Se promovido ao cargo do Phill Spencer, como você administraria a Divisão Xbox?

Mr. X

Novato
Novembro 9, 2006
112
77
Um tópico zoeira recente do Fórum Outerspace, montando provavelmente por um user Sonysta, levanta a a situação hipotética de que você passa a chefiar a Divisão Xbox, mas sua missão é salvar a marca da falência.

Evidentemente o tópico começou cheio de respostas zoeiras, porém mais tarde vários user começaram a postar respostas muito interessantes e o tópico passou a ter uma abordagem bastante séria.

Apesar de mal formulada, a proposta do tópico é interessante, e portanto inspirado no tópico do Outerspace, trago para o PXB a proposta, porém formulada de maneira menos caricata:

Se promovido ao cargo do Phill Spencer, como você administraria a Divisão Xbox?
 

Mr. X

Novato
Novembro 9, 2006
112
77
Vou postar aqui a mesma resposta que dei a este questionamento lá no Outerspace.

Primeiramente, só assumiria o cargo se tivesse garantia do conselho diretor da Microsoft que não haveria interferência do conselho, e nem dos acionistas, em meu trabalho pelos próximos 5 anos (carta branca total) e que teria uma quantia extremamente significativa de grana na mãos para usá-la em prol do negócio de games como bem entendesse.

Depois disso, procuraria os grandes nomes da programação e do design de games a nível mundial e proporia contratá-los como funcionários da Microsoft, desde de que topassem sair dos seus países de origem. Exemplos: Yu Suzuki, Yuji Naka, Peter Molinux, Katsuya Eguchi, Tetsuya Nomura, Ken Levine, Hironobu Sakaguchi, Tomonobu Itagaki, Jade Raymond e alguns outros desconhecidos com muito talento e carreira promissora.

Sei que a lista tem muitos japoneses, mas é certo quer muito destes não aceitariam o convite, mas a ideia no final seria montar uma lista com 12 grandes nomes de diversas nacionalidades. Cada um deles iria "ganhar de presente" um estúdio interno da Microsoft para chefiar. Por exemplo, se Yuji Naka topasse ele deveria abandonar o Japão e ir morar na Inglaterra para chefiar a Rare.

O próximo passo seria formar os estúdios que estavam faltando para no final a Microsoft ter 12 estúdios internos extremamente fodas.

Para isso, usaria mão do artifício de ir as compras. Por exemplo, faria uma proposta de aquisição da Iron Galaxy, produtora third que provavelmente sairia baratinho e já fez trabalhos anteriores para a Microsoft. Comprada por exemplo a Iron Galaxy, investiria dinheiro para melhorar o potencial humano e de equipamentos do estúdio e aí chegaria para os 12 da lista que ainda não tinham ganhado um estúdio para chefiar e passaria o estúdio para um deles, por exemplo, chegaria para o Yu Suzuki e falaria... "meu chapa, a Iron Galaxy agora está sobre sua chefia, vc agora só tem que responder a uma pessoa, no caso eu, todo o resto da Iron Galaxy presta contas a você".

Deste modo montaria 12 grandes estúdios internos para a Microsoft e aí começaria a fase 2 do plano.

A fase 2 do plano é montar um portfólio de franquias exclusivas legais. Para isso todas a IPS que a Microsoft possui seriam consideradas, além da criação de novas franquias exclusivas. Ai distribuiria as franquias entre os estúdios segundo os seguintes critérios:

- Cada estúdio interno NÃO pode ser especializar em apenas um gênero de game. Tem que ser capaz de trabalhar com pelo menos 2 gêneros diferentes.
- Cada estúdio interno tem que ter pelo menos 2 equipes criativas diferentes trabalhando ao mesmo tempo em games diferentes.
- Cada estúdio tem que lançar pelo menos 1 game por ano.
- Cada estúdio deve ser responsável por pelo menos 3 franquias da lista de franquias antigas da Microsoft, mas se o estúdio quiser pode ter outras 2 franquias novas. Sendo assim cada estúdio seria responsável por 5 franquias.
- Das 5 franquias de cada estúdio, a recomendação é que se gerasse games de tamanho médio ou no máximo grande, evitando fazer games gigantescos que levam anos e anos de produção.


