Xbox One X ou PC Gamer

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Não tem como ter certo e errado nesse debate, o cara vai jogar na plataforma que lhe agrada mais, agora tem umas "verdades" aí que não são bem assim.
Por exemplo: jogo de console é sempre mais caro. Depende, se o cara for pegar lançamentos daí sim, por mais que alguns títulos tenham subido de preço na steam, ainda via de regra nos consoles é mais caro, porém, se o cara não tiver que jogar todos os lançamentos day one e puder esperar, ele paga valores muito baixos em jogos AAA, especialmente se optar por usar mídia física. Na digital demora um pouco mais, mas também nao é nada fora do normal pagar 60, 70 reais em jogos que ficam em promoção.
Por outro lado, um pc para rodar jogos no nível dos consoles também não é tão caro, muda de figura se vai exigir configuração pra rodar 4k de verdade, daí o investimento já tem que subir.
Fora isso cada um tem suas peculiaridades, tem gente aqui que jogava no pc e encheu o saco (eu por exemplo, deixo pc somente para jogos mais específicos que só existem no PC), tem gente que jogava em console e ta no PC, enfim.
Em termos de custo benefício (se o cara não é desesperado por lançamentos) e praticidade/comodidade, os consoles ainda acabam sendo mais convenientes.
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
A única vantagem dos consoles hoje são otimização do software e hardware mais em conta, até mesmo subsidiado algumas vezes, de resto console é um "PC sem o Office".
 
  • Curtir
Reações: User 1422

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Qualidade equivalente ao dos consoles atuais em alguns jogos, né? OK. Mas vai rodar todos os jogos atuais essa qualidade? Não. Só os jogos mais otimizados. (...)
Eu compartilhei um único vídeo apenas mas não faltam outros de donos da 670 no youtube capturando ela rodando jogos modernos, mostrando os specs do jogo, o fps correndo no cantinho e tudo mais. A pessoa que tem essa placa de 6 anos de idade não perde nada....nada...para quem tem um PS4 ou XB1 em 2017. Rapidinho fui no youtube e achei outro exemplo bem atual, dessa vez uma uma GTX 760 rodando Destiny 2, um jogo de 1 mês de lançado, na qualidade máxima (Highest) em 1080p e média de 35fps, ou seja, equivalente ou superior aos consoles. Mais um exemplo, Gears 4 em 1080p no Ultra mantendo média de 36fps no benchmark do jogo. E deixo claro que a GTX 760 é a essencialmente a GTX 670. Toda vez que passa a geração a GPU antiga basicamente "desce um degrau" na geração seguinte. Matérias escritas e vídeos provando essa relação estrita entre a 670 e a 760 são amplas e de fácil checagem, tem inclusive vídeo no canal da DF lá de 2013 mostrando justamente essas 2 placas num embate de uns 7 jogos e fica elas por elas no final. Em 2017 a performance real dessa placa é mais forte que a GTX 1050 porém mais fraca que a GTX 1050 Ti. Então veja tem vídeo dessa placa fazendo muitíssimo bem em Witcher 3, GTA 5, Destiny 2, Raibow 6 Siege e Gears 4. Jogos modernos, grandes, complexos, dois dele de mundo aberto.



