O Xbox Series X, no papel, é entre 20 e 30% mais poderoso que o PS5. Agora é preciso que esse poder seja utilizado até o talo.
Um detalhe, mas que eu vi que faz uma BOA diferença na divulgação do jogo: o modo foto.
Vocês também sentem uma falta desse recurso nos jogos da Xbox? É uma coisa tão simples, mas tão importante. Quase todos os jogos da Playstation possuem a funcionalidade, aí você acessa fóruns, Facebook, Twitter etc, e tem bilhares de fotos dos jogos Playstation. Eu tenho visto que isso tem dois papéis fundamentais:
O primeiro, mais óbvio, a divulgação do jogo. A pessoa tira foto, compartilha com seus amigos, posta nas redes sociais e tudo. É um marketing quase que inercial, você coloca e o público vai divulgando o jogo pra você.
O segundo, mais sutil mas que talvez explique, inclusive, essa sensação de "superioridade gráfica" da Playstation: o modo foto geralmente NÃO representa o aspecto gráfico do jogo. Só ver os modos replay de Gran Turismo, modos foto com filtro de vários outros games. Mas a divulgação é feita com o modo foto, né. Entra no ResetEra e tem um monte de fotinha, aí você vai ver a gameplay no YouTube e meu deus...
Enfim, acho que a Xbox poderia investir mais nisso. Gráfico não é algo objetivo, é também uma questão de percepção, de divulgação etc.
O Xbox One é ruim pra tudo nesse sentido. A maioria das funções sociais dele são um parto de usar e é por isso que ninguém dá a mínima pra elas.No início da geração, o PS4 tinha uma integração com o Facebook, mas acho que não tem mais. O Switch também tinha, ou ainda tem, não tenho certeza.
O Xbox One nunca teve essa função, e o aplicativo DVR dele é lento e complicado de usar. A Microsoft poderia muito bem implementar uma função de exportar fotos e vídeos de maneira simples para todas as redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube, etc.
Eu gostava muito da antiga dash do 360 exatamente por isso, era só colocar para a direita que você via exatamente o que os seus amigos estavam fazendo. Quando lançou o One, até que era legal aquela dash que ficava trocando de informações, achava muito melhor para saber o que estava rolando na comunidade, mas atualmente não está nada funcional nessa parte (apesar de muito bonita).O Xbox One é ruim pra tudo nesse sentido. A maioria das funções sociais dele são um parto de usar e é por isso que ninguém dá a mínima pra elas.
Os clubes vivem desertos e ninguém liga praquela aba comunidade, porque até compartilhar um print demanda um esforço ridículo dentro da própria plataforma. Imagine pra um serviço externo.
É verdade que a dash melhorou em velocidade na útima att, mas ela ainda peca demais nesse tipo de coisa.
Isso é algo que eu sinto muito falta do PS4. Era tudo muito mais simplificado. Era fácil ver o que os amigos estavam jogando e o que eles compartilhavam.
A interface era feia, mas funcionava bonitinho. O Xbox já é o contrário: bonitinho mas ordinário.
Exatamente! Inclusive um dos motivos que me fizeram escolher o 360 e não o PS3 na geração passada foi esse foco que ele tinha no social. Quando se pesquisava coisas sobre os consoles o 360 simplesmente parecia ser um lugar muito mais legal de jogar.Eu gostava muito da antiga dash do 360 exatamente por isso, era só colocar para a direita que você via exatamente o que os seus amigos estavam fazendo. Quando lançou o One, até que era legal aquela dash que ficava trocando de informações, achava muito melhor para saber o que estava rolando na comunidade, mas atualmente não está nada funcional nessa parte (apesar de muito bonita).
Eu reparei no espanto dos entrevistadores. Principalmente da mulher.-"Qual o melhor?"
-"Humm... Xbox!"
-"Sério?!!?!! Por que?!!!!!!"
Né lasca? Se ele tivesse respondido Ps5 iam dizer "Ok, isso aí, vamos para a próxima pergunta".
Microsoft tem muito trabalho pela frente, heheh
Um detalhe, mas que eu vi que faz uma BOA diferença na divulgação do jogo: o modo foto.
Vocês também sentem uma falta desse recurso nos jogos da Xbox? É uma coisa tão simples, mas tão importante. Quase todos os jogos da Playstation possuem a funcionalidade, aí você acessa fóruns, Facebook, Twitter etc, e tem bilhares de fotos dos jogos Playstation. Eu tenho visto que isso tem dois papéis fundamentais:
O primeiro, mais óbvio, a divulgação do jogo. A pessoa tira foto, compartilha com seus amigos, posta nas redes sociais e tudo. É um marketing quase que inercial, você coloca e o público vai divulgando o jogo pra você.
O segundo, mais sutil mas que talvez explique, inclusive, essa sensação de "superioridade gráfica" da Playstation: o modo foto geralmente NÃO representa o aspecto gráfico do jogo. Só ver os modos replay de Gran Turismo, modos foto com filtro de vários outros games. Mas a divulgação é feita com o modo foto, né. Entra no ResetEra e tem um monte de fotinha, aí você vai ver a gameplay no YouTube e meu deus...
