Análise [Review] Porque Skyrim é o melhor RPG

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Jogos de RPG fazem parte de um gênero complicado. O nicho de jogadores é mais limitado do que gêneros como os de jogos de ação, esportes e tiro (seja em primeira ou terceira pessoa), exigem investimento pesado na produção, enredos longos, diálogos elaborados, dublagem de boa parte dos personagens, bastante conteúdo de jogo e, naturalmente, ainda devem combinar todos esses elementos para lançar um jogo de qualidade e capaz de gerar lucro.

É um gênero em que a maior parte dos jogos possuem inegáveis qualidades, embora poucos sejam capazes de se sobressair aos demais, e menos ainda aqueles que atingem estrondoso sucesso comercial.

Skyrim, o novo título da Bethesda na franquia Elder Scrolls, não apenas é um sucesso de crítica, como também de público. É fortíssimo candidato a melhor jogo do ano, e, arrisco dizer, um dos melhores jogos da geração. Na minha opinião, certamente o melhor no gênero de RPG.

gallery_979_58_15922.jpg


Dizer que um jogo é o melhor RPG da geração por si só já significa uma barbaridade, levando em consideração que se está falando de uma geração que trouxe títulos de qualidade indiscutível, como as franquias Mass Effect, The Witcher, Fallout, Dragon Age, novos títulos da franquia Fable, ótimas surpresas com Daemon´s Soul e Dark Souls, e isso sem contar com a concorrência interna dentro da própria série Elder Scrolls, com o espetacular Oblivion.

O curioso de se avaliar Skyrim é que, se analisado isoladamente, os concorrentes na mesma categoria lhe são superiores em vários pontos. Skyrim tem belos gráficos, um salto em relação a Oblivion, mas não tem o nível de qualidade técnica de The Witcher 2. Mass Effect 2 possui personagens mais carismáticos e de maior profundidade. Fallout possui um universo mais coeso e características próprias mais marcantes. Dragon Age (o primeiro) tem maior complexidade. Fable é mais acessível. Dark Souls é mais desafiador e ágil.

Por que, então, Skyrim é melhor do que todos eles?

Isso se deve a dois fatores principais.

O primeiro deles, e talvez o menos importante, é o fato de que no conjunto Skyrim mantém um nível de qualidade que nenhum dos outros consegue manter. The Witcher 2 pode ser esteticamente mais bonito, mas é um universo de jogo que não tem um ínfimo da dimensão épica de Skyrim. Mass Effect 2 possui personagens mais interessante, mas a quantidade de personagens é limitada, tudo gira em torno do personagem principal e o restante do universo é quase invisível perto do protagonista e dos coadjuvantes. Fallout precisa constantemente reciclar seus temas porque o contexto de Fallout é mais restrito. Dragon Age tem tramas complexas, mas pouco que escape ao tronco principal de sua história. Fable é casual demais e seu enredo é trivial e infantil. Dark Souls abdica de boa parte de sua trama em favor da ação.

skyrim.jpg


Mas mais importante do que o equilíbrio de suas qualidades, Skyrim é muito mais RPG do que todos os jogos acima. O que significa dizer isso? Diversamente do que por vezes se propaga, um RPG não se caracteriza pelo fato do personagem “subir de nível”, progredir suas habilidades, melhorar seu equipamento, conversar com outros personagens ou, muito menos, possuir combates por turnos ou uma novela visual. Esses são apenas elementos que costumam estar presentes em jogos que se costumam chamar de RPG, mas não são necessários a ele. RPG, como o próprio nome diz, é um gênero que se caracteriza pela interpretação de papel. Quando essa interpretação de papel é passada para a tela de um jogo eletrônico, essa interpretação se transforma em imersão. Imergir no mundo, muito mais no caso de RPGs do que de qualquer outro gênero, significa a possibilidade do jogador interagir da forma mais ampla possível, com a maior liberdade que lhe seja possível conferir, e, talvez de forma ainda mais decisiva, fazer com que o universo mude e responda a essa interação.