Olha esse lance de otimização, me desculpe mas já faz um tempo que caiu de uso essa historia de que jogo no console é polido à eternidade e no PC tudo roda igual carroça. Se apenas quem fizesse jogo para console fosse a Naughty Dog, Nintendo e Turn 10, tudo bem, realmente essa percepção poderia ter alguma validade. Me diz ai, por acaso você nunca jogou game "rodando mal" em console? Porque se sim, então você não jogou Batman Arkhan Knight, Witcher 3, Fallout 4, AC Unity ou Disnohored 2 no lançamento no PS4/XB1. São jogos que receberam diversos patches para proporcionarem um gameplay bem mais suave hoje em dia nos consoles do que quando foram lançados com suas quedas para 25~27fps dependendo do local, quantidade de inimigos etc. Mass Effect no X360 caia à 24fps, Bayonetta no PS3 caia à 20. É claro que jogos nos consoles são melhor otimizados, eles tem que ser, nunca que um hardware de dispositivo móvel de 2012 ia conseguir rodar Gears 4 ou Uncharted 4 em 2016 se não fosse assim. Essa otimização é por necessidade, sem ela não tem jogo algum nesses consoles. No PC não tem tanto cuidado justamente porque é ambiente de força bruta onde não precisa preocupar com calor, consumo de energia, recurso de sistema, e outra, a qualidade geral dos jogos no PC deu um salto estratosférico à partir de 2013, justamente por causa do XB1/PS4. Como tudo agora possui a mesma plataforma de programação (x86) o maior beneficiado foi o PC. É perfeito? Certamente que não, mas hoje em dia os jogos verdadeiramente ruins no PC são eventos pontuais e de forma alguma generalizados como eram à 10~15 anos atrás. Foi o que eu disse, tem muito misticismo e crendice hoje em dia de pessoas repetindo mantras que eram realidades no PC há mais de uma década atrás, lá pelos anos 2000, 2005, como se a plataforma em si tivesse parado no tempo e não tivesse evoluindo nada em termos de funcionalidade, experiência do usuário e tecnologia em todo esse tempo.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
E para quem passou 1-2 anos rodando tudo no Ultra-High vai querer ficar rodando tudo no Medio-Baixo durante mais 2 anos? Provavelmente não. A maioria dos entusiastas acaba trocando de placa antes disso. É o que eu falei, durar dura. Mas não vejo os PC Gamers fazendo isso, eles trocam de placa de 2 em 2 anos para manter o nível ao qual eles se acostumaram. Como o nível ao qual os consolistas estão acostumados é mais baixo, eles tiram uma geração todinha de 8 anos sem suar e sem gastar mais nada. No fim dos 8 anos os jogos estão até mais bonitos que no início. (...)
Bom ai já estamos falando de outra história não é mesmo? Se o cara quer trocar ele troca, mas precisar não precisa. A placa que hoje roda tudo em 1080p e 60fps ainda será boa daqui 4~5 anos mas o cara tem que escolher: eu mantenho a qualidade gráfica e sacrifico o FPS ou mantenho o FPS e sacrifico a qualidade gráfica? Isso é muito pessoal. Mas pelo menos, para quem quer optar pelo PC, essa pessoa tem opção de escolher, já no console você não possui opção alguma. Olha só o tanto de revolta e encheção de saco porque Destiny 2 não roda em 60fps no X uns meses atrás. No PC você teria a liberdade de tentar resolver esse problema mexendo nos outros specs do jogo e quem sabe pode sim acabar rodando o game em 60fps. Nos consoles é 30fps, ponto final e morreu o assunto.

Eu continuo achando que vocês, entusiastas do PC, estão passando uma mensagem errada para os consolistas sobre a vida do hardware do PC. Como se eu pudesse gastar R$1500 reais hoje numa placa e daqui a 5 anos pudesse estar ainda feliz com ela rodando todos os lançamentos. Você pode até rodar, mas não vai estar feliz com seu hardware. Essa é a realidade do PC, na minha opinião.
Veja Judsan, cada um acredita no que bem entender, se você acha que estamos passando uma ilusão ou o que for, tudo bem, entretanto não faltam exemplos reais para qualquer um checar tudo isso que dizemos por si mesmo. Repito novamente, não estou sugerindo que ninguém venda console e compre PC, ninguém. Mas que a visão das pessoas sobre jogar no PC equivale ao que era realidade em 2004....ahhhh isso é. Quem quiser continuar acreditando assim, que seja. Enquanto isso, apesar da venda de PCs em geral estar em queda, a venda de PCs Gamers e peças hardware para jogos cresce sem parar a mais de 8 anos e em 2016 ultrapassou 30 bilhões de dólares, que é 1/3 dos 90 bilhões de toda a industria de jogos mundial incluindo jogos físicos, digitais, móveis, e-sport, MMOs, consoles, portáteis etc.....mas enfim.
 
Última edição:

Mike Divine

Jogador
Novembro 16, 2010
353
24
Aracaju - SE
Graças a primícia da Microsoft de manter a retrocompatibilidade podemos ter jogos de X360, Xbox One e agora Xbox X rodando em uma única maquina. Mas até quando isso vai se manter. Temos bons jogos lançados na era PS2 e Xbox (o primeiro) que nunca vamos voltar a jogar a não ser que tenhamos esses consoles. O PC é uma única máquina que roda tudo que já foi lançado um dia pra ele, sem contar que é o emulador master race de TODOS os consoles. E nem venham me venham com essa de "é complicado ficar mexendo em bios, em opções de atualizações, de configurações" isso está cada vez mais fácil. Eu não entendo de bulhufas de metade do que gostaria e estou indo muito bem no PC.
 
