Resumo Resumo da Semana Xbox #77 - 6 a 10 de janeiro

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,738
76,261
Rio Grande do Sul
Oi, gente. Voltamos! Depois de um período de folga, o resumo voltou daquele jeito, trazendo algumas coisas importantes que aconteceram nesta última semana. Pra variar, novos jogos entraram no Xbox Game Pass de console e PC, então, o ano mudou mas o ritmo que estávamos acostumados continua igual. Além disso, surgiram algumas entrevistas bem legais sobre o futuro do Xbox em 2020 (com o Matt Booty), o case de sucesso que o Xbox Game Pass tem criado para a Microsoft, quais melhorias podemos esperar no próximo console que não são tão óbvias assim, novos detalhes de Resident Evil 3, nossa ideia do fórum de jogar um Halo por mês em 2020 pra nos preparamos bem para o lançamento de Infinite no final do ano, a tradicional brincadeira da Batalha do Backlog que chega ao quarto ano e todo mundo pode participar, uma passadinha pelos Valores da Xbox Live, os Deals with Gold, a agenda de lançamentos que aconteceram nos últimos dias e os da próxima semana, e aqueles links sobre Xbox e outros assuntos legais ligados a videogame como um todo. Como o resumo deu uma pausa nas últimas duas semanas, a parte de links tá um pouquinho maior do que o habitual, porque surgiu bastante coisa legal que vale a pena compartilhar.


FROSTPUNK E OUTROS NO GAME PASS + NOVAS QUESTS
ENrwjc7UYAAGi16

O ano pode ser novo, mas a rotina é a mesma, com mais jogos chegando ao Xbox Game Pass. Na semana passada, foi GTA V, um título que dispensa apresentações e é uma das maiores dragas de dinheiro e tempo dessa geração, negócio é sucesso absoluto. Já nesta semana, tivemos a adição de outros jogos não tão representativos quanto GTA (porque é difícil fazer isso), mas igualmente bons. No dia 9 de janeiro, Frostpunk (console/PC) um jogo de estratégia onde devemos administrar uma cidade no meio do gelo, com todos os desafios, escolhas e consequências que isso demanda - é da mesma galera que fez This War of Mine, então, esperem o mesmo nível de escolhas difíceis a serem feitas, como mandar crianças trabalharem nas usinas de carvão pra ter calor pra esquentar a cidade ou deixar elas brincando/estudando e ver parte da população congelando de frio; FTL - Faster Than Light (PC), um roguelike diferente que mistura elementos de estratégia e gerenciamento para controlarmos uma nave pelo espaço, vejo muita gente elogiando esse; e Sword Art Online: Fatal Bullet (console), um RPG de ação em terceira pessoa, baseada no anime de sucesso do mesmo nome. Já na semana que vem, Tekken 7 (console) é a novidade no dia 16, trazendo o mais recente título de uma das franquias de luta mais queridas da história para os assinantes do serviço - muita gente fala que é baba fazer 1000G nele. Ainda na semana que vem, dois jogos serão removidos: Just Cause 3 e Lego City Undercover, no dia 15.

Mudando de assunto, mas ainda no Game Pass, temos novas quests disponíveis, que dão pontos que podem ser trocados por créditos na Microsoft Store: New Year, Try a New Game - 200 pontos por desbloquear uma conquista na lista de jogos elegíveis; The Witcher 3 - 200 pontos ao completar duas conquistas no jogo; Minecraft - 200 pontos ao completar duas conquistas no jogo; ID@Xbox - 300 pontos ao completar três conquistas em uma seleção de jogos (pode ser três no mesmo, dois em um e um em outro, enfim); Play Something New - 100 pontos ao desbloquear uma conquista em uma lista de jogos; Play PC - 100 pontos ao desbloquear uma conquista no PC. A lista de jogos pode ser conferida tanto no site como no app do Xbox Game Pass, o melhor pra acompanhar elas é pelo app na real.
Fonte: Xbox News

