Shawn Layden justifica a ausência da Sony na E3: "O mundo mudou, e a E3 não"

Johannes

Viciado
8,934
5,415
Pessoal, a Sony não foi a primeira e nem será a última a dar as costas para a E3. A Nintendo já fez isso recentemente. Ele está certo quando diz que a E3 tem que se tornar algo mais voltado ao público como é a ComiCon. Se ainda vai ter grandes conferências/shows (show que ninguém liga), é outra história, mas ela não precisa deixar de existir e sim se reformular. Não acho que ele disse isso só por não ter nada a mostrar.
 
  • Curtir
Reações: Victal

Luck Costa

Jogador
1,255
509
Vinhedo
Bom, então se a Sony for coerente e a E3 permanecer neste formato, ela NUNCA MAIS participará desta feira.

Não sei os motivos reais, e não me importo muito com isso também. Mas pelo que este cara disse, isso está claro.

Vejo que todos os mercados, em todos os países, possuem feiras/exposições e essas são relevantes. Seja games, carro, moda, máquinas, utensílios etc.
A Sony está na contramão...
 

mad2035

Casual
1,640
866
Ruim para os fas e consumidores mas nesta altura do campeonato com a lideranca de mercado ela pode se dar o luxo de fazer isto.

A nintendo tambem fez isto, com foco agora nas nintendo direct.

No mais e a concorrencia correr atras, e aproveitar a oportunidade.
 

ronabs

Opa
Moderador
11,717
22,386
Porto Alegre
Por falar em Shawn Layden, ele vai abrir a DICE Summit 2019 hoje, a partir das 16h.

Beyond Generations
Conference Opening Keynote

Shawn Layden
Chairman at Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios

Industry veteran Shawn Layden, Chairman of Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, has participated in the evolution of the industry from a rare vantage point encompassing console development, in-house studios and third-party developers. In this presentation, Layden shares his perspective on various industry inflection points he’s experienced during his time with PlayStation and discusses current trends driving the gaming industry – providing context around our shared history to help think about what comes next.
 
Última edição:

Johannes

Viciado
8,934
5,415
Isso vai ser interessante de assistir.
DICE é pra devs não? Eu não tenho o menor interesse nisso aí e com certeza é chato mesmo pra quem não trabalha na área.

Enquanto a Sony estiver fazendo conferências a parte pra mostrar jogos exclusivos e hardware, pra mim não tem problema algum sair da E3.
 
Última edição:

ronabs

Opa
Moderador
11,717
22,386
Porto Alegre
DICE é pra devs não? Eu não tenho o menor interesse nisso aí e com certeza é chato mesmo pra quem não trabalha na área.
É mais voltado ao público executivo mesmo, com bastante foco em inovação e tendências de mercado. Ano passado, o Phil Spencer fez uma palestra sensacional sobre o tema Building a Living and Learning Company Culture, o cara botou até Uncharted e Zelda no palco.

Pelo assunto que o Layden se propõe a falar hoje, vale a pena ficar de olho, já que certamente vai trazer insights e opiniões da própria Sony quanto ao presente e futuro da indústria, podendo indicar pra onde a Sony pretende ir.

IGN vai transmitir.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Johannes

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
9,823
12,482
DICE é pra devs não? Eu não tenho o menor interesse nisso aí e com certeza é chato mesmo pra quem não trabalha na área.
Até entendo que não seja do seu interesse.
No meu caso, mesmo sendo chato, eu tenho curiosidade em saber qual é a visão da Sony, ou de um de seus altos executivos se tratando de Playstation, quanto ao futuro. Não que eu ache que eles tenham bola de cristal, mas quero ver que caminhos eles pretendem trilhar pra chegar nesse futuro. É um tipo de papo que não se tem em E3 ou Playstation Experience, porque nesses eventos não cabe uma densidade maior de informação. Pra um público mais técnico, é normal aparecerem informações diferentes do que normalmente a gente vê em press releases.
 

ronabs

Opa
Moderador
11,717
22,386
Porto Alegre
Sobre o Shawn Layden, em uma entrevista à GameInformer, ele foi questionado sobre a posição da Sony sobre cross play, deixando claro que a Sony é aberta e basta os desenvolvedores falarem com eles pra incluir a funcionalidade.
"We got to that place in Fortnite and it seems to be going reasonably well, from what I can tell. The Rocket League light up will happen soon. People keep saying, “Why doesn’t Sony allow more people to have it?” We’re open for business on this one. All it takes is for publishers and developers who wish to permission it. As ever, just work with your PlayStation account manager, and they will walk you through the steps that we’ve learned through our partnership with Epic on how this works. I don’t believe right now there is any gating factor on that. I think they’re open to make proposals, because the Fortnite thing worked pretty well."
Mas parece que a coisa não é assim, e o CEO da Chucklefish falou isso aqui no ResetEra.
Hi all,

CEO Of Chucklefish here, we just launched Wargroove with crossplay between PC, Switch and Xbox so I wanted to chime in.