  • Curtir
Reações: User 1422 e SouzaRJ

Mike Divine

Jogador
Novembro 16, 2010
353
24
Aracaju - SE
Uma vantagem absurda que o console ganha do PC é de unir a galera na sala pra bater aquele MKX sem muitas complicações. Mas pra mim que sou um lobo solitário, sempre fui, não faz diferença.
 
Agosto 20, 2017
54
29
Martinópolis
Galera o lance é o seguinte eu tô guardando grana pra comprar o XBOX X só que não tenho tv 4k , e outro detalhe eu tenho o velho Xonão com vários jogos concerteza não vou conseguir o mesmo valor de eu for vender, agora que li este tópico me fez pensar em um PC ao invés do Xbox x , fiquei em dúvida alguma sugestão.

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Galera o lance é o seguinte eu tô guardando grana pra comprar o XBOX X só que não tenho tv 4k , e outro detalhe eu tenho o velho Xonão com vários jogos concerteza não vou conseguir o mesmo valor de eu for vender, agora que li este tópico me fez pensar em um PC ao invés do Xbox x , fiquei em dúvida alguma sugestão.

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
Se fosse eu, analisaria a minha fila de jogos que ainda teria pra jogar no Xbox.
Se o seu backlog estiver grande no Xbox One, eu me manteria com ideia de comprar o X.

Apesar de ser o ideal, mesmo sem TV 4K você ganhará algumas melhorias, ainda que menores que o PC.
 
  • Curtir
Reações: Robson Mendonça

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Galera o lance é o seguinte eu tô guardando grana pra comprar o XBOX X só que não tenho tv 4k , e outro detalhe eu tenho o velho Xonão com vários jogos concerteza não vou conseguir o mesmo valor de eu for vender, agora que li este tópico me fez pensar em um PC ao invés do Xbox x , fiquei em dúvida alguma sugestão.

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
Amigo, antes de mais nada é preciso saber por quanto chegará o X aqui, o meu ta comprado na Amazon e vai sair cerca de R$ 1.850,00, com esse valor voce nao compra nenhum PC com performance semelhante. Depende onde voce vai comprar e qual valor é que voce vai ter que pesar, isso somente falando do lado financeiro.
Tem o aspecto de comodidade, se voce joga muito online no PC está muito mais sujeito a cheaters, enfim, tudo que já foi falado, daí é com voce pesar os prós e contras. De qualquer maneira esse é o problema que qualquer um gostaria de ter....
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Galera o lance é o seguinte eu tô guardando grana pra comprar o XBOX X só que não tenho tv 4k , e outro detalhe eu tenho o velho Xonão com vários jogos concerteza não vou conseguir o mesmo valor de eu for vender, agora que li este tópico me fez pensar em um PC ao invés do Xbox x , fiquei em dúvida alguma sugestão.

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
Sou da mesma opinião do Perche, não faça nada por agora. Espere lançarem o X que certamente diversos sites publicarão N comparativos em fotos, vídeos etc mostrando os jogos no XB1 e no X lado a lado. Muitas dessas comparações serão do modo 4k do X mas certamente tantas outras serão do modo 1080p em supersampling para quem TVs Full HD. Só então você compara e decide se vale à pena fazer o pulo para o X mesmo tendo uma TV HD, montar um PC para rodar games em 60fps ou mesmo permanecer com seu XB1 forte de guerra ;)
 
  • Curtir
Reações: Robson Mendonça

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
19,033
Manaus
De uma forma geral, acho que dá pra montar um bom Pc e ficar por 5 anos sossegado, pois vai muito do jogador saber ajustar os settings e tipo de jogo comprado.
Ainda mais na Steam, que tem leque amplo de jogos pouco ou não tão exigentes pra máquina.

Só não sei quanto a quem só compra lançamento e quer sempre performance alta (gráfica e de taxa de quadros), pois há uma tendência natural aos jogos serem mais ambiciosos e empurrarem mais as especificações pra cima.
Tem um componente psicológico inserido, de ter sempre 'o melhor possível' do que o Pc pode fazer.

