Comparações entre os Consoles Next-Gen

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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5,124
Santa Catarina
Ainda acho interessante tudo isso.
Ta bem nítido que apenas o poder de 'processamento' do ssd não dita a velocidade de carregamento dos jogos, já que sim o SSD do PS5 é muito mais veloz que a do Xbox.
Porém, se é mais veloz, pq em jogos retro o Xbox leva vantagem em quase todos?

A MS faz questão em fazer propaganda da arquitetura do Xbox, que vai além de um SSD rápido. Ou seja, o poder de carregamento do Xbox é uma engenharia bem complexa que permite talvez irem além dos 2.5GBs, sendo mais eficaz que os 7.0 do PS5, pelo menos em jogos crossgen.

Por outro lado, até o momento não vimos jogos com o desempenho de carregamento dos exclusivos do PS5 que é bizarro de rápido. Em segundos você está jogando Miles Morales, e em alguns casos até msm em thirds onde no PS5 se pula toda a intro pra ir direto ao gameplay, coisa que não se vê no Xbox.

Eu acredito que a MS apostou num conjunto de arquitetura que funciona em qualquer jogo de qualquer geração, já o PS5 deve ter apostado no poder bruto do seu SSD para otimizações em jogos da nova geração.
De qualquer forma, o quick resume é o cheque mate disso tudo, a sensação de velocidade no Xbox é absurdo com essa função.
 

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
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Mojave Wasteland
Ainda acho interessante tudo isso.
Ta bem nítido que apenas o poder de 'processamento' do ssd não dita a velocidade de carregamento dos jogos, já que sim o SSD do PS5 é muito mais veloz que a do Xbox.
Porém, se é mais veloz, pq em jogos retro o Xbox leva vantagem em quase todos?

A MS faz questão em fazer propaganda da arquitetura do Xbox, que vai além de um SSD rápido. Ou seja, o poder de carregamento do Xbox é uma engenharia bem complexa que permite talvez irem além dos 2.5GBs, sendo mais eficaz que os 7.0 do PS5, pelo menos em jogos crossgen.

Por outro lado, até o momento não vimos jogos com o desempenho de carregamento dos exclusivos do PS5 que é bizarro de rápido. Em segundos você está jogando Miles Morales, e em alguns casos até msm em thirds onde no PS5 se pula toda a intro pra ir direto ao gameplay, coisa que não se vê no Xbox.

Eu acredito que a MS apostou num conjunto de arquitetura que funciona em qualquer jogo de qualquer geração, já o PS5 deve ter apostado no poder bruto do seu SSD para otimizações em jogos da nova geração.
De qualquer forma, o quick resume é o cheque mate disso tudo, a sensação de velocidade no Xbox é absurdo com essa função.

No geral o Xbox Series apresenta uma experiência mais rápida pro usuário, principalmente por causa do Quick Resume, mas o PS5 impressiona em alguns jogos, especialmente no Miles Morales que você citou, aquela função "Cartões de Atividades" é bem interessante, fiz algumas "missões" por lá e a velocidade de carregamento é surreal.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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27,402
Ribeirão Preto
Porém, se é mais veloz, pq em jogos retro o Xbox leva vantagem em quase todos?
A retro do PS5 é muito limitada, o dev kit não libera acesso a todos os recursos do hardware. Como vc mesmo disse, basta ver os loadings praticamente inexistentes em jogos nativos para PS5, como Miles Morales e Demon's Soul.

Retrocompatibilidade no PS5 é um quebra-galho e só existe pq a Microsoft forçou a barra e os consumidores exigiram.
 

GhutozBR

Guerreiro
Janeiro 7, 2019
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navegantes sc
Ainda acho interessante tudo isso.
Ta bem nítido que apenas o poder de 'processamento' do ssd não dita a velocidade de carregamento dos jogos, já que sim o SSD do PS5 é muito mais veloz que a do Xbox.
Porém, se é mais veloz, pq em jogos retro o Xbox leva vantagem em quase todos?

A MS faz questão em fazer propaganda da arquitetura do Xbox, que vai além de um SSD rápido. Ou seja, o poder de carregamento do Xbox é uma engenharia bem complexa que permite talvez irem além dos 2.5GBs, sendo mais eficaz que os 7.0 do PS5, pelo menos em jogos crossgen.

Por outro lado, até o momento não vimos jogos com o desempenho de carregamento dos exclusivos do PS5 que é bizarro de rápido. Em segundos você está jogando Miles Morales, e em alguns casos até msm em thirds onde no PS5 se pula toda a intro pra ir direto ao gameplay, coisa que não se vê no Xbox.