Enfim, acho que a Xbox poderia investir mais nisso. Gráfico não é algo objetivo, é também uma questão de percepção, de divulgação etc.
Acredito que com a implementação do botão share no controle do Series X e possível reformulação da dash, isso se torne mais intuitivo no Series X, e quem sabe, no Xbox One também.No início da geração, o PS4 tinha uma integração com o Facebook, mas acho que não tem mais. O Switch também tinha, ou ainda tem, não tenho certeza.
O Xbox One nunca teve essa função, e o aplicativo DVR dele é lento e complicado de usar. A Microsoft poderia muito bem implementar uma função de exportar fotos e vídeos de maneira simples para todas as redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube, etc.
Sem interferência da apresentação do Xbox mas com a repercussão da apresentação da Sony (11 de junho).Antes que alguém coloque a culpa no Craig (pobre Craig, tamo junto, amigo!), essa pesquisa foi feita entre 25 de junho e 2 de julho desse ano, logo sem interferência do Showcase do Xbox feito dia 23 de julho. As intenções também estão baseadas no cenário em que não se sabe o preço dos consoles.
O que é relevante, pois estava recente. Por isso eu não me apegaria ao número exato, mas apenas à questão de superioridade numérica mesmo.Sem interferência da apresentação do Xbox mas com a repercussão da apresentação da Sony (11 de junho).
Numa pesquisa britância feita com participação online em sites da Comic Con Experience, 84% dos participantes disseram que pretendem comprar um PS5.
Antes que alguém coloque a culpa no Craig (pobre Craig, tamo junto, amigo!), essa pesquisa foi feita entre 25 de junho e 2 de julho desse ano, logo sem interferência do Showcase do Xbox feito dia 23 de julho. As intenções também estão baseadas no cenário em que não se sabe o preço dos consoles.
De forma alguma esses números pretendem refletir o percentual de vendas dos consoles esse ano, mas demonstram que a Sony conta, sim, com uma boa vontade natural decorrente do bom desempenho do PS4 nessa geração. E por isso eu nunca imaginei que o Xbox venderia mais consoles na próxima geração, mesmo que a MS fizesse absolutamente tudo certo. Se a Sony não errar muito, não tem como "pegar".
E vai vender menos consoles do que o Playstation, GLOBALMENTE. Regionalmente poderia vender mais, como o 360.Microsoft tem que ser agressiva, tem que ter melhor preço, tem que parar de cobrar gold, tem que anunciar ainda mais jogos e não cometer o erro de ter um craig no evento pq senão esses fanáticos vão ignorar todo o resto e focar na única coisa negativa do evento.
No ps4 a escolha pelo playstation foi por causa do preço, graficos e resolução mesmo o Xbox one inicialmente tendo mais exclusivos de peso. Agora o Xbox tem o console mais poderoso, vai ter o console mais barato, tem mais jogos exclusivos, é mais barato pra consumir jogos....simplesmente não consigo entender o motivo de comprar um PS5 no momento a não ser por fanatismo ou alguma ligação afetiva pessoal com a marca.
O PS4 vai fechar o ano de 2020 com The Last of Us Part II, Ghost of Tsushima, Final Fantasy VII Remake (lembrando que só PC foi confirmado até agora), Nioh 2 e Dreams. Ainda teve Persona 5 Royal, mas é um relançamento com mais conteúdo. Teve também Granblue Fantasy: Versus e Predator: Hunting Grounds de exclusivos menos relevantes. Além disso, mais uma vez, pelo menos um jogo da plataforma é um dos favoritos ao GOTY. O ponto principal disso tudo é que esse não é um ano atípico pra Sony, muito pelo contrário, se tornou comum nessa geração, e isso passa muita confiança para o consumidor.No ps4 a escolha pelo playstation foi por causa do preço, graficos e resolução mesmo o Xbox one inicialmente tendo mais exclusivos de peso. Agora o Xbox tem o console mais poderoso, vai ter o console mais barato, tem mais jogos exclusivos, é mais barato pra consumir jogos....simplesmente não consigo entender o motivo de comprar um PS5 no momento a não ser por fanatismo ou alguma ligação afetiva pessoal com a marca.
E vai vender menos consoles do que o Playstation, GLOBALMENTE. Regionalmente poderia vender mais, como o 360.
Não vou entrar no mérito de fanatismo, porque vale para todos os lados.
Mas, falando de fãs, quando uma empresa deixa de ter um consumidor e ganha um fã, a vida do concorrente fica muito mais difícil. Isso é mercado. O fã não se deixa levar por qualquer agrado da concorrência, porque ele estabeleceu uma ligação emocional com a marca. Se alguém sabe que duas empresas vão lançar um produto, não temos ainda muitas informações sobre esses produtos, mas a pessoa já é fã de uma das empresas: a primeira escolha será óbvia. Precisa acontecer alguma coisa muito impactante pra fazer o fã repensar suas escolhas. E daí entra na subjetividade do que impacta mais para cada pessoa. Mas o que funciona de forma mais abrangente são os impactos negativos, notícias ruins na mídia.