Visão de Nadella sobre " Netflix dos jogos"

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
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Vila Velha - ES
ta pelo Google tradutor
Descrevemos isso como uma abreviação de 'Netflix para jogos' ”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a jornalistas em uma reunião de editores convidados na sede da Microsoft, na segunda-feira.
Nadella estava falando sobre as ambições de nuvem da Microsoft fora do software corporativo - e, mais especificamente, a ambiciosa iniciativa da empresa para o streaming de videogames com o Project xCloud.
A ideia é simples: jogar jogos de grande qualidade em qualquer dispositivo.
Internamente, a Microsoft se refere a ele pelo apelido de "Netflix para jogos", disse Nadella. É o que a indústria geralmente chama de ideia.

Em vez de o seu dispositivo poder alimentar o jogo, um computador mais potente, em algum lugar remoto, o acionaria - você só precisa transmiti-lo para seu telefone, console de jogos, laptop ou qualquer outro dispositivo.
Embora o conceito seja simples, executá-lo é muito mais difícil. Os videogames geralmente exigem tempo de precisão, e o tipo de latência imprevisível introduzido pela transmissão pela internet é difícil de mitigar.
Quase todas as grandes empresas de tecnologia estão trabalhando em uma forma de tecnologia de streaming de videogame no momento.
Mas Nadella acha que a Microsoft está em melhor posição para resolver o problema do que a concorrência. "Temos tanta chance de construir um serviço de assinatura quanto qualquer outra pessoa", disse ele na segunda-feira.
Alguns já foram anunciados ou já estão em operação, como o Project Stream, do Google, e o PlayStation Now, da Sony, enquanto outros são pouco mais do que sussurros no momento, como os serviços de streaming da Verizon e da Amazon.

Nadella disse que a Microsoft está em vantagem com seu braço de jogos para Xbox, o que dá à Microsoft uma vantagem estratégica de que grande parte da concorrência está faltando.
"Temos um enorme catálogo, que é: temos nossos próprios jogos", disse ele, referindo-se ao catálogo de jogos da Microsoft publicado na Xbox que inclui "Halo", "Forza" e muito mais.
Ele também apontou para serviços como o Xbox Live, que atrai dezenas de milhões de usuários pagantes por mês, e a capacidade da empresa de se sinergizar entre os negócios do Windows e do Xbox.
"Temos uma posição estrutural em que temos tanto um negócio de console quanto um negócio de PC", disse ele, "o que é maior do que o negócio dos consoles quando se trata de jogos."
Não procure mais do que a iniciativa "Play Anywhere" da Microsoft em busca de evidências dessa cooperação.

A iniciativa tem sido enorme para estimular a boa vontade com os jogadores: você compra um jogo "Xbox Play Anywhere" no Xbox ou no Windows 10, e você o possui imediatamente em ambos os lugares, sem nenhum custo adicional. Até mesmo seu jogo salva a transferência entre as duas plataformas.
É parte de um esforço maior do grupo Xbox da Microsoft, liderado pelo vice-presidente de jogos da Microsoft, Phil Spencer, para transformar o Xbox em uma plataforma, e não em uma peça de hardware.
"Há 2 bilhões de pessoas que jogam videogames no planeta hoje. Não vamos vender 2 bilhões de consoles", disse Spencer ao Business Insider em uma entrevista em junho.
"Muitas dessas pessoas não possuem uma televisão; muitas nunca tiveram um PC. Para muitas pessoas no planeta, o telefone é seu dispositivo de computação", disse ele. "É realmente sobre alcançar um cliente onde quer que ele esteja, nos dispositivos que ele tem."
Por enquanto, o Project xCloud - o serviço "Netflix for games" sobre o qual Nadella falou - ainda está em desenvolvimento. A Microsoft está planejando executar testes públicos do serviço em 2019.
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pra quem quiser o texto original :https://www.businessinsider.de/microsoft-ceo-satya-nadella-xbox-netflix-for-games-2019-1
 

PerijonesBR

Guerreiro
Abril 1, 2017
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Rio de Janeiro
Eu tenho dificuldade de enxergar o "Netflix dos Jogos" sem a MS preterir o hardware próprio.
Pode ser, temo isso também. Mas acho que vai demorar, pois o console ainda é muito importante no modelo de negócio da MS. Através da Live e da Store ele gera a maior parte da monetização do gaming da MS.

Para abrir mão do hardware a empresa tem que estar em uma posição muito segura como criadora de conteúdo. Além disso estes dispositivos podem agregar outras funções no futuro, resgatando um pouco da visão original de Redmond sobre a função do aparelho em uma residência. Vamos ver.

