Acho que a discussão sobre FPS perdeu totalmente o foco.
Nunca vi ninguém dizer que 30 FPS era melhor que 60 FPS. A questão é que, se o jogo está rodando a 30 FPS, é pq o dev escolheu priorizar qualidade gráfica ao invés de framerate maior.
Quando alguém fala que Gears 5 rodando a 60 FPS no
Xbox One X ficou ótimo, eu concordo. Mas, se o jogo rodasse a 30 FPS, ficaria ainda mais bonito pq seria liberado processamento para outras áreas. Aí, assim como aconteceu com Forza Horizon 4, a maioria iria continuar escolhendo jogar a 30 FPS com maior qualidade gráfica.
O grande problema nessa questão foi que divulgaram por aí (e continuam propagando isso) que a nova geração teria poder suficiente pra rodar todos os jogos a 60 FPS e que isso não era possível antes.
Só um minuto que eu vou lá em casa avisar pro meu cartucho de Super Mario Bros 3 pro NES lançado em 1988 que ele não pode rodar a 60 FPS pq é impossível.