Desconfio que após a migração dos consoles do Power Pc para o X86, os programadores passaram a usar códigos mais genéricos, priorizando a portabilidade.
Nesse sentido, houve uma convergência entre Pc - console como nunca antes havia sido. Acredito que por razão de custo,os jogos multiplicaram de tamanho, afinal.
 
Agosto 20, 2017
54
29
Martinópolis
Sou da mesma opinião do Perche, não faça nada por agora. Espere lançarem o X que certamente diversos sites publicarão N comparativos em fotos, vídeos etc mostrando os jogos no XB1 e no X lado a lado. Muitas dessas comparações serão do modo 4k do X mas certamente tantas outras serão do modo 1080p em supersampling para quem TVs Full HD. Só então você compara e decide se vale à pena fazer o pulo para o X mesmo tendo uma TV HD, montar um PC para rodar games em 60fps ou mesmo permanecer com seu XB1 forte de guerra ;)
Sim amigo concordo obrigado pela opniao

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554
Realmente vocês tem uma visão deturpada demais da coisa.
Veja Judsan, cada um acredita no que bem entender, se você acha que estamos passando uma ilusão ou o que for, tudo bem, entretanto não faltam exemplos reais para qualquer um checar tudo isso que dizemos por si mesmo.

Outras pessoas podem ter uma experiência diferente da minha, mas o que conta pra mim é que em outubro de 2012 comprei uma GTX550Ti de 1Gb (uma gpu lançada em março de 2011) para jogar XCOM Enemy Unknown e ela rodava com tudo no talo. Em fevereiro de 2016 a GTX550Ti estava peidando para rodar XCOM2 no médio-alto. Fui lá e comprei uma GTX 960 com 2Gb (uma GPU lançada em janeiro de 2015) e precisei atualizar placa mãe, processador, memória e fonte nesse processo (mais de R$4000 tudo). Passei a jogar XCOM2 com tudo no talo. Mas essa placa, que comprei a menos de 2 anos, e tem menos de 3 anos de vida (lançamento) já peida para rodar Forza Horizon 3 no high. Ela até roda no high com bom desempenho, mas o jogo fica dando mensagem de pouca memória a cada 2 minutos (ou algo assim). E já fui em tudo que é fórum e testei tudo que é configuração. Só consigo rodar ele sem essa mensagem se eu baixar a qualidade a um ponto em que o jogo fica muito pior que no Xbox One. Essa minha experiência pode ser um ponto fora da curva, mas é o que eu tenho para me embasar.
 
Última edição:

Mike Divine

Jogador
Novembro 16, 2010
353
24
Aracaju - SE
Galera o lance é o seguinte eu tô guardando grana pra comprar o XBOX X só que não tenho tv 4k , e outro detalhe eu tenho o velho Xonão com vários jogos concerteza não vou conseguir o mesmo valor de eu for vender, agora que li este tópico me fez pensar em um PC ao invés do Xbox x , fiquei em dúvida alguma sugestão.

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
Só espera o Xbox X. Até pra tu ver quanto vai ser o preço oficial aqui no Brasil. E pra jogar a 4K vai precisar sim de uma TV compatível com a tecnologia.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Outras pessoas podem ter uma experiência diferente da minha, mas o que conta pra mim é que em outubro de 2012 comprei uma GTX550Ti de 1Gb (uma gpu lançada em março de 2011) para jogar XCOM Enemy Unknown e ela rodava com tudo no talo. Em fevereiro de 2016 a GTX550Ti estava peidando para rodar XCOM2 no médio-alto. Fui lá e comprei uma GTX 960 com 2Gb (uma GPU lançada em janeiro de 2015) e precisei atualizar placa mãe, processador, memória e fonte nesse processo (mais de R$4000 tudo). Passei a jogar XCOM2 com tudo no talo. Mas essa placa, que comprei a menos de 2 anos, e tem menos de 3 anos de vida (lançamento) já peida para rodar Forza Horizon 3 no high. Ela até roda no high com bom desempenho, mas o jogo fica dando mensagem de pouca memória a cada 2 minutos (ou algo assim). E já fui em tudo que é fórum e testei tudo que é configuração. Só consigo rodar ele sem essa mensagem se eu baixar a qualidade a um ponto em que o jogo fica muito pior que no Xbox One. Essa minha experiência pode ser um ponto fora da curva, mas é o que eu tenho para me embasar.