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freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
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Rondonópolis - MT
Acredito que essa é a próxima evolução do GamePass e do Play Anywhere, será apenas mais um recurso para que o jogador consiga jogar sua biblioteca aonde estiver. Só resta saber o custo disso.

Não tem por que a MS preterir o console para para o novo recurso dar certo, é a velha mania de achar que uma coisa tem que anular a outra para dar certo, foi a mesma história de quando saiu o play anywhere (ia matar o xbox e todos iam comprar PC), ai depois veio o Game Pass (Ai agora vai matar as vendas dos jogos).
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Eu tenho dificuldade de enxergar o "Netflix dos Jogos" sem a MS preterir o hardware próprio.

Como assim, exatamente? No sentido de que só seria assim se ela não tivesse mais o hardware próprio? Acho que há uma confusão entre o que a MS quer e o tipo de comparação que é feita.
Tem que lembrar que o lance de "Netflix" não é um objetivo, é apenas uma comparação inicialmente realizada fora da MS e que serviu para ajudar a explicar um conceito. Devido às diferenças entre as mídias, não tem que ser igual.
Pelo que eu entendi do roadmap, o serviço de streaming que começa esse ano a ser testado em público utiliza "blades" de Xbox One S nos servidores, e ainda não há previsão de criar servidores de nova geração. Muito provavelmente, só veremos streaming de jogos do "Anaconda" ou sei lá o quê alguns anos após o lançamento da próxima geração.
Outra coisa: 4K agora é base. Streaming em 4K? Quem sabe quando 5G for mainstream, pois tem se feito propaganda da banda (muito) larga com baixa latência dessa tecnologia. Mas meu ponto é que estamos há muitos anos de ver um console poderoso se tornando algo dispensável para uma experiência rica graficamente.
"Ah, mas eu acho que ela vai desistir de ter consoles poderosos e vai focar só no streaming de jogos em menor qualidade visual pra não precisar de console e atender basicamente quem joga por celular e em outras plataformas que não a dela própria". Bom, cada um pode achar o que entender, não é? Mas se olhar o histórico dos últimos anos da gestão Spencer, eu tenho visto o discurso bater com as ações, e por isso eu tenho a tendência de achar que os objetivos anunciados serão perseguidos. E ter console poderoso por enquanto está nos planos.
 
Última edição:

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Como assim, exatamente? No sentido de que só seria assim se ela não tivesse mais o hardware próprio? Acho que há uma confusão entre o que a MS quer e o tipo de comparação que é feita.
Tem que lembrar que o lance de "Netflix" não é um objetivo, é apenas uma comparação inicialmente realizada fora da MS e que serviu para ajudar a explicar um conceito. Devido às diferenças entre as mídias, não tem que ser igual.
Pelo que eu entendi do roadmap, o serviço de streaming que começa esse ano a ser testado em público utiliza "blades" de Xbox One S nos servidores, e ainda não há previsão de criar servidores de nova geração. Muito provavelmente, só veremos streaming de jogos do "Anaconda" ou sei lá o quê alguns anos após o lançamento da próxima geração.
Outra coisa: 4K agora é base. Streaming em 4K? Quem sabe quando 5G for mainstream, pois tem se feito propaganda da banda (muito) larga com baixa latência dessa tecnologia. Mas meu ponto é que estamos há muitos anos de ver um console poderoso se tornando algo dispensável para uma experiência rica graficamente.
"Ah, mas eu acho que ela vai desistir de ter consoles poderosos e vai focar só no streaming de jogos em menor qualidade visual pra não precisar de console e atender basicamente quem joga por celular e em outras plataformas que não a dela própria". Bom, cada um pode achar o que entender, não é? Mas se olhar o histórico dos últimos anos da gestão Spencer, eu tenho visto o discurso bater com as ações, e por isso eu tenho a tendência de achar que os objetivos anunciados serão perseguidos. E ter console poderoso por enquanto está nos planos.
Calma, Saci. Não estou falando pra esse ano ou pra tão logo, digo numa visão de futuro mesmo. Lá na frente, quando os estúdios da MS se consolidarem na criação de conteúdo e o streaming tornar-se viável em larga escala. Acho que, dos players desse mercado futuro, a MS é a que está em melhores condições para tornar-se full streaming. Nesse cenário, acredito que um hardware próprio talvez não faça mais sentido para ela. E sim estar em todos os hardwares independente do fabricante.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Calma, Saci. Não estou falando pra esse ano ou pra tão logo, digo numa visão de futuro mesmo.
Eu achei que era futuro mesmo. Eu falei dos próximos 8 a 10 anos. Você se referia a quanto tempo no futuro?
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Creio que esse modelo de jogar onde quiser vai demorar um pouco pra "pegar". hardware é a base dessa indústria e isso não deve mudar num estalar de dedos. tem que ver como o consumidor vai reagir. Em 2013 eles lançaram um monte de "novidades" em cima dos consumidores, com prós e contras e tudo que ficou na memória foram os contras. Hoje desfrutamos de algumas daquelas ideias e achamos ótimo. Foram 5 anos trabalhando o consumidor para algo que considero mais simples que esse "netflix dos jogos".
 
