Questão do hype pra mim tem que ser contextualizado mais pra efeitos de publicidade, justamente para que público conheça o projeto que estar por vir e comprar a idéia. Pra mim esse negócio de sonho já deu, atualmente não há mais espaços pra esse tipo de prática. No máximo esperar uns 2 anos (espaço mais que suficiente pra "marktear") entre a divulgação e o lançamento, e que a empresa informe mais ou menos o prazo de saída. Se houverem atrasos tudo bem, pois contratempos existem. Mas, anunciar um game pra sair sabe-se lá quando? Microsoft parece ter aprendido com os erros, vamos deixa esse negócio de sonhos pra alguma padaria ou pra empresa adversária.
Esse hype mais antecipado serve para ir gerando público interessando em consumir o jogo, quer dizer, a publicadora precisa trabalhar dentro de algumas garantias comerciais, mas vejo muitos excessos nessa caminhada.
Usando God of war como exemplo, desde a data que mostraram na E3 até os dias de hoje, já tive ps4, vendi, comprei um Xone, mudei estratégias de trabalho, emagreci 22kg pra nunca mais engordar e de quebra ainda ganhei os primeiros fios de cabelo branco.
e se bobear, é capaz de eu comprar o X antes do jogo lançar.
O lance do Sea of Thieves também ficou algo bem chato, se alongando de E3 em E3, muito embora se propuseram trabalhar conforme foram colhendo feedback das inúmeras seções Alpha ao longo do tempo, pela natureza da proposta. Mas também é um exemplo pra citar.
O esquema que a Bethesda fez com Fallout 4 deveria ser o padrão funcional, mas compreendo que há jogos que precisam de uma publicidade maior que outros, e o ideal não costuma ser o real na vida.