Tópico Oficial Taverna PXB

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Agora entendo um pouco o ponto do imediatismo que o @KaykyEleuOreo levantou algumas semanas atrás. Vi esse tuíte e acho importante trazer pra cá, complementando com outros jogos, porque a proporção que Redfall tomou faz parecer que a coisa está degringolando, ladeira abaixo, que está tudo um caos e que cabeças precisam rolar, mas talvez não seja pra tanto. Lógico que seria ótimo que Redfall fosse bem na avaliação crítica e de público, mas convenhamos, a Microsoft fez de tudo pra esconder esse jogo nas últimas semanas:
  • Reviews só no momento do lançamento (isso aqui é quase sempre sinal de alerta);
  • Nunca vimos o jogo rodando no Series X antes do lançamento - e eu não vou parar de reforçar isso pelo quão absurdo é a empresa ter a cara de pau de fazer uma coisa dessas;
  • Galera fazendo stream na Twitch a partir do lançamento na Nova Zelândia e a ZeniMax derrubando os canais que estavam transmitindo o jogo (após mudarem a região do console para lá);
  • As constantes frustrações da galera: loja de microtransações vazada (e depois removida), sempre on-line mesmo para jogar sozinho, rodar a 30 fps no Series X|S (ao contrário de todos os vídeos de divulgação), a lista é longa.
Eram muitos os sinais e a batida de trem veio, acontece.

Enfim, voltando ao assunto principal, imediatismo. Nessas horas, é fácil começar a pedir a cabeça da galera, e eu mesmo acredito que falte um pouco de direcionamento na parte Xbox Game Studios, em termos de manter uma unidade. A Microsoft optou por um caminho de dar bastante liberdade aos estúdios, e isso às vezes pode significar uma falta de senso de urgência, já que agora com dinheiro e financiamento, dá pra ir experimentando por mais tempo e isso pode sair do controle caso não haja um direcionamento adequado.

Mas, mas falando em termos de avaliação, a maioria dos jogos lançados pós-onda de aquisições de 2018 foram bons/muito bons, alguns no campo do excelente. Estas são as avaliações críticas de todos os jogos lançados pelos estúdios adquiridos pela Microsoft pós-2018. Muitos estavam em desenvolvimento antes da compra, mas tiveram um incremento de orçamento após a aquisição. A nota leva em conta a plataforma com mais análises no Metacritic, não necessariamente a nota mais alta:
  • Forza Horizon 5 (Playground) - 92
  • Deathloop (Arkane) - 88
  • Hi-Fi Rush (Tango) - 87
  • Psychonauts 2 (Double Fine) - 87
  • Pentiment (Obsidian) - 86
  • The Outer Worlds (Obsidian) - 85
  • Wasteland 3 (inXile) - 85
  • Grounded (Obsidian) - 82
  • Ghostwire: Tokyo (Tango) - 75
  • Bleeding Edge (Ninja Theory) - 66
  • Redfall (Arkane) - 64
Além disso, outros jogos first party lançados desde a onda de aquisições:
  • Microsoft Flight Simulator (Asobo) - 91
  • Halo Infinite (343) - 87
  • Gears 5 (Coalition) - 84
  • Age of Empires IV (Relic) - 81
  • Gears Tactics (Splash Damage/The Coalition) - 80
  • Tell Me Why (Dontnod) - 78
  • As Dusk Falls (Interior/Night) - 77
  • Battletoads (Dlala/Rare) - 72
  • Minecraft Legends (Mojang/Blackbird) - 71
  • Minecraft Dungeons (Mojang/Double Eleven) - 70
Wall grande, alguns assuntos repetitivos, por isso o spoiler. Mas achei importante comentar.

É, existe a XGS, e existe o que chega como produto (e digo produto em todos os sentidos: o jogo, o sentimento de prioridade, de exclusividade etc) final nos consoles. Nas outras empresas, essa lógica é um pouco óbvia: Playstation Studios -> Exclusivo Day One no console Playstation. Nintendo idem. Na a Xbox, nem sempre essa relação é verdadeira. Diria que poucas vezes foi nos últimos anos.