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Reações: User 1422

BSMoraes

Guerreiro
Fevereiro 15, 2018
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Acredito que mesmo quando existir Streaming de jogos ainda existirão jogos que serão instalados em PC e Consoles por muitos anos (via download ou disco).
Os dois sistemas irão coexistir. Assim como acontece com CDs, DVDs e Bluray.
Hoje chego em casa e posso ligar o X1 e assistir um show por streaming, ou posso colocar o Disco no HT e assistir o mesmo Show.
Posso colocar o CD do Show para tocar no aparelho de som, ou posso colocar para tocar no celular pelo Spotify.
E mesmo assim há quem ouça só pelo CD, ou só pelo celular, ou assista só via Streaming ou quem prefira colecionar os DVDs.
Tudo existindo ao mesmo tempo e gerando lucro.

Esse futuro dos jogos já existe para outras mídias, sempre o mesmo espanto e sem perceber já estamos utilizando os serviços e sem abrir mão dos aparelhos.

Alguém aí possui X1 sem conexão full time?
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Não sei quanto tempo exatamente né, quem dera. Mas quando essa visão for completamente realizada.

Então, se eu entendi direito, você entende que a tendência é o Game Pass um dia ser oferecido também em consoles Playstation e, se houver, da Nintendo. E daí não precisaria mais ter console da MS. Se não for bem isso, me corrija.
Mas, nesse cenário, (estamos só especulando aqui numa boa, nem eu nem você temos como adivinhar tudo) você imagina que o Game Pass seria transformado em um serviço que tivesse apenas exclusivos da MS, sem jogos indies e de outras publishers? Porque eu não imagino ela conseguindo atingir o público que está buscando limitando tanto assim o conteúdo. Sabe quem tem esse modelo? EA Access. Olha como ele parece ruim ao lado do Game Pass.
Nem Nintendo nem Sony, se forem responsáveis com suas empresas, poderiam permitir que um Game Pass completo entrasse em seus sistemas. A Sony certamente não vai, não à toa investiu primeiro em streaming.
Se a MS chegasse num ponto que ela tivesse 500 milhões de assinantes de Game Pass e o mercado de consoles ficasse nos 130 milhões, ela poderia abrir mão de ter um console. Digamos que ela se torne a líder dos serviços de jogos por streaming. Se o mercado de consoles estiver mal das pernas, é possível que ela abandone e mantenha só streaming. Mas, nesse cenário, não ficaria ruim pra todo mundo que vende console? A Sony desistiria da PS Now e ficaria só com console, ou escolheria o streaming também?

Como eu vejo a competição entre elas no streaming: quando o assunto é celular e PC, funciona exatamente como Netflix; todas as empresas competem entre si pra rodar naqueles dispositivos. No console, só se iniciativas como a da Slightly Mad virassem algo de verdade, tipo é um console que não é de MS, nem de Sony e nem de Nintendo mas que topa receber jogos de todas elas. NESSE tipo de console eu vejo um Game Pass ou PS Now aparecendo por streaming, pois é vantagem pra um novato do mercado dispor de um conteúdo interessante. Não sei bem qual seria a intenção dessa plataforma de console de ganhar dinheiro se não fosse pela venda dos jogos, mas vai que emplaca uma outra proposta.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
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Acredito que essa é a próxima evolução do GamePass e do Play Anywhere, será apenas mais um recurso para que o jogador consiga jogar sua biblioteca aonde estiver. Só resta saber o custo disso.

Não tem por que a MS preterir o console para para o novo recurso dar certo, é a velha mania de achar que uma coisa tem que anular a outra para dar certo, foi a mesma história de quando saiu o play anywhere (ia matar o xbox e todos iam comprar PC), ai depois veio o Game Pass (Ai agora vai matar as vendas dos jogos).

