Games With Gold Tendência para os futuros GwG?

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Estive recordando os indies disponibilizados recentemente pelo programa Games with Gold, o qual premia os assinantes Xbox Live Gold com jogos.
Fiquei com a impressão de que a MS está priorizando dar no programas Indies que estão sendo lançados naquele momento, ou seja, já aparece na loja como GwG. Apareceu um Pneuma Breath of Life que já tinha lançado, o How to Survive também. Mas os jogos pequenos que saem no lançamento são maioria entre OS INDIES do programa desde 2015 (So Many Me, Deer God, Knight Squad, Van Helsing, Massive Chalice, Pool Nation, #IDARB...)

Se isso for de fato uma tendência, acho extremamente inteligente por parte da MS, e ajudaria muito os desenvolvedores Indies. Por quê? É que às vezes aparece um indie que até chama atenção de algumas pessoas, mas bate aquele sentimento "ah, depois vão acabar dando de graça no GwG e daí terei desperdiçado dinheiro". Sem entrar no mérito desse pensamento, ajudaria mais a vender os indies se as pessoas associassem que eles só serão dados quando lançados. Nesse caso, a pessoa até pode esperar promoção, mas pelo menos é melhor do que deixar pra trás um jogo que interessava porque "tinha certeza que seria dado de graça mais tarde".


Concordam ou estou vendo coisas?

"Acho esses joguinho tudo uma bosta". Ok, até a próxima.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Estive recordando os indies disponibilizados recentemente pelo programa Games with Gold, o qual premia os assinantes Xbox Live Gold com jogos.
Fiquei com a impressão de que a MS está priorizando dar no programas Indies que estão sendo lançados naquele momento, ou seja, já aparece na loja como GwG. Apareceu um Pneuma Breath of Life que já tinha lançado, o How to Survive também. Mas os jogos pequenos que saem no lançamento são maioria entre OS INDIES do programa desde 2015 (So Many Me, Deer God, Knight Squad, Van Helsing, Massive Chalice, Pool Nation, #IDARB...)

Se isso for de fato uma tendência, acho extremamente inteligente por parte da MS, e ajudaria muito os desenvolvedores Indies. Por quê? É que às vezes aparece um indie que até chama atenção de algumas pessoas, mas bate aquele sentimento "ah, depois vão acabar dando de graça no GwG e daí terei desperdiçado dinheiro". Sem entrar no mérito desse pensamento, ajudaria mais a vender os indies se as pessoas associassem que eles só serão dados quando lançados. Nesse caso, a pessoa até pode esperar promoção, mas pelo menos é melhor do que deixar pra trás um jogo que interessava porque "tinha certeza que seria dado de graça mais tarde".


Concordam ou estou vendo coisas?

"Acho esses joguinho tudo uma bosta". Ok, até a próxima.

Cara eu acho que esse programa foi algo tipo droga...só vou experimentar e ai vicia...
Eles viciaram a galera nisso e tem que dar jogos, então apostam nos indies....Acredito que é o caminho, já que não tem como dar jogo todo mes..
Ve a PSN pra vc ver...a mesma coisa....
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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11,039
Estive recordando os indies disponibilizados recentemente pelo programa Games with Gold, o qual premia os assinantes Xbox Live Gold com jogos.
Fiquei com a impressão de que a MS está priorizando dar no programas Indies que estão sendo lançados naquele momento, ou seja, já aparece na loja como GwG. Apareceu um Pneuma Breath of Life que já tinha lançado, o How to Survive também. Mas os jogos pequenos que saem no lançamento são maioria entre OS INDIES do programa desde 2015 (So Many Me, Deer God, Knight Squad, Van Helsing, Massive Chalice, Pool Nation, #IDARB...)

Se isso for de fato uma tendência, acho extremamente inteligente por parte da MS, e ajudaria muito os desenvolvedores Indies. Por quê? É que às vezes aparece um indie que até chama atenção de algumas pessoas, mas bate aquele sentimento "ah, depois vão acabar dando de graça no GwG e daí terei desperdiçado dinheiro". Sem entrar no mérito desse pensamento, ajudaria mais a vender os indies se as pessoas associassem que eles só serão dados quando lançados. Nesse caso, a pessoa até pode esperar promoção, mas pelo menos é melhor do que deixar pra trás um jogo que interessava porque "tinha certeza que seria dado de graça mais tarde".


Concordam ou estou vendo coisas?

"Acho esses joguinho tudo uma bosta". Ok, até a próxima.

Sony normalmente também faz um esquema parecido, é sempre um indie que tá sendo lançado naquele dia + alguma outra coisa mais antiga.

Isso beneficia muito o indie, só ver o caso do Rocket League.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,287
19,112
Manaus
Ótimo tópico, é exatamente o assunto que eu conversava com outros amigos de xbox.

Eu vejo da seguinte forma: A microsoft usa essa estratégia (e a Sony também tem usado) não só para preencher a grade mensal de jogos, como também uma espécie de laboratório para experimentar futuras tendências de gameplay por se tratar de projetos de menor risco (ao contrário de jogos AAA), descobrir um projeto com potencial e captar novos talentos criativos para o time deles.

