Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


  • Total voters
    105

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
1,695
3,266
Curitiba
Ontem saiu um vídeo do Martin O'Donnell, e ele comentou que faltou muito pouco pra Bungie ter voltado pra Microsoft depois que se separou da Activision, só não voltou porque a MS queria ser a dona de Destiny. Aqui no ResetEra (primeiro post), fizeram um resumo de tudo.
Mas eles se separaram da Microsoft porque queriam sua própria IP e Halo já era da Microsoft, não faria nenhum sentido voltarem pra Microsoft entregando a IP pra eles.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,608
35,838
São Paulo
Ontem saiu um vídeo do Martin O'Donnell, e ele comentou que faltou muito pouco pra Bungie ter voltado pra Microsoft depois que se separou da Activision, só não voltou porque a MS queria ser a dona de Destiny. Aqui no ResetEra (primeiro post), fizeram um resumo de tudo.
Querem morar debaixo do mesmo teto, nao pagar nenhuma conta e ainda querem manter aquela kitnet alugada pra quando der na telha de fugir de casa de novo ter um pé de meia sobrando? é isso mesmo? :joy:
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,257
19,046
Manaus
Juro que não entendo essa compulsão de todas as comunidades gamer por exclusividades.
Ao meu ver, as exclusividades conferem personalidade e um aspecto único a determinado console, bem ao estilo da era 16/32 bits, onde os jogos eram desenhados para tirar máximo proveito de suas potencialidades (Sonic vs Mario, por exemplo). A mensagem que a fabricante de console passava era "esse jogo aqui do Sonic só poderia ser feito dessa forma no Sega Genesis e seu Blast Processing", ou "esse mundo do Mario rico e colorido só o Super Nintendo é capaz de fazer". Há todo um charme histórico envolvido, passando por gerações.

No entanto, na era das plataformas digitais e conteúdo compartilhado, cuja amplitude vai além dessa ou daquela máquina específica, e de hardwares cada vez mais similares entre si, esse paradigma de exclusividade naturalmente vai se reformulando com o tempo. Contudo, com o Xbox Series X e Ps5, fazia muito tempo que não víamos consoles com design e abordagens tão distintas, seja nas prioridades de design, seja em como a interface irá "conversar" com o jogador. Então poderemos observar como as empresas, em especial a MS, irá abordar essa questão dos exclusivos.

Algo que poderíamos perguntar pra si é: Hoje, em matéria de jogo, há algo que uma faz que a outra não faz ou é capaz de fazer?
Por daí, podemos ver se, na perspectiva do jogador, a exclusividade é algo que faz um sentido maior ou apenas se trata de restringir o "outro".
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,608
35,838
São Paulo
na era das plataformas digitais e conteúdo compartilhado, cuja amplitude vai além dessa ou daquela máquina específica, e de hardwares cada vez mais similares, esse paradigma de exclusividade naturalmente vai se reformulando com o tempo
Hoje é uma questao puramente mercadologica, de poder, influencia e dinheiro. Spotify tem suas exclusividades, Apple Music tem as suas, Netflix, Disney +, Amazon e afins. É uma guerra de "eu tenho, você não tem". A Microsoft até então é a empresa mais amigavel do ramo nesse quesito, e acho que ela tem um equilibrio bem razoavel entre o poder que ela tem e o poder que poder exercer.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Ontem saiu um vídeo do Martin O'Donnell, e ele comentou que faltou muito pouco pra Bungie ter voltado pra Microsoft depois que se separou da Activision, só não voltou porque a MS queria ser a dona de Destiny. Aqui no ResetEra (primeiro post), fizeram um resumo de tudo.
Seria algo bem complicado, não sei se a Bungie iria entrar na visão da MS de GamePass e tudo mais.
Não seria um estúdio normal que quer fazer seus jogos e garantir o emprego "tranquilamente".
Bungie é bem ambiciosa, iria querer IP, sua própria política de monetização e assim vai.
Mas não sei até qnd isso vai, é um estúdio de 800 funcionários, coisa que poucas publishers tem, nem MS nem Sony tem estúdio assim. Bancar essa brincadeira, ainda mais em um país como os EUA não é barato, não é sem motivo que procuraram MS ou Actvision pra sobreviver e acabaram fechando com os chineses.
Ou vão acertar em algum jogo, ou vão procurar alguém novamente.
 

CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
Outubro 19, 2011
2,495
3,525
Ao meu ver, as exclusividades conferem personalidade e um aspecto único a determinado console, bem ao estilo da era 16/32 bits, onde os jogos eram desenhados para tirar máximo proveito de suas potencialidades (Sonic vs Mario, por exemplo). A mensagem que a fabricante de console passava era "esse jogo aqui do Sonic só poderia ser feito dessa forma no Sega Genesis e seu Blast Processing", ou "esse mundo do Mario rico e colorido só o Super Nintendo é capaz de fazer". Há todo um charme histórico envolvido, passando por gerações.

No entanto, na era das plataformas digitais e conteúdo compartilhado, cuja amplitude vai além dessa ou daquela máquina específica, e de hardwares cada vez mais similares entre si, esse paradigma de exclusividade naturalmente vai se reformulando com o tempo. Contudo, com o Xbox Series X e Ps5, fazia muito tempo que não víamos consoles com design e abordagens tão distintas, seja nas prioridades de design, seja em como a interface irá "conversar" com o jogador. Então poderemos observar como as empresas, em especial a MS, irá abordar essa questão dos exclusivos.

Algo que poderíamos perguntar pra si é: Hoje, em matéria de jogo, há algo que uma faz que a outra não faz ou é capaz de fazer?
Por daí, podemos ver se, na perspectiva do jogador, a exclusividade é algo que faz um sentido maior ou apenas se trata de restringir o "outro".
Então, eu entendo toda a questão histórica e a diferença de hardwares e capacidades. Só não entendo o motivo de alguém comemorar quando um jogo específico fica restrito à sua plataforma e impede os outros de jogarem. Quando é algo mais natural, como um estúdio interno desenvolver um jogo exclusivo, beleza. Continuo sem entender o porquê da comemoração, mas aceito. Outra coisa é achar legal que o Rise of the Tomb Raider não ficou disponível para os jogadores das demais plataformas durante um ano. O que o consumidor ganha com isso?
Obs: sei que não é seu caso e de muitos aqui, só quero entender essa questão de maneira mais profunda. Como você mesmo disse, a impressão é que comemoram o fato de outra pessoa ficar sem. Me parece muito baixo.
 

LuccasMG

Don't Panic!
PXB Gold
Dezembro 28, 2008
1,103
1,770
São Paulo
Então, eu entendo toda a questão histórica e a diferença de hardwares e capacidades. Só não entendo o motivo de alguém comemorar quando um jogo específico fica restrito à sua plataforma e impede os outros de jogarem. Quando é algo mais natural, como um estúdio interno desenvolver um jogo exclusivo, beleza. Continuo sem entender o porquê da comemoração, mas aceito. Outra coisa é achar legal que o Rise of the Tomb Raider não ficou disponível para os jogadores das demais plataformas durante um ano. O que o consumidor ganha com isso?
Obs: sei que não é seu caso e de muitos aqui, só quero entender essa questão de maneira mais profunda. Como você mesmo disse, a impressão é que comemoram o fato de outra pessoa ficar sem. Me parece muito baixo.

Eu entendo que, quando anunciam algum exclusivo, o cara que comprou o console sente que a "marca" está ganhando valor, já que aquele jogo só pode ser jogado no console que ele escolheu. O camarada fica contente de ter feito a "escolha certa".

Não ligo muito pra isso. Acho até interessante e saudável essa competição por exclusivos. É justamente o que diferencia as comunidades e aumenta a exigência dos consumidores com as empresas.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