Num esquema como este por exemplo, Rare ficaria responsável por games de esporte e de plataforma: Banjo, Kameo, Rare Sports (uma espécie de sucessor espiritual do Kinect Sports), Jet Force Gemini, um franquia nova. Já a Iron Galaxy faria Killler Instinct, Kakuto Chojin, Tao Feng, Adicionar ao dicionário e um franquia inédita e por aí vai.

No final das contas a Microsoft lançaria no mínimo 12 games exclusivos por ano, e de tal modo que sairia um por mês para que nenhum mês do ano ficasse desfalcado.

No Japão, contrataria o serviços da Sega para que esta fosse responsável por gerenciar e fornecer produtos da marca Xbox no Japão. Seria uma espécie de representante comercial da marca Xbox no Japão, uma TEC TOY (dos tempos de glória) japonesa, se assim quiserem entender melhor.

A relação com a thirds seria a melhor possível , mas evitaria ao máximo dar dinheiro fácil para thirds por conta de exclusividades inúteis e temporárias.

Quanto ao marketing seria agressivo, focado principalmente em Youtube e grande redes de TV dos diversos países. A cordialidade com a rivais seria apenas nas conversas de negócios, já na hora de vender o produto seria guerra e o discurso sempre seria no tom, "a Microsoft sempre oferecerá o melhor produto do mercado aos consumidores, e se o produto por acaso não for o melhor em alguma circunstância esporádica, o tornaremos o melhor em questão de pouco tempo".

E por fim a marca Xbox seria a única marca de games da Microsoft (Windows, é para qualquer outra coisa, menos games). E a marca Xbox seria para o público gamer (e não casual) de todas a idades, da criança gamer ao idoso gamer.
 
Última edição:

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Primeiramente, só assumiria o cargo se tivesse garantia do conselho diretor da Microsoft que não haveria interferência do conselho, e nem dos acionistas, em meu trabalho pelos próximos 5 anos (carta branca total) e que teria uma quantia extremamente significativa de grana na mãos para usá-la em prol do negócio de games como bem entendesse.

Sem querer jogar água fria, mas essa sua premissa é irreal e portanto qualquer plano advindo dessa premissa é falho. Em nenhum lugar você vai conseguir ter carta branca para gastar dinheiro a rodo sem mostrar primeiro que você sabe o que está fazendo e sem obter retornos significativos. A tarefa de administrar é difícil justamente por isso. Se dinheiro e tempo não fossem problemas, qualquer um tocava a divisão Xbox (ou qualquer outra divisão de qualquer empresa) de forma muito fácil.
 
  • Curtir
Reações: JBFM e Edu Barros

Mr. X

Novato
Novembro 9, 2006
112
77
Sem querer jogar água fria, mas essa sua premissa é irreal e portanto qualquer plano advindo dessa premissa é falho. Em nenhum lugar você vai conseguir ter carta branca para gastar dinheiro a rodo sem mostrar primeiro que você sabe o que está fazendo e sem obter retornos significativos. A tarefa de administrar é difícil justamente por isso. Se dinheiro e tempo não fossem problemas, qualquer um tocava a divisão Xbox (ou qualquer outra divisão de qualquer empresa) de forma muito fácil.

Valeu JudSanLive pela resposta. Toda manifestão é preciosa num fórum de discussão.

Mas lembre-se que nem todos aqui são administradores (incluído eu, heheheheh) e que o intuito do tópico é também ser recreativo e não apenas técnico.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
5,058
Rio Grande do Sul
É complicado. Impossível ter essa autonomia que você quer em uma empresa privada, os majoritários nunca vão deixar você mandar dessa forma que deseja.

Galera acha que pego pesado com Phil Spencer, mas essa é a pior época do Xbox, talvez desde a era do Caixão, que tinha muito jogo variado e teve um investimento intenso.

Mas eu faria mais ou menos o que você citou, principalmente, ouviria mais o que os fãs gostariam. To cansado de ver galera pedindo um remake/continuação das franquias da Rare há anos, e nada da Microsoft agir em algo. Talvez só agora teremos um Battletoads novo.

E3 acho que vai ser derradeira pro Phil, se não houver megatons de verdade acho que será a hora dele pular da barca e deixa Ybarra ou alguma nova contratação gerir o Xbox.
 
