Então, pode parecer muito, mas se pensar que o jogo foi desenvolvido em paralelo com a criação do estúdio, que tem hoje 200+ pessoas, não é um número tão fora da realidade assim. A expectativa dos investidores era a Krafton conseguir vender 5 milhões de cópias, algo difícil pra uma nova IP de terror, mas agora, essa estimativa foi reduzida para algo na faixa de 2 milhões.Eu sei que o Benji Sales é confiável, mas esses valores parecem muito exagerados.
Uma nova IP, single player, de Survival/Horror ou Action/Horror, custando esse valor de desenvolvimento + marketing é a fórmula exata do fracasso, precisaria vender algo em torno de 5 milhões de cópias a preço cheio nos primeiros meses para fazer o mínimo sentido econômico.
Na indústria de vídeo games nós quase não temos parâmetros de orçamento de outros jogos para comparar, pelo menos não que eu lembre, porém têm dois que eu gostei bastante dos jogos e lembro de ler sobre o orçamento: Horizon Zero Dawn, em torno de 50 Milhões de Euros ou Dólares, e Control, em torno em 25 a 30 milhões de Euros. Também teve o caso do The Witcher 3 com o seu orçamento de 80 milhões de Dólares.
É difícil saber o quanto escalonaram os aumentos de custos na indústria, contudo um jogo desses jamais deveria custar tudo isso, é inviável financeiramente.
Não que eu não ache legal jogos single player com orçamento alto, na verdade são meus preferidos, principalmente RPGs e Survival Horrors, dois dos meus gêneros preferidos, mas tem que ser feito com responsabilidade, caso contrário teremos um monte de IPs abandonadas e studios fechados no futuro.
Sobre as comparações com outros jogos (Horizon, Control), elas são válidas mas com ressalvas. Tanto por serem jogos feitos para os consoles da geração passada (menos tecnologia envolvida) como também os próprios estúdios já estarem estruturados. E, na parte técnica, Callisto Protocol é um dos jogos mais impressionantes da geração.