Primeiro que há muitos games de baixo orçamento aí (Battletoads, Minecraft Legends e Dungeons, As Dusk Falls, Grounded, Hi-Fi Rush, Bleeding Edge, Pentiment, Tell Me Why). Eles são importantes, complementam a experiência, mas não são a showcase que a gente espera de um novo console premium, caro etc.

Há alguns que eram exclusivos de Playstation, e chegaram um ano após no console da Microsoft (Deathloop e Ghostwire). Há aqueles que chegaram um ano ou mais após na Xbox, estando no PC (Flight Simulator, Gears Tactics, Age II). Alguns sequer chegaram ainda (Age Of Empires IV). Um game chegar depois em uma plataforma contribui para essa percepção de "não sou prioridade" da marca. Tanto que muitos desses lançamentos passaram batido em hype. O que não teria sido o caso de um lançamento simultâneo onde, por exemplo, o Flight Simulator seria associado no imaginário como um showcase do console, como foi do PC. O que meus amigos da faculdade/trabalharam viram de Flight Simulator foi PC, não de Xbox.

Outros, saíram igualmente na plataforma Playstation e Xbox. Ou seja, pouco difere de um multiplataforma convencional com lançamento Day One no Game Pass como Wo Long ou Atomic Heart, por exemplo (Psychonauts 2, Westland 3, The Outer Worlds). Se o game é da XGS e está disponível na Playstation, não é visto como um grande diferencial da marca. E diria que com razão, afinal, se a generalização desse raciocínio fosse válida, todos aqui ainda estariam na Xbox hoje? O console Xbox existiria?

Fazendo esses filtros, sobra aí Halo Infinite, Forza Horizon 5 e Redfall. Dois deles bastante controversos, e um tradicional lançamento bienal da marca. Starfield será possivelmente o primeiro novo game tradicional, no sentido de (i) é um alto orçamento, convencionado como "AAA", (ii) é exclusivo da Xbox, (iii) estará disponível no lançamento no console. Algo que era bastante simples e comum, mas se tornou uma raridade imensa por aqui.

Olhando por esse aspecto, e a pressão que a Xbox vem recebendo ultimamente, é uma baita de uma responsabilidade. Não acho que é uma questão de falência ou coisa assim, mas o fracasso pode marcar permanentemente o console Xbox, e pior: o próprio Game Pass como um serviço de baixa qualidade. Isso é perigoso, muito perigoso.
 

Thi Zeek

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 21, 2018
921
1,159
Indaiatuba
O problema de Redfall é que mostra claramente que os manda chuvas da divisão Xbox são retardados, só pode ser isso, como pessoas em sã consciência deixam sair um jogo quebrado desse? Não tem lógica, pois qualquer um sentiria vergonha. Se já não bastasse o vexame do trailer de Halo Infinite - o jogão que era para fazer você querer um Xbox - e as enormes críticas feitas em jogos quebrados lançados por aí (cyberpunk, etc) os caras ainda tem a coragem de fazer isso, sério mesmo é desanimador.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,402
4,028
Brasilia DF
Agora entendo um pouco o ponto do imediatismo que o @KaykyEleuOreo levantou algumas semanas atrás. Vi esse tuíte e acho importante trazer pra cá, complementando com outros jogos, porque a proporção que Redfall tomou faz parecer que a coisa está degringolando, ladeira abaixo, que está tudo um caos e que cabeças precisam rolar, mas talvez não seja pra tanto. Lógico que seria ótimo que Redfall fosse bem na avaliação crítica e de público, mas convenhamos, a Microsoft fez de tudo pra esconder esse jogo nas últimas semanas:
  • Reviews só no momento do lançamento (isso aqui é quase sempre sinal de alerta);
  • Nunca vimos o jogo rodando no Series X antes do lançamento - e eu não vou parar de reforçar isso pelo quão absurdo é a empresa ter a cara de pau de fazer uma coisa dessas;
  • Galera fazendo stream na Twitch a partir do lançamento na Nova Zelândia e a ZeniMax derrubando os canais que estavam transmitindo o jogo (após mudarem a região do console para lá);
  • As constantes frustrações da galera: loja de microtransações vazada (e depois removida), sempre on-line mesmo para jogar sozinho, rodar a 30 fps no Series X|S (ao contrário de todos os vídeos de divulgação), a lista é longa.
Eram muitos os sinais e a batida de trem veio, acontece.