Primeiro que se você queria desempenho a longo prazo, jamais poderia comprar uma VGA da faixa x50 ou x60 da Nvidia, muito menos com meros 2gb de VRAM hoje em dia. O que sempre faço é pegar uma placa intermediária que vai me garantir tudo rodando no high por uns 3 ou 4 anos. Quando chega 3 anos, vendo a velha e pego a mais atual sempre pesando o momento em que pretendo fazer um novo upgrade. Não é problema do PC isso, é falta de informação na hora de escolher a VGA ideal para o que você deseja dela. Opções não faltam, agora se a intenção é sempre economizar pegando placas de entrada como uma 1050 hoje, não dá pra querer que ela aguente o tranco por mais 2 anos, quando ela já é defasada hoje.
 
  • Curtir
Reações: Marcus_007

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Eu compartilhei um único vídeo apenas mas não faltam outros de donos da 670 no youtube capturando ela rodando jogos modernos, mostrando os specs do jogo, o fps correndo no cantinho e tudo mais. A pessoa que tem essa placa de 6 anos de idade não perde nada....nada...para quem tem um PS4 ou XB1 em 2017. Rapidinho fui no youtube e achei outro exemplo bem atual, dessa vez uma uma GTX 760 rodando Destiny 2, um jogo de 1 mês de lançado, na qualidade máxima (Highest) em 1080p e média de 35fps, ou seja, equivalente ou superior aos consoles. Mais um exemplo, Gears 4 em 1080p no Ultra mantendo média de 36fps no benchmark do jogo. E deixo claro que a GTX 760 é a essencialmente a GTX 670. Toda vez que passa a geração a GPU antiga basicamente "desce um degrau" na geração seguinte. Matérias escritas e vídeos provando essa relação estrita entre a 670 e a 760 são amplas e de fácil checagem, tem inclusive vídeo no canal da DF lá de 2013 mostrando justamente essas 2 placas num embate de uns 7 jogos e fica elas por elas no final. Em 2017 a performance real dessa placa é mais forte que a GTX 1050 porém mais fraca que a GTX 1050 Ti. Então veja tem vídeo dessa placa fazendo muitíssimo bem em Witcher 3, GTA 5, Destiny 2, Raibow 6 Siege e Gears 4. Jogos modernos, grandes, complexos, dois dele de mundo aberto.



Olha esse lance de otimização, me desculpe mas já faz um tempo que caiu de uso essa historia de que jogo no console é polido à eternidade e no PC tudo roda igual carroça. Se apenas quem fizesse jogo para console fosse a Naughty Dog, Nintendo e Turn 10, tudo bem, realmente essa percepção poderia ter alguma validade. Me diz ai, por acaso você nunca jogou game "rodando mal" em console? Porque se sim, então você não jogou Batman Arkhan Knight, Witcher 3, Fallout 4, AC Unity ou Disnohored 2 no lançamento no PS4/XB1. São jogos que receberam diversos patches para proporcionarem um gameplay bem mais suave hoje em dia nos consoles do que quando foram lançados com suas quedas para 25~27fps dependendo do local, quantidade de inimigos etc. Mass Effect no X360 caia à 24fps, Bayonetta no PS3 caia à 20. É claro que jogos nos consoles são melhor otimizados, eles tem que ser, nunca que um hardware de dispositivo móvel de 2012 ia conseguir rodar Gears 4 ou Uncharted 4 em 2016 se não fosse assim. Essa otimização é por necessidade, sem ela não tem jogo algum nesses consoles. No PC não tem tanto cuidado justamente porque é ambiente de força bruta onde não precisa preocupar com calor, consumo de energia, recurso de sistema, e outra, a qualidade geral dos jogos no PC deu um salto estratosférico à partir de 2013, justamente por causa do XB1/PS4. Como tudo agora possui a mesma plataforma de programação (x86) o maior beneficiado foi o PC. É perfeito? Certamente que não, mas hoje em dia os jogos verdadeiramente ruins no PC são eventos pontuais e de forma alguma generalizados como eram à 10~15 anos atrás. Foi o que eu disse, tem muito misticismo e crendice hoje em dia de pessoas repetindo mantras que eram realidades no PC há mais de uma década atrás, lá pelos anos 2000, 2005, como se a plataforma em si tivesse parado no tempo e não tivesse evoluindo nada em termos de funcionalidade, experiência do usuário e tecnologia em todo esse tempo.


