Tópico Oficial Games Optimized for Xbox Series X|S: já tava bom, agora parece que melhorou!

PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
923
748
Jaraguá do Sul - SC
Fizemos uma enquete aqui no fórum há poucos meses justamente sobre isso:


Ver anexo 2970

O Modo Qualidade ganhou com uma margem considerável. A maioria das pessoas aqui do fórum que votou na enquete preferiu jogar a 30 FPS para não ter que abrir mão da qualidade gráfica em Forza Horizon 4.

Continuo achando que só uma minoria vai se interessar pelos 120 FPS, até mesmo em jogos como Fortnite ou CoD. Mesmo assim, repito: só dá pra decidir isso jogando, como o @Saci já falou. De qualquer forma, é ótimo ter opções.

Só um detalhe nisso tudo: eu fico um pouco preocupado com as otimizações características dos consoles quando os devs precisam se preocupar em programar para 3 SKUs (Series X|S e PS5) e ainda disponibilizar dois ou três modos de qualidade/performance diferentes. Tenho certeza que isso vai impactar no desenvolvimento dos jogos de alguma maneira.
Eu lembro da enquete, eu votei em 60FPS, não tem como preferir 30 e boniteza :p , mas como ja disseram, dos 30 pros 60 é um baita salto "aos olhos", já acima disso nem tanto.
 
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DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
6,960
13,480
Indaiatuba
Pessoal, pergunta simples: o que eu preciso pra jogar a 120 fps? Digo, minha TV precisa ter suporte a isso? Ou não tem nada a ver?
 

DigoM4RS

Guerreiro
Maio 6, 2019
2,720
6,287
SP
Fizemos uma enquete aqui no fórum há poucos meses justamente sobre isso:


Ver anexo 2970

O Modo Qualidade ganhou com uma margem considerável. A maioria das pessoas aqui do fórum que votou na enquete preferiu jogar a 30 FPS para não ter que abrir mão da qualidade gráfica em Forza Horizon 4.

Continuo achando que só uma minoria vai se interessar pelos 120 FPS, até mesmo em jogos como Fortnite ou CoD. Mesmo assim, repito: só dá pra decidir isso jogando, como o @Saci já falou. De qualquer forma, é ótimo ter opções.

Só um detalhe nisso tudo: eu fico um pouco preocupado com as otimizações características dos consoles quando os devs precisam se preocupar em programar para 3 SKUs (Series X|S e PS5) e ainda disponibilizar dois ou três modos de qualidade/performance diferentes. Tenho certeza que isso vai impactar no desenvolvimento dos jogos de alguma maneira.
Legal ver uma galera levantando essa bandeira do 60/120hz no modo Performance, mas na enquete a maioria preferia 30hz no modo Quality.
Acho q a galera q curte fps não eh maioria, mas eh a galera q mais faz barulho.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
The PlayStation 5 and Xbox Series versions of Metro Exodus will include “major enhancements” such as higher frame rate, increased resolution, reduced loading times, and ray tracing support. Users who own Metro Exodus for PlayStation 4 or Xbox One, whether physical or digital, will be able to upgrade to the PlayStation 5 or Xbox Series version free of charge.

Sim, eu deixei de jogar Metro por conta dos 30fps no console. FPS a 30fps é triste demais.


Fizemos uma enquete aqui no fórum há poucos meses justamente sobre isso:


Ver anexo 2970

O Modo Qualidade ganhou com uma margem considerável. A maioria das pessoas aqui do fórum que votou na enquete preferiu jogar a 30 FPS para não ter que abrir mão da qualidade gráfica em Forza Horizon 4.

Continuo achando que só uma minoria vai se interessar pelos 120 FPS, até mesmo em jogos como Fortnite ou CoD. Mesmo assim, repito: só dá pra decidir isso jogando, como o @Saci já falou. De qualquer forma, é ótimo ter opções.

