Um assunto recorrente: Até que ponto o hardware antigo aguenta?
Testando BF5 e RDR2, ambos já vi diferença do X na casa de um amigo, para meu FAT.
É questão de 2-3 anos para FAT começar a ser penalizado na maioria dos jogos. E quando isso ocorrer, o X deverá tomar seu posto e o Scarlet assumir o topo.
(falando apenas do lado verde)
Bom, sobre a sua pergunta, a nível CPU, tanto o FAT/S como o X tem algumas limitações impostas pelo Jaguar. O X tem menos, por conta das customizações feitas direto no processador, onde a MS colocou maior Cache, um programador de comando Dx12 para desafogar processos, etc.
Mas eu sinto que o console base já começa a sofrer também a nível GPU, onde o desenvolvedor acaba sacrificando a qualidade da imagem para sustentar um mundo ambicioso. Nesse aspecto o X sobra em desempenho.
Estou curioso pra ver qual vai ser o tempo de ciclo do X recebendo lançamentos, se será junto ao FAT/S (o que seria lógico por conta do conceito de família de dispositivos), ou se as versões base vão sair de campo primeiro quando surgirem jogos mais ambiciosos no futuro.
Essa é uma questão que considero em aberto ainda. Como mero palpite, eu diria que será algo bem natural, sem precisar de nenhuma tábua de lei estabelecendo quando uma geração começa ou termina.
Se o jogo em questão for viável tecnicamente e comercialmente, dão um jeito de rodar.