EXATAMENTE!
O pessoal, geralmente de outras plataformas, têm a mania de julgar as decisões da MS sem pensar direito.
Onde que a MS tá preferindo APENAS nuvem que hardware, quando ela POR DUAS VEZES anunciou que faria novos hardwares ANOS antes do lançamento???

A MS apostou em Nuvem e em Serviços. Ignorada pela Sony, estagnada, que só pensa em vendas e só vê a MS correndo a passos largos quanto a melhoria e principalmente OPÇÕES para seus usuários.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
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Vila Velha - ES
Se tem alguém que eu vejo desistindo antes do mercado de consoles e focando no streaming, esse alguém é a Nintendo.
Microsoft como já sabemos vai continuar disponibilizando o hardware potente pra quem quer jogar com um desempenho melhor, só vejo ela desistindo disso quando o streaming estiver tão bom que se torne totalmente desnecessário um console, nesse caso não faria sentido outras empresas trabalharem nos consoles, seria muito gasto pra algo extremamente nichado.

Voltando pra Nintendo, bom ela já desistiu a um bom tempo do mercado tradicional, não bate mais cabeça com os hardwares potentes, a um bom tempo ela vem apostando em estratégias diferentes com foco nos seu estilo de jogos. Vamos supor que o streaming consiga entregar 1080p no celular/smartv, não faria sentido ela continuar com essas propostas.
https://br.ign.com/nintendo-switch/...deixar-de-produzir-consoles-de-mesa-no-futuro
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Então, se eu entendi direito, você entende que a tendência é o Game Pass um dia ser oferecido também em consoles Playstation e, se houver, da Nintendo. E daí não precisaria mais ter console da MS. Se não for bem isso, me corrija.
Mas, nesse cenário, (estamos só especulando aqui numa boa, nem eu nem você temos como adivinhar tudo) você imagina que o Game Pass seria transformado em um serviço que tivesse apenas exclusivos da MS, sem jogos indies e de outras publishers? Porque eu não imagino ela conseguindo atingir o público que está buscando limitando tanto assim o conteúdo. Sabe quem tem esse modelo? EA Access. Olha como ele parece ruim ao lado do Game Pass.
Nem Nintendo nem Sony, se forem responsáveis com suas empresas, poderiam permitir que um Game Pass completo entrasse em seus sistemas. A Sony certamente não vai, não à toa investiu primeiro em streaming.
Se a MS chegasse num ponto que ela tivesse 500 milhões de assinantes de Game Pass e o mercado de consoles ficasse nos 130 milhões, ela poderia abrir mão de ter um console. Digamos que ela se torne a líder dos serviços de jogos por streaming. Se o mercado de consoles estiver mal das pernas, é possível que ela abandone e mantenha só streaming. Mas, nesse cenário, não ficaria ruim pra todo mundo que vende console? A Sony desistiria da PS Now e ficaria só com console, ou escolheria o streaming também?

Como eu vejo a competição entre elas no streaming: quando o assunto é celular e PC, funciona exatamente como Netflix; todas as empresas competem entre si pra rodar naqueles dispositivos. No console, só se iniciativas como a da Slightly Mad virassem algo de verdade, tipo é um console que não é de MS, nem de Sony e nem de Nintendo mas que topa receber jogos de todas elas. NESSE tipo de console eu vejo um Game Pass ou PS Now aparecendo por streaming, pois é vantagem pra um novato do mercado dispor de um conteúdo interessante. Não sei bem qual seria a intenção dessa plataforma de console de ganhar dinheiro se não fosse pela venda dos jogos, mas vai que emplaca uma outra proposta.
É mais ou menos. Eu vejo exatamente como Netflix. O serviço de game streaming do Xbox teria todo o conteúdo exclusivo da MS e mais o conteúdo de terceiros. O correspondente da Sony, ou do Google por exemplo, teria todo conteúdo exclusivo deles e mais o de terceiros. É como os serviços de streaming de filmes e séries mesmo. Você pode assistir Vingadores no Netflix ou no Google Play, mas Bird Box só no Netflix.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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É mais ou menos. Eu vejo exatamente como Netflix. O serviço de game streaming do Xbox teria todo o conteúdo exclusivo da MS e mais o conteúdo de terceiros. O correspondente da Sony, ou do Google por exemplo, teria todo conteúdo exclusivo deles e mais o de terceiros. É como os serviços de streaming de filmes e séries mesmo. Você pode assistir Vingadores no Netflix ou no Google Play, mas Bird Box só no Netflix.