leandromede

Guerreiro
Maio 1, 2017
714
933
Então, eu entendo toda a questão histórica e a diferença de hardwares e capacidades. Só não entendo o motivo de alguém comemorar quando um jogo específico fica restrito à sua plataforma e impede os outros de jogarem. Quando é algo mais natural, como um estúdio interno desenvolver um jogo exclusivo, beleza. Continuo sem entender o porquê da comemoração, mas aceito. Outra coisa é achar legal que o Rise of the Tomb Raider não ficou disponível para os jogadores das demais plataformas durante um ano. O que o consumidor ganha com isso?
Obs: sei que não é seu caso e de muitos aqui, só quero entender essa questão de maneira mais profunda. Como você mesmo disse, a impressão é que comemoram o fato de outra pessoa ficar sem. Me parece muito baixo.
Sobre jogos inclusive de empresas thirds e conteúdo exclusivo que muitas vezes ficam um tempo exclusivo ou permanente sem depender do investimento da fabricante do console eu também acho besteira não importa o lado, agora algo feito internamente sou totalmente a favor do contrário não existe concorrência pra melhorar as coisas nem motivo pra desejar algo, muitos nessa geração acham que o forte do Xbox é o quanto ele é amigável pra se consumir seus jogos e eu até concordo, mas o que me atraiu a ele foram os jogos first não importa o quão modesto foi a aceitação deles.
 

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,525
7,683
Jaraguá do Sul - SC
Ontem saiu um vídeo do Martin O'Donnell, e ele comentou que faltou muito pouco pra Bungie ter voltado pra Microsoft depois que se separou da Activision, só não voltou porque a MS queria ser a dona de Destiny. Aqui no ResetEra (primeiro post), fizeram um resumo de tudo.
Acho que ambas empresas não precisam disso nesse momento. Não acho que seria legal a Bungie voltar para a MS, não com oque aconteceu na epoca que eles sairam.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,257
19,046
Manaus
Então, eu entendo toda a questão histórica e a diferença de hardwares e capacidades. Só não entendo o motivo de alguém comemorar quando um jogo específico fica restrito à sua plataforma e impede os outros de jogarem. Quando é algo mais natural, como um estúdio interno desenvolver um jogo exclusivo, beleza. Continuo sem entender o porquê da comemoração, mas aceito. Outra coisa é achar legal que o Rise of the Tomb Raider não ficou disponível para os jogadores das demais plataformas durante um ano. O que o consumidor ganha com isso?
Obs: sei que não é seu caso e de muitos aqui, só quero entender essa questão de maneira mais profunda. Como você mesmo disse, a impressão é que comemoram o fato de outra pessoa ficar sem. Me parece muito baixo.
Eu não gostei nem um pouco do Street Fighter 5 não chegar no Xbox. Mas é da vida hehe
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,525
7,683
Jaraguá do Sul - SC
Segundo Jeff Grubb, do site Venture Beat, o evento do dia 23/07 irá anunciar que um jogo AAA que será lançado esse ano entrará no Xbox Game Pass logo após seu lançamento, e segundo ele o forte candidato para isso seria nada menos que Cyberpunk 2077.

"But this is where Microsoft’s third-party strategy could come into play. Expect Microsoft to try to make a big splash by announcing an anticipated third-party game hitting Game Pass soon after release. Cyberpunk 2077 seems like a prime candidate."

Se isso é verdade, ai já é outra história!
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Segundo Jeff Grubb, do site Venture Beat, o evento do dia 23/07 irá anunciar que um jogo AAA que será lançado esse ano entrará no Xbox Game Pass logo após seu lançamento, e segundo ele o forte candidato para isso seria nada menos que Cyberpunk 2077.

"But this is where Microsoft’s third-party strategy could come into play. Expect Microsoft to try to make a big splash by announcing an anticipated third-party game hitting Game Pass soon after release. Cyberpunk 2077 seems like a prime candidate."

Se isso é verdade, ai já é outra história!

O @JPedro vendo essa notícia:

IdolizedWeightyAcornweevil-size_restricted.gif


Pelo menos vai ser teu pra sempre, pedrão!
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,239
14,490
Pernambuco
Segundo Jeff Grubb, do site Venture Beat, o evento do dia 23/07 irá anunciar que um jogo AAA que será lançado esse ano entrará no Xbox Game Pass logo após seu lançamento, e segundo ele o forte candidato para isso seria nada menos que Cyberpunk 2077.

"But this is where Microsoft’s third-party strategy could come into play. Expect Microsoft to try to make a big splash by announcing an anticipated third-party game hitting Game Pass soon after release. Cyberpunk 2077 seems like a prime candidate."

Se isso é verdade, ai já é outra história!
Se isso for verdade alguém vai ser assassinado porque eu já fiz pré-compra
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)