Só um detalhe nisso tudo: eu fico um pouco preocupado com as otimizações características dos consoles quando os devs precisam se preocupar em programar para 3 SKUs (Series X|S e PS5) e ainda disponibilizar dois ou três modos de qualidade/performance diferentes. Tenho certeza que isso vai impactar no desenvolvimento dos jogos de alguma maneira.
Não gostei muito dessa pesquisa pois ela foi um pouco enviesada por dois motivos:

  • O Modo Qualidade é default no Xbox One X. Entrou no jogo, pronto, já é o modo qualidade. Muitos sequer sabiam que existia um Modo Performance no game e sequer testaram. Existem comentários no tópico nesse sentido, inclusive.
  • Em Forza Horizon 4, estamos falando de uma perda de 4K para 1080p, quase 4x menos resolução. Isso fez muita gente desistir do modo, mas não significa que você sempre terá que comprometer tudo isso de resolução para os 60fps em outros jogos no Xbox One X. Nessa próxima geração, com CPUs mais parrudos, teremos de abrir menos mão da resolução/qualidade gráfica por conta da framerate.
Eu acho que uma pesquisa bacana seria envolvendo o Gears 5. Gears sempre foi uma franquia historicamente a 30fps, e nessa nova versão veio a 60fps. Quantas pessoas aqui no fórum defenderiam a volta do Gears para os 30fps para ter uma melhoria gráfica marginal em termos de resolução? Acho que pouquíssimas.

A verdade é que você não vê ninguém reclamando de um jogo rodar a 60fps, mas vê as pessoas reclamando do jogo a 30fps. Quase não existem defensores dos 30fps, o que existem são "jogadores default", ele vai jogar o que tiver disponível lá e pronto. Se perguntarem pra ele "ah, mas você não queria um modo 60fps em um jogo 30fps?" e ele vai dizer "não". Se você perguntar o contrário, sobre ter um modo 30fps em um 60fps, ele provavelmente vai dizer "tanto faz". Isso enviesou bastante a pesquisa do FH4 na minha opinião.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
O Tom Warren, do The Verge, foi atrás pra saber dos devs essa questão de resultados de performance inesperados no Series X.
----------------------------------

"Todas essas comparações mostram que o Xbox Series X não está superando o PS5 na maioria dos cenários, e algumas vezes é o console da Sony assumindo a liderança. Algumas dessas diferenças podem ser devidas a bugs, mas tenho falado com desenvolvedores (que desejam permanecer anônimos) sobre o ambiente de desenvolvimento do Xbox Series X e está claro que as coisas são um pouco complicadas.

A Microsoft só permitiu que os desenvolvedores enviassem jogos para a certificação Xbox Series X em junho, após entregar uma atualização para seu Game Developers Kit (GDK). Isso seguiu o cronograma bastante apertado da empresa para alocações de kit de desenvolvimento, enquanto eu sempre ouvi que muitos desenvolvedores tinham acesso aos kits de desenvolvimento PS5 muito antes das versões do Xbox.

Sempre leva tempo para os desenvolvedores se acostumarem com os novos softwares e ferramentas envolvidos na criação de jogos para consoles de última geração. Um desenvolvedor me disse que a mudança da Microsoft para o GDK tem sido problemática para coisas básicas como troca de perfil de usuário ou link de gamepad.
A Microsoft passou anos melhorando sua situação de ferramentas desde o Xbox One, que foi um período de lançamento confuso para os desenvolvedores. Ainda assim, eu sempre ouço que as ferramentas da Sony são superiores, mesmo no básico de fornecer uma documentação mais clara para os desenvolvedores seguirem.
No entanto, nem todos os desenvolvedores ainda estão se acostumando com o GDK. A equipe por trás do Dirt 5 elogiou o GDK da Microsoft antes do lançamento do Xbox Series X. “Começamos a fazer o trabalho de base para o desenvolvimento do Xbox Series X muito antes de recebermos o hardware”, disse o diretor técnico da Codemasters, David Springate, em junho . “Esse tipo de pensamento do Xbox nos permitiu obter uma vantagem real no desenvolvimento da próxima geração, então, depois de receber nosso hardware Xbox Series X inicial, estávamos prontos e funcionando muito rapidamente.”

