Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Acho que a discussão sobre FPS perdeu totalmente o foco.
Nunca vi ninguém dizer que 30 FPS era melhor que 60 FPS. A questão é que, se o jogo está rodando a 30 FPS, é pq o dev escolheu priorizar qualidade gráfica ao invés de framerate maior.

Quando alguém fala que Gears 5 rodando a 60 FPS no Xbox One X ficou ótimo, eu concordo. Mas, se o jogo rodasse a 30 FPS, ficaria ainda mais bonito pq seria liberado processamento para outras áreas. Aí, assim como aconteceu com Forza Horizon 4, a maioria iria continuar escolhendo jogar a 30 FPS com maior qualidade gráfica.

O grande problema nessa questão foi que divulgaram por aí (e continuam propagando isso) que a nova geração teria poder suficiente pra rodar todos os jogos a 60 FPS e que isso não era possível antes.

Só um minuto que eu vou lá em casa avisar pro meu cartucho de Super Mario Bros 3 pro NES lançado em 1988 que ele não pode rodar a 60 FPS pq é impossível.
 

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
1,441
1,981
Irlanda
Acho que a discussão sobre FPS perdeu totalmente o foco.
Nunca vi ninguém dizer que 30 FPS era melhor que 60 FPS. A questão é que, se o jogo está rodando a 30 FPS, é pq o dev escolheu priorizar qualidade gráfica ao invés de framerate maior.

Quando alguém fala que Gears 5 rodando a 60 FPS no Xbox One X ficou ótimo, eu concordo. Mas, se o jogo rodasse a 30 FPS, ficaria ainda mais bonito pq seria liberado processamento para outras áreas. Aí, assim como aconteceu com Forza Horizon 4, a maioria iria continuar escolhendo jogar a 30 FPS com maior qualidade gráfica.

O grande problema nessa questão foi que divulgaram por aí (e continuam propagando isso) que a nova geração teria poder suficiente pra rodar todos os jogos a 60 FPS e que isso não era possível antes.

Só um minuto que eu vou lá em casa avisar pro meu cartucho de Super Mario Bros 3 pro NES lançado em 1988 que ele não pode rodar a 60 FPS pq é impossível.
Absolutamente correto, mas o motivo do pessoal estar alfinetando em relacao a isso, é que parece que teve uma publicacao, que quando fazendo o review the TLOU2, disse que o jogo ser 30FPS era MELHOR porque dava um aspecto mais cinematografico
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
19,033
Manaus
Acho que a discussão sobre FPS perdeu totalmente o foco.
Nunca vi ninguém dizer que 30 FPS era melhor que 60 FPS. A questão é que, se o jogo está rodando a 30 FPS, é pq o dev escolheu priorizar qualidade gráfica ao invés de framerate maior.

Quando alguém fala que Gears 5 rodando a 60 FPS no Xbox One X ficou ótimo, eu concordo. Mas, se o jogo rodasse a 30 FPS, ficaria ainda mais bonito pq seria liberado processamento para outras áreas. Aí, assim como aconteceu com Forza Horizon 4, a maioria iria continuar escolhendo jogar a 30 FPS com maior qualidade gráfica.

O grande problema nessa questão foi que divulgaram por aí (e continuam propagando isso) que a nova geração teria poder suficiente pra rodar todos os jogos a 60 FPS e que isso não era possível antes.

Só um minuto que eu vou lá em casa avisar pro meu cartucho de Super Mario Bros 3 pro NES lançado em 1988 que ele não pode rodar a 60 FPS pq é impossível.
Eu concordo com você, mas se me permite fazer uma ressalva com relação a Gears 5 e Forza Horizon 4. No Gears 5, o jogador tem a disposição alta fidelidade gráfica + qualidade de imagem 4k + 60fps num só pacote. Achei isso incrível. Já em Forza Horizon 4, talvez por ser mundo aberto, a fluidez dos 60fps vem em decréscimo da qualidade de imagem, que gera sim um impacto bem significativo para quem tem tv 4k, infelizmente. Se conseguissem o equilíbrio visto em Gears 5 seria ótimo, mas talvez nem fosse o mesmo jogo.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Eu concordo com você, mas se me permite fazer uma ressalva com relação a Gears 5 e Forza Horizon 4. No Gears 5, o jogador tem a disposição alta fidelidade gráfica + qualidade de imagem 4k + 60fps num só pacote. Achei isso incrível. Já em Forza Horizon 4, talvez por ser mundo aberto, a fluidez dos 60fps vem em decréscimo da qualidade de imagem, que gera sim um impacto bem significativo para quem tem tv 4k, infelizmente. Se conseguissem o equilíbrio visto em Gears 5 seria ótimo, mas talvez nem fosse o mesmo jogo.
Jairo, a questão é que em Gears 5 no Xbox One X os 60 FPS tb vêm acompanhados de perda na qualidade de imagem. Há um abismo de diferença entre Gears 5 rodando no Xbox One X e num PC no preset Insane. Eu acho ótimo que eles tenham encontrado esse equilíbrio, mas a ignorância é uma bênção nesse caso, pois não podemos escolher se queremos priorizar FPS ou qualidade gráfica.

De qualquer forma, o @Samuel DW veio com uma informação que eu desconhecia, então concordo com vcs que 60 FPS é obviamente melhor.

