O Tom Warren, do
The Verge, foi atrás pra saber dos devs essa questão de resultados de performance inesperados no
Series X.
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"Todas essas comparações mostram que o
Xbox Series X não está superando o PS5 na maioria dos cenários, e algumas vezes é o console da Sony assumindo a liderança. Algumas dessas diferenças podem ser devidas a bugs, mas tenho falado com desenvolvedores (que desejam permanecer anônimos) sobre o ambiente de desenvolvimento do
Xbox Series X e está claro que as coisas são um pouco complicadas.
A Microsoft só permitiu que os desenvolvedores enviassem jogos para a certificação
Xbox Series X em junho, após entregar uma atualização para seu Game Developers Kit (GDK). Isso seguiu o cronograma bastante apertado da empresa para alocações de kit de desenvolvimento, enquanto eu sempre ouvi que muitos desenvolvedores tinham acesso aos kits de desenvolvimento PS5 muito antes das versões do
Xbox.
Sempre leva tempo para os desenvolvedores se acostumarem com os novos softwares e ferramentas envolvidos na criação de jogos para consoles de última geração. Um desenvolvedor me disse que a mudança da Microsoft para o GDK tem sido problemática para coisas básicas como troca de perfil de usuário ou link de gamepad.
A Microsoft passou anos melhorando sua situação de ferramentas desde o
Xbox One, que foi um período de lançamento confuso para os desenvolvedores. Ainda assim, eu sempre ouço que as ferramentas da Sony são superiores, mesmo no básico de fornecer uma documentação mais clara para os desenvolvedores seguirem.
No entanto, nem todos os desenvolvedores ainda estão se acostumando com o GDK. A equipe por trás do
Dirt 5 elogiou o GDK da Microsoft antes do lançamento do
Xbox Series X. “Começamos a fazer o trabalho de base para o desenvolvimento do
Xbox Series X muito antes de recebermos o hardware”, disse o diretor técnico da Codemasters, David Springate,
em junho . “Esse tipo de pensamento do
Xbox nos permitiu obter uma vantagem real no desenvolvimento da próxima geração, então, depois de receber nosso hardware
Xbox Series X inicial, estávamos prontos e funcionando muito rapidamente.”
Essas lacunas de desempenho, bugs estranhos e diferenças entre as versões dos jogos
Xbox Series X e PS5 parecem mais problemas relacionados aos jogos do que à plataforma do
Xbox. Se a Microsoft fornecesse kits de desenvolvimento e ferramentas muito mais tarde que a Sony, os criadores poderiam levar mais tempo para otimizar ainda mais para o
Xbox. Isso também pode explicar por que não vimos muitos jogos do
Xbox Series X nos meses anteriores ao lançamento, mas a Sony estava feliz em entregar jogos para o PS5 regularmente.
Espere ver muitos patches de jogo de qualquer maneira. A Codemasters está consertando
Dirt 5 , e eu entendo que a Ubisoft está trabalhando em um patch
do Assassin's Creed Valhalla para o
Xbox Series X para melhorar a jogabilidade. A Microsoft também está trabalhando com desenvolvedores para resolver problemas e reconheceu os vídeos de comparação em um comunicado ao
The Verge .
'Estamos cientes dos problemas de desempenho em um punhado de títulos otimizados no
Xbox Series X | S e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal', disse um porta-voz da Microsoft em um comunicado ao
The Verge . ' À medida que iniciamos uma nova geração de console, nossos parceiros estão apenas arranhando a superfície do que os consoles de próxima geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como tirar o máximo proveito de nossa nova plataforma. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com desenvolvedores para explorar ainda mais a capacidade do
Xbox Series X | S no futuro. '
A Microsoft também não explicou por que esperou pelo suporte total de RDNA 2 da AMD para o
Xbox Series X. O chefe do
Xbox, Phil Spencer,
revelou recentemente
ao The Verge que a Microsoft começou a fabricar consoles no final do verão. “Estávamos um pouco atrasados em relação à concorrência porque estávamos esperando por alguma tecnologia AMD específica em nosso chip”, diz Spencer.
As coisas claramente estão ficando quentes no lado do
Xbox Series X, mas o PS5 também foi lançado sem suporte a taxa de atualização variável para ajudar a suavizar quaisquer problemas de taxa de quadros. Esses recursos e o desempenho geral são muito importantes nesses consoles, pois afetam como todos nós experimentamos jogar os jogos que os desenvolvedores criam. O
Xbox One sempre lutou para atingir 1080p no início em comparação com o PS4, e embora as diferenças não sejam tão grandes desta vez, claramente levará meses ou até anos para determinar como esta próxima geração de consoles mudará a forma como os jogos são jogados.
A Microsoft pode ter batido no peito cerca de 12 teraflops e o “console mais poderoso do mundo”, mas isso ainda não se materializou. Apesar disso, eu entendo que a Microsoft ainda está confiante de que ganhos de desempenho maiores e mais óbvios aparecerão no
Xbox ao longo do tempo, graças ao suporte total a RDNA2 e suas ferramentas em desenvolvimento.
Exatamente o que “suporte total a RDNA2” trará ainda não está claro. A Microsoft não detalhou por que esperou pela AMD ou por que RDNA2 completo é importante. Isto é tudo enquanto a AMD ainda está trabalhando em sua tecnologia de supersamplig que promete irá melhorar ray tracing, taxas de quadros e
poderia estar disponível no Xbox Série X ."