Tópico Oficial Taverna PXB

~[R]afa[XSS]

Guerreiro
Janeiro 14, 2020
336
173
São José dos Campos, SP
Dá pra entender.

Lembra quando uma galera se preocupou que a Microsoft levar jogos first party para consoles concorrentes poderia fazer com que o console Xbox encolhesse cada vez mais e se tornasse menos atrativo para as desenvolvedoras lançarem jogos? Ainda não deu tempo disso acontecer porque a decisão é recente, mas é esse tipo de coisa que o pessoal se refere. Estúdios e publishers, por livre e espontânea vontade, abrindo mão total ou parcialmente da plataforma.

O Xbox já tem a menor base instalada entre todas as plataformas (PC, PlayStation e Switch) - o que significa que, para a imensa maioria dos jogos, as vendas serão menores do lado de cá. Se você é um desenvolvedor como a Jyamma, criando seu primeiro jogo para consoles, o que é melhor:
  • Lançar o jogo 3-4 meses depois, simultaneamente em todas as plataformas, mesmo que isso represente um certo sufoco no orçamento?
  • Priorizar o lançamento em duas plataformas com chances de gerar mais retorno, fazendo com que o dinheiro comece a entrar mais cedo, deixando a que tem o menor público pra depois?

Sei que é chato falar isso, mas essa é a realidade do Xbox. Se dependesse apenas dos desenvolvedores, pode acreditar que todos adorariam lançar seus jogos pra tudo. Mas quem manda é o dinheiro, se aqui gera menos do que lá, lá vai ter prioridade.
Pensando por um lado kkkk talvez seja até melhor os jogos irem pra lá primeiro, pra quando chegar no xbox já virem com as correções e updates
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,394
4,019
Brasilia DF
Dá pra entender.

Lembra quando uma galera se preocupou que a Microsoft levar jogos first party para consoles concorrentes poderia fazer com que o console Xbox encolhesse cada vez mais e se tornasse menos atrativo para as desenvolvedoras lançarem jogos? Ainda não deu tempo disso acontecer porque a decisão é recente, mas é esse tipo de coisa que o pessoal se refere. Estúdios e publishers, por livre e espontânea vontade, abrindo mão total ou parcialmente da plataforma.

O Xbox já tem a menor base instalada entre todas as plataformas (PC, PlayStation e Switch) - o que significa que, para a imensa maioria dos jogos, as vendas serão menores do lado de cá. Se você é um desenvolvedor como a Jyamma, criando seu primeiro jogo para consoles, o que é melhor:
  • Lançar o jogo 3-4 meses depois, simultaneamente em todas as plataformas, mesmo que isso represente um certo sufoco no orçamento?
  • Priorizar o lançamento em duas plataformas com chances de gerar mais retorno, fazendo com que o dinheiro comece a entrar mais cedo, deixando a que tem o menor público pra depois?

Sei que é chato falar isso, mas essa é a realidade do Xbox. Se dependesse apenas dos desenvolvedores, pode acreditar que todos adorariam lançar seus jogos pra tudo. Mas quem manda é o dinheiro, se aqui gera menos do que lá, lá vai ter prioridade.
Estou anos e anos externando essa preocupação… olhando justamente esse cenário. Mas o que importa é ter joguinho nipônico aqui e pronto.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,519
Rio Grande do Sul
Em outro lugar vi gente falando que vão lançar assim porque Xbox/caixista só pega gamepass e não "paga pelo jogo" 🤔🤔
Jogos lançados fora do Game Pass têm a sua vida dificultada por não estarem na maior vitrine da plataforma. Se não forem jogos de empresas grandes e consagradas/conhecidas, pior ainda. Tá cheio de comentários internet afora de gente que até gostou de algum lançamento, mas vai "esperar chegar no Game Pass" - o que pode até nem acontecer, mas o tempo vai passando, talvez o cara compre em promoção mais pra frente, talvez não, porque sempre tem outras coisas pra jogar, prioridades mudam, etc.

A maior parte dos jogos segue chegando na plataforma fora do Game Pass, isso por si só já indica que existe um caminho pra quem opta por ficar de fora do serviço. O que não quer dizer que esse caminho não venha acompanhado de outros desafios.

fico em dúvida se gamepass trás lucro pra empresa (desenvolvedora) ou só "público", o que vocês acham??
Pra desenvolvedora/publisher terem lucro com o Game Pass, vai deles negociarem e costurarem um bom acordo com a Microsoft. Pode ser um valor fechado para disponibilizar por tempo X, pode ter um valor inicial menor mas com variáveis de acordo com o desempenho. Depende de cada situação, mas dificilmente a empresa vai fechar um acordo por um valor que vai deixar no prejuízo lá na frente.

