Minhas Primeiras impressoes sobre a BETA DE SEA OF THIEVES. Senta que o texto é longo.
Vou falar um pouco do que eu achei em termos de jogabilidade, parte técnica, progressão e o que esperar do futuro.
Para quem não sabe Sea of Thieves é basicamente um jogo de MMO, vista em primeira pessoa e com temática de piratas onde, até a Beta permitir, a sua missão é procurar Tesouros escondidos pelo Open World. A beta está em inglês para todas regiões, totalmente voltada para o online coop e PvP, com a possibilidade de criar grupo com 4 players, 2 ou ir sozinho aventurar em mar aberto. O jogo se inicia em uma ilha, aparentemente um local social onde estão os NPCs de venda de itens e contratos.
Há um sistema de Matchmaking para achar jogadores aleatórios e caso não entenda o idioma você pode usar de expressões pré definidas. Pude achar facilmente players brasileiros através do sistema de busca do
Xbox e ali fizemos uma aventura, sem contrato de busca de tesouro, conseguindo achar loot em navios afundados. Achamos um barco de players em ilha vizinha a nossa e evitamos o combate. Em três baus achados, levamos ao NPC e ele nos recompensou com moedas para gastar com cosméticos, nesta beta, somente Roupas e acessórios.
PARTE TÉCNICA - O jogo está rodando a 30 fps e em full HD no
Xbox One e em poucos momentos houve engasgos. Não percebi renderização ou pop up de objetos no ambiente, tudo respondendo normalmente. Os gráficos estão bem trabalhados com uma bela paleta de cores, amarronzada, poucos serrilhados, design cartunesco único (que remetem a bonecos entalhados em madeira) para lembrar que a RARE ainda faz jogos bons com cara de desenho animado. Tal decisão em usar este estilo gráfico seja para ajudar na quantidade de poligonos no ambiente, já que o jogo tem clima dinâmico, partículas, animações e o principal: O efeito do MAR, talvez a água mais bela já vista em video game. A iluminação dá um show, com paisagens belíssimas da Aurora e do Crepúsculo. O estilo gráfico poderá não agradar o mais chato dos jogadores por não apresentar um estilo "real". Na beta está havendo problemas em validar as missões e espera para entrar nos servidores, algo que já está sendo corrigido ainda nesta Beta segundo a RARE.
JOGABLIDADE - A gameplay achei bem casual, muito simples. Os comandos são bem básicos: o personagem anda, pula, corre, porém não agacha e não se agarra em beiradas. Você tem um botão para iniciar uma ação e outro para cancelar. Na Beta de SoT você pode lutar de espadas, atirar de pistola e Sniper (sim, uma Sniper), usar luneta, bússola, balde, bala de canhão, tábua de madeira (para tampar buraco dos navios), pá para cavar, caneca para beber e sanfona para tocar uma canção. Já foi dito que muitos itens, armas entrarão na versão final do jogo. Sobre o seu estilo de gameplay casual, muito mais para ser acessível a todos os publicos. Os combates de espada achei risório e as armas bem simples mas objetivas. A movimentação está rápida, mesmo com o personagem somente andando. Os inimigos AI são caveiras. Foram prometidos outros tipos de inimigos terrestre e aquáticos, Monstros marinhos, variedade de armas, equipamentos, roupas, barcos, customização de personagem e entre outras coisas. As partidas em Grupo o fundamental é COMUNICAÇÃO, então, prepare seu headset para dar boas risadas.
PROGRESSÃO DO JOGO - Sea of Thieves pode parecer ter elementos de RPG, mas não, não tem, não agora na beta. Não há classes de piratas, arvores de skills, ou habilidades individuais, todos tem os mesmos equipamentos e as mesmas armas. Ao que tudo indica o seu pirata será formado com aquilo que você compra com as recompensas ganhas. Há rank de NPC's para liberar itens exclusivos, na beta, somente o senhor dos contratos de tesouros. Contratos estes que são comprados e terão certas dificuldades: Um mapa simples, um enigma para ser solucionado pela equipe ou exploração de ilhas. O PvP pode se dar a qualquer momento do jogo, basta a sua tripulação ou a dos outros players decidirem se atacar, com isso, o time vencedor saqueia o time perdedor. Há um cuidado especial com o barco porque o mesmo pode afundar por avarias causadas por combate, colisão, ondas gigantes ou explosão por barris de pólvora. Não há mais nada proposto nesta beta alem de caça ao tesouro, exploração, PvP com outros players, rank de NPC, recompensas e compra de itens. Há várias ilhas no mapa, talvez mais e maiores na build final. Existem várias áreas sociais espalhadas porém os mesmos NPC's estão em todas elas. Os produtores afirmaram que não haverão loot box e nem DLC's pagas, todo conteúdo adicional será grátis.
CONCLUSÃO - O jogo está muito bonito, fácil gameplay porém não tão intuitivo, alguns comandos ainda precisam de ajuda para o entendimento. Jogo divertido com um toque de sobrevivência. A grande questão era da obrigatoriedade do Coop online para jogar, do Matchmaking e tal, mas não, há o modo single player mais difícil justamente porque você vai gerenciar tudo e ainda pilotar o barco. Consegui me divertir nas duas ocasiões.
Ainda temos questões como: Modo história, obrigatoriedade de estar online para jogar e sobre a quantidade de elementos no Open World.
O jogo ainda aparenta ser simples demais e isso pode afastar os jogadores mais hardcore.
Mas a grande dúvida neste momento está calcada nas suas atividades. Se o jogo tiver somente o objetivo de ir, procurar tesouro, volta e entrega o tesouro, em pouco tempo se tornará massante e enjoativo. Jogos como Diablo, Destiny, The Division onde o Grind, o farm de loot, a repetição de atividades e missões são coisas normais. Porém essa repetição é recompensada com Rank, Level de armas, arvores de Skills, habilidades, tipos de armas e uma infinidade de horizontes para o seu personagem. O que mantém de pé Destiny até hoje são as formas que a produtora trabalha o gameplay, seja em modo história ou atividades exclusiva para determinado level e grupo de jogadores.
Espero que Sea of Thieves vá para o mesmo caminho de comunidade ativa com missões exclusivas estabelecidas pelo level do jogador. Seria demais se houvesse uma RAID dentro do jogo com itens exclusivos para aquela atividade. Vamos ver, ainda há muito mistério em volta do sucesso deste jogo.