Percebo que aos poucos os jogadores estão aceitando melhor os jogos independentes como uma alternativa viável e atrativa de jogatina, ao passo que esses mesmos projetos independentes se tornam cada vez mais elaborados e ambiciosos tecnicamente. Em certos casos, chega-se a pensar que se trata de um AAA, tamaho o esmero e qualidade empregada. O fato das engines gráficas estarem mais acessíveis aos pequenos desenvolvedores também contribui muito para esse crescimento do cenário indie.

A desenvolvedora independente de hoje pode ser uma third party de respeito amanhã.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Sony normalmente também faz um esquema parecido, é sempre um indie que tá sendo lançado naquele dia + alguma outra coisa mais antiga.
Isso beneficia muito o indie, só ver o caso do Rocket League.
Rocket League é o melhor exemplo de um jogo bom que foi catapultado às alturas, muito graças ao seu lançamento já na PSN+.
Isso gerou um grande número de usuários logo de cara, que viram que o jogo era legal e espalharam a palavra pela internet.
O resultado é que o jogo ficou ali disponível de graça por um mês no PS4, e com certeza ajudou a vender mais cópias nos meses seguintes tanto no PlayStation como no PC. O troço vendeu mais de 8 milhões de unidades em PC/PS4, é o quarto entre os mais vendidos do ano no Steam.
E pode ter certeza que milhares (milhões?) estão esperando o lançamento do jogo no Xbox One pra poder jogar.

A estratégia do estúdio era bem clara - e percebam a proximidade com o que a Microsoft faz ao levar os seu jogos para outras plataformas.
Fazer com que os desenvolvedores vejam as vantagens de lançar/publicar seus jogos na plataforma.
"His strategy for “Rocket League” was to get it into as many hands as possible. So, he made it a free download for a month for Sony Corp.'s Playstation Plus subscribers. Otherwise, it was $20 for nonsubscribers and PC users."
http://blogs.wsj.com/digits/2015/12/17/how-rocket-league-became-2015s-surprise-videogame-hit/

Só que isso aí serve quando o jogo é BOM de verdade. Rocket League é bom. Transistor é bom.
Pneuma é mais ou menos - puxando pro menos. Van Helsing também - e é bem bugado. Deer God é quase unanimidade que é fraco.
Nessas horas, a maionese desanda e não adianta meter mais ovo, óleo ou bater mais no liquidificador.

Claro que os casos de Rocket League e Transistor são exceções, mas mostram que quando o trabalho é bem feito, o resultado vem.
 
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RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,635
35,957
São Paulo
é realmente uma otima ideia! combina de maneira muito eficaz o bonus e o onus pro dev que aceiat colocar seu jogo no GWG...
 

Tamakin

Novato
Dezembro 15, 2013
56
20
Concordo pq desde que assino a Live sempre ganho jogos AAA repetidos que já tenho em outras plataformas e justamente esses indies se tornam jogos inéditos pra mim.
Agora, o ideal pra mim seria a MS oferecer algumas opções pra cada um escolher qual GwG escolher no mês com restrição pra 1 indie e 1 AAA pra One. Tinha visto algo parecido com PS+, mas lá era por votação e escolha individual
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,287
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Manaus
Rocket League é o melhor exemplo de um jogo bom que foi catapultado às alturas, muito graças ao seu lançamento já na PSN+.
Isso gerou um grande número de usuários logo de cara, que viram que o jogo era legal e espalharam a palavra pela internet.
O resultado é que o jogo ficou ali disponível de graça por um mês no PS4, e com certeza ajudou a vender mais cópias nos meses seguintes tanto no PlayStation como no PC. O troço vendeu mais de 8 milhões de unidades em PC/PS4, é o quarto entre os mais vendidos do ano no Steam.
E pode ter certeza que milhares (milhões?) estão esperando o lançamento do jogo no Xbox One pra poder jogar.

A estratégia do estúdio era bem clara - e percebam a proximidade com o que a Microsoft faz ao levar os seu jogos para outras plataformas.
Fazer com que os desenvolvedores vejam as vantagens de lançar/publicar seus jogos na plataforma.


Só que isso aí serve quando o jogo é BOM de verdade. Rocket League é bom. Transistor é bom.
Pneuma é mais ou menos - puxando pro menos. Van Helsing também - e é bem bugado. Deer God é quase unanimidade que é fraco.
Nessas horas, a maionese desanda e não adianta meter mais ovo, óleo ou bater mais no liquidificador.

Claro que os casos de Rocket League e Transistor são exceções, mas mostram que quando o trabalho é bem feito, o resultado vem.
Realmente... Transistor até hoje é um dos meus jogos preferidos dessa geração, junto com Ori.

Quando o jogo é bom de verdade, só é preciso uma boa vitrine para ele se destacar.
 