Vcs tem costume de comprar jogos depois de jogar eles no gamepass??
Depois de jogar, não. Compro DLCs de jogos que estão no catálogo e um ou outro que saíram ou podem sair mas quero ter na minha biblioteca (Hitman, por exemplo).

A economia com o Game Pass também me faz ficar menos preocupado em comprar alguns lançamentos ou outros jogos de catálogo na plataforma.
 

~[R]afa[XSS]

Guerreiro
Janeiro 14, 2020
336
173
São José dos Campos, SP
Pra desenvolvedora/publisher terem lucro com o Game Pass, vai deles negociarem e costurarem um bom acordo com a Microsoft. Pode ser um valor fechado para disponibilizar por tempo X, pode ter um valor inicial menor mas com variáveis de acordo com o desempenho. Depende de cada situação, mas dificilmente a empresa vai fechar um acordo por um valor que vai deixar no prejuízo lá na frente
Pensando nisso, será que a Microsoft aumentaria o gamepass pra USD $30 ou USD $50 e começa a obrigar todo jogo de xbox ficar um ano na gamepass ?? Agora que ela tem os grandes (activision, blizzard, bethesda e outros) ela poderia deixar os grandes eternos na gamepass e fazer mais dinheiro, só acho curioso qual valor as empresas recebem com o jogo na gamepass, pois R$ 50 é um valor beem baixo para jogos como Starfield, Lies of P e outros
 

Pedro Henrique

Guerreiro
Março 24, 2018
79
147
Mairinque
Em outro lugar vi gente falando que vão lançar assim porque Xbox/caixista só pega gamepass e não "paga pelo jogo" 🤔🤔 fico em dúvida se gamepass trás lucro pra empresa (desenvolvedora) ou só "público", o que vocês acham?? Vcs tem costume de comprar jogos depois de jogar eles no gamepass??
Eu assino Gamepass pra comprar menos jogos, porém o Gamepass abre mais leques de opção.
Vou dar um exemplo, nunca dei valor para JRPG, porém Persona 3 Reload me surpreendeu demais, a ponto de me fazer comprar o 5 Royal, e com certeza comprarei o 6 no lançamento, se não sair no Gamepass.
Cada caso é um caso, mas no geral creio que seja vantajoso sim lançar jogos no serviço, a não ser que o Phill tenha uma equipe de mercenários com técnicas avançadas de ameaça, pra usar contra os devs.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,519
Rio Grande do Sul
Pensando nisso, será que a Microsoft aumentaria o gamepass pra USD $30 ou USD $50 e começa a obrigar todo jogo de xbox ficar um ano na gamepass ?? Agora que ela tem os grandes (activision, blizzard, bethesda e outros) ela poderia deixar os grandes eternos na gamepass e fazer mais dinheiro, só acho curioso qual valor as empresas recebem com o jogo na gamepass, pois R$ 50 é um valor beem baixo para jogos como Starfield, Lies of P e outros
A tendência de todo serviço é aumentar de preço, por conta dos custos de produção e manutenção do conteúdo no catálogo. Não vai chegar a esses valores ($30 - $50) tão cedo porque existe um limite que as pessoas estão dispostas a pagar e, para as empresas, é mais interessante contar com uma receita constante e previsível de recursos.

Sobre obrigar a ficar um ano, sempre vai ser caso a caso dependendo do jogo. Os jogos da Rockstar, por exemplo, costumam ficar alguns meses só e saem, porque imagina a paulada que é manter GTA V ou RDR 2 no catálogo. Até alguns anos atrás, a maior parte dos jogos ficava mesmo entre 12-18 meses no Game Pass, não deve ter mudado muita coisa desde então.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,052
14,316
Araraquara/SP
Na vdd descobri isso olhando em outro fórum que o sujeito frequentava
o-que.gif
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
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Araraquara/SP
Dá pra entender.

Lembra quando uma galera se preocupou que a Microsoft levar jogos first party para consoles concorrentes poderia fazer com que o console Xbox encolhesse cada vez mais e se tornasse menos atrativo para as desenvolvedoras lançarem jogos? Ainda não deu tempo disso acontecer porque a decisão é recente, mas é esse tipo de coisa que o pessoal se refere. Estúdios e publishers, por livre e espontânea vontade, abrindo mão total ou parcialmente da plataforma.