2020 É UM ANO BRILHANTE PARA O XBOX
H4vqCg7.jpg

Estamos na reta final de uma geração conturbada para o Xbox One, onde diversos percalços impediram a Microsoft de encontrar o mesmo sucesso do seu console antecessor. Geralmente, quando isso acontece, as empresas meio que deixam o console atual de lado e começam a se programar para que o próximo corrija todos os seus pontos a melhorar, deixando os consumidores um pouco insatisfeitos, tendo que comprar uma nova plataforma para ver velhos pedidos sendo atendidos. Não é o caso da Microsoft. Desde 2014 com Phil Spencer alçado à direção da marca, foi iniciado um plano de reestruturação que passou por diversos pontos, de cultura a hardware, de inovação a software. E o melhor: tudo isso foi sendo executado à medida que as ideias estavam prontas.

Foi assim que surgiram iniciativas como o Xbox Game Pass, a Microsoft passou a adquirir novos estúdios, a marca Xbox ganhou força dentro da companhia, e todos esses resultados foram chegando também a nós, consumidores. Em uma entrevista para a revista MCV/Develop, Matt Booty abordou diversos assuntos pertinentes para o presente e futuro da divisão, como o processo de transição para o Series X, a competição com a Sony, o modelo de aquisições e como as novas equipes são integradas, e muito mais. Vou deixar abaixo dois links, um com o original em inglês (que pode ser até baixado em PDF, para ler como se fosse uma revista) e o tópico do PXB sobre o assunto, que aborda os principais pontos da conversa.
Fontes: MCV/Develop, PXB


O XBOX GAME PASS É UM CASE DE SUCESSO PARA A MICROSOFT
71.jpg

Falar bem do Game Pass é comum, por todas as vantagens que o serviço oferece. Mas o que estamos percebendo é que o Game Pass se tornou um verdadeiro case de sucesso para a Microsoft, seja no aumento do número de horas jogadas ou jogos comprados por seus assinantes, os novos jogos e gênmeros que experimentam, entre outros - além de dar um boost naqueles jogos que entram no serviço, tanto em jogatina quanto em vendas. Mas esse fenômeno também acontece com jogos já estabelecidos: para Ben Decker, head de marketing dos serviços de games da Microsoft, a base de usuários de Minecraft cresceu 20% quando o jogo entrou no Game Pass. Além disso, segundo ele, existe uma preocupação de manter uma curadoria do catálogo, mesmo para títulos de grandes publishers AAA. Assinantes do Game Pass Ultimate também são 7x mais propensos a fazer streaming de jogos do que consumidores médios de Xbox. E, para o futuro, a Microsoft segue comprometida para o serviço estar disponível na próxima geração: "não é um experimento desta geração de consoles. Este é um serviço que nossos membros podem contar em qualquer produto que apresentarmos no futuro."

E aqui, eu chego no ponto principal que queria levantar: o comprometimento da Microsoft. É bastante comum na indústria vermos empresas apostando algo em novas ideias e conceitos, prometendo horrores de inovação só pra essa empolgação toda sumir sem deixar rastros pouco tempo depois. Ninguém escapa, Microsoft, Nintendo e Sony já aprontaram dessas. Mas o que diferencia a Microsoft atualmente (na real, desde que o Satya Nadella assumiu), ao meu ver, é que eles estão falando realmente sério quando explanam sua visão de futuro e onde cada coisa se encaixa: o console, o PC, o streaming, o Game Pass, e como eles se integram aos outros produtos e serviços da empresa. Como o Phil Spencer comentou uma vez, o Xbox não é mais aquela banda de garagem, que pode tocar desde que não faça muito barulho; é, isso sim, um pilar dentro da estrutura da Microsoft, e que desempenha um importante papel. Ter esses tipos de depoimentos passa muita confiança para nós, consumidores, seguirmos investindo na plataforma, e basta vermos os números do Game Pass (que tem dobrado ano a ano, segundo o Spencer), a quantidade de gente que assinou o Game Pass Ultimate até 2021, 2022, 2023, pra vermos que essa confiança na marca é recíproca.
Fonte: Washington Post