Enfim, voltando ao assunto principal, imediatismo. Nessas horas, é fácil começar a pedir a cabeça da galera, e eu mesmo acredito que falte um pouco de direcionamento na parte Xbox Game Studios, em termos de manter uma unidade. A Microsoft optou por um caminho de dar bastante liberdade aos estúdios, e isso às vezes pode significar uma falta de senso de urgência, já que agora com dinheiro e financiamento, dá pra ir experimentando por mais tempo e isso pode sair do controle caso não haja um direcionamento adequado.

Mas, mas falando em termos de avaliação, a maioria dos jogos lançados pós-onda de aquisições de 2018 foram bons/muito bons, alguns no campo do excelente. Estas são as avaliações críticas de todos os jogos lançados pelos estúdios adquiridos pela Microsoft pós-2018. Muitos estavam em desenvolvimento antes da compra, mas tiveram um incremento de orçamento após a aquisição. A nota leva em conta a plataforma com mais análises no Metacritic, não necessariamente a nota mais alta:
  • Forza Horizon 5 (Playground) - 92
  • Deathloop (Arkane) - 88
  • Hi-Fi Rush (Tango) - 87
  • Psychonauts 2 (Double Fine) - 87
  • Pentiment (Obsidian) - 86
  • The Outer Worlds (Obsidian) - 85
  • Wasteland 3 (inXile) - 85
  • Grounded (Obsidian) - 82
  • Ghostwire: Tokyo (Tango) - 75
  • Bleeding Edge (Ninja Theory) - 66
  • Redfall (Arkane) - 64
Além disso, outros jogos first party lançados desde a onda de aquisições:
  • Microsoft Flight Simulator (Asobo) - 91
  • Halo Infinite (343) - 87
  • Gears 5 (Coalition) - 84
  • Age of Empires IV (Relic) - 81
  • Gears Tactics (Splash Damage/The Coalition) - 80
  • Tell Me Why (Dontnod) - 78
  • As Dusk Falls (Interior/Night) - 77
  • Battletoads (Dlala/Rare) - 72
  • Minecraft Legends (Mojang/Blackbird) - 71
  • Minecraft Dungeons (Mojang/Double Eleven) - 70
As listas acima contemplam 21 jogos, com 16 deles (76%) ficando com nota verdinha, que representa reviews geralmente favoráveis. Só dois (9%) tiveram avaliações inferiores a 70 - curiosamente, dois estúdios experimentando algo diferente da sua especialidade (Ninja Theory e Arkane agora).

Quando a Microsoft começou a comprar estúdios, muito se falou sobre o tempo que levaria para que os resultados aparecessem. Um pouco depois, antes da Sony comprar a Insomniac, um desenvolvedor de lá elogiou o pipeline da SIE como o melhor da indústria - por pipeline, leia-se os processos para se desenvolver um jogo, da concepção até seu lançamento. Ou seja: como a publisher contribui no gerenciamento do planejamento, definição da base do jogo (história, mecânicas, design), orçamento, aprovações, eventuais gargalos de desenvolvimento, processos legais. Esse pipeline abrange, claro, todo o processo de desenvolvimento: planejamento, pré-produção, produção, QA, lançamento e sustentação).