Você sabe que está diante de um jogo de RPG quando o jogo lhe apresenta uma série de problemas, e o jogador possui diversas possibilidade de abordar e resolvê-lo, mas, sobretudo, que a forma pela qual ele abordou e resolveu esse problema é capaz de mudar a forma como o mundo virtual se comporta perante o jogador.

WhiterunExterio_1340384cl-8.jpg


Nós já não estamos mais no universo de apenas passar de fase, derrotar o chefe de uma etapa do jogo, matar todos que estão a sua frente ou explorar um mundo morto em que tudo apenas observa placidamente o que faz o jogador. No RPG o universo precisa ser, quanto mais for possível, dinâmico e interativo com o jogador.

A Bethesda sempre procurou focar nesse ponto de reação do universo ao jogador. Fazer o jogador se sentir efetivamente como alguém que está interpretando um papel em um universo vivo. Mas nunca antes, seja em jogos fantásticos, como Morrowind, Oblivion ou Fallout 3 havia sido capaz de chegar ao grau de refinamento que se vê em Skyrim.

Em Skyrim o universo funciona de maneira tão viva que não apenas o jogador possui plena liberdade de ação e exploração, como já era característico da série, como de maneira realmente revolucionária a produtora elevou de maneira exponencial a reação do universo ao comportamento do personagem, como previu uma quantidade de desdobramentos tão extraordinária de ações possíveis que não é nenhum exagero (longe disso) dizer que é simplesmente impossível esgotar todas as combinações e variantes possíveis de reação do universo a cada ação do jogador. Se nem mesmo ações necessariamente vinculadas a missões que o jogo oferece já fazer com que o universo reaja de forma diferente ao comportamento do jogador, imagine-se agora que ainda existem três modalidades diversas de missões (mais, side e miscelaneous) cujo desdobramento interfere de forma ainda mais significativa no universo do jogo.

elderscrolls19081.jpg


A preocupação e o cuidado que se vêem no jogo saltam aos olhos quando se percebe que mesmo locais sem virtualmente nenhuma importância para a história principal, muitos dos quais a esmagadora maioria dos jogadores jamais visitará, foram pensados e construídos de maneira individualizada, apenas para criar a possibilidade de que fossem visitados, e tudo isso minimizando ao máximo a pura reciclagem de conteúdo (sim, Dragon Age 2, estou falando com você).

Não existe, nem nunca existiu, absolutamente nenhum universo de RPG que tenha a dimensão, a dinâmica, a interatividade e a liberdade absurda de exploração e reação que Skyrim oferece ao jogador.

Não existe, no mercado, nenhum jogo que ofereça uma relação custo/benefício tão extraordinária quanto a proporcionada por Skyrim.

skyrim-review-header.jpgx


Mesmo descontado o envelhecimento da engine recauchutada pela Bethesda, mesmo descontados os diversos “glitches” e “bugs” também de se esperar de um universo dessa grandeza, Skyrim é tudo aquilo que qualquer jogo de RPG deve almejar se tornar, e que o sucesso plenamente devido sirva de mola propulsora e estrela-guia para o desenvolvimento dos futuros jogos nesse gênero.

Publicado por mim originalmente no ManiaGamer: http://maniagamer.com.br/2011/11/17/porque-skyrim-e-o-melhor-rpg/
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Belíssimo review Caddelin. Tenho que concordar, agora sim, que finalmente a Bethesda conseguiu criar um universo de jogo bastante mutável e responsivo às ações do jogador. É claro que ainda existem os buracos onde essa responsividade falha, mas aí o desconto pela ousadia de se construir um mundo tão gigantesco e detalhado tem que ser generosamente concedido.

Por 60 dólares é de fato o jogo que mais conteúdo oferece nessa geração e se não fosse o primor que é, ainda assim a Bethesda mereceria todas as congratulações por não se deixar levar pelo óbvio que invadiu a indústria alimentada de jogos genéricos, modos multiplayer fúteis, conteúdo cortado por DLCs, lançamentos anuais do mesmo jogo, etc.
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Como discordar do Caddelin?