Pra ver como o potencial de uma 1070 pra cima sequer é tocado pela esmagadora maioria dos jogos e quando são exigidas hoje é mais pra aumentar a resolução a coisas absurdas como 8k.

E não adianta, sempre vai ter um pessoal que quando pensa em PC, lembra de um 486 trambolho ocupando uma mesa inteira e cheio de bugs com algo como um Windows 95. :joy:
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Outras pessoas podem ter uma experiência diferente da minha, mas o que conta pra mim é que em outubro de 2012 comprei uma GTX550Ti de 1Gb (uma gpu lançada em março de 2011) para jogar XCOM Enemy Unknown e ela rodava com tudo no talo. Em fevereiro de 2016 a GTX550Ti estava peidando para rodar XCOM2 no médio-alto. Fui lá e comprei uma GTX 960 com 2Gb (uma GPU lançada em janeiro de 2015) e precisei atualizar placa mãe, processador, memória e fonte nesse processo (mais de R$4000 tudo). Passei a jogar XCOM2 com tudo no talo. Mas essa placa, que comprei a menos de 2 anos, e tem menos de 3 anos de vida (lançamento) já peida para rodar Forza Horizon 3 no high. Ela até roda no high com bom desempenho, mas o jogo fica dando mensagem de pouca memória a cada 2 minutos (ou algo assim). E já fui em tudo que é fórum e testei tudo que é configuração. Só consigo rodar ele sem essa mensagem se eu baixar a qualidade a um ponto em que o jogo fica muito pior que no Xbox One. Essa minha experiência pode ser um ponto fora da curva, mas é o que eu tenho para me embasar.
Na realidade sua experiência é bem válida sim. O que ocorreu na sua 1° placa é o fato dela ser um modelo de entrada. Como mencionei no post anterior modelos de entrada tem "vida curta" mesmo, dando para o gasto durante uns 2 anos (talvez 3). É o caso de quem pega uma GTX 1050 Ti de 4Gb hoje em dia por 600 reais. Ela é baratinha e extremamente proficiente rodando jogos modernos em Full HD no High/Ultra na casa dos 45~60fps (variando conforme o jogo) mas também é uma placa que vai começar a pedir arrego lá para 2019. Se pegar uma 1050 ou uma RX 560, se brincar no final do ano que vem você já tem que trocar...rs.

No caso da sua 960 de 2Gb, que é uma boa placa mediana e ainda tem uns 2 anos pela frente, a possível razão dessa falta de performance dela em Horizon 3 é que de 3 anos para cá tem surgido alguns jogos com exigência mínima de memória de vídeo para acessar certos specs nas configurações, como por exemplo, texturas HD, qualidade de imagem no Alto ou no Ultra ou resoluções acima de 1080p. Isso vem ocorrendo porque como a memória nos consoles é unificada alguns jogos incorporaram esse parâmetro de acesso mais rápido dos assets direto na engine do jogo. O problema é que no PC a memória não é unificada e se a GPU não possui a quantidade de memória exigida pode ocasionar certos problemas. Os 1° jogos que implementaram isso possuíam apenas um aviso falando que você precisava ter uma memória de pelo menos X Gb para ativar aquele recurso (usualmente 4Gb), mas outros não avisavam nada. Como isso afeta o gameplay depende bastante do jogo e da engine em si. Por exemplo, em Gears 4 existe uma queda na claridade da textura de objetos mais distantes (como janelas num prédio do outro lado da rua) caso a GPU não tenha ao menos 4Gb de Vram. Em Fallout 4, se a Vram for abaixo de 4Gb ocorre um pequeno atraso ao carregar texturas quando se entra num ambiente novo. Hoje em dia alguns jogos já deixam isso bem claro, inclusive com um contador de uso de memória Vram à medida que você vai marcando opções de melhoria nas configurações. Shadow of War é um excelente exemplo. Para rodar tudo no Ultra é preciso ter ao menos 4Gb de Vram mas para ativar o pack de texturas UHD é preciso ao menos 8Gb de Vram.