Hoje, aparentemente, a Microsoft ainda está tentando encontrar esses processos também. Em alguns casos, até dá pra chutar alguns pontos que deveriam ter sido melhor planejados na pré-produção, mas foram avançando e depois não tinha mais como voltar atrás (como a falta de conteúdo inicial para Sea of Thieves ou Halo Infinite). No primeiro, a produção se encontrou em pouco tempo, o conteúdo veio rápido e o jogo é bem grande hoje em dia; no segundo, ainda estão correndo atrás do prejuízo enquanto tentam limpar a imagem do estúdio que passou por uma forte reestruturação.

Enfim, é mais pra dar uma outra visão sobre essa situação. O Xbox está longe de alcançar a expectativa da maioria do público, especialmente porque com a Microsoft jogando sério, se espera que os resultados acompanhem o aumento das cifras envolvidas. Mas não é como se a divisão estivesse à beira do colapso e o castelo vai ruir se Starfield não for 90+.
Perfeito… eu fui suspenso do tópico do Redfall kkkk mas entro na mesma questão do Cyberpunk: RD Me pareceu um jogo inacabado, tecnicamente faltam até coisas básicas, porém, os jogos de hoje em dia estão chegando assim… 0 surpresas. Acredito que ao longo do tempo, vai ganhar att e conteúdo, pode ser que as pessoas voltem e encontrem um outro cenário. Phill precisa fazer uma reflexão, reconhecer que sob a gestão dele, existe uma dificuldade no gerenciamento dos processos de jogos. Se ele não fizer mudanças nessa estrutura, seja em processo ou em quadro de funcionários, a culpa com toda a razão vai cair sobre ele.
 

2JLR

Novato
Agosto 15, 2007
2,046
2,388
Kingman, AZ
Redfall nunca me chamou a atenção, mas eu não esperava um jogo tão ruim assim… gráficos meia boca, lotado de bugs e pelo visto a história é bem genérica.
Eu critico a MS e os jogos pois sou fã da marca e quero jogar jogos bons… não é porque está no GamePass que tenho que aceitar qualquer porcaria.
Fora isso, um jogo como esse vai fazer quantas pessoas comprarem o console ? Quantas pessoas irão assinar o GamePass para jogá-lo ? Eu acredito que muito poucas … e aí penso em como a MS vai conseguir tornar o GamePass rentável e aumentar a base de consoles entregando jogos de baixa qualidade ? Achei que aprenderiam algo depois de Halo Infinite… agora é torcer para Starfield e Forza Motorsport serem jogos mais bem feitos…
 

Flávio Neves

Guerreiro
Outubro 13, 2014
323
452
Netherlands
O cinismo vai tomando conta dos users do PXB:
Ver anexo 9584
Tivemos uma crise do setor de jogos nos anos 80, ganância acima de tudo. Viram o dinheiro que dava e saíram lançando jogo a rodo sem qualquer qualidade, vide a história do jogo do ET.

Teve que vir a Nintendo e salvar o setor.

Aprendemos nada com o passado e lá vamos nós de novo, e dessa vez com DLC e microtransação para temperar.
 