QUAIS MELHORIAS PODEMOS ESPERAR DO PRÓXIMO XBOX
RKDGUuF44k94Zony2NSYha.jpg

Mesmo gostando muito de nossos consoles, quase sempre tem algum ponto que pode ser melhorado. É inegável a evolução que o Xbox teve de 2013 pra cá enquanto plataforma, mas é aquela coisa: quando problemas mais visíveis são resolvidos, aqueles menores, que nem incomodam tanto em uma situação normal, começam a se destacar. E não que eles sejam efetivamente problemas pra todo mundo, tem quem não se incomode. Entre alguns pontos citados pelo Windows Central, destacam-se:
Mais facilidade para digitar com o controle: mandar mensagens e digitar códigos pode levar um tempo com o controle e o teclado virtual. A Microsoft até já patenteou algumas soluções alternativas, mas nenhuma chegou até o público final até o momento;
Ergonomia do xCloud: esse não nos afeta tanto porque vai saber quando esse negócio vai chegar ao Brasil, mas é fato que, para ter sucesso no mercado mobile oferecendo experiências mais robustas, a Microsoft vai precisar de alternativas para que a jogatina com um controle (seja tradicional de Xbox, seja algo mais doido como isso ou isso, estejam disponíveis;
Reformulação da Store: aqui eu concordo, a loja às vezes dá uma raiva de tão lenta para carregar as coisas, não somente por ser muito baseada na internet pra carregar as informações, como também é pesado para o console atual. No próximo, com mais poder de processamento, esperamos também uma experiência mais fluída nesse sentido;
Volta dos Clubes: eles ainda existem, mas parece que perderam força dentro da Microsoft. Como ela quer construir comunidades, talvez seja uma boa reforçar esse lado social da Xbox Live;
Licenças de família e assinaturas: para o Windows Central, a Microsoft poderia se inspirar em outras plataformas, como Steam ou Android, para que jogos pudessem ser liberados para outros membros de uma mesma família, algo que a Microsoft até comentou vagamente lá atrás em 2013 mas ninguém entendeu direito como seria.
Fonte: Windows Central

RESIDENT EVIL 3 GANHA NOVOS DETALHES
1057557.jpg

Na sua última edição, a Official PlayStation Magazine do Reino Unido divulgou mais informações sobre o novo Resident Evil, que será lançado no dia 3 de abril. Pra começar, não devemos esperar uma exploração de Raccoon City, como em um jogo de mundo aberto, mas várias áreas do jogo oferecerão um pouco de liberdade para a exploração. O Nemesis usará uma verão aprimorada da IA desenvolvida para o Tyrant, de Resident Evil 2. Assim como neste último, o som será importantíssimo para navegar pelo mundo, uma vez que os zumbis estarão por toda parte e antecipar seus movimentos será fundamental para escapar com vida. O modo “Mercenaries” não estará no jogo, e Carlos será um personagem jogável. Mas o que mais pegou na galera, pelo que vi, foi a confirmação de que não haverá um sistema de escolhas como no jogo original, que criava diferentes caminhos da história, interferindo em futuros gameplays, etc. Com isso, caiu fora também a questão de múltiplos finais, algo que gerava bastante comentários dos fãs.
Fonte: reddit/residentevil

ROAD TO INFINITE - UM HALO POR MÊS EM 2020
981732.jpg

No final de 2020, Halo Infinite será lançado para saciar a saudade dos fãs da franquia, que não vê um título novo da franquia principal desde 2015, com Halo 5: Guardians. Desde 2001, Halo cultivou uma legião de fãs apaixonados pelo seu universo, e se mantém relevante para o público ainda em 2019, com o sucesso do lançamento de Halo: Reach no PC, especialmente no Steam, por exemplo. Com tudo isso, é natural que Infinite continue uma história de sucesso que foi construída ao longo de quase 20 anos. Mas você conhece toda essa história? Jogou todos os jogos? Pensando nisso, criamos um tópico para montar um calendário de Halo em 2020, jogando um jogo por mês para conhecermos (ou relembrarmos) toda a história dos jogos, perceber a evolução dos personagens e da franquia como um todo, conversarmos sobre cada jogo durante um mês inteiro e até combinar partidas online com a galera. Quem se interessar e quiser acompanhar, tem mais informações no link abaixo.
Fonte: PXB