Excelente texto, jogo excepcional!

Skyrim é o melhor RPG existente por um simples motivo: ele é VIVO!
 

Nirv

Guerreiro
Outubro 21, 2010
3,146
1,998
@JohnSnIsh
Jogue Skyrim e vc nem lembrará de Dragon Age (que não deixa de ser um excelente jogo).
No PC cada vez mais mods estão deixando o Skyrim liso, falta só alguém implementar as animações (ê Bethesda podia dar uma melhorada neh!!) que fica perfeito...
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
a única coisa que sinto realmente falta em skyrim é a voz do nosso char. odeio jogar com personagem mudo. Prefiro uma voz genérica que um heroi que só fala T`hum na hora de dar os shouts.
 

Dare Devil

Jogador
Fevereiro 17, 2007
583
40
Uma pergunta aos mestres dos RPG's opção em espanhol? E outra, adorei ME, será que consigo jogar esse de boa?
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
[quote1321606967=Dare Devil]
Uma pergunta aos mestres dos RPG's opção em espanhol? E outra, adorei ME, será que consigo jogar esse de boa?
[/quote1321606967]

Dare, o Michell (um usuário do Portal) tem um lugar bom para comprar jogos em espanhol, por sinal ele está vendo sobre isso, depois ele vai dar um retorno. Por sinal ele também encontrou nessa mesma loja Deus Ex em espanhol, não sei se tem interesse. Se tiver espanhol , do um retorno para você.

Pelo que vi, o jogo só tem uma legenda por região, então se na Espanha foi lançado em espanhol, será a única versão que terá espanhol. O problema é saber se roda em consoles americanos, é isso que ele está vendo.
 

KevinBaconBR

Jogador
Setembro 1, 2011
223
55
Realmente, Skyrim é Game of the Decade, junto com Oblivion, DA Origins q é épico e Witcher 2 tbm merece.
Quanto a legendas, joguei um pouco no pc em ingles e dá pra jogar legal, não é tão complexo e não tem tantos dialogos como DA Origins por exemplo.
Se bem q eu nem fui nas quest, já fui direto explorar as dungeons hehe, mas acho q dá pra encarar ele em inglês mesmo. Eu vou ser obrigado a encarar, ja comprei a versão america msm, só esperando chegar.
 

Johnny Well

Casual
Dezembro 9, 2010
72
0
A pergunta que não quer calar é. Vale a pena jogar nos consoles? Pois venho acompanhando o asunto de MODS e melhoramento gráfico para pc e pinta uma ponta de duvida. Tenho um PC que segundo o Steam rodaria pouco abaixo do recomendado.

Core 2 Quad 12MB Cache 2,83 GHz, XFX GTS250 1GB 256 bit, 2 GB DD3.

Aluém aí já rodou em algum pc parecido?
 

KevinBaconBR

Jogador
Setembro 1, 2011
223
55
[quote1321613820=Johnny Well]
A pergunta que não quer calar é. Vale a pena jogar nos consoles? Pois venho acompanhando o asunto de MODS e melhoramento gráfico para pc e pinta uma ponta de duvida. Tenho um PC que segundo o Steam rodaria pouco abaixo do recomendado.

Core 2 Quad 12MB Cache 2,83 GHz, XFX GTS250 1GB 256 bit, 2 GB DD3.

Aluém aí já rodou em algum pc parecido?
[/quote1321613820]
Com certeza roda de boa, o meu pc é bem abaixo do seu e rodou no high.
Mas eu optei pelo console, nao tenho mais paciencia pra pc: configurações, drivers etc etc.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
[quote1321618231=Johnny Well]
A pergunta que não quer calar é. Vale a pena jogar nos consoles? Pois venho acompanhando o asunto de MODS e melhoramento gráfico para pc e pinta uma ponta de duvida. Tenho um PC que segundo o Steam rodaria pouco abaixo do recomendado.

Core 2 Quad 12MB Cache 2,83 GHz, XFX GTS250 1GB 256 bit, 2 GB DD3.

