Encontrei um resumo do PoE 1 pra quem não jogou, coloquei alguns links pra explicações melhores na wiki do jogo:
Visão geral do enredo de Pilares da Eternidade - A história até agora
O enredo em Pilares da Eternidade gira em torno de vários deuses antigos, principalmente o deus
Eothas, um ser que assumiu o controle de um
corpo mortal e guiou seus seguidores em uma
cruzada sagrada. Suas ações irritaram os outros deuses, que reuniram seu próprio bando de crentes humanos e usaram o poder de uma bomba conhecida como
Martelo de Deus para destruir Eothas.
Os anos se passaram e a luta entre Eothas e os outros
deuses começou a desaparecer na memória. No mundo conhecido como
Eora, dentro da área conhecida como
Alcance Oriental, várias nações variadas começaram a disputar o controle da terra: As
Repúblicas Vailianas, a
Regência Penitencial de Readceras e o
Palatinado Livre de Dyrwood. Embora o reino tivesse uma história de guerra e impérios anteriores, essas três grandes nações finalmente encontraram uma maneira pacífica de viver entre si, vivendo, negociando bens e trabalhando para o bem, tudo em nome dos restantes Deuses.
O poder das almas
Logo o mundo estava à beira de um avanço tecnológico - embora cidadãos com mentalidade científica tivessem sido capazes de criar tecnologia como armas de fogo, o maior avanço veio por meio de uma compreensão mais profunda da alma, ou seja, como base para poderes mágicos. Através da
animancia, o estudo das almas, descobriu-se que este poder poderia ser utilizado em vida e mesmo transferido após a morte, nomeadamente num processo ainda incompreendido que permite à alma entrar num novo corpo, processo vulgarmente conhecido por reencarnação.
Com uma compreensão mais fundamental das almas veio uma compreensão mais forte de seus poderes - eventualmente, algumas pessoas encontraram o poder de olhar para as almas para ver as memórias da vida passada do proprietário. Eles se tornaram conhecidos como
Observadores, e eram vistos com curiosidade e suspeita por sua capacidade de ver além da fachada do público em geral, as memórias compartilhadas armazenadas nas próprias almas.
Intervenção divina
O herói em Pillars of Eternity se tornaria um desses Observadores. O herói selecionado pelo jogador chegou de fora à terra de Dyrwood. Depois de perder companheiros de viagem em uma
tempestade hedionda, o herói tropeçou em uma caverna e, inadvertidamente, testemunhou um ritual de culto que removeu almas de corpos. Em estreita proximidade com o poder das almas, o herói foi transformado em um Vigilante, um processo que os amaldiçoou com alucinações e insônia.
Na época, o reino de Dyrwood estava sob os efeitos do que os cidadãos chamavam de
Praga Hollowborn, onde novas crianças estavam nascendo sem almas, sem poder e sem qualquer consciência significativa. Os habitantes locais acreditavam que os Hollowborn eram uma maldição provocada pelo estudo das almas. Essa histeria culminou em distúrbios que viram o assassinato de cientistas praticando animancia, bem como a destruição da faculdade onde realizavam suas pesquisas.
Entrando em ação
No decorrer do jogo, eventualmente é revelado que a Praga Hollowborn foi um plano tortuoso tramado por Thaos Ix Arkannon, um poderoso sacerdote que conseguiu incriminar animancers para encobrir sua própria agenda. O jogador rastreia Thaos até a cidade conhecida como Twin Elms, onde é revelado que os próprios deuses são, na verdade, construções forjadas por animancers usando o material conhecido como
Adras, criado para servir como guardiões de um reino sem deus. Seu objetivo principal era moldar o mundo controlando o ciclo de reencarnação entre a população em geral. Thaos, como se viu, foi o último daquela antiga ordem, apenas capaz de sobreviver até os tempos modernos controlando sua própria reencarnação.
O objetivo final de Thaos era preservar o segredo dos deuses para o bem dos habitantes do mundo - uma agenda bastante nobre, para alguns, embora realizada por meio de crimes graves. Temendo que os avanços para a animancia acabassem revelando o grande segredo, ele praticou seus poderes em nome da deusa
Woedica, uma oponente da animancia com aspirações de dominar os outros deuses. É finalmente revelado que aqueles outros deuses são aqueles que apontaram o Vigilante para o covil de Thaos.
ESTANDARTE DE WOEDICA NO TRAILER DE AVOWED
O jogo termina depois que o Observador mata Thaos e, como muitos outros aspectos do jogo, os detalhes do final dependiam das escolhas que o jogador fazia ao longo do jogo até aquele ponto. Com Thaos morto, o Vigilante estava livre para decidir o que fazer com as almas capturadas, obedecendo às ordens de um dos seis testamentos de deuses diferentes.
As escolhas feitas em Pillars of Eternity não afetam apenas o final do jogo, mas também afetarão alguns dos eventos em Pillars of Eternity 2: Deadfire. Os jogadores serão capazes de decidir qual das histórias de Pilares da Eternidade eles teriam seguido no início do processo de criação de personagem em Deadfire; aqueles que desejam continuar seu progresso desde o primeiro jogo podem carregar seu jogo salvo anterior para que as escolhas continuem; caso contrário, eles podem escolher entre uma série de histórias pré-definidas de Pilares da Eternidade.