BATALHA DO BACKLOG 4.0 - PARTICIPE COM A GENTE
557A1433c-XL.0.jpg

Peguei essa foto acima mais pra ilustrar, embora a gente às vezes se sinta desta forma. Como fizemos em outros anos, está no ar a Batalha do Backlog, um tópico onde vamos acompanhando nosso ano de 2020 em relação aos jogos completados e também comprados, criando um saldo final que mostra se estamos tendo êxito em jogar os jogos que temos ou se temos cada vez mais coisa pra jogar, seja comprando, seja ganhando em assinaturas. É fato que, especialmente no Xbox e Windows 10, o Game Pass mexeu bastante com nossos backlogs, já que todo mês tem coisa nova entrando e muitas delas bem interessantes que queremos jogar em algum momento. Some a isso outras plataformas, lojas dando jogos de graça como a Epic, então, vivemos uma época onde é relativamente tranquilo jogar bastante sem pagar tanto por isso. Pra conhecer o tópico ou até participar, tem mais informações no link abaixo.
Fonte: PXB

QUAIS SÃO OS VALORES DA XBOX LIVE
ENzxXl_VUAIF0Qx

Não, não os valores monetários. Valores, aquelas atitudes e ações que empresas definem como importantes para que as pessoas apliquem em seu dia a dia, e que acabam influenciando as ações que vemos em relação à marca. No Twitter, a Program Manager de Xbox, Catarina Macedo, compartilhou quais são os valores da equipe da Xbox Live. Não é algo lá tão importante pra quem joga talvez, mas pra quem se envolve com a marca, como a gente, é legal ver que muitas coisas que eles fazem lá estão bem alinhadas com atitudes que a gente também valoriza aqui desse lado. E, como ainda tá no começo de ano, vale dar uma pensada nesse tipo de coisa, especialmente agora que estamos na iminência dos novos consoles chegarem ao mercado, muita gente já tá saltitando pra poder provocar os amigos que gostam de outros consoles, é legal lembrar que tem uma coisa muito forte que é comum a todos nós, que é gostar de jogar.
  • Lidere com bondade: nós somos bondosos, assumimos as boas intenções e perdoamos erros.
  • Inspire empatia: nós ouvimos e fazemos uns aos outros melhores através da colaboração, e não da competição;
  • Promova o pertencimento: nós podemos ser nós mesmos, respeitosamente;
  • Tente coisas novas: nós acreditamos que crescer é sobre sair das nossas zonas de conforto, tomando riscos e aprendendo;
  • Crie diversão: nós focamos na diversão para todos os jogadores, desenvolvedores e nosso time.
Fonte: Twitter Catarina Macedo

DEALS WITH GOLD COM VÁRIAS OFERTAS PARA JOGOS F2P
xbox-store-1280x720.jpg

A primeira semana do ano (tecnicamente) começou já com promoção na Xbox Live, com preços especiais para assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate. É uma lista de jogos focada, grande parte, em complemento para jogos free to play, como Apex Legends, Warface, World of Tanks, entre outros. Mas tem também alguns jogos perdidos ali no meio, como um combo de dois jogos (Seasons After Fall e Shiness: The Lightning Kingdom) por menos de R$ 8,00. Para conferir a lista de títulos em oferta, é só clicar neste link.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (6 A 10/JAN)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (13 A 17/JAN)
Quarta, 15
Sexta, 17