Essas lacunas de desempenho, bugs estranhos e diferenças entre as versões dos jogos Xbox Series X e PS5 parecem mais problemas relacionados aos jogos do que à plataforma do Xbox. Se a Microsoft fornecesse kits de desenvolvimento e ferramentas muito mais tarde que a Sony, os criadores poderiam levar mais tempo para otimizar ainda mais para o Xbox. Isso também pode explicar por que não vimos muitos jogos do Xbox Series X nos meses anteriores ao lançamento, mas a Sony estava feliz em entregar jogos para o PS5 regularmente.

Espere ver muitos patches de jogo de qualquer maneira. A Codemasters está consertando Dirt 5 , e eu entendo que a Ubisoft está trabalhando em um patch do Assassin's Creed Valhalla para o Xbox Series X para melhorar a jogabilidade. A Microsoft também está trabalhando com desenvolvedores para resolver problemas e reconheceu os vídeos de comparação em um comunicado ao The Verge .
'Estamos cientes dos problemas de desempenho em um punhado de títulos otimizados no Xbox Series X | S e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal', disse um porta-voz da Microsoft em um comunicado ao The Verge . ' À medida que iniciamos uma nova geração de console, nossos parceiros estão apenas arranhando a superfície do que os consoles de próxima geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como tirar o máximo proveito de nossa nova plataforma. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com desenvolvedores para explorar ainda mais a capacidade do Xbox Series X | S no futuro. '

A Microsoft também não explicou por que esperou pelo suporte total de RDNA 2 da AMD para o Xbox Series X. O chefe do Xbox, Phil Spencer, revelou recentemente ao The Verge que a Microsoft começou a fabricar consoles no final do verão. “Estávamos um pouco atrasados em relação à concorrência porque estávamos esperando por alguma tecnologia AMD específica em nosso chip”, diz Spencer.
As coisas claramente estão ficando quentes no lado do Xbox Series X, mas o PS5 também foi lançado sem suporte a taxa de atualização variável para ajudar a suavizar quaisquer problemas de taxa de quadros. Esses recursos e o desempenho geral são muito importantes nesses consoles, pois afetam como todos nós experimentamos jogar os jogos que os desenvolvedores criam. O Xbox One sempre lutou para atingir 1080p no início em comparação com o PS4, e embora as diferenças não sejam tão grandes desta vez, claramente levará meses ou até anos para determinar como esta próxima geração de consoles mudará a forma como os jogos são jogados.

A Microsoft pode ter batido no peito cerca de 12 teraflops e o “console mais poderoso do mundo”, mas isso ainda não se materializou. Apesar disso, eu entendo que a Microsoft ainda está confiante de que ganhos de desempenho maiores e mais óbvios aparecerão no Xbox ao longo do tempo, graças ao suporte total a RDNA2 e suas ferramentas em desenvolvimento.
Exatamente o que “suporte total a RDNA2” trará ainda não está claro. A Microsoft não detalhou por que esperou pela AMD ou por que RDNA2 completo é importante. Isto é tudo enquanto a AMD ainda está trabalhando em sua tecnologia de supersamplig que promete irá melhorar ray tracing, taxas de quadros e poderia estar disponível no Xbox Série X ."
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Sobre
A Microsoft não detalhou por que esperou pela AMD ou por que RDNA2 completo é importante.
na verdade a importância é a unificação de plataformas com o PC. A ideia é que o DX12 oferecesse os mesmos recursos nas placas de 2020/2021 e nos consoles novos. A parte de hardware foi resolvida, agora precisam correr atrás das ferramentas e ajudar os devs a utilizá-las.
 
