Eu não sei qual o problema de lançar uma versão Pro dos consoles, é só mais uma opção. Para o consumidor não muda nada, problema é da empresa que irá arriscar o desenvolvimento do console.
O console base não deixa de existir e abre um leque de opção ao consumidor que está entrando na geração agora. Sem falar que naturalmente o console base fica mais barato e acessível. Nenhum jogo nos próximos anos será deixado de lado nos consoles bases, até porque tem jogo sendo lançando ainda para geração passada (pasmem).
Foi assim nas últimas gerações, tanto nas versões Pro como nas versões slim dos consoles.
Não achei tão absurdo assim também. Se olharmos para a geração passada, nessa altura do campeonato (pouco mais de três anos), o PS4 Pro já tinha sido lançado e estávamos na espera do
Xbox One X - foram três anos entre o PS4 e o Pro e quatro entre o One e o One X. A Sony fez isso na geração passada e deu certo, vendeu mais de 14 milhões de unidades, mostrando que existe um público disposto a atualizar a sua plataforma durante o decorrer da mesma geração - no fim das contas, o Pro representou cerca de 12% das vendas totais do PS4. Detalhe: do lançamento do PS4 Pro até janeiro de 2020, as vendas do Pro representaram 25% das vendas totais do PS4.
Conceitualmente falando, não chega a ser tão diferente do que a Microsoft fez desde o início com o
Series X|S, mas partindo desse ponto de oferecer opções de desempenho logo de cara. Dá pra argumentar que ainda não tivemos um jogo que representou um salto grande em relação ao que veio antes, que marca aquele ponto de "ok, agora a geração começou de verdade" como já havia acontecido em 2016-2017, mas isso recai mais nos estúdios capazes de fazer isso e que não conseguiram porque tudo demora mais hoje em dia (Rockstar, CD Projekt, Naughty Dog, Bethesda, From, etc.) do que das fabricantes de consoles em si.
A questão é ver por quanto um aparelho desse tipo chegaria ao mercado: renderização 45% mais rápida, 2-4x ray tracing, "33,5" teraflops, machine learning, acelerador de IA, entre outras tecnologias. Lembrando que o PS5 teve um aumento de preço em muitos mercados ao redor do mundo, algo inédito em relação a gerações anteriores que viam uma redução gradual do preço dos consoles. Antes dessa geração começar, rolava muita conversa de como os consoles poderiam chegar a $600, mas não aconteceu. Talvez, agora, estejamos próximos de ver um aparelho chegar nesse valor de novo.
Obs.: coloquei os 33.5 TF entre aspas porque não dá pra fazer uma comparação direta com o que temos atualmente, porque a AMD mudou a forma como os teraflops são calculados da RDNA 2 para a 3: como a 3 pode realizar duas operações em paralelo, ao contrário de apenas uma, o resultado final também é duplicado. Se fosse contar como a RDNA 2, seriam 16.5 TF (PS5 normal tem 10.3 e o
Series X alcança 12).