O que esperar da próxima geração de Xbox - 12 TF, RDNA2, ZEN 2, VRS, DirectX Raytracing e mais

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Mas como se explica o fracasso do Nintendo Wii U, sendo que a Nintendo tem o mais importante: os famigerados JOGOS.... E ai? Ou a narrativa muda de geração pra geração?
Na verdade foram justamente os JOGOS que mantiveram o Wii U respirando por aparelhos por tanto tempo. Não fosse isso a Nintendo teria enterrado o console junto com os cartuchos de ET do Atari.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF e Edu Barros

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Eu acho que é um problema tentar achar A CARACTERÍSTICA MATADORA que responde a tudo.
Porque sempre vai dar pra achar um cenário que essa característica não funcionou como resposta.

Para a empresa ter sucesso, são várias frentes a lutar. Mas tem coisas que não basta só a empresa fazer, o que o concorrente faz tem influência também (para o bem e para o mal). A gente pode ficar aqui fazendo de conta que essas coisas são bem previsíveis, mas vamos cair na real: elas não são.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,573
75,534
Rio Grande do Sul
Eu acho que é um problema tentar achar A CARACTERÍSTICA MATADORA que responde a tudo.
Porque sempre vai dar pra achar um cenário que essa característica não funcionou como resposta.

Para a empresa ter sucesso, são várias frentes a lutar. Mas tem coisas que não basta só a empresa fazer, o que o concorrente faz tem influência também (para o bem e para o mal). A gente pode ficar aqui fazendo de conta que essas coisas são bem previsíveis, mas vamos cair na real: elas não são.
Sucesso e fracasso é sempre questão de conjuntura.

Podemos pegar pela história exemplos definitivos de pontos positivos e negativos que alavancaram ou enterraram alguns consoles, marcas ou jogos, mas olhando a fundo, geralmente é sempre um ponto de destaque em cima de uma pilha de coisas boas ou ruins. Tipo quando o Dreamcast morreu e a "culpa" foi de Shenmue, deixando de lado os repetidos erros da Sega desde a segunda metade dos anos 90 (EDIT: e os acertos de novos competidores), ou com o sucesso do PS4 nessa geração, que teve como propulsores uma série de fatores, alguns internos e com méritos, claro, mas outros até externos ao próprio console e que foram tão importantes quanto.
 
Última edição:

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Os jogos exclusivos não necessariamente vão ser um fenômeno de vendas. Eles são uma vitrine.
Tem gente que compra Playstation pq é o único console com God of War. Tem gente que compra Nintendo porque só ela tem Pokémon. Tem gente que compra Xbox porque Gears só é jogável ali. Algumas pessoas vão comprar um console pra jogar UM jogo. Algumas vão comprar por conta daquele jogo, mas conhecer outros. Alguns vão comprar e nem vão saber que jogo X ou Y só rodam em alguns consoles.
São esses jogos que muitas vezes despertam o desejo em quem é mais casual na hora de comprar. Mesmo que sozinhos eles não sustentem a compra do hardware eles fazem peso na balança (vou comprar esse console pq eu posso jogar esse "jogo multi' E esse "jogo exclusivo").

Mas nada disso é preto no branco também. Depende muito de mercado, de economia... Eu acho que hoje seria impossível não recomendar Xbox pra qualquer pessoa no Brasil. O apelo Game Pass, principalmente com dólar nas alturas, é imbatível.
Eu vejo que a Microsoft no caminho certo nesse cenário em que jogar MAIS por MENO$ é muito mais vantagem do que jogar um jogo específico que só a concorrência tem. The Last of Us e Pokémon são legais, mas no Xbox você pode jogar DUZENTOS jogos pelo preço que pagaria nesses dois. E aí que os novos estúdios entram: o combo "jogos que causam desejo" + "serviço acessível ao meu bolso" pode ser determinante pra muita gente.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,594
5,124
Santa Catarina
Eu acho que a proposta do console tem mais peso que os jogos propriamente. O Wii U, console que abrigou os principais exclusivos da Nintendo, alguns até sendo as melhores versões de algumas franquias, teve uma performance fraca de vendas.

E pra você ver: os ports/edições definitivas lançados pro Switch (exemplo Mario kart 8 deluxe), não só foram melhor avaliados que o antecessor, como venderam muito mais. Parece que os jogos de wii u no Switch ganharam nova vida, pois a maré positiva em torno do console ajuda, e muito.

Mas claro, são vários fatores que influenciam no sucesso ou fracasso, sendo alguns verdadeiramente limitantes a depender do contexto.

No caso do novo Xbox, se a Microsoft combinar jogos chamativos + proposta de hardware coesa, dias melhores certamente virão no âmbito comercial.
O mais legal nessa nova proposta do Xbox com a GamePass/Xcloud é que qualquer jogo XGS poderá virar febre independente da data do lançamento.
Quantos pessoas no mundo todo vão baixar o Gears 5 novamente pra testar os 120fps?
Diferente das vendas individuais, Ori pode pular de 2m para 5m de player em questão de meses, basta um Halo infinite entrar no catálogo e duplicar os assinantes.
Sinceramente eu nunca vi o Xbox numa posição tão boa como agora, IPs menores conseguem respirar e IPs maiores podem ir longe indo na contramão da posição da Sony que nesse momento foca em baratear o custo dos jogos pq a venda individual não acompanha.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Eu acho que é um problema tentar achar A CARACTERÍSTICA MATADORA que responde a tudo.
Porque sempre vai dar pra achar um cenário que essa característica não funcionou como resposta.