Como diria o Jez Corden: FILMIC
 
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LucianoSousa

Guerreiro
Novembro 3, 2015
1,051
1,343
Rio de Janeiro
Eu concordo com você, mas se me permite fazer uma ressalva com relação a Gears 5 e Forza Horizon 4. No Gears 5, o jogador tem a disposição alta fidelidade gráfica + qualidade de imagem 4k + 60fps num só pacote. Achei isso incrível. Já em Forza Horizon 4, talvez por ser mundo aberto, a fluidez dos 60fps vem em decréscimo da qualidade de imagem, que gera sim um impacto bem significativo para quem tem tv 4k, infelizmente. Se conseguissem o equilíbrio visto em Gears 5 seria ótimo, mas talvez nem fosse o mesmo jogo.
Talvez um mundo aberto com objetos em velocidades de 300 a quase 500 km/h/h e um HD mecânico não permitam um 4K com alta qualidade, mas com novas taxas de transferência nos novos SSD consigamos isso facilmente. Carros não tem expressões faciais ou muitos detalhes em movimento para atrapalhar um frame rate mais veloz.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Aliás, eu pensei aqui em uma outra coisa: vcs são a favor dos devs implementarem opções que priorizem FPS ou qualidade gráfica nos consoles?

Sinceramente, eu não tenho opinião formada sobre isso. Uma das coisas que eu sempre preferi nos consoles é o fato de não ter que me preocupar com essas opções e aceitar a decisão dos devs.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Rapaz, pra jogar RPG por turno, 30fps tá mais que bom.
?
E com esse gráficos aqui ?

unnamed.png


Aproveitando, Alvastia Chronicles está no Game Pass!
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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5,124
Santa Catarina
Aliás, eu pensei aqui em uma outra coisa: vcs são a favor dos devs implementarem opções que priorizem FPS ou qualidade gráfica nos consoles?

Sinceramente, eu não tenho opinião formada sobre isso. Uma das coisas que eu sempre preferi nos consoles é o fato de não ter que me preocupar com essas opções e aceitar a decisão dos devs.
Eu não sei se isso é questao de optimização.
Gears 5 a 30fps no multiplayer no meu Fat é muito de boa jogar, suave, nem da pra reclamar.
Existem jogos a 30 no One que são uma piada, grande maioria são uma piada.
Jogar Day Z foi de doer os olhos, parecia rodar em 2fps, fui no youtube e são 30fps.

Acredito que 30fps pra estúdio competente pode até ser ok, como no caso da The Coalition.
Mas eu não acredito que thirds, principalmente, vão entregar um 30fps suavao numa dita próxima geração.

Oq faz um jogo 30fps ser suave, como Gears 5 e outro a 30 ser uma merda? Como a maioria dos fps?
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
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Manaus
Jairo, a questão é que em Gears 5 no Xbox One X os 60 FPS tb vêm acompanhados de perda na qualidade de imagem. Há um abismo de diferença entre Gears 5 rodando no Xbox One X e num PC no preset Insane. Eu acho ótimo que eles tenham encontrado esse equilíbrio, mas a ignorância é uma bênção nesse caso, pois não podemos escolher se queremos priorizar FPS ou qualidade gráfica.

De qualquer forma, o @Samuel DW veio com uma informação que eu desconhecia, então concordo com vcs que 60 FPS é obviamente melhor.

Como diria o Jez Corden: FILMIC
Mas eu não jogo em Pc, então meu ponto de referência é o One X mesmo. Para o Gears 5, usei o Gears 4 como referência.
 

Rafael Nunes

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 3, 2016
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São Caetano do Sul
Eu acho que depende muito do jogo, quando um jogo depende de mais movimentação 60fps deveria ser o foco, existem jogos em que movimentação nao é o principal, então pode deixar 30fps com gráficos melhores, mas mais importante, isso deveria ser deixado a cardo do usuário decidir (quando os dois juntos nao sao possíveis) como no caso do FH4.
 
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CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
Outubro 19, 2011
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1:36 min vejam a diferança de fluidez.

Assistindo esse vídeo eu percebo mais claramente que, pra mim, prefiro 30 fps com mais fidelidade gráfica. 60 fps é realmente mais fluido, mas a diferença é muito pequena pra compensar o custo computacional (novamente, do meu ponto de vista).
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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51,196
Assistindo esse vídeo eu percebo mais claramente que, pra mim, prefiro 30 fps com mais fidelidade gráfica. 60 fps é realmente mais fluido, mas a diferença é muito pequena pra compensar o custo computacional (novamente, do meu ponto de vista).
No youtube é ruim de convencer alguém.
A coisa muda mesmo é com controle na mão.
 

CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
Outubro 19, 2011
2,495
3,523
No youtube é ruim de convencer alguém.
A coisa muda mesmo é com controle na mão.
Com certeza. Se eu tivesse o One X, trocaria os modos pra verificar melhor qual é a preferência. Mas de qualquer forma, estou jogando Halo 5, que roda a 60 fps no Fat, e não consigo dar toda essa importância à taxa de quadros mais elevada. O Gears 4 roda a 30fps na campanha e 60 no multi, e também não me incomoda a diferença quando volto pra campanha.
O que me incomoda sempre é taxa inconstante. Mas 30fps fixos, pra mim, tá tranquilo.
 
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Reações: Luck Costa

Pedreiros

Guerreiro
Janeiro 28, 2018
2,030
5,059
Rio de Janeiro
Deem a opção de escolher entre um e outro, todo mundo fica feliz e para de discutir qual é melhor :joy: :joy: :joy:
Na minha opinião no one X fazia sentido escolher 4k 30 em forza horizon 4, por exemplo, pq o console não possui tecnologias como o DirectML(DLSS da Nvidia).
Como o Series X vai ter essa funcionalidade, não acho que faça sentido dizer que teremos tanto detrimento gráfico em prol de atingir framerate e Resolução maiores.



Um exemplo para ilustrar, ele sai de 4k30 para 4k60 sem perder qualidade na imagem.
Se o DirectML tiver a mesma qualidade do DLSS da Nvidia, é capaz de vermos grandes diferenças entre as versões de PS5 e de Xbox Series X. Tanto em framerate quanto em Resolução.
 
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