  • Curtir
Reações: Mr. X e Edu Barros

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
É complicado.

A gente critica o Phil pra caralho, mas a gente não tem ideia do orçamento que o cara tem.

Mas algo que eu faria e não depende de dinheiro, ser mais claro com esses jogos que tão sumidos, como Crackdown e PD.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

paulobpf

Guerreiro
Agosto 9, 2016
1,684
1,449
Manaus/AM - Brasil
Botaria a Rare p fazer o q sabe melhor, games de plataforma (banjo & Kazooie 3 pourra), daria uma bela grana p o criador de Blue Dragon e Lost Odyssey p fazer um RPG fodegas p o Xone e Scorpio), paga p a From Software fazer um Bloodborne like (outro game) para a M$. Já q anunciaram o Xbox Game Passo, fazer q muitas produtoras, desenvolvedoras, entrem no programa, n dando 100 indies apenas no serviço. Fazer um Hack n Slash estilo DMC ou pagar rios de dinheiro para a Capcom por um Onimusha novo, mesmo q seja exclusivo temporário. Fazer mais 2 RPGs simples, n precisa ter qualidade "FF". Melhor ainda, manda dinheiro p Squarenix fazer algo. Focar em games de plataforma, ação, aventura, n apenas plataforma 2d sidescrolling.

Resumindo, abre o cofre e paga as produtoras p fazer games. Grana tem é de sobra, pena q a divisão games da M$ n entende desta forma. Na verdade a divisão cabeça da M$ q n entende isso.

Enviado do meu XT1097 usando o app mobile do PXB!
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Olha, o papel do Phil Spencer não é nada fácil, mas eu acho que ele está longe de ter sido o salvador da pátria do Xbox. Sendo bem sincero, qualquer outro bom administrador ligado à area de jogos eletrônicos teria feito o mesmo pra salvar o Xbox One, os erros e suas correções eram extremamente óbvios. Eu vejo o Phil hoje em dia muito mais como um PR do que como um gestor de fato pq já ficou claro que o poder de decisão dele é limitado pelos acionistas/diretores OU o orçamento da divisão Xbox está muito menor do que nós imaginamos.

Dito isto, eu tenho certeza que o Phil já está fazendo o que todos nós queremos: correndo atrás de parcerias, devs, estúdios, novas franquias, etc. A única coisa que eu realmente faria diferente seria ficar me manifestando o tempo todo nas redes sociais, só vejo isso gerando problemas e questionamentos.
 
  • Curtir
Reações: fblipe e Wolsten

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,739
76,263
Rio Grande do Sul
Convocaria reunião com todos os estúdios first e second party e chamaria alguns third também.

Microsoft gosta de cartõezinhos de apresentação.

Chegaria com 16 desses, contendo os nomes Age of Empires, Alan Wake, Banjo, Battletoads, Blinx, Bloodforge, Blue Dragon, Conker, Fable, Kameo, Max (Curse of Brotherhood, Magic Marker), Ninety-Nine Nights, Perfect Dark, PGR, Shadowrun, Viva Piñata.

Falaria: "olha aí seus caralho, temos tudo isso e não estamos aproveitado. Desenvolvam algo em cima disso!"

giphy.gif
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,577
Campo Grande - MS
Eu iria começar arrumando o site da MS, com buscas refinadas e principalmente a dashboard tendo informações importantes como legendas e áudios que contém em cada jogo , filtros de buscas refinados e tudo mais.

Depois não deixaria nunca mais aparecer GTA V por 129 no Deals, ou seja, brigaria o máximo possível com as desenvolvedoras/publicadoras para trazer jogos interessantes com preços contundentes.

De resto ... sei lá. :laughing:
 
Última edição:

Wolsten

Guerreiro
Outubro 21, 2016
81
70
Planeta Terra
Meu sonho era a Microsoft comprar os direitos do jogo Outcast. Eu não só acho a cara do Xbox, como acho que teria um potencial enorme para ser um dos maiores exclusivos já vistos, gerando uma franquia maravilhosa para a marca. Então é isso o que eu faria no cargo do Phil Spencer.