Para a empresa ter sucesso, são várias frentes a lutar. Mas tem coisas que não basta só a empresa fazer, o que o concorrente faz tem influência também (para o bem e para o mal). A gente pode ficar aqui fazendo de conta que essas coisas são bem previsíveis, mas vamos cair na real: elas não são.
Mas é um " Oráculo " mesmo , sabe tudo e mais um pouco ??
Ainda fico na dúvida se o @Saci e o @ronabs são pessoas de verdade
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
19,033
Manaus
O mais legal nessa nova proposta do Xbox com a GamePass/Xcloud é que qualquer jogo XGS poderá virar febre independente da data do lançamento.
Quantos pessoas no mundo todo vão baixar o Gears 5 novamente pra testar os 120fps?
Diferente das vendas individuais, Ori pode pular de 2m para 5m de player em questão de meses, basta um Halo infinite entrar no catálogo e duplicar os assinantes.
Sinceramente eu nunca vi o Xbox numa posição tão boa como agora, IPs menores conseguem respirar e IPs maiores podem ir longe indo na contramão da posição da Sony que nesse momento foca em baratear o custo dos jogos pq a venda individual não acompanha.
Lançar uma atualização caprichada para a nova geração dá nova vida pro jogo, e o coloca novamente em evidência, como um relançamento.
Esses 2 milhões de jogadores do Ori reflete bem a faixa de público que consome esse tipo de jogo. Pode ser considerado um sucesso.

O Xbox caminha para ter uma seleção de títulos absurdamente variada. Além dos jogos em 1º e 3º pessoa, tem rpg isométrico, rpg fantasia, plataforma, aventura narrativa, luta, corrida, estratégia.
Que a Microsoft não desista das sementes plantadas na era Xbox One e aposte em sequências de títulos como Quantum Break e Recore, e acredite no potencial delas.
 

Ribeiroluke86Br

Jogador
Novembro 25, 2009
1,973
1,529
Uberlândia
Sucesso e fracasso é sempre questão de conjuntura.

Podemos pegar pela história exemplos definitivos de pontos positivos e negativos que alavancaram ou enterraram alguns consoles, marcas ou jogos, mas olhando a fundo, geralmente é sempre um ponto de destaque em cima de uma pilha de coisas boas ou ruins. Tipo quando o Dreamcast morreu e a "culpa" foi de Shenmue, deixando de lado os repetidos erros da Sega desde a segunda metade dos anos 90 (EDIT: e os acertos de novos competidores), ou com o sucesso do PS4 nessa geração, que teve como propulsores uma série de fatores, alguns internos e com méritos, claro, mas outros até externos ao próprio console e que foram tão importantes quanto.
Estes méritos por exemplos foram erros um em seguida do outra pela Microsoft, preço, proposta, etc.. Mas se formos ver a Microsoft de agora com a de 2013 nem se compara, preço menor, emprestar jogos, TV tv, Kinect? Vixi, sony desta vez não tem como mais jogar com as falhas do concorrente igual fez, gestão é outra, microsoft só tem que colher os frutos, exclusivos lá em 2013 a Microsoft tinha mais qualidade no lançamento do console, o problema é a mídia comparando pixel, mas não devem comparar mais, não enquanto a Microsoft estiver com console mais potente, mas resumindo, quando a concorrência faz tudo certo é difícil fazer vídeo de como emprestar jogo ou preço melhor, vamos que vamos, julho chegou e a Microsoft só precisa mostrar jogos, de resto já sabemos.
 
  • Curtir
Reações: tavo08tom

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
1,441
1,981
Irlanda
Essa é fácil:

1. Mensagem problemática no lançamento. Muitos consumidores casuais enxergaram o Wii U como um simples add-on do Wii.

2. Nintendo abandonou os jogadores hardcore com o Wii e estes não tiveram confiança em voltar para a empresa quando o Wii U foi lançado, principalmente pq o apoio 3rd party ao console foi praticamente nulo. Essa situação só mudou com o Switch pq o apoio 3rd foi massivo desde o anúncio do NX.
O mesmo se aplica exatamente ao XONE (Ou melhor, a imagem que ficou do Xone)
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

lukaskaulitz

Guerreiro
Novembro 7, 2018
34
25
Picos - PI
Essa é fácil:

1. Mensagem problemática no lançamento. Muitos consumidores casuais enxergaram o Wii U como um simples add-on do Wii.

2. Nintendo abandonou os jogadores hardcore com o Wii e estes não tiveram confiança em voltar para a empresa quando o Wii U foi lançado, principalmente pq o apoio 3rd party ao console foi praticamente nulo. Essa situação só mudou com o Switch pq o apoio 3rd foi massivo desde o anúncio do NX.

