No Japão essa fase, já é quase uma realidade. Celulares isolados, vendem mais jogos (jogos pagos e beneficios) do que industria inteira de consoles+pc+portatil, sendo que portateis representam das vendas anuais de hardware, portateis representam 60% do total, seguido por 25% pro pc e o resto para os consoles tradicionais (ps4,one,wiiU). Ou seja lá eles estão caminhando para o mundo mobile e PC.
No começo de 2014 os PC superaram os consoles pela primeira vez em décadas. Foram gasto com jogos no PC mais do que a soma de todas plataformas portateis e de mesa.
Streaming é um potencial, mas não é ainda um potencial que pode fazer com que esta seja a ultima geração de videogames. Inclusive ela será complementar ao longo desta geração e possivelmente algo incrivel na proxima. Sony tem a PS Now, na MS a compatibilidade dos jogos 360 e streaming com windows 10 já é realidade. Sem contar que outros sistemas isolados de streaming falharam miseravelmente ao tentar algo como o que a Samsung quer oferecer
Jogos de celulares e tablets, parecem tao distantes da realidade de um gamer hardcore, mas nao é, a tendencia é chegarmos em niveis parecidos com consoles. Exemplo claro é este jogo da Zynga de corrida que se assemelha e muito ao forza 5:
http://www.polygon.com/2015/7/1/8876245/csr2-zynga-e3-2015
Apesar do Japao estar com cara de que lá sera talvez a ultima geração, e apesar dos numeros mostrarem a crescente onda mobile e a volta dos PC, nao será a ultima geração de consoles, e provavelmente nunca acabará, o que deve acontecer é uma uniao entre sistemas. A posição da MS com os PCs demonstra claramente a intençao dela na uniao destes sistemas. Apesar das proporções em porcentagem estarem demonstrando uma migraçao, em numeros absolutos, como ja citado por outros, a nova geração, com exceção do wiiU e o portatil Vita, vem quebrando recordes.
Pensem como uma empresa: Ser o lider de vendas é sempre bom, ser o lider de acessórios tambem, mas como empresa o importante é: Fazer dinheiro. PS4 é o unico produto atual da Sony lhe da lucro, mas a margem é estreita e a divida da Sony so aumenta. WiiU dispensa comentarios a situaçao da Nintendo, venderá jogos para celular no japao (e logo em seguida pro mundo) para talvez conseguir algum lucro. E chegamos na MS, não é lider de vendas, não é lider de vendas por jogos, mas o One dá lucro, mas seus outros produtos dão lucro. Pensando na saude financeira das empresas atuais, talvez esta seja a ultima para alguns, mas nao para todos.
Integrar PC/One é uma estrategia ousada e que o intuito do W10 e alguns jogos terem cross-play é unico: Mais jogadores, mais consumo, logo mais renda neste segmento. Tem algo que os americanos parecem que nasceram sabendo: sobreviver. Enquanto os japoneses se reinventaram como país nos anos 80-90, os americanos não só sempre permaneceram no topo, sempre souberam sobreviver. Se procurarem reportagem quando a Microsoft lançou Windows Vista, ela chegou no seu limite, foi quase falencia, passou de empresa inovadora de tecnologia para piada mundial. E o que foi feito? Sobreviver, melhorou seu SO com windows 7, aprimorou o mesmo com o 8.
E agora, que google criou seu SO, Valve criou seu SO exclusivo para jogos, Linux cada vez tem mais adeptos, Apple cada vez bate mais recordes e seu iOS/MacOS é elogiado. Ela fez o que melhor sabe fazer nos seus 40 anos de existencia, sobreviver. W10 é tudo que programadores queriam, um sistema aberto, acessivel e melhorado. Por aberto, se entende a capacidade de personalizar e acessar o sistema tao aberto quanto um Linux, isto sem deixar de ser Windows, isto com toda facilidade, compatibilidade que o Windows oferece. So ano passado a MS registrou crescimento de 18% como empresa.
Esta nao é a ultima geraçao.
Fontes:
http://www.mcvuk.com/news/read/japanese-console-market-down-as-mobile-gaming-takes-over/0136110
http://www.forbes.com/sites/jasonev...how-long-should-console-makers-keep-fighting/
https://www.microsoft.com/investor/reports/ar14/index.html