A Microsoft é frequentemente acusada de ter prendido a Rare, que nos tempos áureos da Nintendo produziu clássicos como Banjo-Kazooie e Perfect Dark, no desenvolvimento de games para o Kinect. Mas em uma entrevista à Eurogamer, o designer ex-Rare e atual diretor de estúdio da Playtonic, Gavin Price, explicou que foi uma decisão da diretoria da Rare, e não Microsoft, que escolheu colocar todos os recursos da empresa voltados para o Kinect.
"Todo mundo gosta de criar esta fantasia de que a Microsoft é do mal, mas esse não é o caso", disse Price. "Phil Spencer ter assumido as decisões do Xbox foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido para Rare, porque ele sempre disse aos funcionários da Rare [como gerente geral da Microsoft Studios], 'Façam o que vocês querem fazer e nós vamos apoiar vocês.'"
"Foram as pessoas na diretoria da Rare que falaram: 'Bem, o Kinect é uma grande oportunidade para o estúdio apostar tudo.' Assim, quando os executivos da Microsoft verem que a equipe de está apaixonados por fazer isso, eles vão apoiá-los. A Microsoft sim, fez isso, mas a história que começaram a contar por aí não foi a realidade".
No entanto, Price admitiu que teria sido melhor para a Rare continuar trabalhando com franquias mais velhos juntamente com o desenvolvimento de games para o Kinect. "Eu acho que teria sido uma explicação mais fácil para os fãs da Rare dizer: 'Não se preocupe, o estúdio irá continuar a desenvolver suas antigas franquias'", disse Price. "O fato de que a Rare ficou completamente alinhada com Kinect tirou a possibilidade de dar aos jogadores algo que eles amariam imediatamente."
A Eurogamer também perguntou a outro ex-Rare, Chris Sutherland, sobre os primeiros dias do Kinect. "Lembro-me que estavam mostrando uma câmera com sensor de profundidade, já muito semelhante ao Kinect", disse Sutherland, "mas não tinha qualquer reconhecimento do esqueleto, por isso ele não reconhecia a pessoa como um humano."
"Ele tinha a percepção de profundidade, de modo que você podia se ver como uma figura, mas o jogo não te reconhecia como tal", continuou Sutherland. "Você era apenas uma gota. Eles nos mostraram a tecnologia e perguntaram se poderíamos fazer algo com ela, e eu acho que a conclusão do pessoal da Rare era que talvez fosse muito cedo ainda."
Depois de algum tempo, protótipos mais avançados convenceram a Rare de que o Kinect valia o desenvolvimento, e o seu primeiro jogo -Kinect Sports - foi originalmente concebido para ser uma simulação mais complexa chamada Sports Star. No entanto, de acordo com Price, Don Mattrick disse ao estúdio: "Não, apenas faça algo parecido com o Wii Sports com o Kinect. Então, internamente, sim, o Kinect foi muito mais uma reação para o sucesso do Wii, pelo fato de que eles venderam milhões e milhões e sempre esgotavam a cada Natal".
A Microsoft também arquivou um protótipo de controle remoto sensível ao movimento, similar ao Wiimote, optando pelo lançamento do Kinect. A empresa lançou o Kinect para o Xbox 360 em 2010, e projetou o Xbox One especificamente em torno de uma versão atualizada do periférico. Em 2014 o Kinect foi retirado do pacote básico do Xbox One, e depois disso o desenvolvimento de games compatíveis com o periférico praticamente se encerrou.
Atualmente a Rare trabalha em Sea of Thieves, novo game com características de MMO que deverá ser lançado em 2016.
Fonte: Eurogamer