Baldur's Gate III vendeu
1 milhão de cópias em uma semana no Steam no início do early access, em outubro de 2020. O jogo também está disponível no GOG e, obviamente, não vendeu apenas esse número inicial nos dois anos e meio seguintes. Ferramentas de estimativas colocam o jogo com algo como
2,4 milhões no Steam. Com o lançamento do 1.0 no PC e a chegada aos consoles, começando pelo PS5, é bem possível que o jogo chegue a 5 milhões de jogadores nos primeiros meses.
Sobre custos, tem dois pra Microsoft:
- Não ter disponível em sua plataforma um dos maiores lançamentos do gênero no ano - e em bastante tempo;
- Ter que ver pipocando notícias de que o Series S está segurando um pouco o desenvolvimento de alguns jogos (Baldur's Gate III não é o primeiro a levantar dificuldades com o S, apesar de ser o maior).
O problema é que não lançar no
Series S teria um custo ainda maior para a imagem da marca. A Microsoft já vai começar a passar por isso em breve quando tiver que botar um asterisco na frase "
Game Pass - Play new releases on day one" - já que o
Game Pass Core não vai ter jogos first party no lançamento.
Ver anexo 10392
Imagina como ficaria a confiança nos consumidores atuais/futuros no
Series S se a Microsoft permitisse que jogos fossem lançados no
Series X e não no S. A estratégia adotada para esta geração foi contar com dois modelos de aparelhos, com paridade entre as plataformas (excetuando questões técnicas, como gráficos, frame rate, etc.), agora tem que ficar abraçado na ideia até terminar, não tem volta.
Sobre rodar a partir da nuvem, é uma possibilidade, mas isso quebraria a questão da paridade já que seria possível jogar apenas por streaming - e tirando a perda de qualidade inerente a essa forma de jogar (atualmente), o streaming de jogos comprados nem é uma funcionalidade que existe ainda. A Microsoft falou sobre essa possibilidade, de assinantes Ultimate jogarem títulos comprados pela nuvem em
junho do ano passado, com previsão de chegar ao público no final do mesmo ano, mas a empresa nunca mais tocou no assunto, mesma coisa com aquelas demos para assinantes
Game Pass (Project Moorcroft). Outro ponto é que isso poderia gerar uma debandada em massa do suporte nativo ao
Series S: tendo a opção de rodar por streaming, os devs poderiam simplesmente ignorar a plataforma e oferecer seus jogos apenas por streaming, quebrando completamente a proposta de ser um console de entrada para a geração.