LINKS DA SEMANA
  • Children of Morta ganhará novidades gratuitas em breve - O RPG Children of Morta ganhará diversos conteúdos novos em 2020, muitos deles gratuitos. Serão adicionadas uma nova dificuldade, um pacote com 20 novos itens, o modo New Game+, um modo mais randômico onde não sabemos que inimigos vamos encontrar, um novo personagem, modo online cooperativo, arenas com ondas de inimigos e 30 novos encantos, graças e relíquias. Já uma, que amplia a história com um novo personagem jogável, inimigos e chefes novos, será paga. | Jogae.TV
  • Elden Ring vai aparecer na Taipei Game Show - Quem está ansioso pelo novo jogo da From Software, em parceria com George Martin, vai poder saciar a vontade me breve. Isso porque Elden Ring vai estar entre os jogos mostrados pela Sony na Taipei Game Show, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Um novo trailer é esperado. | PC Gamer
  • Especial Resident Evil: O Renascimento da Franquia - Quando surgem conteúdos legais e brasileiros no YouTube, vale a pena tirar um tempo para ver. Esse é um vídeo que mostra como a franquia Resident Evil ressurgiu nos últimos anos, após uma longa jornada de mais de 22 anos. | YouTube Blader Koyotte
  • Exclusive Magic: Legends Gameplay Trailer - Para quem se empolgou com os anúncios de Magic nos últimos meses, a desenvolvedora soltou um pequeno trailer mostrando o que é, exatamente, o jogo. Tá mais pra um action RPG, nos moldes de Diablo. | YouTube Gameinformer
  • How Control's Most Ambitious Level Was Created - Pra quem jogou Control, uma parte em específico é lembrada como a mais legal do jogo, um momento construído nos mínimos detalhes pra que tudo aconteça de forma fluída e divertida, acompanhado de uma trilha sonora específica que embala tudo. Neste vídeo, o diretor Mikael Kasurinen conta como essa parte de Control foi criada. | YouTube Gamespot
  • Janela Indie - Conheça Cyber Shadow - Com uma estética bem parecida com The Messenger (que adorei), Cyber Shadow chamou a atenção logo de cara, co mecânicas que parecem exigir precisão e habilidade, como os bons clássicos dos anos 90. O jogo será lançado no Xbox Game Pass de console e PC ainda em 2020. | YouTube Nautilus
  • Jogaecast Expectativas 2020 - Cyberpunk 2077. Halo Infinite. VER OUTRO JOGO AQUI. O ano de 2020 promete vários jogos sensacionais pra gente, e a galera do Jogae passou por esses títulos muito aguardados, além de dar um pouco de atenção para alguns jogos meio fora do radar. | Jogae.TV
  • Let's talk about Dark Souls one last time wait where are you going - Mesmo jogando um ou outro jogo inspirado pela franquia "souls", eu entendo o porquê de Dark Souls ser considerado um dos jogos mais importantes da década. Poucos jogos são iluminados o suficiente por serem não somente bons, mas também influentes. Dark Souls é um deles. | YouTube Polygon
  • O que faz um jogo ser bom? - Quando vamos comprar algum jogo, muitas vezes, damos uma olhada na percepção geral dos amigos, colegas de fórum, redes sociais. Algum referencial a gente procura, e vemos muitas respostas como "é bom", "pode ir tranquilo". Mas, o que faz, exatamente, um jogo ser bom? A história? O visual? O custo benefício? Boa conversa pra ouvir enquanto tá na academia ou fazendo outra atividade. | Jogae.TV
  • Platinum recebe aporte de capital da Tencent - Uma das desenvolvedoras orientais de maior sucesso no Ocidente é a Platinum, e muita gente de Xbox sonha em ver esse estúdio como o alvo da Microsoft em sua expansão de estúdios na Ásia. Mas os planos deram uma esfriada. Isso porque a Platinum recebeu um aporte de capital da gigantesca Tencent (a maior empresa de videogames do mundo). Pelo acordo, a Platinum continuará operando de forma independente, sem mexer na estrutura corporativa, usando o dinheiro para fortalecer suas áreas de desenvolvimento e publicação. | Gematsu
  • Relembrando "Dino Crisis", o eterno "Resident Evil com dinossauros" - Depois do sucesso da Capcom com os remakes de Resident Evil 2 e 3, e a própria empresa falando que vai olhar com carinho para suas antigas IPs, muita gente quer ver agora o retorno de Dino Crisis. Pode ser que, talvez, quem sabe, a franquia retorne, então, é bom dar uma relembrada nela. | UOL Start