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Reações: AderMarcelo

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Não gostei muito dessa pesquisa pois ela foi um pouco enviesada por dois motivos:

  • O Modo Qualidade é default no Xbox One X. Entrou no jogo, pronto, já é o modo qualidade. Muitos sequer sabiam que existia um Modo Performance no game e sequer testaram. Existem comentários no tópico nesse sentido, inclusive.
  • Em Forza Horizon 4, estamos falando de uma perda de 4K para 1080p, quase 4x menos resolução. Isso fez muita gente desistir do modo, mas não significa que você sempre terá que comprometer tudo isso de resolução para os 60fps em outros jogos no Xbox One X. Nessa próxima geração, com CPUs mais parrudos, teremos de abrir menos mão da resolução/qualidade gráfica por conta da framerate.
Eu acho que uma pesquisa bacana seria envolvendo o Gears 5. Gears sempre foi uma franquia historicamente a 30fps, e nessa nova versão veio a 60fps. Quantas pessoas aqui no fórum defenderiam a volta do Gears para os 30fps para ter uma melhoria gráfica marginal em termos de resolução? Acho que pouquíssimas.

A verdade é que você não vê ninguém reclamando de um jogo rodar a 60fps, mas vê as pessoas reclamando do jogo a 30fps. Quase não existem defensores dos 30fps, o que existem são "jogadores default", ele vai jogar o que tiver disponível lá e pronto. Se perguntarem pra ele "ah, mas você não queria um modo 60fps em um jogo 30fps?" e ele vai dizer "não". Se você perguntar o contrário, sobre ter um modo 30fps em um 60fps, ele provavelmente vai dizer "tanto faz". Isso enviesou bastante a pesquisa do FH4 na minha opinião.
Mas as 3 opções estavam lá na enquete: performance, qualidade e "não sabia". Em 79 votos, apenas 5 pessoas afirmaram não saber sobre os modos. Baseado no universo do PXB, não há achismos, mostramos com números: as pessoas preferem qualidade gráfica, mesmo rodando a 30 FPS. Detalhe: estamos falando de entusiastas de fórum, não de casual.

Eu vejo um grande problema em toda essa discussão: as pessoas ainda acham que o Xbox Series X é poderoso o suficiente para conseguir rodar jogos AAA a 60 FPS sem sacrifícios. Pessoal, newsflash: não é.
 

DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
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O Tom Warren, do The Verge, foi atrás pra saber dos devs essa questão de resultados de performance inesperados no Series X.
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"Todas essas comparações mostram que o Xbox Series X não está superando o PS5 na maioria dos cenários, e algumas vezes é o console da Sony assumindo a liderança. Algumas dessas diferenças podem ser devidas a bugs, mas tenho falado com desenvolvedores (que desejam permanecer anônimos) sobre o ambiente de desenvolvimento do Xbox Series X e está claro que as coisas são um pouco complicadas.

A Microsoft só permitiu que os desenvolvedores enviassem jogos para a certificação Xbox Series X em junho, após entregar uma atualização para seu Game Developers Kit (GDK). Isso seguiu o cronograma bastante apertado da empresa para alocações de kit de desenvolvimento, enquanto eu sempre ouvi que muitos desenvolvedores tinham acesso aos kits de desenvolvimento PS5 muito antes das versões do Xbox.