3. A maioria dos consumidores de Wii foi de casuais e, entre estes, uma grande parte foi de pessoas que nunca pensaram em comprar um console de videogame. A mesma coisa aconteceu com o Kinect. O problema é que este tipo de consumidor não costuma apresentar interesse em nova geração de consoles. A maior prova disso é que Just Dance 2020 foi lançado para Xbox One, Switch, PS4 e Wii (isso mesmo, Wii, não Wii U).
Nesse caso do Just Dance foi esperteza de mercado. Já que Wii U roda nativamente os jogos de Wii, assim podem vender um mesmo jogo para os dois consoles.
 
Agosto 30, 2019
1,261
1,870
Rio de Janeiro
O foco no Kinect e em serviços de TV realmente foram uma grande falta de visão de mercado por parte da Microsoft.

Tivesse ela focado em fazer uma máquina para games, poderia ter feito um console mais poderoso e menor que o PS4, tal como está ocorrendo agora.
 

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,520
7,674
Jaraguá do Sul - SC
Estes méritos por exemplos foram erros um em seguida do outra pela Microsoft, preço, proposta, etc.. Mas se formos ver a Microsoft de agora com a de 2013 nem se compara, preço menor, emprestar jogos, TV tv, Kinect? Vixi, sony desta vez não tem como mais jogar com as falhas do concorrente igual fez, gestão é outra, microsoft só tem que colher os frutos, exclusivos lá em 2013 a Microsoft tinha mais qualidade no lançamento do console, o problema é a mídia comparando pixel, mas não devem comparar mais, não enquanto a Microsoft estiver com console mais potente, mas resumindo, quando a concorrência faz tudo certo é difícil fazer vídeo de como emprestar jogo ou preço melhor, vamos que vamos, julho chegou e a Microsoft só precisa mostrar jogos, de resto já sabemos.
Acho que a MS já se ligou que se mostrar gameplay no XSX, dos dois de seus exclusivos mais populares, que no caso é o Halo Infinite e Forza, já vai conquistar todos que irão tirar tempo para assistir esse evento. Como você falou, já sabemos as configurações do novo console de cima a baixo, já vimos ele por dentro, e já sabemos até como desmontar, agora chegou a hora de mostrar os jogos rodando de fato. Eles tem a faca e o queijo na mão.
 
Agosto 30, 2019
1,261
1,870
Rio de Janeiro
A Microsoft, com Tio Phill à frente, mudou bastante. Eles chegaram a convidar a equipe do Digital Foundry para revelar o Xbox One X. Não duvido que eles estão preparando uma grande quantidade de conteúdo para mostrar do que o novo console é capaz.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Como já disseram , não acho que existe uma fórmula mágica para o sucesso.
Em 2013 o Xbox One veio com um line up muito melhor que o do PS4 , mas o que foi falado por meses a fio foram as diferenças gráficas a favor do PS. Com o tempo o Xbox One X se tornou o que tinha melhores gráficos , mas ae o importante era ter exclusivos.

E olha que vim do PS3 , e iria de PS4 lá no início simplesmente pelo bom histórico nos exclusivos do PS3 , mas o preço do PS4 era impraticável por aqui.
Mesmo tendo o Xbox One mais barato a geração inteira no huezil , segundo uma pesquisa que teve recentemente , PS4 , Xbox 360 e PS3 estão a frente de Xone por aqui.

Se eu fosse citar um ponto que eu acho que precisa melhorar , seria a confiança dos gamers de Xbox no quesito de grandes exclusivos. Todo console tem ali suas séries de franquias , que quando anunciam um jogo , o pessoal simplesmente compra pois sabe que vai ser foda , acho que é consenso que só FH manteve esse perfil , Halo e Gears tropeçaram. Felizmente acho que estamos prontos para uma nova leva de franquias , por exemplo , Hellblade.

Mesmo antes da NT vir para a MS eu zerei 4x , platinei e fiz 1000G . Eu vejo muito interesse nele pela comunidade , Halo tem a chance de voltar a conquistar corações e Gears já retomou o seu caminho , o restante devemos conhecer só no final do mês.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Em 2013 o Xbox One veio com um line up muito melhor que o do PS4 , mas o que foi falado por meses a fio foram as diferenças gráficas a favor do PS

Negativo. O problema do Xbox One foi a apresentação TV, TV, TV, Kinect e políticas dificeis de engolir, mas que hoje todos nós utilizamos sem reclamar.
 

Ribeiroluke86Br

Jogador
Novembro 25, 2009
1,973
1,529
Uberlândia
Negativo. O problema do Xbox One foi a apresentação TV, TV, TV, Kinect e políticas dificeis de engolir, mas que hoje todos nós utilizamos sem reclamar.
extato, eu mesmo não me importei com as políticas chegando perto do lançamento, até tinha cogitado a compra de um ps4 até que percebi que minha biblioteca é muito boa para jogar fora assim, mas no final das contas aquelas politicas de sempre online to mundo pratica neste momento, o problema é que na época a pessoas não estavam preparadas para ouvir aquilo e da forma que foi dito heheh.
 
  • Curtir
Reações: Maxximu

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)