Eu sei que a galera acha que é fácil, é só fazer um post ali na hora igual tantos outros fazem, igual a gente faz aqui no PXB postando, certo? Na prática, não é bem assim quando se é responsável por um canal oficial de divulgação da marca. A imensa maioria das postagens são agendadas com bastante antecedência (e com toda a chatice de aprovação), seguindo um cronograma pré-estabelecido, respeitando todo o manual da marca (posição da marca, espaçamento de não sei o que, tipo de foto que pode utilizar, etc.) e, por vezes, tendo que atender a pedidos específicos: precisa falar de jogo X, tem que falar agora de funcionalidade Y, tem que promover o jogo do parceiro Z.
Além disso, o cara reclama que ninguém sabe que GTA V está no
Game Pass sendo que o primeiro post do primeiro print dele é justamente um vídeo falando sobre GTA V no
Xbox Game Pass - algo que a conta brasileira fez, mas a americana não, por exemplo.
E o principal:
cada canal serve a um propósito específico. Uma passada rápida pela timeline das páginas do Instagram do
Xbox/XboxBR deixa bem claro que esses perfis não estão lá para servirem de canais de notícias, mas de construção de marca, branding. Tem fotos, artes, frases, detalhes dos produtos, o interesse ali é inserir a marca
Xbox em diferentes contextos, trazer pro dia a dia das pessoas. É pegar o cara que tá rolando a timeline com um fone ou controle novo do
Xbox, ou um convite pra explorar um catálogo com centenas de jogos, interagir com usuários com brincadeiras (o perfil do
Xbox US no Instagram tem umas postagens muito legais nesse sentido nos stories). Para notícias, existem os perfis no Twitter, que inclusive falaram sobre o assunto no dia do anúncio (6) e no dia em que os jogos entraram (8).
Não estou, de forma alguma, tentando aliviar a barra, o trabalho feito aqui poderia sim ser bem melhor, até mesmo por não ter uma conta como a do XboxGamePass pra falar especificamente do serviço em diversos canais, precisaria de um planejamento melhor nesse sentido. Mas tem vezes que parece que criticam só porque a XboxBR é um alvo fácil mesmo.