Review SHADOW TACTICS: BLADES OF THE SHOGUN

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Dando meu pitaco final sobre o jogo em relação ao texto abaixo, devo estar na última missão do jogo, que jogo bacana e não é à toa que teve uma ótima recepção pela crítica especializada.

Parei para jogar o Hellblade.

O enredo em si é previsível, porém um determinado acontecimento me pegou de surpresa.

Em média cada missão eu demoro entre 1h - 3h. Quem curte jogo de estratégia, ficar na tentativa de acerto ou erro, este é o jogo . Não é comum vermos este tipo de jogo nos consoles, comprem porque o jogo realmente é muito bacana. Acabando o Hellblade vou fazer a última missão.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Ontem joguei algumas horas, cheguei no terceiro mapa. ** estou no 4 mapa e o jogo só melhora.

Estou jogando no normal, a dificuldade é boa e progressiva, ou seja, a cada mapa novos obstáculos surgem como também novos recursos e/ou personagens. O jogo não dá liberdade para eu escolher os personagens (pelo menos não vi isso) , já são pré definidos em cada área. Para quem não sabe do que se trata, o jogo é de estratégia e furtivo lembrando o velho e bom Commandos, mas neste caso trata-se de um Japão feudal.

Por enquanto eu tive contato com 4 personagens e controlei no máximo 3. Cada mapa tem seus objetivos, principais e/ou secundários, temos um limite razoável de área onde podemos explorar as melhores maneiras de concluir tais objetivos. Quando você termina uma área, mostra os objetivos que concluiu, ficando ciente dos demais objetivos pode repetir para concluir na totalidade aquela determinada área.

Graficamente achei o jogo muito competente apesar de sua simplicidade, as três áreas que joguei até o momento são diferentes. A trilha sonora também é competente e o jogo está todo legendado em português.

** essa parte da neve é legal, como isso a dificuldade vai progredindo, neste caso suas pegadas na neve chamam a atenção dos soldados e te levam no local onde está escondido.

ace8bac6-f9ff-428b-a148-7b1766e6033b.PNG


A visão do jogo é isométrica, mas ele nos dá a possibilidade de fazer um 360°, movimentar a câmera e zoom.

A mecânica de jogo é muito bacana. Temos a possibilidade de nos escondermos nos arbustos, mergulhar no rio, casas etc e tal. É possível andar sorrateiramente pelos telhados e muros. Podemos interagir com alguns objetos no cenário, como matar um soldado através de um coice de um touro devido ter atirado uma pedra nele. Temos ataques letais e não letais, temos inimigos fortes que precisam de outra abordagem de ataque , temos inimigos que não se distraem e assim por diante. Você pode desviar a atenção deles para outro lugar. O jogo tem uma gama de possibilidades que fazem dele um verdadeiro jogo de estratégia, opções não faltam.

Uma coisa que percebi na 3 área , justamente onde estou é que os personagens vão adquirindo novas habilidades. Falando nelas cada um tem habilidades únicas e para cada situação uma é melhor do que outra ou até um personagem é melhor do que outro por completo para tal situação.

No jogo os inimigos possuem um campo de visão (tipo cone) e é justamente a partir disso que toda sua estratégia tem que ser preparada, já que em qualquer erro pode ser fatal. Quando somos vistos eles chamam todos os soldados para esfolar você. Toda vez que fui visto e o alerta foi o máximo (vermelho) deixei meu personagem morrer, mas é possível tentar alguma manobra para fugir e esperar baixar o alerta. Como o jogo nos dá a possibilidade de salvar constantemente a cada ação, em prefiro refazer a ação para não ser visto. Alguns alertas (amarelo) eu não volto a ação, somente os vermelhos mesmos.

Falando desse campo de visão , pode ser parcial ou completo. Parcial é quando você tem algum objeto que atrapalha a visão do inimigo, então pode andar agachado. Alguns truques para chamar a atenção deles precisa estar na visão completa.

A imagem abaixo mostra o campo de visão, onde o verde está forte é a visão completa, onde está com linha é a visão parcial.

2598763a-2456-4b8a-a726-af70e1234e4b.PNG


Usei de forma bem simples, mas o jogo nos dá a possibilidade de ações coordenadas. O personagem X vai jogar uma pedra e chamar a atenção de um soldado para outro lado. O personagem Y vai atacá-lo por trás. Após efeito a ação, basta apertar um botão e executar a ação.

Vamos ao ponto crucial.

Jogando no console a precisão é 100% ? Não, em alguns casos quando existe duas ou mais possiblidades de ação pode atrapalhar, como pular ou carregar em corpo, no caso você quer carregar o corpo de um soldado que acabou de matar numa sacada e ao invés disso acaba pulando para o chão. Você com certeza vai se atrapalhar alguns momentos, normal, não há necessidade de frustração devido aos saves, estes feitos por você. Não esqueça , faça saves constantes a cada ação. Aparece no canto superior da tela o tempo do último save. Então para finalizar, mesmo com uma precisão que não seja 100%, o jogo no controle é satisfatório.

Aqui tem um exemplo de um soldado na sacada. Foi justamente neste local que eu matei o soldado e ao invés de pegar o corpo dele para esconder eu pulei para o chão. Após fazer isto, saiu um cidadão comum e viu o corpo e alertou todo mundo. Claro que usei o SAVE...e depois fiz a ação de forma correta.



Falando em cidadão comum, tem vários e se eles te verem alertam os guardas sobre sua presença.


Então é isso, eu estou achando um jogo excelente. O enredo é simples, alguns momentos você vai se atrapalhar todo, outros pode ocorrer uma imprecisão, mas nada disso atrapalha a experiência com o jogo.
aprovado2.gif

Tou jogando tb o Shadow Tactics. Assino embaixo. Jogão. Devo estar na quinta ou sexta missão, mas jogando a conta gotas.
O Shadow Mode eu uso bastante. Dá muito gosto acertar uma ação coordenada.
 
  • Curtir
Reações: HSR e Saci

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Tou jogando tb o Shadow Tactics. Assino embaixo. Jogão. Devo estar na quinta ou sexta missão, mas jogando a conta gotas.
O Shadow Mode eu uso bastante. Dá muito gosto acertar uma ação coordenada.

Realmente Leo o Shadow Mode é muito bacana, por diversas vezes tem que ser utilizado ao ponto de coordenar 3-4 personagens ao mesmo tempo.

Sem contar que cada personagem tem seus prós e contras, então a estratégia com Shadow Mode tem que ser bem elaborada.

As N variáveis no jogo é bem bacana, um personagem não carrega corpo, outro não sobe em telhados e mato, outro mata vários inimigos de uma vez, outro a distância e assim por diante. Essas N variáveis também vale para os inimigos, o jogo é um leque de possibilidades que acabam sendo interessantes.
 
  • Curtir
Reações: leoharth

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)