Thi Zeek

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 21, 2018
921
1,159
Indaiatuba
Incrível como a animação com o 2023 do Xbox, lá no evento de janeiro, foi estraçalhada! Espero que a showcase traga boas novidades e um ânimo para o restante do ano.
Não lembro de um período em que se falou tão mal do Xbox como nos últimos dias: bloqueio da CMA, Redfall, etc!
O problema que o público vai perdendo a confiança, ano passado falaram que até a metade do ano você jogaria Forza e Starfield e advinha? Era mentira, além do adiamento teve um comunicado falando que Starfield precisava de mais tempo e isso é preocupante porque o histórico do Xbox com esses jogos não é bom. É melhor você prometer pouco e entregar a prometer muito e entregar pouco, cumpra os prazos dos jogos e entregue aquilo que você mostra se o trailer está a 60 fps com aquele grafico tem que entregar exatamente assim no SX, não estou pedindo 4 GOTY por ano... apenas que façam o básico.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,046
12,656
Barbacena
Agora entendo um pouco o ponto do imediatismo que o @KaykyEleuOreo levantou algumas semanas atrás. Vi esse tuíte e acho importante trazer pra cá, complementando com outros jogos, porque a proporção que Redfall tomou faz parecer que a coisa está degringolando, ladeira abaixo, que está tudo um caos e que cabeças precisam rolar, mas talvez não seja pra tanto. Lógico que seria ótimo que Redfall fosse bem na avaliação crítica e de público, mas convenhamos, a Microsoft fez de tudo pra esconder esse jogo nas últimas semanas:
  • Reviews só no momento do lançamento (isso aqui é quase sempre sinal de alerta);
  • Nunca vimos o jogo rodando no Series X antes do lançamento - e eu não vou parar de reforçar isso pelo quão absurdo é a empresa ter a cara de pau de fazer uma coisa dessas;
  • Galera fazendo stream na Twitch a partir do lançamento na Nova Zelândia e a ZeniMax derrubando os canais que estavam transmitindo o jogo (após mudarem a região do console para lá);
  • As constantes frustrações da galera: loja de microtransações vazada (e depois removida), sempre on-line mesmo para jogar sozinho, rodar a 30 fps no Series X|S (ao contrário de todos os vídeos de divulgação), a lista é longa.
Eram muitos os sinais e a batida de trem veio, acontece.

Enfim, voltando ao assunto principal, imediatismo. Nessas horas, é fácil começar a pedir a cabeça da galera, e eu mesmo acredito que falte um pouco de direcionamento na parte Xbox Game Studios, em termos de manter uma unidade. A Microsoft optou por um caminho de dar bastante liberdade aos estúdios, e isso às vezes pode significar uma falta de senso de urgência, já que agora com dinheiro e financiamento, dá pra ir experimentando por mais tempo e isso pode sair do controle caso não haja um direcionamento adequado.

Mas, mas falando em termos de avaliação, a maioria dos jogos lançados pós-onda de aquisições de 2018 foram bons/muito bons, alguns no campo do excelente. Estas são as avaliações críticas de todos os jogos lançados pelos estúdios adquiridos pela Microsoft pós-2018. Muitos estavam em desenvolvimento antes da compra, mas tiveram um incremento de orçamento após a aquisição. A nota leva em conta a plataforma com mais análises no Metacritic, não necessariamente a nota mais alta:
  • Forza Horizon 5 (Playground) - 92
  • Deathloop (Arkane) - 88
  • Hi-Fi Rush (Tango) - 87
  • Psychonauts 2 (Double Fine) - 87
  • Pentiment (Obsidian) - 86
  • The Outer Worlds (Obsidian) - 85
  • Wasteland 3 (inXile) - 85
  • Grounded (Obsidian) - 82
  • Ghostwire: Tokyo (Tango) - 75
  • Bleeding Edge (Ninja Theory) - 66
  • Redfall (Arkane) - 64
Além disso, outros jogos first party lançados desde a onda de aquisições:
  • Microsoft Flight Simulator (Asobo) - 91
  • Halo Infinite (343) - 87
  • Gears 5 (Coalition) - 84
  • Age of Empires IV (Relic) - 81
  • Gears Tactics (Splash Damage/The Coalition) - 80
  • Tell Me Why (Dontnod) - 78
  • As Dusk Falls (Interior/Night) - 77
  • Battletoads (Dlala/Rare) - 72
  • Minecraft Legends (Mojang/Blackbird) - 71
  • Minecraft Dungeons (Mojang/Double Eleven) - 70
As listas acima contemplam 21 jogos, com 16 deles (76%) ficando com nota verdinha, que representa reviews geralmente favoráveis. Só dois (9%) tiveram avaliações inferiores a 70 - curiosamente, dois estúdios experimentando algo diferente da sua especialidade (Ninja Theory e Arkane agora).