Só não choro com esse sonho impossível porque os desenvolvedores do jogo original finalmente voltaram a ativa.
Agora estão fazendo um remake para Pc, Xbox One e Playstation 4.
Ia sair em Março, mas infelizmente adiaram para Outubro..
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Edu Barros

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,136
Manaus
Abria o cofre, entupia o console com 100 exclusivos AAA/ano para agradar os jacobinos por exclusividade e sem qualquer limites orçamentário ou controle de qualidade, sendo esse o melhor caminho para a saúde e prosperidade da divisão Xbox.
Promovia o populismo gamístico, pois é mais consistente a médio e longo prazo.

Ironias à parte, falta a M$ emplacar mais jogos em gêneros pontuais, como action rpg, e solidificar uma equipe interna para a criação de projetos 'diferentes' do comum. Talvez esse ID/Xbox possa render grandes frutos no futuro, seja em games seja em garimpar novos talentos criativos pra projetos mais encorpados.

Fora isso, estão num bom caminho de trabalhar em serviço, ao meu ver. Só precisam refinar coisas e um cuidado maior com a comunicação.
Difícil competir com a nostalgia e feeling criativo da Nintendo, bem como seus personagens icônicos.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
1,961
2,163
Rio de janeiro
É complicado.

A gente critica o Phil pra caralho, mas a gente não tem ideia do orçamento que o cara tem.

Mas algo que eu faria e não depende de dinheiro, ser mais claro com esses jogos que tão sumidos, como Crackdown e PD.
Mas também não deve ser tão limitado assim...

Pra quem investiu na exclusividade temporária de Tomb Raider , nos fiascos Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ e Fable L vamos ser sinceros; algum cascalho pra administrar o cara tem.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
1) Horizon Zero Dawn no Xbox
2) Matava a franquia Gears e Halo. Criava novas IP`s exclusivas.
3) Deixava o PC de lado. Console é console. PC é PC. E vice-versa.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
1,961
2,163
Rio de janeiro
Eu acho válido investir em projetos a longo prazo, tipo em IPs da rare; mas de cara eu tentaria uma abordagem mais imediata.
Eu tentaria convencer os caras de terno a adquirir uma Publisher gigante. O mercado de games é concentrado; se vc se fortalece imediatamente o concorrente é enfraquecido.
Imagine a Microsoft adquirindo EA... É claro que seria um custo gigantesco, tanto pela compra quanto pela manutenção de uma Publisher desse quilate - mas isso aumentaria o valor de mercado da divisão e de quebra quebraria as pernas da Sony.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Eu acho válido investir em projetos a longo prazo, tipo em IPs da rare; mas de cara eu tentaria uma abordagem mais imediata.
Eu tentaria convencer os caras de terno a adquirir uma Publisher gigante. O mercado de games é concentrado; se vc se fortalece imediatamente o concorrente é enfraquecido.
Imagine a Microsoft adquirindo EA... É claro que seria um custo gigantesco, tanto pela compra quanto pela manutenção de uma Publisher desse quilate - mas isso aumentaria o valor de mercado da divisão e de quebra quebraria as pernas da Sony.

Só por curiosidade fui checar quanto a EA games vale.

Quase 23 bilhões.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
tem q levar em consideração uma coisa, fazer um jogo, mobilizar studios e tudo mais demanda um tempo bem maior do q imaginamos.
Acho q todas as ações devem ser a longo prazo e por isso caso eu fosse o Chefe lá da divisão eu iria olhar o que a concorrencia faz e tentar melhorar o q eles fazem (a longo prazo)
Apesar da galera pegar no pé, acho q o spencer faz o q está ao alcance dele.
Ele curte jogar video game e sabe o q todo mundo quer: JOGOS, mas ele faz parte de uma divisão de uma empresa q tem outro foco principal.
Uma vez um professor de musica me disse: pequeno padawan morts, tudo que se faz visando somente lucro, em algum momento deixará de lado a essencia do trabalho.
O que ele quis dizer com isso? Tudo q vc faz pensando só em retorno financeiro, em algum momento vai parar de ser bom, pq nem sempre dinheiro e coisas boas estão ligadas.
Acho que falta um pouco mais de paixão pelos mundo gamer em sí do que propriamente jogos, studios, exclusividades e etc.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)