Como o gamescore ou troféus mudaram "nossa" maneira de jogar.

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Eu acho válida a dificuldade de cada conquista variar de jogo pra jogo, afinal é a variedade que deixa tudo divertido.

Agora se você me perguntar se eu acho justo jogos da Telltale terem o mesmo valor que um Gears of War eu vou te falar que não.
Fica aí uma boa questão: será que os jogos da TellTale teriam feito tanto sucesso se não tivessem conquistas tão fáceis?
 
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Shakkan

Guerreiro
Janeiro 19, 2007
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Não vai demorar muito para que o gamerscore tenha a sua relevância reduzida. Com o alcance cada vez maior dos jogos competitivos, não dá pra colocar no mesmo balaio alguém que gastou 30 horas para pegar 1000g e alguém que jogou 500 horas de multiplayer. Já imagino que isso vá gerar muito rage, mas é um caminho natural.
VErdade... foda isso ai, tem que separar... senao fica injusto.
 
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Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
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Fica aí uma boa questão: será que os jogos da TellTale teriam feito tanto sucesso se não tivessem conquistas tão fáceis?
Acho que hoje as conquistas estao sendo usados pelas produtoras para um atrativo de compra e promover o jogo.

Para min um exemplo claro nesta geracao e God of War. Quem jogou os titulos anteriores e buscou trofeus sabe que exige jogar em dificuldades maiores, repeticoes de combos e alguns trofeus "missings"

O novo totalmente lite, pode conseguir platina no easy mode e os mais dificieis colecionaveis. Tanto que no mes do lancamento ficou no top de visualizacoes no youtube (digasse busca de corvos)

Teoricamente vc fica com mais tempo no jogo e o promove mais.

Horizon Zero tambem seguindo este mesmo caminho.

Ambos jogos fiz a platina, por que era facil e os colecionaveis meio que acrescentava algo ao jogo.

Mas se tivesse um.new game+ possivelmente nao teria feito por questao de que para min a historia ja goi contada e nao teria nenhuma supresa. (no caso horizon zero nos dlcs nao fiz)

Mas com certeza tem jogador que comprou ambos por platina facil.


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jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Mas confesso também, que muitos jogos, só descobrir áreas, missões, etcs secretos, por causa das conquistas, pois se tivesse jogado sem foco nelas, algumas coisas passariam despercebidos.

Verdade. Acabei não falando sobre isso. Jogando GTA V, por exemplo, só investi na bolsa devido as conquistas. E acabou que gostei daquilo.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
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Verdade. Acabei não falando sobre isso. Jogando GTA V, por exemplo, só investi na bolsa devido as conquistas. E acabou que gostei daquilo.
Para mim, o foco nas conquistas deveria ser nesse sentido.
Fazer com que você aproveite o máximo do que o jogo lhe oferece.
Agora conquistas que você tem que ficar repetindo ou fazendo varias vezes a mesma ação para liberar, isso eu acho totalmente desnecessário. O que vai acrescentar na sua experiencia de jogo essa conquista?
Se for para melhorar as conquistas, que seja para esse sentido, para que ele faça você conhece tudo o que o jogo lhe oferece.
 

jcwally

Bring me the Horizon...
Março 4, 2016
725
959
Barbacena mg
Eu não concordo porque isso depende. Primeiro que ter que zerar o jogo 4 vezes já é meio cansativo, segundo que você pode adotar uma postura mais furtiva, que vai lhe render menos abates. Eu mesmo finalizei uma única vez e o meu contador da conquista está em 21%, logo, se ainda fosse zerar mais três vezes, se seguisse o mesmo estilo da primeira vez ainda faltariam cerca de 2000 abates para completar a conquista.

Eu concordo com vc que depende. Como eu disse a conquista eh relativamente fácil porque depende do caboclo gostar do jogo. Bom @kaizen, o fato eh que esse jogo tem 4 finais e eu entendo que essa conquista premia aqueles que tiveram interesse em ver todos eles. Claro, como vc disse, isso pode ser muito chato, pra mim não foi...

Quanto aos seus 21% de mortes acho que vc não se esforçou!!! Volte a jogar, mate mais zumbis e faça da sua comunidade um lugar melhor. kkkk
 
Agosto 26, 2014
2,912
3,935
Rio de Janeiro
Mais legal que o saldo de Gamerscore, acho o percentual de conclusão dos jogos no seu perfil, é satisfatório encher aquela barrinha (rs). Me dá um certo incomodo de ver um game abaixo de 50%, parece que tá faltando alguma coisa, mas como falei, se for chato de caçar as conquistas, não faço, a preguiça é maior que o TOC.
Esse incômodo de começar um game e não terminar as conquistas também me fizeram perder muito tempo com jogos que não tinham mais nada a me dizer. Mas, com o tempo (ou a falta dele), consegui me "desapegar". Hoje começo um jogo numa boa, sem pressão por gostar dele para terminá-lo e justificar as primeiras conquistas. Tanto que devo ter uns 10 games, se muito, que possuo todas as conquistas. Não me prendo mais a isso. Se gostar do jogo, prossigo com ele sem paranóias com achievements. Se não gostar, abandono sem dó, mesmo sujando meu gamerscore.

