Curiosamente quase ninguém escuta essas partes.
A questão das quedas de frames, a gente se acostumou com coisas graves, como um Just Cause da vida, situações em que há explosões e muitas partículas que fazem os frames ficarem inconstantes, causam dificuldade pra mirar, pra acertar um pulo; logo, a gente sabe que queda de frames é ruim pro jogo, tende a atrapalhar a experiência. Só que isso acabou sendo extrapolado demais, na minha opinião. Evidente que se isso ocorre enquanto estou realizando comandos, isso pode comprometer o resultados das minhas ações no jogo, posso errar, perder o timing, etc. Mas agora não se olha mais pra isso, se atrapalha ou não, se olha pra ver se existe ou não em algum momento. Eu que jogo desde o Atari convivo com essas coisas desde sempre, mas parece que de uns anos pra cá isso virou uma coisa muito mais séria pra parte dos jogadores que acompanham essas análises. Então se no vídeo da análise o cara diz que ocorrem quedas em momentos estranhos como cutscenes, mas durante o jogo vai de boa, tem gente que não quer nem saber: se tem queda, tem queda e pronto, não interessa como nem quando. Tá bom, então.
Então, que da de frames, acho que é algo bem comum, o problema é quando cai tanto que atrapalha o gameplay.
Eu prefiro o quadro retro deles, ou analise de jogos em si, sem ser necessariamente por console.