O mundo de Fallout é mágico demais, por mais que eu ame a Obsidian ela vai ter q comer uma boa feijoada pra se igualar
a inXile eu desconheço, não tenho opinião
Os primeiros Fallout foram feitos pela Black Isle, onde trabalhavam os hoje líderes de Obsidian e inXile. Brian Fargo tinha trabalhado em Wasteland 1, que foi um marco na história dos CRPG's. Porém, a Interplay não tinha os direitos para fazer um jogo Wasteland 2 (parece que a IP ficou com a EA na época) e resolveram criar outro jogo: nascia Fallout, um sucessor espiritual de Wasteland. Depois a Bethesda comprou a franquia e fez Fallout 3. Já a IP de Wasteland foi readquirida por Brian Fargo, que produziu Wasteland 2 numa campanha de Kickstarter, e agora entregará Wasteland 3 com mais recursos graças à Microsoft.
Da wiki do Fallout:
Fallout foi produzido por Tim Cain (hoje na Obsidian), desenvolvido pela
Black Isle Studios e publicado pela
Interplay em
1997 exclusivamente para
PC. O jogo é considerado por alguns como uma continuação não-oficial de
Wasteland também um jogo Exclusivo de PC,
[2] mas tal título não poderia ser utilizado pois a
Electronic Arts possuía os direitos de uso do mesmo; e, exceto por pequenas referências, os jogos ocorrem em universos distintos.
Fallout utilizaria o sistema
GURPS da
Steve Jackson Games, mas o acordo entre as partes não se concretizou devido ao uso excessivo de violência no jogo,
[3] forçando a
Black Isle a alterar o sistema GURPS para o sistema S.P.E.C.I.A.L., desenvolvido internamente.
Fallout 2
Fallout 2 foi desenvolvido pela
Black Isle Studios e publicado pela
Interplay em 1998 Exclusivamente para PC. A história do jogo se passa em 2241, 80 anos após os acontecimentos do primeiro episódio da série.
[4] O jogo conta a história do descendente do herói original e sua jornada para salvar sua tribo de fome, para isso deve encontrar uma máquina conhecida como a "Garden of Eden Creation Kit" (GECK) que pode transformar ambientes devastados em ambientes férteis.
[5] Embora tenha quase um mundo completamente novo, as histórias e aventuras são várias vezes maiores do que seu antecessor, a mecânica de jogo de
Fallout permanecem praticamente inalterados, com a maioria das mudanças dedicado à correção de problemas de interface.