Jogar com um guia embaixo do braço desde o início (ou até antes disso) é quase como ser um robô obedecendo ordens, seguindo instruções, é algo mecânico que a pessoa nem pensa no que está fazendo, só faz. Meu gosto por conquistas/troféus começa depois de zerar pelo menos uma vez um jogo que gostei muito, aí sim costumo dar uma olhada na lista pra ver o que mais o jogo tem a oferecer, e corro atrás delas especialmente se elas ofereçam e indiquem novos caminhos e possibilidades para ações da trama ou desafios de habilidade/perícia.
Idem aqui.
Sempre achei os infames guias como um recurso legítimo pra extrair o máximo da experiência idealizada pelos desenvolvedores, quando os jogos eram mais desafiadores e vivíamos em um período pré internet.
Mas, com a popularização dos jogos eletrônicos e a necessidade de alcance de audiências cada vez maiores, os games tornaram-se muito "amigáveis", por assim dizer. O reboot de Tomb Raider, por exemplo, te conduz pelas fases sem oferecer grandes dificuldades, convenhamos. E é assim na maioria dos jogos atuais.
Sendo assim, com tantos gameplays e publicações com os conhecidos "detonados", nunca foi tão fácil saber tudo sobre o seu game favorito. E, se preferir, nem precisa jogar.

Embora eu não jogue especificamente para pegar conquistas, acho legal o sistema de GS atual, me soa familiar ao sistema de pontuação puro dos arcades.
Opa.
Também sempre enxerguei o GS dessa forma. Apesar disso, acho que a disputa pelo topo do leaderboard, específico de cada jogo, é mais próxima à experiência dos fliperamas.
Games como Trials Fusion, por exemplo, me fazem repetir pistas pra bater o recorde daquele rival maroto. Isso adiciona uma camada competitiva bastante desafiadora, que independe de disputas mano a mano em tempo real. É muito gratificante derrotar o fantasma do seu amigo no Forza e depois ser confrontado pelo mesmo, num looping infinito de concorrência pela supremacia.

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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
Opa.
Também sempre enxerguei o GS dessa forma. Apesar disso, acho que a disputa pelo topo do leaderboard, específico de cada jogo, é mais próxima à experiência dos fliperamas.
Games como Trials Fusion, por exemplo, me fazem repetir pistas pra bater o recorde daquele rival maroto. Isso adiciona uma camada competitiva bastante desafiadora, que independe de disputas mano a mano em tempo real. É muito gratificante derrotar o fantasma do seu amigo no Forza e depois ser confrontado pelo mesmo, num looping infinito de concorrência pela supremacia.
Um game que me fez unir o útil ao agradável foi Sky Force Anniversary, é Shoot ´m up dos bons.
Fui me desafiando em melhorar a pontuação nas fases e as conquistas foram aparecendo naturalmente. Sentia que ia evoluindo minha perícia.
Late Shift, FMV muito bom do Gamepass, resolvi fazer todos os finais, porque adorei a proposta. Notei que as conquistas do jogo são bem mapeadas nesse sentido.

Agora, conquistas de ficar repetindo várias vezes a mesma coisa, como aquela de matar 10.000 zumbis no State 2... o que é aquilo? hehe
Joguei bastante como convidado, fiz 1 final, e mal consegui matar 1.000 zumbis. Considero um esculacho o desenvolvedor inserir um achievement desses, porque não está ligado a nada novo dentro do jogo, apenas pura repetição.
 
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Agosto 26, 2014
2,912
3,935
Rio de Janeiro
Um game que me fez unir o útil ao agradável foi Sky Force Anniversary, é Shoot ´m up dos bons.
Fui me desafiando em melhorar a pontuação nas fases e as conquistas foram aparecendo naturalmente. Sentia que ia evoluindo minha perícia.
Taí um jogo que só me deu vontade de comprar após experimentá-lo no Game Pass.[emoji41]
Mas isso já é assunto pra outro tópico...[emoji16]



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gcsneto

Casual
Dezembro 7, 2011
297
101
Hoje tive uma das piores experiencias que se pode ter com conquistas. Terminei o Need for Speed Payback e por ter achado o jogo legalzinho resolvi caçar algumas conquistas. Minha surpresa foi descobrir que essa porcaria de jogo possui uma série de conquistas pagas. Já não gosto do fato das conquistas do jogo base ficarem juntas das obtidas através de dlcs, mas esse jogo chega em um nível acima. Você compra um certo carro com dinheiro real (não existe outra maneira de adquirir o carro) e a conquista pipoca na tela.
 