Sempre leva tempo para os desenvolvedores se acostumarem com os novos softwares e ferramentas envolvidos na criação de jogos para consoles de última geração. Um desenvolvedor me disse que a mudança da Microsoft para o GDK tem sido problemática para coisas básicas como troca de perfil de usuário ou link de gamepad.
A Microsoft passou anos melhorando sua situação de ferramentas desde o Xbox One, que foi um período de lançamento confuso para os desenvolvedores. Ainda assim, eu sempre ouço que as ferramentas da Sony são superiores, mesmo no básico de fornecer uma documentação mais clara para os desenvolvedores seguirem.
No entanto, nem todos os desenvolvedores ainda estão se acostumando com o GDK. A equipe por trás do Dirt 5 elogiou o GDK da Microsoft antes do lançamento do Xbox Series X. “Começamos a fazer o trabalho de base para o desenvolvimento do Xbox Series X muito antes de recebermos o hardware”, disse o diretor técnico da Codemasters, David Springate, em junho . “Esse tipo de pensamento do Xbox nos permitiu obter uma vantagem real no desenvolvimento da próxima geração, então, depois de receber nosso hardware Xbox Series X inicial, estávamos prontos e funcionando muito rapidamente.”

Essas lacunas de desempenho, bugs estranhos e diferenças entre as versões dos jogos Xbox Series X e PS5 parecem mais problemas relacionados aos jogos do que à plataforma do Xbox. Se a Microsoft fornecesse kits de desenvolvimento e ferramentas muito mais tarde que a Sony, os criadores poderiam levar mais tempo para otimizar ainda mais para o Xbox. Isso também pode explicar por que não vimos muitos jogos do Xbox Series X nos meses anteriores ao lançamento, mas a Sony estava feliz em entregar jogos para o PS5 regularmente.

Espere ver muitos patches de jogo de qualquer maneira. A Codemasters está consertando Dirt 5 , e eu entendo que a Ubisoft está trabalhando em um patch do Assassin's Creed Valhalla para o Xbox Series X para melhorar a jogabilidade. A Microsoft também está trabalhando com desenvolvedores para resolver problemas e reconheceu os vídeos de comparação em um comunicado ao The Verge .
'Estamos cientes dos problemas de desempenho em um punhado de títulos otimizados no Xbox Series X | S e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal', disse um porta-voz da Microsoft em um comunicado ao The Verge . ' À medida que iniciamos uma nova geração de console, nossos parceiros estão apenas arranhando a superfície do que os consoles de próxima geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como tirar o máximo proveito de nossa nova plataforma. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com desenvolvedores para explorar ainda mais a capacidade do Xbox Series X | S no futuro. '

A Microsoft também não explicou por que esperou pelo suporte total de RDNA 2 da AMD para o Xbox Series X. O chefe do Xbox, Phil Spencer, revelou recentemente ao The Verge que a Microsoft começou a fabricar consoles no final do verão. “Estávamos um pouco atrasados em relação à concorrência porque estávamos esperando por alguma tecnologia AMD específica em nosso chip”, diz Spencer.
As coisas claramente estão ficando quentes no lado do Xbox Series X, mas o PS5 também foi lançado sem suporte a taxa de atualização variável para ajudar a suavizar quaisquer problemas de taxa de quadros. Esses recursos e o desempenho geral são muito importantes nesses consoles, pois afetam como todos nós experimentamos jogar os jogos que os desenvolvedores criam. O Xbox One sempre lutou para atingir 1080p no início em comparação com o PS4, e embora as diferenças não sejam tão grandes desta vez, claramente levará meses ou até anos para determinar como esta próxima geração de consoles mudará a forma como os jogos são jogados.

A Microsoft pode ter batido no peito cerca de 12 teraflops e o “console mais poderoso do mundo”, mas isso ainda não se materializou. Apesar disso, eu entendo que a Microsoft ainda está confiante de que ganhos de desempenho maiores e mais óbvios aparecerão no Xbox ao longo do tempo, graças ao suporte total a RDNA2 e suas ferramentas em desenvolvimento.
Exatamente o que “suporte total a RDNA2” trará ainda não está claro. A Microsoft não detalhou por que esperou pela AMD ou por que RDNA2 completo é importante. Isto é tudo enquanto a AMD ainda está trabalhando em sua tecnologia de supersamplig que promete irá melhorar ray tracing, taxas de quadros e poderia estar disponível no Xbox Série X ."
Tava esperando alguém trazer essa matéria traduzida pra cá
Obrigado!
 