Aluém aí já rodou em algum pc parecido?
[/quote1321618231]

Vai todar tranquilamente em teu PC. Aliás, essa é uma outra grande vantagem dos jogos da Bethesda, eles conseguem tudo o que foi dito num jogo relativamente leve para ser rodado.

Pessoalmente, eu acho que qualquer RPG deve ser comprado para PC. Não tanto pelo aspecto gráfico, já que RPGs, salvo exceções como WItcher 2, não são a vanguarda gráfica. Mas sim pelo fato de que RPGs no PC< e notadamente os da Bethesda, possuem uma ampla comunidade de modders que realmente aprimora a experiência de jogo.

A comunidade cria novas missões inteiras, introduz novos personagens, melhora a performance, aperfeiçoa os sons e gráficos. E tudo gratuito. Visite, por exemplo, http://www.skyrimnexus.com
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,608
5,586
Vinhedo
Puta texto bom! É o tipo de review que te faz comprar o jogo.
A grande merda é arranjar tempo para jogar RPG deste tipo. Adoro esta temática, mas falta tempo.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Tem uma situação, entre centenas de outros, que acho exemplar na forma como o jogo reage ao jogador.

Existe relativamente no começo do jogo uma missão secundária (vários jogadores provavelmente terminaram o jogo e nem sequer a viram, porque quem lhe dá a missão é um personagem totalmente secundário), na qual o objetivo é "reviver" uma árvore sagrada morta no coração da cidade.

A missão, por si só, já é um espetáculo, porque é desdobrada em dois locais diferentes, um deles, aliás, magnífico do ponto de vista estético.

E olha que é uma missão secundária.

Quando você visita a árvore pela primeira vez, ela está morta. Completada a missão, você volta a cidade e ela já está florindo. Os guardas da cidades comentam quando você passa como foi importante você ter trazido a árvore de volta a vida.

Mas mais do que isso, algum tempo depois e eu estou do outro lado do mapa, perto de uma cidade que não guarda qualquer relação com a cidade da árvora, e encontre no meio da estrada um bando de gente sendo atacada por lobos. Eu os ajudo, mato os lobos, converso com eles, e eles me dizem que estão em peregrinação para a cidade da árvore porque souberam que a árvore voltou a florir...

É uma coisa espetacular. E é uma missão sem rigorosamente importância nenhuma para a campanha principal.

De encher os olhos.
 

Johnny Well

Casual
Dezembro 9, 2010
72
0
[quote1321621078=caddelin]
[quote1321618231=Johnny Well]
A pergunta que não quer calar é. Vale a pena jogar nos consoles? Pois venho acompanhando o asunto de MODS e melhoramento gráfico para pc e pinta uma ponta de duvida. Tenho um PC que segundo o Steam rodaria pouco abaixo do recomendado.

Core 2 Quad 12MB Cache 2,83 GHz, XFX GTS250 1GB 256 bit, 2 GB DD3.

Aluém aí já rodou em algum pc parecido?
[/quote1321618231]

Vai todar tranquilamente em teu PC. Aliás, essa é uma outra grande vantagem dos jogos da Bethesda, eles conseguem tudo o que foi dito num jogo relativamente leve para ser rodado.

Pessoalmente, eu acho que qualquer RPG deve ser comprado para PC. Não tanto pelo aspecto gráfico, já que RPGs, salvo exceções como WItcher 2, não são a vanguarda gráfica. Mas sim pelo fato de que RPGs no PC< e notadamente os da Bethesda, possuem uma ampla comunidade de modders que realmente aprimora a experiência de jogo.

A comunidade cria novas missões inteiras, introduz novos personagens, melhora a performance, aperfeiçoa os sons e gráficos. E tudo gratuito. Visite, por exemplo, http://www.skyrimnexus.com[/quote1321621078]

Na versão do Steam é possível instalar os MODS?

Realmente estou bem empolgado para jogar no PC, mas tenho um detalhe no meio da história. Minhas familia usa o mesmo PC.