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
4,745
3,488
brasil
Tenho curiosidade de como rocket league irá se sair no xone, sem o crossplay pode desanimar alguns usuarios. Eu tinha interesse em joga-lo mas nenhum amigo pretende pega-lo =/
 

Dr. Pecado

Guerreiro
Novembro 2, 2015
153
150
Santo André
Não sou o maior entusiasta de indies, mas tem alguns que adoro, como Limbo, Brothers a tale from two sons, Knights of Pen & Paper 1 e 2, This War of Mine(meu favorito, chorei pacas e nunca fechei :()... Mas tem uns q é de cair o cu da bunda, aquele Deer God q foi dado na GwG foi sacanagem. o_O
O bom hoje da GwG é q graças a retro, estamos ganhando dois jogos a mais, Dirt Showdown por exemplo não consigo largar :D
E todo mês fico na esperança de um AAA de peso na GwG, seguindo a tradição aqui, tbm espero Dead Rising 3 e Ryse(apesar q fechei no pc).
To curioso nesse indie q sai dia 16, por ser beat n up, estilo q sou apaixonado desde pivete. :p

Talvez mês q vem seja a versão do One de Deus Ex (q seria sacanagem, mas vai saber), devido o lançamento do novo e abril Alan Wake acompanhando o lançamento do Quantum Break

Pior q deixo de comprar muito jogo em promoção, com medo de ser o próximo da GwG, se ao menos eles avisassem qual seriam os próximos que iam sair em um, dois meses ajudaria. Mas como atrapalharia a venda dos mesmos, não farão. :(
 

JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
2,402
2,282
É a Microsoft dando a oportunidade de um jogo indie ter o mesmo prestigio e virar febre como ocorreu com o Rocket League ao ficar gratuito na PSN Live.

É uma jogada inteligente da Microsoft/Sony porque incentiva/motiva os programadores a levarem seus jogos para a Live/PSN e como já foi dito no exemplo acima, possibilitar que jogadores que não passariam nem perto de certos jogos experimentem, gostem e façam a propaganda para que outros depois comprem dando o retorno financeiro que os programadores precisam para projetos mais ambiciosos em um futuro não muito distante, ele se torne um dos melhores jogos do ano no quesito que é o principal objetivo de um vídeo game... diversão.

Com isso quem sabe mais e mais programadores consigam viver de games, algo nada fácil principalmente se esses criadores criativos e sonhadores forem do Brasil.
 
Última edição:

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
É uma jogada interessante até para evitar as reclamações na internet, pois fica mais difícil reclamar de um jogo que ainda não foi lançado e ninguém conhece a qualidade. E depois que sai, poucas pessoas voltam aos fóruns para reclamar de algo que já saiu. As reclamações acontecem normalmente na hora dos anúncios.
 
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MauroRibeiro

Guerreiro
Outubro 15, 2011
552
542
Eu não me importaria se viessem indies bons... Aquele deer god, massive chalice e etc foram podres
The Deer God é praticamente unanimidade que é horroroso, agora Massive Chalice é excelente. É um jogo bem diferente, de nicho, mas muito interessante, joguei muito.
 

Marcb

Guerreiro
Setembro 7, 2015
315
166
Sao Paulo
Existem indies excelentes, melhores que AAA e existem indies que são um lixo só...
Na minha opinião, os principais indies excelentes que foram disponibilizados na GwG foram: Child of Light, How to Survive, Van Helsing, Massive Chalice, Charriot...

Agora as merdas foram: iDarb, Deer God, Volkar, So Many Me...

Lembrando que essa é minha opinião. Cada um pode ter uma diferente.

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Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
4,745
3,488
brasil
Existem indies excelentes, melhores que AAA e existem indies que são um lixo só...
Na minha opinião, os principais indies excelentes que foram disponibilizados na GwG foram: Child of Light, How to Survive, Van Helsing, Massive Chalice, Charriot...

Agora as merdas foram: iDarb, Deer God, Volkar, So Many Me...

Lembrando que essa é minha opinião. Cada um pode ter uma diferente.

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child of light nem sei se entra como indie pq é publicado pela ubisoft se eu não me engano. E sobre how to survive nem testei ainda, é bom mesmo?
 
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John Doe

Novato
Novembro 26, 2006
1,517
1,613
Santa Cruz do Sul
Existem indies excelentes, melhores que AAA e existem indies que são um lixo só...
Na minha opinião, os principais indies excelentes que foram disponibilizados na GwG foram: Child of Light, How to Survive, Van Helsing, Massive Chalice, Charriot...

Agora as merdas foram: iDarb, Deer God, Volkar, So Many Me...

Lembrando que essa é minha opinião. Cada um pode ter uma diferente.

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Eu já achei How to Survive bem chatinho e gostei de So Many Me. :D
 
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Marcb

Guerreiro
Setembro 7, 2015
315
166
Sao Paulo
Eu já achei How to Survive bem chatinho e gostei de So Many Me. :D
nossa, eu acho How to Survive bem legal... pra falar a verdade eu ja tinha jogado no PC mas não tinha chegado ao final... acho o estilo do jogo bem divertido... em coop então fica bem legal...
o So Many Me eu achei bem méh... tipo, não é uma merda completa, mas achei bem fraquinho...
 
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