O Xbox já tem a menor base instalada entre todas as plataformas (PC, PlayStation e Switch) - o que significa que, para a imensa maioria dos jogos, as vendas serão menores do lado de cá. Se você é um desenvolvedor como a Jyamma, criando seu primeiro jogo para consoles, o que é melhor:
  • Lançar o jogo 3-4 meses depois, simultaneamente em todas as plataformas, mesmo que isso represente um certo sufoco no orçamento?
  • Priorizar o lançamento em duas plataformas com chances de gerar mais retorno, fazendo com que o dinheiro comece a entrar mais cedo, deixando a que tem o menor público pra depois?

Sei que é chato falar isso, mas essa é a realidade do Xbox. Se dependesse apenas dos desenvolvedores, pode acreditar que todos adorariam lançar seus jogos pra tudo. Mas quem manda é o dinheiro, se aqui gera menos do que lá, lá vai ter prioridade.
Cara, mas era um jogo ID@Xbox. Até mês passado tava tudo certo!

Não faz sentido.

Vou usar de argumentos racionais e centrados: ESPERO QUE SEJA UM FRACASSO :imp:
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF
Dá pra entender.

Lembra quando uma galera se preocupou que a Microsoft levar jogos first party para consoles concorrentes poderia fazer com que o console Xbox encolhesse cada vez mais e se tornasse menos atrativo para as desenvolvedoras lançarem jogos? Ainda não deu tempo disso acontecer porque a decisão é recente, mas é esse tipo de coisa que o pessoal se refere. Estúdios e publishers, por livre e espontânea vontade, abrindo mão total ou parcialmente da plataforma.

O Xbox já tem a menor base instalada entre todas as plataformas (PC, PlayStation e Switch) - o que significa que, para a imensa maioria dos jogos, as vendas serão menores do lado de cá. Se você é um desenvolvedor como a Jyamma, criando seu primeiro jogo para consoles, o que é melhor:
  • Lançar o jogo 3-4 meses depois, simultaneamente em todas as plataformas, mesmo que isso represente um certo sufoco no orçamento?
  • Priorizar o lançamento em duas plataformas com chances de gerar mais retorno, fazendo com que o dinheiro comece a entrar mais cedo, deixando a que tem o menor público pra depois?

Sei que é chato falar isso, mas essa é a realidade do Xbox. Se dependesse apenas dos desenvolvedores, pode acreditar que todos adorariam lançar seus jogos pra tudo. Mas quem manda é o dinheiro, se aqui gera menos do que lá, lá vai ter prioridade.
Lords of the Fallen… vai ter att e o Xbox vai ter que esperar essa att. Agora, até update q estamos ficando para trás
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,119
3,844
a
Dá pra entender.

Lembra quando uma galera se preocupou que a Microsoft levar jogos first party para consoles concorrentes poderia fazer com que o console Xbox encolhesse cada vez mais e se tornasse menos atrativo para as desenvolvedoras lançarem jogos? Ainda não deu tempo disso acontecer porque a decisão é recente, mas é esse tipo de coisa que o pessoal se refere. Estúdios e publishers, por livre e espontânea vontade, abrindo mão total ou parcialmente da plataforma.

O Xbox já tem a menor base instalada entre todas as plataformas (PC, PlayStation e Switch) - o que significa que, para a imensa maioria dos jogos, as vendas serão menores do lado de cá. Se você é um desenvolvedor como a Jyamma, criando seu primeiro jogo para consoles, o que é melhor:
  • Lançar o jogo 3-4 meses depois, simultaneamente em todas as plataformas, mesmo que isso represente um certo sufoco no orçamento?
  • Priorizar o lançamento em duas plataformas com chances de gerar mais retorno, fazendo com que o dinheiro comece a entrar mais cedo, deixando a que tem o menor público pra depois?

Sei que é chato falar isso, mas essa é a realidade do Xbox. Se dependesse apenas dos desenvolvedores, pode acreditar que todos adorariam lançar seus jogos pra tudo. Mas quem manda é o dinheiro, se aqui gera menos do que lá, lá vai ter prioridade.
Essa é a verdade nua e crua, infelizmente...

E com a base menor? Isso tem cada vez mais chance de acontecer...
 

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