Eu não sei o caso específico de Horizon 3 mas certamente pode ser isso pois o requerimento mínimo é uma GPU com 2Gb mas o recomendado é que a GPU tenha 4Gb de Vram. Mas eu não desconsidero que pode ser sim mal otimização do jogo. Tenta fazer algo se você não se importar.
Entra no FH3 no PC e vai dirigindo até encontrar essa esses avisos de memória, pausa o jogo, vai no desktop, abre o task manager, clica na aba "detalhes", e procura o processo "Forza_x64" ou então "Forza_x86" (um desses dois estará lá), clica com o botão direito em cima dele e escolhe a 3ª opção "Prioridades", marque "Baixo", clique OK, volte no processo novamente, clique botão direito e escolha a 4ª opção "Afinidade", desmarque "CPU 0", clique OK e saia do task manager, volte para o jogo e veja os avisos ainda aparecem.
Esse procedimento costuma eliminar vazamento de memória em programas, pode ser que ajude no seu caso, mas no fim pode significar que para ativar qualidade High em FH3 é preciso ter os 4Gb de Vram. Mas como falei esse é um jogo em particular pois nos vídeos acima mostra a 670 e a 760, ambas placas de 2Gb, rodando outros 6 jogos atuais sem problema algum.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Nightwolf

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
O problema do Forza Horizon 3 no PC é o UWP.

Já saiu de fábrica cagado, não da para usar ele como parâmetro, Quantum Break e outro que não fede nem cheira... ambos são ports "seu creysson" de qualidade.

Parece que agora já melhorou muito com Forza Motorsport 7.
 

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,565
1,878
Galera o lance é o seguinte eu tô guardando grana pra comprar o XBOX X só que não tenho tv 4k , e outro detalhe eu tenho o velho Xonão com vários jogos concerteza não vou conseguir o mesmo valor de eu for vender, agora que li este tópico me fez pensar em um PC ao invés do Xbox x , fiquei em dúvida alguma sugestão.

Enviado do meu XT1040 usando o app mobile do PXB!
É isso o que eu acho interessante. Olha só como fica bem cara essa brincadeira do One X. Pra aproveitar o que o console tem a oferecer, você precisará trocar de TV, caso não tenha uma 4K. O One X, segundo a MS, será importado então prepara a facada. Uma TV 4K boa, num tamanho bom custa de R$2500 à R$3000. Somado à isso tem o o valor absurdo de jogos. Vamos pensar que num ano você compre 10 jogos: 3 lançamentos e 7 variados. De lançamentos vai gastar cerca de R$700 (R$250 + R$250 + R$200), de jogos variados (fiz uma pesquisa aqui): Batman Arkham Knight = R$150; Quantum Break = R$78,00; HALO 5 = R$100,00; Forza Horizon 3 = R$100,00; Gears Ultimate = R$80,00; Gears 4 = R$100,00; CupHead = R$77,45. Total de R$685,45. Sem contar Live Gold de 12 meses = R$120,00.

Coloquei esses jogos aí porque são jogos bons hehe. Então vamos lá, somando todos os jogos + Live Gold nós temos R$1500,00. R$1500 + R$2500 + R$3500 (preço fantasia do One X) = R$7500,00.

Com um PC, você gastaria R$34 com Batman AK Premium Edition na promoção, R$73,00 com Quantum Break e R$37,00 com CupHead, ou seja, economizaria R$161,45. Daria pra comprar Mad Max na promoção por R$17,00; HellBlade, Ruiner e Inside. Quanto à montar um PC, em 2015 eu gastei R$5000,00 montando o meu, hoje uma GTX 970 está mais barata em relação à 2 anos atrás. Então R$7500 - R$5000 = R$2500,00 pra você gastar em jogos talvez? Ou talvez um Home Theater? Um controle extra pra jogar no modo Big Picture? Um Nobreak pra proteger seu PC e TV? E por aí vai...Com PC você poderia aproveitar a experiência de jogar praticamente tudo em 1080p/60fps, afinal de contas, a TV você já tem.
E outra coisa é: o PC acaba se pagando, porque você eventualmente vai usá-lo pra trabalho, como é o meu caso. No console não, console não é um ativo, é um passivo.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)