Ex-Rare diz que foco no Kinect foi decisão da própria Rare, e não da Microsoft

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,599
35,800
São Paulo
rare_pxb.jpg


A Microsoft é frequentemente acusada de ter prendido a Rare, que nos tempos áureos da Nintendo produziu clássicos como Banjo-Kazooie e Perfect Dark, no desenvolvimento de games para o Kinect. Mas em uma entrevista à Eurogamer, o designer ex-Rare e atual diretor de estúdio da Playtonic, Gavin Price, explicou que foi uma decisão da diretoria da Rare, e não Microsoft, que escolheu colocar todos os recursos da empresa voltados para o Kinect.

"Todo mundo gosta de criar esta fantasia de que a Microsoft é do mal, mas esse não é o caso", disse Price. "Phil Spencer ter assumido as decisões do Xbox foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido para Rare, porque ele sempre disse aos funcionários da Rare [como gerente geral da Microsoft Studios], 'Façam o que vocês querem fazer e nós vamos apoiar vocês.'"

"Foram as pessoas na diretoria da Rare que falaram: 'Bem, o Kinect é uma grande oportunidade para o estúdio apostar tudo.' Assim, quando os executivos da Microsoft verem que a equipe de está apaixonados por fazer isso, eles vão apoiá-los. A Microsoft sim, fez isso, mas a história que começaram a contar por aí não foi a realidade".

No entanto, Price admitiu que teria sido melhor para a Rare continuar trabalhando com franquias mais velhos juntamente com o desenvolvimento de games para o Kinect. "Eu acho que teria sido uma explicação mais fácil para os fãs da Rare dizer: 'Não se preocupe, o estúdio irá continuar a desenvolver suas antigas franquias'", disse Price. "O fato de que a Rare ficou completamente alinhada com Kinect tirou a possibilidade de dar aos jogadores algo que eles amariam imediatamente."

A Eurogamer também perguntou a outro ex-Rare, Chris Sutherland, sobre os primeiros dias do Kinect. "Lembro-me que estavam mostrando uma câmera com sensor de profundidade, já muito semelhante ao Kinect", disse Sutherland, "mas não tinha qualquer reconhecimento do esqueleto, por isso ele não reconhecia a pessoa como um humano."

"Ele tinha a percepção de profundidade, de modo que você podia se ver como uma figura, mas o jogo não te reconhecia como tal", continuou Sutherland. "Você era apenas uma gota. Eles nos mostraram a tecnologia e perguntaram se poderíamos fazer algo com ela, e eu acho que a conclusão do pessoal da Rare era que talvez fosse muito cedo ainda."

Depois de algum tempo, protótipos mais avançados convenceram a Rare de que o Kinect valia o desenvolvimento, e o seu primeiro jogo -Kinect Sports - foi originalmente concebido para ser uma simulação mais complexa chamada Sports Star. No entanto, de acordo com Price, Don Mattrick disse ao estúdio: "Não, apenas faça algo parecido com o Wii Sports com o Kinect. Então, internamente, sim, o Kinect foi muito mais uma reação para o sucesso do Wii, pelo fato de que eles venderam milhões e milhões e sempre esgotavam a cada Natal".

A Microsoft também arquivou um protótipo de controle remoto sensível ao movimento, similar ao Wiimote, optando pelo lançamento do Kinect. A empresa lançou o Kinect para o Xbox 360 em 2010, e projetou o Xbox One especificamente em torno de uma versão atualizada do periférico. Em 2014 o Kinect foi retirado do pacote básico do Xbox One, e depois disso o desenvolvimento de games compatíveis com o periférico praticamente se encerrou.

Atualmente a Rare trabalha em Sea of Thieves, novo game com características de MMO que deverá ser lançado em 2016.

Fonte: Eurogamer
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Mas vamos ver se o estúdio consegue voltar a sua época de ouro... quando inovavam e criavam belos jogos.

Não tenho muitas expectativas para Sea of Thieves, mas sem dúvidas que gostaria de ver a Rare voltando a ser o que era antigamente.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Sea of Thieves parece que vai ser um jogo maneiro, mas nada muito grandioso não. Pareceu um jogo que depende MUITO de outros players e se for isso mesmo acho que não vai cair no gosto do povo não.
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua
M

MASTER JNO

Visitante
A Rare pra voltar a ser mágica precisa voltar para as mãos da Nintendo, infelizmente. Digo isso porque, a Nintendo faz jogos plataforma de alto nível de qualidade e esse conhecimento sempre foi compartilhado com a Rare nos melhores anos de sua existência, e quando ela veio para o lado da MS ela perdeu esse grande referencial que trazia excelência aos seus jogos, em outras palavras, Rare sem Nintendo é uma produtora meio que sem rumo. Todo mundo sabe do grande potencial que esse estúdio tem e ninguém dúvida disso, mas é preciso uma outra produtora como a Nintendo que realmente sabe como extrair o melhor da Rare.

Vamos ver se nessa geração ela consegue entregar algo realmente divertido e de alta qualidade como nos velhos tempos de glória me fazendo morder a língua por ter falado essas coisas. Torço pelo sucesso dela porque seus jogos seriam um diferencial muito bom e necessário pra quebrar um pouco a rotina.
 

Sangue Frio

Novato
Janeiro 19, 2006
156
82
Coincidência ou não, logo após o lançamento do Kinect o foco da M$ mudou, os exclusivos do 360 sessou, o PS3 encostou e deixou o 360 na lanterna sem jogos em 2013.
Foram 3 anos (2010 a 2013) péssimos pra M$ e as coisas só voltaram a melhorar com a chegada de Phil Spencer em abril de 2014.
Recursos obrigatórios do Kinect foram eliminados, e pouco a pouco esse periférico que tanto trouxe prejuízo aos cofres da M$ será extinto.
 
