Pass. O problema é que a Sony usou também pra promover a PlayStation Now. Pra evitar problemas futuros, e se garantir, a Microsoft foi lá e criou um registro pra esse slogan. | Twitter Klobrille
  • Preview de Session no Xbox One adiado pra novembro ou dezembro - Era pra ser em outubro, mas o estúdio anunciou que a versão Preview de Session, jogo de skate, um gênero tão em falta hoje em dia, vai estar disponível no Xbox One no final de novembro ou início de dezembro, eles não tem certeza ainda. | Creature Studios
  • Shroud também está trocando o Twitch pelo Mixer - Depois de Ninja, um dos maiores streamers do mundo, sair do Twitch (nunca sei se é "do" ou "da"), foi a vez de Shroud também seguir o mesmo caminho. Isso mostra o investimento da Microsoft na plataforma Mixer, e também representa uma mudança para os streamers: conversando com um amigo, foi comentado que a diferença de carga de trabalho entre as plataformas é gritante. No Twitch, apesar de terem muitos seguidores e assinantes, os caras precisam fazer mais de 10h de transmissões diárias pra ganhar uma grana; no Mixer, o Ninja, por exemplo, tem feito ali suas 3h a 4h por dia, usando o restante pra produzir outros conteúdos ou aproveitar a vida. | Windows Central
  • Suda 51 e Swery vão criar novo jogo juntos - Durante um evento no Japão, os designers Suda 51 (Killer 7, No More Heroes, Killer is Dead, Travis Strikes Again: No More Heroes) e Swery (Deadly Premonition, D4, The Good Life) anunciaram uma parceria pra criar um novo jogo de terror, com orçamento estimado em $1 milhão e publicado pela Devolver Digital. O jogo será inspirado por Siren e Twin Peaks, terá um modelo "fácil de jogar" e, durante o evento, eles mandaram mensagem para Keiichiro Toyama (criador de Silent Hill e Siren) pedindo se ele queria fazer parte do projeto... e ele disse sim. As plataformas ainda não foram anunciadas. | Gematsu
  • Ubisoft adia Watch Dogs Legion, Rainbow Six Quarantine e Gods & Monsters - Pra aproveitar o embalo, a Ubisoft anunciou o adiamento de três de seus jogos, que tinham previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2020. Desses três, só Watch Dogs Legion tinha uma data (6 de março), e agora, todos sairão no próximo ano fiscal, ou seja, depois de abril de 2020 e antes de março de 2021. Isso, aliado a resultados abaixo do esperado para The Division 2 e Ghost Recon Breakpoint (a Ubisoft chegou a dizer em relatório que o jogo "não teve tantos diferenciais, impedindo suas qualidades intrínsecas de se destacarem" lol), fez as ações da empresa despencarem mais de 18%. | Gamespot

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Por hoje é isso, gente. Divirtam-se jogando The Outer Worlds ou Call of Duty Modern Warfare ou qualquer outra coisa ou até mesmo fora dos games. Excelente final de semana a todos.

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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Otimo topico @ronabs ! Parabens
Acho q de longe l4d foi um dos jogos que mais joguei e ainda jogo de vez em quando.
Estou curioso com esse Dying light com l4d!
 
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