Eu lembro de uma situação parecida. Jogos digitais. Quando começou a surgir na PSN, LIVE, dezenas de artigos surgiram pela Internet, do tipo: "Mídia física nunca vai morrer" ; ''usuários rejeitam mídia física'' ; e comentários do tipo ''gosto de ter capinha e manual'' ; ''prefiro comprar o disco e revender''. Este era o entendimento de 100% dos gamers, inclusive o meu. Ai veio a Sony e lançou a PSN+, vocÊ não quer comprar jogo digital, tudo bem, mas EU SONY vou te dar de ''graça'' (basta ser assinante da PSN+), ela então rompeu a barreira de resistência, o usuário não vai comprar, mas eu Sony vou enfiar jogo digital nele assim mesmo, alguém reclamou? Começou a onda aos poucos de aceitação, um ou outro passou a comprar, e aos poucos o público mudou do ''Eu quero Capinha e manual'' para "Digital até que é aceitável", a MS viu, e fez o mesmo, lançou o GWG, e expandiu o público, que antes queria o jogo exclusivamente em mídia física, mas que aos poucos aceitou o digital. Fim da geração, iniciou o PS4/Xone, e o resultado é, jogo digital via PSN+ ou GWG é obrigatório, se não tiver eu pulo para o concorrente, em poucos anos a cabeça mudou totalmente com um simples gesto da Sony de começar a dar jogos de graça digitalmente. Posteriormente e não vamos nos enganar, o mundo se rendeu a mídia digital, em sites gringos é possível ver milhares comprando na LIVE HK, só pelo fato de ser mais barato, sim, Europeus comprando na LIVE HK (até o momento que a MS barrou a compra em live diferente do seu CI), melhor pagar em dólar do que em Euro, e azar da capinha. Aqui, seguimos o mesmo molde, prefiro o digital, prefiro a comodidade, prefiro jogar no dia do lançamento, do que ter a capinha (eu queria ver uma pesquisa dessa aqui no PXB, qual a proporção de usuários que compram 1. Apenas jogos digitais; 2 Compram 50% de cada; 3. Compram apenas jogos físicos). Hoje comprar jogo mídia digital é algo natural, uns 5 anos atrás? Absurdo.
Então vejo da mesma forma, hoje tem muita gente criticando os exclusivos do One no PC, eu até vejo com certo medo pelo enfraquecimento do console, porém não vejo um
Xbox 2, como um console em si, não acho que a MS ou Sony vão lançar plataformas de ''hardware'' para jogos, mas sim, vão disponibilizar serviços. Então apesar de parecer enfraquecer o One, a MS fortalece a rede W10+
Xbox Live. O que um usuário quer? Um bom jogo ou um tijolo que roda jogos? O que o usuário prefere? Que a MS invista 100 milhões (tô apenas chutando valor) para fazer um
Xbox 2, ou que invista 100 milhões criando exclusivos de peso? O gamer é fã de jogo ou de caixa de hardware que roda jogos? Acho que a cabeça de muita gente vai mudar mais rápido do que a maioria imagina, e em breve vai ter gente ai jogando FIFA 19 no Hololens dentro do Metro de SP se conectando diretamente da nuvem por sua conta na
Xbox Live, sem precisar de nenhum console para rodar o jogo.