Postei aqui, mas pelo visto vocês não gostam de ouvir as palavras de pessoas com gabarito e conhecimento da área.
Preferem se fechar na bolha do mundinho de vocês, no famoso pelo menos pra mim, e arguir os absurdos que circulam entre as duas orelhas.
Microsoft foi a primeira, mas não será a última a tomar essa decisão. Óbvio que cada uma irá sair desse mercado por decisões diferentes, pele menos no que se refere ao Brasil. No caso do
Xbox e associando com o que o Onorato disse, as baixas vendas, apenas 50% do lucro sobre uma venda, as constantes promoções malucas muitas vezes apenas pra se livrarem do estoque, ainda associado com uma área do entretenimento que só vê seus custos aumentarem ano após ano, somando-se a isso o que o próprio Onorato disse e que o
@ronabs bem lembrou: "brasileiro joga muito e gasta pouco", o que traduzindo em palavras do economiquês, seria que gastamos muito pra manter a estrutura pra um país que o retorno é abaixo do que comparado à outras nações.
Tudo isso já deveria servir, pelo menos de base, à um bom argumento bem embasado e não nos delírios que temos que ler por aqui.
Parar de ter jogos em mídia física é desinvestimento? Sim.
Manter os jogos em mídia física continuará dando resultados financeiros negativos? Provavelmente.
Mas, há a esperança de que se mantido o custo haverá algum retorno futuro? No momento atual não. Nem pelo clássica justificativa da nossa fraca moeda, como pelo que vários comentaram aqui, que o perfil dos jogadores vem mudando ao adotarem a mídia digital em desfavor da mídia física.
Do ponto de vista do negócio pro
Xbox e Brasil, seria melhor destinar o dinheiro gasto na estrutura de mídias físicas para melhorar toda a estrutura digital do negócio? Se eles pensaram dessa forma, a resposta é um grande SIM.
Pra terminar, Sony, Nintendo, Microsoft, e todas as publishers e estúdios não estão nem um pouco felizes em ver um jogo ser vendido apenas uma vez em mídia física e desfrutado incontáveis vezes pelas revendas entre terceiros.
A questão é que nós, adoradores da santíssima igreja do nosso senhor
XBOX GamePass, trocamos um problema pelo outro. O futuro que já batia a nossa porta - por nossa culpa alías já que se todos tivessem continuado somente comprando mídia física nada disso estaria acontecendo - de ter o medo e receio de ver a porta de escape de uma mídia física mais baratinha acabar, nós trocamos isso por um custo mais diluído e totalmente digital.
É isso, infelizmente pra nós do
Xbox, a Microsoft, talvez, teve de cortar o prejuízo que eram nossos blurays nas caixinhas. A çony um tempo atrás levou o segmente de tvs, cãmeras e celulares.
Espero que as mídias físicas de games encontrem um mercado assim como os CD's e vinis ainda existem. Não é o grosso da demanda e nem para onde o mercado se foca, mas ainda existe um público alvo disposto a pagar o preço por esse produto.