Tenho um notebook suficiente pra usar internet e assistir, mas o PC quase não uso por esse fato. Tenho dois irmão mais novos que jogam Dota e minhã mãe que não larga da Mini Fazenda.

Sem dizer que parei de investir no PC e ele ainda tem monitor CRT.

Os prós da versão PC realmente são muitos, mas terei uma dificuldade imensa em conseguir jogar.
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
[quote1321621713=caddelin]
Tem uma situação, entre centenas de outros, que acho exemplar na forma como o jogo reage ao jogador.

Existe relativamente no começo do jogo uma missão secundária (vários jogadores provavelmente terminaram o jogo e nem sequer a viram, porque quem lhe dá a missão é um personagem totalmente secundário), na qual o objetivo é "reviver" uma árvore sagrada morta no coração da cidade.

A missão, por si só, já é um espetáculo, porque é desdobrada em dois locais diferentes, um deles, aliás, magnífico do ponto de vista estético.

E olha que é uma missão secundária.

Quando você visita a árvore pela primeira vez, ela está morta. Completada a missão, você volta a cidade e ela já está florindo. Os guardas da cidades comentam quando você passa como foi importante você ter trazido a árvore de volta a vida.

Mas mais do que isso, algum tempo depois e eu estou do outro lado do mapa, perto de uma cidade que não guarda qualquer relação com a cidade da árvora, e encontre no meio da estrada um bando de gente sendo atacada por lobos. Eu os ajudo, mato os lobos, converso com eles, e eles me dizem que estão em peregrinação para a cidade da árvore porque souberam que a árvore voltou a florir...

É uma coisa espetacular. E é uma missão sem rigorosamente importância nenhuma para a campanha principal.

De encher os olhos.
[/quote1321621713]

Meu Deus, simplesmente fantástico. com certeza comprarei esse jogo!
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
[quote1321621753=Johnny Well]
[quote1321621078=caddelin]
[quote1321618231=Johnny Well]
A pergunta que não quer calar é. Vale a pena jogar nos consoles? Pois venho acompanhando o asunto de MODS e melhoramento gráfico para pc e pinta uma ponta de duvida. Tenho um PC que segundo o Steam rodaria pouco abaixo do recomendado.

Core 2 Quad 12MB Cache 2,83 GHz, XFX GTS250 1GB 256 bit, 2 GB DD3.

Aluém aí já rodou em algum pc parecido?
[/quote1321618231]

Vai todar tranquilamente em teu PC. Aliás, essa é uma outra grande vantagem dos jogos da Bethesda, eles conseguem tudo o que foi dito num jogo relativamente leve para ser rodado.

Pessoalmente, eu acho que qualquer RPG deve ser comprado para PC. Não tanto pelo aspecto gráfico, já que RPGs, salvo exceções como WItcher 2, não são a vanguarda gráfica. Mas sim pelo fato de que RPGs no PC< e notadamente os da Bethesda, possuem uma ampla comunidade de modders que realmente aprimora a experiência de jogo.

A comunidade cria novas missões inteiras, introduz novos personagens, melhora a performance, aperfeiçoa os sons e gráficos. E tudo gratuito. Visite, por exemplo, http://www.skyrimnexus.com[/quote1321621078]

Na versão do Steam é possível instalar os MODS?

Realmente estou bem empolgado para jogar no PC, mas tenho um detalhe no meio da história. Minhas familia usa o mesmo PC.

Tenho um notebook suficiente pra usar internet e assistir, mas o PC quase não uso por esse fato. Tenho dois irmão mais novos que jogam Dota e minhã mãe que não larga da Mini Fazenda.

Sem dizer que parei de investir no PC e ele ainda tem monitor CRT.

Os prós da versão PC realmente são muitos, mas terei uma dificuldade imensa em conseguir jogar.
[/quote1321621753]


PC compartilhado é um problema, porque não é um jogo para jogar 20 minutos e sair. Monitor CRT não é um problema, desde que a resolução seja Full HD. Provavelente deve ser. Os mods funcionam bem na versão do steam. Aliás, praticamente todos são pensados já na versão do Steam.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)