Ah, tá. Então é isso, há um conflito nos consoles para esses serviços, conflito que não existe nas plataformas neutras (PCs, celulares, tablets e smart tvs). O console é o porto seguro para a empresa vender o conteúdo dela, ali ela ganha dinheiro vendendo até o que não é dela, como o Steam. Se a Sony quer vender cada vez mais assinaturas da PS Now, ela não pode "dar" seus clientes pro Game Pass, e o mesmo vale para o Xbox receber o PS Now. Nem MS nem Sony vão querer, nos seus consoles, disponibilizar o serviço do Google ou da Amazon para streaming de jogos, são players que não pode dar bobeira senão eles te engolem. O Windows tem a missão de ser uma plataforma que receba todo mundo, por mais que exista a Microsoft Store, por que é a natureza de um sistema operacional de computadores, a hora que ela fechar, todo mundo foge.

Por esses motivos, se a MS parar de vender consoles e focar só no conteúdo por streaming, somente nas plataformas neutras ela vai conseguir entrar. Imagino tv's Samsung e LG recebendo aplicativos do Game Pass no futuro, mas será que nas "Bravias" também seria possível? Talvez.
Temos uma geração de consoles garantida pra chegar, quanto ao que vem depois, vamos ter que ver o que será. Mas não há absolutamente nenhum indicativo, no horizonte visível, que aponte uma incompatibilidade de ofertas de modelos de conteúdo (streaming e hardware dedicado).
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
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Vila Velha - ES
Ah, tá. Então é isso, há um conflito nos consoles para esses serviços, conflito que não existe nas plataformas neutras (PCs, celulares, tablets e smart tvs). O console é o porto seguro para a empresa vender o conteúdo dela, ali ela ganha dinheiro vendendo até o que não é dela, como o Steam. Se a Sony quer vender cada vez mais assinaturas da PS Now, ela não pode "dar" seus clientes pro Game Pass, e o mesmo vale para o Xbox receber o PS Now. Nem MS nem Sony vão querer, nos seus consoles, disponibilizar o serviço do Google ou da Amazon para streaming de jogos, são players que não pode dar bobeira senão eles te engolem. O Windows tem a missão de ser uma plataforma que receba todo mundo, por mais que exista a Microsoft Store, por que é a natureza de um sistema operacional de computadores, a hora que ela fechar, todo mundo foge.

Por esses motivos, se a MS parar de vender consoles e focar só no conteúdo por streaming, somente nas plataformas neutras ela vai conseguir entrar. Imagino tv's Samsung e LG recebendo aplicativos do Game Pass no futuro, mas será que nas "Bravias" também seria possível? Talvez.
Temos uma geração de consoles garantida pra chegar, quanto ao que vem depois, vamos ter que ver o que será. Mas não há absolutamente nenhum indicativo, no horizonte visível, que aponte uma incompatibilidade de ofertas de modelos de conteúdo (streaming e hardware dedicado).
Sony não permitiu nem o EA Acess, imagina um GP da vida, acho que nem se a Microsoft quisesse. Por falar nisso, tenho minhas dúvidas se a EA não quis botar o EA premier no Xbox e a Microsoft travou.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Ah, tá. Então é isso, há um conflito nos consoles para esses serviços, conflito que não existe nas plataformas neutras (PCs, celulares, tablets e smart tvs). O console é o porto seguro para a empresa vender o conteúdo dela, ali ela ganha dinheiro vendendo até o que não é dela, como o Steam. Se a Sony quer vender cada vez mais assinaturas da PS Now, ela não pode "dar" seus clientes pro Game Pass, e o mesmo vale para o Xbox receber o PS Now. Nem MS nem Sony vão querer, nos seus consoles, disponibilizar o serviço do Google ou da Amazon para streaming de jogos, são players que não pode dar bobeira senão eles te engolem. O Windows tem a missão de ser uma plataforma que receba todo mundo, por mais que exista a Microsoft Store, por que é a natureza de um sistema operacional de computadores, a hora que ela fechar, todo mundo foge.

Por esses motivos, se a MS parar de vender consoles e focar só no conteúdo por streaming, somente nas plataformas neutras ela vai conseguir entrar. Imagino tv's Samsung e LG recebendo aplicativos do Game Pass no futuro, mas será que nas "Bravias" também seria possível? Talvez.
Temos uma geração de consoles garantida pra chegar, quanto ao que vem depois, vamos ter que ver o que será. Mas não há absolutamente nenhum indicativo, no horizonte visível, que aponte uma incompatibilidade de ofertas de modelos de conteúdo (streaming e hardware dedicado).
"A ideia é simples: jogar jogos de grande qualidade em qualquer dispositivo."
 

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