  • Resident Evil 3 possuirá download dividido - Com lançamento previsto para 3 de abril, Resident Evil 3 terá uma funcionalidade interessante pra galera que quer economizar espaço. Ao invés de termos um download único para todo o pacote, o jogo em si (em torno de 22 GB) poderá ser baixado separadamente, deixando o multiplayer Project Resistance (aproximadamente 20 GB) só pra quem quiser. Além disso, tem um download de 620 MB com roupas extras pra quem comprar antecipadamente. Boa, Capcom. | Arena Xbox
  • The History of Grand Theft Auto - Poucos jogos são tão gigantescos e tão polêmicos quanto GTA. O que começou como um jogo de corrida acabou se transformando em uma das franquias mais queridas e lucrativas da história dos videogames. Mas como esse império todo foi construído? | YouTube GVMERS
  • The Making of Bastion - Em pouco mais de 10 anos e com mais ou menos esse número de pessoas trabalhando em seus jogos, a Supergiant Games conseguiu criar um portfólio consistente de títulos que encantaram jogadores ao redor do mundo. Mas, tudo tem um início, e o início dessa trajetória foi com Bastion, um jogo lançado em 2011 para o Xbox 360 e que foi crescendo graças ao boca a boca dos jogadores. | YouTube Noclip
  • The Making of Outer Wilds - Dobradinha do Noclip aqui, esse é sobre Outer Wilds. Não posso falar sobre porque não vi o vídeo e nem joguei ele ainda, mas vejo de muita gente uma empolgação genuína ao valorizar o jogo como um dos melhores do ano e talvez da geração. Pra quem já jogou, vale a pena fazer um baldão de pipoca pra ver esses vídeos do Danny, são um show de produção e conteúdo. | YouTube Noclip
  • Um Dreamcast bonito - Só isso, uma foto de um Dreamcast bonito. Mas é bem bonito. | Twitter Gamer Chrris
  • Wargroove: Double Trouble - DLC Launch Trailer - Wargroove é um jogo de estratégia que lembra bastante os antigos Advance Wars, e fez bastante sucesso entre o público e a crítica. Quem quiser conhecer, o jogo está no Game Pass e, no dia 6 de fevereiro, a desenvolvedora dará mais um incentivo pra galera jogar. Double Trouble é um DLC gratuito onde poderemos controlar a facção Outlaw, com novos comandantes e personagens. | YouTube Chucklefish
  • What Minecraft Is Like For Someone Who Doesn't Play Games - Seguindo a linha de um vídeo de sucesso que esse cara fez, agora foi a vez de colocar uma pessoa que não é acostumada a jogar videogame pra jogar Minecraft. Pra nós, que jogamos bastante, muitos conceitos são bastante comuns, como andar e movimentar uma câmera ao mesmo tempo; pra outras pessoas, isso é bem complicado. Imagina largar uma pessoa assim, literalmente, em um playground gigante virtual. | YouTube Razbuten
  • Why The Witcher 3: Wild Hunt is Nate's Game of the Decade - The Witcher III é um dos maiores jogos dessa geração, um favorito de muita gente talvez até para o melhor jogo dos últimos 10 anos. Mas por quê? O que a CD Projekt RED fez de tão especial para conseguir tanta aclamação? | YouTube Escapist


.
.
.


E por hoje é isso, galera. Espero que o final de ano de vocês tenha sido muito bom, e o início deste esteja sendo também. O ano de 2020 vai marcar um ponto importantíssimo na história da marca Xbox, um que temos visto ser construído de perto, acompanhando ali o dia a dia e vendo, pouco a pouco, as peças se encaixarem. Acredito que, entre as várias metas de 2020, uma delas seja poder encerrar o ano com um desses brinquedinhos abaixo em casa. Vamo que vamo!

giphy.gif
 

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
1,443
1,981
Irlanda
What Minecraft Is Like For Someone Who Doesn't Play Games - Seguindo a linha de um vídeo de sucesso que esse cara fez, agora foi a vez de colocar uma pessoa que não é acostumada a jogar videogame pra jogar Minecraft. Pra nós, que jogamos bastante, muitos conceitos são bastante comuns, como andar e movimentar uma câmera ao mesmo tempo; pra outras pessoas, isso é bem complicado. Imagina largar uma pessoa assim, literalmente, em um playground gigante virtual. | YouTube Razbuten

Essa serie é muito interessante

Otimo resumo, Brigado!
 
  • Curtir
Reações: ronabs

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)