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PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
923
748
Jaraguá do Sul - SC
Hoje tive uma das piores experiencias que se pode ter com conquistas. Terminei o Need for Speed Payback e por ter achado o jogo legalzinho resolvi caçar algumas conquistas. Minha surpresa foi descobrir que essa porcaria de jogo possui uma série de conquistas pagas. Já não gosto do fato das conquistas do jogo base ficarem juntas das obtidas através de dlcs, mas esse jogo chega em um nível acima. Você compra um certo carro com dinheiro real (não existe outra maneira de adquirir o carro) e a conquista pipoca na tela.
nossa, que tosqueira, eu instalei o jogo e agora ja deu até um ruim na vontade de jogar...

voltando as conquistas, que gosto principalmente dos modos de conquista caçando colecionaveis, estilo Tomb Raider, Forza Horizon nas placas..., os proprios LEGOs oferencem algo bem legal se vc se dispor a repetir o jogo novamente no freeplay, são MUITAS areas novas com isso, faz uns dias que fiz 100% no Lego piratas e achei um equilíbrio bem legal.
 

Wenimaths

Guerreiro
Dezembro 21, 2017
378
355
Natal
Tudo bem colocarem mais conquistas nos DLCs (mas sem abusarem como o @gcsneto falou) mas isso não deveria mudar nossa porcentagem no jogo principal. Que fizessem chegar a 150% mas não deveriam tocar nos 100% do jogo base.

Nesse ponto o sistema de troféus é bem mais organizado.
Isso me incomoda também. Para citar como exemplo, fiz cerca de 70 ~ 75% das conquistas do Dead Rising 3 e do Sunset Overdrive, mas devido às DLCs, o percentual de conclusão fica inferior.
 
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TG81X

Jogador
Dezembro 21, 2017
171
119
.
Conquistas/troféus me impactaram de uma forma MUITO negativa. Quando um jogo não tem conquista, por exemplo, eu nem sinto vontade de jogar. Parece que virou um lance de status, se não tem as conquistas para provar que eu fechei o jogo, não vale a pena.

Me impactou de tal forma, que eu nem me recordo da última vez que fechei um jogo clássico num emulador, coisa que eu fazia muito no celular, jogava altos games do PS1... Sinto que não estou conseguindo mais aproveitar os jogos, e os multiplayer andam tomando muito do meu tempo também... Tá difícil hehe
 

mafc

Guerreiro
Dezembro 4, 2014
420
184
Rio de Janeiro
Eu nunca fui muito ligado em conquistas. Acho legal, mais nunca busco completar elas.
Vejo o apelo delas , ja considerei algumas vezes buscar 100%, mais normalmente me desanima quando vejo alguma muito complicada ou muito longa.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
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12,468
Barbacena
Conquistas são algo que curto mto e pra minha tristeza já joguei tranqueira única e exclusivamente por elas. Nos ultimos tempos tenho me policiado qto a isso.

Minhas principais críticas ao sistema atual são referentes a falta de uma conquista específica para aquele usuário que faz os 1000g e misturarem as conquistas normais com as dlc, fica uma bagunça total.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,976
12,468
Barbacena
As conquistas qdo bem distribuídas acrescentam e mto ao game. Um exemplo que gostei de mto, foi o The Witcher 3(sempre ele).


As conquistas dele foram pensadas com mto carinho e exigem do player que ele explore o vasto mundo de possibilidades que o game oferece. Quer um exemplo? Guenty, se não fosse a conquista atrelada a ele, nunca teria jogado e hoje é uma das coisas que mais amo no TW3. E o que me dizem da missão para assassinar um certo alguém? Pra chegar nela vc trilha um caminho que dificilmente faria se não fosse a conquista. E tem varias outras.

Os jogos da Ubisoft tbm tem trilhado um caminho mto bom nesse aspecto, fazendo o jogador explorar possibilidades que certamente passariam despercebidas.
 
Última edição:

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Que fizessem chegar a 150% mas não deveriam tocar nos 100% do jogo base.
Tomara que um dia arrumem isso.

Essa sua sugestão é bacana e e até viável... que a porcentagem de conclusão deva crescer proporcionalmente com a quantidade de gamerscore que o jogo tem.

Jogo com 1,5k de GS tendo conclusão máxima de 150%... 100 para o jogo base e 50 para os conteúdos adicionais por exemplo.
 

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