A dúvida fica quanto aos lançamentos posteriores a chegada do "Xbox Scorpion", até que ponto o Xbox One continuará a receber lançamentos Cross Plataform.Sim, o XB1 se tornará o novo X360 por aqui e tenderá a continuar vendendo bem em terras canarinhas, e o Scorpion ocupará a posição de console TOP, até então desfrutada pelo seu antecessor. Mas ao contrário do que ocorreu na geração passada, o XB1 não sairá das rodas de conversas e dos tópicos mais visitados nos fóruns. Isso se deve à retrocompatibilidade que Sony e MS querem reforçar em seus ecossistemas. Ele será um console de entrada mas ainda receberá todos os jogos AAA do momento, isso por si só já o deixa numa posição bem melhor que o fadado 360 recebeu no fim da sua vida. O X360 ainda vende bem e é frequentemente encontrado entre 750-850 reais com 1-2 jogos em grande varejistas como Casas Bahia, Ponto Frio e Shoptime. E mesmo o PS3 que sai por 1000-1050, em promoções são encontrados por 850-900. Acredito fortemente que ano que vem, quando XB1 de 1,1-1,2k for a norma, ele irá canibalizar a venda de todos os demais consoles "baratos" no Brasil e aumentará bastante a sua base instalada. E como o PS4 não deve descer muito da sua casa de 1600-1700, o XB1 vanilla tem o potencial de explodir por aqui. Só os mais desinformados vão escolher pegar um PS3 de 1050 do que pagar 150 a mais por um console mundos melhor.
Uns dizem que não, outros dizem que sim, outros dizem que sim mas com a ressalva de ser 1 ano após o Scorpion. Mas ninguém sabe como será trabalhado isso de fato.
Acho que o Xone vai receber o low dos jogos de pc durante um tempo. Se incomoda? não sei, com ou sem Xbox One Scorpion, o Xone será o low do PC mesmo.
Temos que atentar, porém, é pra qualidade desse 'low', porque as empresas podem oferecer versões propositalmente ruins do xone só pra mostrar as maravilhas que o hardware novo pode fazer. O risco é alto por parte de algumas empresas.
Acredito que, num primeiro momento, irão trabalhar para manter um ecossistema que velho e novo coexistam, usando a retrocompatibilidade, certa paridade de software, e a Xbox Live como serviço.
- Em jogos multiplayer, isso até se faz necessário, pois o que interessa é o tamanho da comunidade e o quão povoada são as salas on line, seja comprando as dlcs, seja consumindo microtransações. Ambas as versões a 60fps garante estabilidade.
- Em jogos single player, tem um risco muito maior do jogo vir rushado, a tendência é forçar mais o poderio do hardware mais novo em detrimento do antigo. Mas bom seria que os jogos cross plataform usassem Rise of Tomb Raider como exemplo.
Se trabalharem direito, dá pra fazer. Mas será que querem realmente fazer? Por enquanto, está tudo no campo das possibilidades.