Chamo atenção para um ponto crítico: No alpha, uma das coisas mais elogiadas era a IA. Os caras se separavam, cobriam os flancos e te cercavam de uma forma difícil de ser ver nos jogos de hoje em dia. O sistema de cover, na ocasião, também se mostrou interessante, com diversas possibilidades. Curioso é que essas coisas (aparentemente) mudaram depois daquele questionário que enviaram aos players.
Bem, eu achei isso no começo, antes da missão do hospital. Porém, quando coloquei em Hard (sim, é possível mudar a dificuldade da missão), os inimigos ganharam int+10. Faziam exatamente o que você descreveu (cobriam flancos, utilizavam mais as granadas pra me forçar a se mexer, etc.).
Graficamente falando, é muito parecido com Watch Dogs (texturas lavadas, efeitos meh, etc). Sem novidades aqui.
Sobre a jogabilidade, a comparação com Destiny é inevitável, porém, ponto positivo (em relação ao Destiny) sobre as missões, o sistema delas é bem legal e se aparenta muito com o Dying Light, parece que jogar sozinho É REALMENTE uma opção aqui. Pena que as missões (pelo menos no Beta, mas não espero nada muito diferente no jogo "completo") são exatamente iguais ao Destiny: Vá ao local, mate todo mundo, ative (ou resgate, dependendo do caso) o objetivo, mate a onda seguinte de inimigos, saia do local.
Sobre o Combate, como falei ali em cima, no normal, os inimigos são alvos, no Hard, a coisa fica um pouco mais complicada. O que realmente não gostei do combate foi a falta de Headshots. Novamente, copiam o Destiny nisso, porém aqui os inimigos não teriam o "escudo de força" para evitar isso. Só contam os headshots no final de cada batalha para efeitos de XP. Andar abaixado também não é possível. Incursões Stealth NÃO SÃO uma opção. Péssimo.
Ainda sobre o combate, não sei se aconteceu com vocês, mas existe um "lag" entre as ações que você faz e quando elas surgem na tela. Ex: Eu miro e atiro num inimigo e quase meio segundo depois é que mostra os hits e quanto life ele perdeu. Tive de "aprender" o tempo de lag pra conseguir jogar decentemente.
Achei pior do que o do Ghost Recon Future Soldier, mas ainda sim legal o sistema de customização das armas/itens (eles me deram uma escopeta logo no início do jogo, ATORON). Pena que o silenciador só é cosmético.
Apesar de não muito (pela falta de interações), o mundo parece crível, já que você vê os NPCs nas mais variadas situações (brigando, andando, cambaleando, etc.) pena que os modelos são poucos, e que, mesmo você trocando tiros a 15m deles, eles continuam seguindo o script, como se nada aconteceu.
No fim, mecanicamente me agradou (menos a parte da falta de Stealth e Headshots e o "lag"), mas a comparação com Destiny é demais pra mim. Parece que vai ter exatamente os mesmos problemas de lá, e assim, por enquanto, pego numa promoção, não no lançamento.
PS: Aguardando o download da versão PC para dar um parecer aqui tb.