Star Wars Battlefront é o primeiro jogo a fazer uso da Direct X 12 no Xbox One

Vítor Pedro

Casual
Junho 8, 2015
15
7
Brasil
Acreditem se quiser, mas fora revelado na GDC 2016 que Star Wars Battlefront já faz uso do tão famigerado Direct X 12 no Xbox One. O painel revela que a ferramenta garante ganhos de 50% na CPU e 20% na GPU.

Agora o que mais me surpreende é que mesmo fazendo uso da nova API, o jogo corre a míseros 720p.
Eu quero acreditar que se trata da porca otimização realizada pela EA, e que podemos no futuro ter resultados mais promissores.

Estou ciente de que a ferramenta permitirá um maior número de partículas e não deverá afetar tanto a resolução, mas será possível que não poderia ter chegado pelo menos aos 900p? Que acredito ser o mínimo aceitável para um console da nova geração.
 
Última edição:

Vítor Pedro

Casual
Junho 8, 2015
15
7
Brasil
Tive acesso ao Beta fechado de Fable Legends (Infelizmente cancelado) e puder ver o directX 12 de certa forma bem aproveitado. Os efeitos estavam excepcionais.
De fato, fora gerado muita expectativa acerca da melhora que a API traria. Sempre estive ciente que a mesma focaria no aumento do número de elementos na tela, dando um boost significativo nas " draw calls", mas confesso que esperava uma resolução padrão um pouco maior (900p).
E pelo histórico da EA, não me surpreenderia se o fato de trabalhar nessa resolução estivesse ligado a má otimização.
De toda forma, o console ainda pode gerar muitos frutos e todos sabemos que as verdadeiras obras de arte surgem do meio para o fim de uma geração, quando os desenvolvedores de fato conhecem a máquina e a programação em low level correspondente.
 

Xkullter

Guerreiro
Outubro 1, 2014
142
81
Mogi Guaçu - SP
Olha, também acho isso preocupante. O Jogo é muito bonito mas 720p com DX12... Então ele rodaria a que? 400p sem o DX12? Já disse, o jogo é bonito e tem muitos efeitos e tais, mas o Xbox não é assim tão mais fraco que o PS4, fora que outros games bonitos rodam bem no Xone como Ryse, The Division, Tomb Raider, CoD, Forza, NFS e etc, nenhum abaixo de 900p (e SEM o bendito DX12...). Muito estranha essa notícia mesmo
 

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,571
1,900
Num jogo recheado de serrilhados e com risíveis 720p? Estranho... O Digital Foundry recentemente fez a análise do novo Hitman, comparando ele rodando em DX11 e DX12 e adivinhem: nenhuma diferença encontrada...
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
Galera, DirectX 12 não muda a forma como o jogo é desenvolvido. Se terá efeitos bonitos ou não independe diretamente da API, mas sim de quem desenvolve o jogo. DirectX 12 no One sempre prometeu uma melhora de apenas 20% de performance nos jogos, então é lógico que seria imperceptível, lógico que não faria um jogo pesado como o SW pular de 720p pra 1080p. Mas com certeza rendeu uns frames a mais de performance. Nunca que no One o DirectX 12 foi vendido como milagre. Sempre foi dito que funcionaria em VGAs antigas, porém de forma limitada. Novos recursos existirão apenas nas novas VGAs. Gráficos melhores que esses só com um novo console ou no PC.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Galera, DirectX 12 não muda a forma como o jogo é desenvolvido. Se terá efeitos bonitos ou não independe diretamente da API, mas sim de quem desenvolve o jogo. DirectX 12 no One sempre prometeu uma melhora de apenas 20% de performance nos jogos, então é lógico que seria imperceptível, lógico que não faria um jogo pesado como o SW pular de 720p pra 1080p. Mas com certeza rendeu uns frames a mais de performance. Nunca que no One o DirectX 12 foi vendido como milagre. Sempre foi dito que funcionaria em VGAs antigas, porém de forma limitada. Novos recursos existirão apenas nas novas VGAs. Gráficos melhores que esses só com um novo console ou no PC.
O Phil Spencer chegou a comentar que o DX12 aumentaria a performance dos jogos no Xbox One em até 50%.
http://gamingbolt.com/phil-spencer-directx-12-brings-up-to-50-percent-increase-in-games-performance

Galera ficou pirada!
Até eu que sempre fui meio com o pé atrás com essa ferramenta pensei: "Bom, se o Phil Spencer disse isso então deve ser verdade mesmo".

Depois de um tempo pra cá, essas declarações sumiram e ficou claro que o DX12 não teria esse poder todo. Mas no começo o DX12 estava vindo como o salvador do console, e é por isso que vamos ver cada vez mais tópicos como esse e reações estranhando o porque do DX12 não fazer diferença como foi prometido.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,729
76,222
Rio Grande do Sul
@GameStrike
Fala isso pra CD Projekt, que já utilizou o DirectX 12 em Witcher 3 no Xbox One.
Soltaram umas imagens da comparação antes e depois.

Sem DX12
jFeOZdF.jpg


Com DX12
the-witcher-3.jpg
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,729
76,222
Rio Grande do Sul
O grande problema é que o DirectX 12 foi prometido para os jogadores como uma ferramenta milagrosa capaz de mudar gráficos da água pro vinho, quando não é bem assim que funciona.
Mudaria um pouquinho, para:

O grande problema é que o DirectX 12 foi entendido pelos jogadores* como uma ferramenta milagrosa capaz de mudar gráficos da água pro vinho, quando não é bem assim que funciona.

* Alguns, não todos.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Acho que poderia até chegar a 50% @HenriquePerche mas aí acho que depende muito do jogo, se faz mais uso de CPU, por exemplo. Depende do jogo. O DirectX 12 é real, mas ele não faz milagre, de fato.
Acredito que o DX12 pode ajudar sim em jogos maiores, mas eu não falo exatamente em frames ou resolução, mas sim componentes em tela, mais partículas simultâneas, movimentação de tecidos ou até física dependendo da engine, mas sem comprometer a performance.

São itens que numa screenshot pode parecer inútil, mas somando tudo eu acho que muda muito a experiência de jogo!
 

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
Agora a grama do GTA 5 vai ficar pau a pau hein.................................................
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Vish. Era melhor que nem tivessem divulgado isso. Mesmo com o famigerado DX12, o jogo roda a 720p no Xbox One e 900p no PS4. No instante que eu li essa notícia, fiquei sabendo que algum admin da Xb0x M1l Gr4u faleceu. Rsrs

Falando sério, entendo o que já disseram aqui que o DX12 nunca seria essa maravilha que os usuários acabaram imaginando, mas acho que a culpa foi da mídia e da Microsoft que sempre divulgaram essa API como uma maneira de reduzir a diferença de performance entre Xbox One e PS4.
 
  • Curtir
Reações: HSR e jairopicanco

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
DX12 foi feito pra aumentar a eficácia de uso daquilo que já existe, e não aumentar a potência da GPU em um piscar de olhos, ou seja, não há Dx12 que dê jeito quando a M$ optou lá nos primórdios do projeto por reduzir as unidades de computação GPU, só para priorizar o Kinect.

De todo modo, há jogos belíssimos saindo para o Xone, com ou sem o Dx12.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)