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Reações: Pegazuswarri0R

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
As pessoas ainda acham que o Xbox Series X é poderoso o suficiente para conseguir rodar jogos AAA a 60 FPS sem sacrifícios. Pessoal, newsflash: não é.
Não é, definitivamente. Nem o Series X, nem as mais poderosas placas de vídeo. Watch Dogs: Legion e Flight Simulator estão nos mostrando isso. Os consoles, muitas vezes, não são poderosos o suficiente nem para os 30fps em determinados níveis de qualidade que vemos no PC já hoje.

Porém,o que está em jogo aqui é: o quanto eu precisaria abrir mão da qualidade de imagem para os 60fps? É muito? É pouco? De qual jogo estamos falando? Corrida, FPS, Aventura? Essa discussão precisa existir. E com as técnicas de DSLL, CPUs mais parrudas etc, a gente abre margem para a framerate e/ou Ray Tracing sem precisar sacrificar muito a qualidade da imagem, como acontecia com os CPUs Jaguar de 2013.

Eu vivi pra ver até a Sony começar a oferecer Modo Framerate nos seus jogos. Spiderman, Demon Souls, Ratchet & Clank etc. Vários da geração PS4 tiveram suas framerates desbloqueadas o pessoal está adorando, venho acompanhando os tópicos no ResetEra e derivados, e olha que é um nicho de "amantes da cinematografia" como eu nunca vi, rs.

O panorama é bom pra quem espera mais jogos a 60fps nos consoles, acho que veremos mais disso nessa geração do que em nenhuma outra. Acho que alguns jogos se tornarão 60fps definitivamente, enquanto a maioria deve oferecer a opção para quem quer. Uma minoria, creio eu, permanecerá apenas nos 30fps.
 
Editado por um moderador:

Marcos Assis

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 17, 2014
624
1,121
Fizemos uma enquete aqui no fórum há poucos meses justamente sobre isso:


Ver anexo 2970

O Modo Qualidade ganhou com uma margem considerável. A maioria das pessoas aqui do fórum que votou na enquete preferiu jogar a 30 FPS para não ter que abrir mão da qualidade gráfica em Forza Horizon 4.

Continuo achando que só uma minoria vai se interessar pelos 120 FPS, até mesmo em jogos como Fortnite ou CoD. Mesmo assim, repito: só dá pra decidir isso jogando, como o @Saci já falou. De qualquer forma, é ótimo ter opções.

Só um detalhe nisso tudo: eu fico um pouco preocupado com as otimizações características dos consoles quando os devs precisam se preocupar em programar para 3 SKUs (Series X|S e PS5) e ainda disponibilizar dois ou três modos de qualidade/performance diferentes. Tenho certeza que isso vai impactar no desenvolvimento dos jogos de alguma maneira.

Nessa enquete, eu votei em modo qualidade (4k30). Pensei ser a resposta óbvia, pois eu jogava em um Fat na época e o jogo já era lindão. Agora que migrei para o SX, o impacto dos 60fps foi maior do que do 4k, afetou a jogabilidade. Hoje eu consigo jogar FH4 no volante, a 30fps era injogável. Mudaria meu voto da enquete tranquilamente. Por isso concordo com a citação sobre o que o @Saci falou, tem situações que você só vê a real diferença com o controle na mão.

Minha tv é uma de entrada e não possui 120hz, mas as vezes penso que é melhor assim, pois tem coisas que é "caminho sem volta" hahaha
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Queimei a língua e ainda prejudiquei o caráter cientifico da enquete :joy:

#essenãoéobrasilquequero

Foi por casos como o seu que eu disse acima:
Para o pessoal que não vê vantagem em 120 fps, com base no que estão vendo em Youtube e comparação de imagens.
Não que você não possa ter essa opinião, mas vou tentar fazer uma analogia para mostrar que talvez você ainda não esteja pronto para dar essa opinião.
 

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