M

MASTER JNO

Visitante
completamente errado. O Kinect foi um tremendo sucesso comercial enquanto esteve no 360. Foram quase 30 milhões de unidades comercializadas...
Não querendo discordar de você Raymon, mas o Kinect nasceu no Xbox 360, por ser uma novidade que envolvia captura dos movimentos é normal que ele tenha vendido bastante mesmo, mas se ele verdadeiramente fosse um "SUCESSO" comercial hoje estaríamos vendo ele no mercado a pleno vapor e no em tando o que vemos hoje é ele lá no cantinho guardado dentro da caixa pra não pegar poeira.

O Kinect se beneficiou muito da expectativa que todos nós tivemos quando ele chegou no mercado, muita gente deu voto de confiança pra ele e o mesmo ficou longe de ser correspondido. Graças a Deus hoje ele é algo quase que totalmente deixado de lado. Não odeio o Kinect, mas ficou claro que ele chegou numa hora errada ao mercado, as produtoras não estão até hoje preparadas para conseguir tirar realmente um bom proveito dele, nem mesmo a MS a maior interessada em ver ele sendo sucesso conseguiu fazer algo relevante que justifica-se manter ele no mercado.

Agora vão apostar nos VRs, esse pode até alcançar o sucesso mas acredito que vai se manter num mercado bem restrito, não é todo mundo que vai encarar ele ou curtir ele.
 
Editado por um moderador:

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
sucesso comercial = lucro. e ainda mais, o Kinect fez o Wii despencar em vendas. Entao sim, foi sucesso comercial absoluto.
nao é pelo fato dele ter derrapado em continuar no mercado que ele se tornou um fracasso.
No One sim ele fracassou, mas no 360 ele brilhou (comercialmente)

Não foi só o Kinect que derrapou, todo esse mercado casual/movimento migrou.

Não é culpa do Kinect, o mercado perdeu interesse nesse tipo de jogo/periférico.

It was a fad.

Microsoft fez certa em enterrar Kinect, só meia dúzia de fanboy ainda defende cegamente o aparelho.
 
Fevereiro 2, 2013
3,401
1,938
O Kinect teve sua época, e foi algo muito bacana. Eu respeito o periférico. Com certeza muita gente já se divertiu com ele em festas de família de fim de ano, ou em Buffet's de aniversários infantis com Dance Central.

Mas já foi. Teve sua época, assim como Guitar Hero. Só se frustrou quem esperava algo hardcore, profundo e adulto de um sensor de movimento.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,254
19,035
Manaus
Deram foco no que estava dando muito retorno para a Microsoft, viram naquele momento uma oportunidade de criar novas experiências, acho perfeitamente razoável, foi uma febre no x360. Cada produto tem sua época, seu momento, e a do Kinect já passou, assim com a dos sensores de movimento em geral, como psmove e wii mote.

Como hoje o mercado perdeu interesse nesse tipo de periférico, é natural que o estúdio foque naquilo no que está em voga hoje, que são jogos on line e/ou com fortes interações sociais. Desejo boa sorte pra Rare na sua nova empreitada, como jogador torço sempre para sair grandes jogos.
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Deram foco no que estava dando muito retorno para a Microsoft, viram naquele momento uma oportunidade de criar novas experiências, acho perfeitamente razoável, foi uma febre no x360. Cada produto tem sua época, seu momento, e a do Kinect já passou, assim com a dos sensores de movimento em geral, como psmove e wii mote.

Como hoje o mercado perdeu interesse nesse tipo de periférico, é natural que o estúdio foque naquilo no que está em voga hoje, que são jogos on line e/ou com fortes interações sociais. Desejo boa sorte pra Rare na sua nova empreitada, como jogador torço sempre para sair grandes jogos.
Eu sinceramente espero que com o sucesso monumental de Witcher 3 e Fallout 4 que algumas produtoras saiam do mantra da interação social obrigatória.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
O Kinect teve sua época, e foi algo muito bacana. Eu respeito o periférico. Com certeza muita gente já se divertiu com ele em festas de família de fim de ano, ou em Buffet's de aniversários infantis com Dance Central.

Mas já foi. Teve sua época, assim como Guitar Hero. Só se frustrou quem esperava algo hardcore, profundo e adulto de um sensor de movimento.

Sempre disse que Kinect tinha potencial muito grande em outros tipos de aplicações que não fosse joguinhos.

Uma pena microsoft só ter investido nele com joguinhos.
 
  • Curtir
Reações: robson_daniels

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,254
19,035
Manaus
Eu sinceramente espero que com o sucesso monumental de Witcher 3 e Fallout 4 que algumas produtoras saiam do mantra da interação social obrigatória.
Idem cara, curto mais rpg´s e jogos que priorizam single player, ou em última hipótese algo como Gears of war, que permita um co-op integrado na campanha, pois jogos tipo Battlefront eTitanfall eu nem arrisco a compra, apesar de entender quem curte mais jogos assim. É difícil um jogo desse estilo me chama a atenção, mas há raríssimas exceções, como aquele Overwatch, da Blizzard, que me parece ser interessante, tem uma arte chamativa, com personagens distintos e carismáticos.
 
  • Curtir
Reações: Burga

Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,167
2,476
Salvador
Eu sinceramente espero que com o sucesso monumental de Witcher 3 e Fallout 4 que algumas produtoras saiam do mantra da interação social obrigatória.
Concordo plenamente!
O feijão com arroz nunca sai de moda. Essas novidades vem e vão. Os video games existem a muitos anos e por quase todo tempo sobreviveram fazendo aquilo pelo qual foi concebido: jogos que não exigem interação obrigatória para ser legal. É sentar, ligar e jogar pra se distrair.
 
  • Curtir
Reações: Burga

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)