Quando a Microsoft começou a comprar estúdios, muito se falou sobre o tempo que levaria para que os resultados aparecessem. Um pouco depois, antes da Sony comprar a Insomniac, um desenvolvedor de lá elogiou o pipeline da SIE como o melhor da indústria - por pipeline, leia-se os processos para se desenvolver um jogo, da concepção até seu lançamento. Ou seja: como a publisher contribui no gerenciamento do planejamento, definição da base do jogo (história, mecânicas, design), orçamento, aprovações, eventuais gargalos de desenvolvimento, processos legais. Esse pipeline abrange, claro, todo o processo de desenvolvimento: planejamento, pré-produção, produção, QA, lançamento e sustentação).

Hoje, aparentemente, a Microsoft ainda está tentando encontrar esses processos também. Em alguns casos, até dá pra chutar alguns pontos que deveriam ter sido melhor planejados na pré-produção, mas foram avançando e depois não tinha mais como voltar atrás (como a falta de conteúdo inicial para Sea of Thieves ou Halo Infinite). No primeiro, a produção se encontrou em pouco tempo, o conteúdo veio rápido e o jogo é bem grande hoje em dia; no segundo, ainda estão correndo atrás do prejuízo enquanto tentam limpar a imagem do estúdio que passou por uma forte reestruturação.

Enfim, é mais pra dar uma outra visão sobre essa situação. O Xbox está longe de alcançar a expectativa da maioria do público, especialmente porque com a Microsoft jogando sério, se espera que os resultados acompanhem o aumento das cifras envolvidas. Mas não é como se a divisão estivesse à beira do colapso e o castelo vai ruir se Starfield não for 90+.
Excelente!!! É chato ser repetitivo, mas a frase parece que não envelhece: "Qdo é o Xbox parece o fim do mundo". Recentemente tivemos jogos duramente criticados em todas plataformas, ai chega a vez do Xbox e volta a mesma conversa.

Tem mta coisa boa na plataforma e via gamepass recebemos mtos jogos excelentes, infelizmente, cedo ou tarde vai aparecer alguma bomba. Enfim, bola pra frente e vamos aguardar o evento de junho pra termos novidades boas.
 
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Reações: JPedro

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,875
18,435
Juiz de fora
Incrível como a animação com o 2023 do Xbox, lá no evento de janeiro, foi estraçalhada! Espero que a showcase traga boas novidades e um ânimo para o restante do ano.
Não lembro de um período em que se falou tão mal do Xbox como nos últimos dias: bloqueio da CMA, Redfall, etc!

Ao meu ver esta faltando uma consistência no Xbox , saímos de um 2021 como a Publisher com a maior nota do MC , para um 2022 fraquíssimo e um 2023 com uma grande surpresa , HiFi-Rush e uma grande decepção , Redfall.

Já o bloqueio da ABK , ninguém pode culpar a MS , no dia que foi anunciado aqui a compra foi uma festa só.
Todo mundo sabe o quanto " injustamente" estão tratando a aquisição , no caso os reguladores , e eles continuam lutando.

Voltando aos jogos , o Xbox ainda não alcançou a confiança que as outras plataformas dão :
" Opa , cagamos aqui no Forspoken ou Redfall , mas nos próximos a gente acerta "

Quem ae vai por a mão no fogo pelos próximos jogos ?
Starfield , Fable , Everwild , Perfect Dark , etc...
Ou seja , é neste sentido que cada estúdio do Xbox vai precisar conquistar a confiança do público. Porque o que temos hoje , é mais uma montanha russa que passa mais tempo na parte de baixo. Se tratando de First Party no caso.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,648
36,013
São Paulo
2023 com uma grande surpresa , HiFi-Rush e uma grande decepção , Redfall
E vamos terminar com o GotY!

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