We made many requests for crossplay (both through our account manager and directly with higher ups) all the way up until release month. We were told in no uncertain terms that it was not going to happen.

From our side, we can *literally* toggle a switch and have it working. Of course policy work might be more complicated for Sony.

Just wanted to provide some balance on the issue and say that it certainly isn't a question of developers having not contacted their account managers or having dropped the ball. We were told no.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
9,823
12,482
Sobre o Shawn Layden, em uma entrevista à GameInformer, ele foi questionado sobre a posição da Sony sobre cross play, deixando claro que a Sony é aberta e basta os desenvolvedores falarem com eles pra incluir a funcionalidade.

Mas parece que a coisa não é assim, e o CEO da Chucklefish falou isso aqui no ResetEra.
Ainda ontem vi outro dev chiar no Twitter, não era esse. Ah, era o pessoal do Paladins. Os caras dizendo que o matchmaking ficou muito melhor e mais rápido com o cross-play, porque era mais fácil achar pessoas nos níveis adequados. E que só faltava a Sony liberar.
Apesar da resposta falsa do Layden, vejo com bom sinal ele dizer que a experiência com Fortnite "deu certo". E mesmo que não corresponda à realidade o que ele disse, abriu as portas para ser mais pressionado agora.
 

LOCATELLi

Viciado
2,651
3,412
Rio Grande do Sul
Que a E3 vem perdendo relevância como evento de negócio e se tornando mais um showcase é fato.
Se você analisar somente a conferência da Sony, sim, foi apenas um showcase, assim como em 2017. Agora, não é a toa que a audiência da E3 registra números impressionantes com o passar dos anos, e isso apenas no twitch.

Não esqueçamos que a E3 é uma feira de tecnologia, não apenas de games, e nenhuma empresa do ramo de tecnologia saiu da feira ou chegou a comentar que a E3 vem perdendo força. E3 está firme e forte, como sempre foi, e da pra notar, nos depoimentos dos caras da Sony, que eles não conseguem ter um argumento consistente e sólido pra dissertar sobre a saída da E3.
 
  • Curtir
Reações: Luck Costa

caddelin

Viciado
1,729
709
Curitiba
Vocês já pensaram a Mercedes dizendo que não vai para o Salão do Automóvel por que não tem o que anunciar? Ou a Netflix dizendo que não vai para a Comic Con porque não é o modelo de evento que ela acha que deveria ser? Ou a Samsung dizendo que não vai para o MWC porque não tem nada de muito novo na nova geração do Galaxy?

A Sony pode tentar justificar ou racionalizar o que ela bem entender, e continuará sendo um manifesto tapa na cara do consumidor e da mídia especializada, em um verdadeiro show de prepotência, arrogância e menoscabo aos fãs de jogos eletrônicos.

E essa conversa de que não vão participar para dar ênfase a eventos próprios também é conversa para boi dormir. Primeiro porque uma coisa nunca impediu outra. Segundo porque a Sony também cancelou a PSX no ano passado. E terceiro porque uma coisa é você dar a cara para bater em um evento terceirizado, aberto a todas as marcas e competição, outra bem diferente é você fazer um evento em que você é a única a apresentar conteúdo, controla tudo o que é apresentado - desde quem pode ingressar até o que pode ser visto, e determina todo o conteúdo do evento.

É IMPOSSÍVEL defender a conduta da Sony neste tópico sem recair em patético fanboysmo.
 

Johannes

Viciado
8,934
5,415
Tem quantas E3 que a Nintendo pulou fora e só manda vídeo? Duas ou três se não me engano. Quem não tem o que mostrar ou porque queimou fichas ou porque não tem nada, que fique em casa mesmo.
 
  • Curtir
Reações: Victal

HenriquePerche

Viciado
6,335
6,418
Ribeirão Preto
Ontem o Shaw fez uma palestra muito boa e franca.

Falou de tudo e mais um pouco.
De como trabalham, de acessibilidade, de exclusivos, até do PS3 ele falou.

Essa fala do PS3 em questão eu gostei muito.

“For our business the fall was sharp. We hadn’t listened to our customers. We created a devilish development environment, we reacted too slowly and our network was underdeveloped. And worst of all, if you remember, was the price point."

Bom, se alguém tava achando que a Sony poderia cagar no PS5 pela sua "arrogância" parece que não vai ser o caso. Aprenderam legal com o PS3.
 
  • Curtir
Reações: Victal

LiinhoGamer

Viciado
2,054
2,752
Alguns argumentos sobre a E3 perder um pouco de relevância fazem sentido, mas se a Sony voltar pra E3 em 2020 vai ficar claro que jogaram a culpa para o evento e não no fato de não ter mais anúncios e estarem focando no PS5 e suas novas estratégias.