Eu acredito que a MS apostou num conjunto de arquitetura que funciona em qualquer jogo de qualquer geração, já o PS5 deve ter apostado no poder bruto do seu SSD para otimizações em jogos da nova geração.
De qualquer forma, o quick resume é o cheque mate disso tudo, a sensação de velocidade no Xbox é absurdo com essa função.
há várias controvérsias, pessoal que ta fazendo o beta do ssd do ps5 testou e confirmou que mesmo o ssd com menor velocidade disponível homologado (3900MB/s) mantém o mesmo tempo de loading que o ssd interno (5500MB/s) nos exclusivos
na minha opinião a maior diferença entre os 2 é que a MS usa 4 canais (2 exclusivos para interno e 2 exclusivos para externos) e a sony usa 4 canais compartilhados entre interno e externo, duas abordagens diferentes com vantagens e desvantagens para cada.
Mas assim como vc considero o quick resume o gamechanger nessa questão até o momento.

PS5 SSD LOAD TIMES​

GameInternal SSDSabrent RocketXPG Gammix S50 Lite (3900MB/s)External HDD
Ratchet and Clank: Rift Apart14 sec14 sec15 secN/A
Returnal30 sec30 sec31 secN/A
Spider-Man: Miles Morales (PS5)19 sec18 sec17 secN/A
FFVII Remake (PS5)10 sec10 sec10 secN/A
FFVII Remake (PS4)43 sec43 sec43 sec58 sec
Yakuza Like a Dragon (PS5)31 sec32 sec32 secN/A
Yakuza Like a Dragon (PS4)37 sec37 sec35 sec52 sec
Average; measured from PS5 homescreen to active gameplay.

fonte: https://www.theverge.com/2021/8/4/22608153/ps5-ssd-speed-test-storage-expansion-m2-playstation-5
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,051
14,315
Araraquara/SP
Ainda acho interessante tudo isso.
Ta bem nítido que apenas o poder de 'processamento' do ssd não dita a velocidade de carregamento dos jogos, já que sim o SSD do PS5 é muito mais veloz que a do Xbox.
Porém, se é mais veloz, pq em jogos retro o Xbox leva vantagem em quase todos?

A MS faz questão em fazer propaganda da arquitetura do Xbox, que vai além de um SSD rápido. Ou seja, o poder de carregamento do Xbox é uma engenharia bem complexa que permite talvez irem além dos 2.5GBs, sendo mais eficaz que os 7.0 do PS5, pelo menos em jogos crossgen.

Por outro lado, até o momento não vimos jogos com o desempenho de carregamento dos exclusivos do PS5 que é bizarro de rápido. Em segundos você está jogando Miles Morales, e em alguns casos até msm em thirds onde no PS5 se pula toda a intro pra ir direto ao gameplay, coisa que não se vê no Xbox.

Eu acredito que a MS apostou num conjunto de arquitetura que funciona em qualquer jogo de qualquer geração, já o PS5 deve ter apostado no poder bruto do seu SSD para otimizações em jogos da nova geração.
De qualquer forma, o quick resume é o cheque mate disso tudo, a sensação de velocidade no Xbox é absurdo com essa função.
Não sei o sistema Quick Resume pode ser patenteado, mas acredito numa solução do lado azul em breve. Existem outras questões que me fazem questionar o poder do SSD como o tempo de ligar console, ligar em modo stand by, reboot etc. Em todos eles o Series dá de pau. Com relação aos exclusivos do lado azul, o load deles é realmente sensacional, mas não posso falar muito por falta de interesse de minha parte.

Mas o Quick Resume deve fazer falta pra quem tem os 2 sistemas.

No fim tá bem parelho a coisa e meu post foi mais pra provar que as pessoas erram pois lembro de quando as specs foram anunciadas e foi aquela falácia toda do poder do SSD que daria té Teraflops extras aos consoles (S por minha conta).

1628178194121.png

Quero ver quando os jogos full nexgen chegarem, lá pra 22/23 quando os sistemas já deverão está mais 'maduros' nas mãos dos devs.
 
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leopetro

Jogador
PXB Gold
Março 1, 2012
1,222
1,690
Cachoeirinha/RS
Tive durante um tempo o Series S, depois vendi e peguei o Series X. Há 1 mês peguei o PS5 e que decepção! Nada nele, além dos exclusivos que não joguei na geração passada, me atrai. Completei God of War, que é um excelente game e testei mais alguns. No entanto, quando partimos para o sistema e qualidade de construção do console, o SX e até o SS acho imensamente superior!

Barulho: o PS5 pode não parecer uma turbina de avião, como o PS4, mas ele faz sim um som bem alto, se comparado ao SX. Você sabe que ele está ligado e aumentando o processamento quando está em um jogo mais pesado, coisa que o Xbox não apresenta.

Dualsense: controle é sensacional nas features, mas com menos de 1 mês o meu controle branco está apresentando drift. Já do Xbox, com alguns meses, está perfeito.

Sistema: não sei se é pq estou acostumado com o Xbox, mas como o sistema é simplório do PS5. A organização dos jogos não é possível realizar, ficando tudo em ordem de utilização. Já o smart delivery do Xbox faz toda a diferença! Eu fiquei jogando um tempão a versão errada de um jogo, achando que era de PS5, mas era de PS4.

Em resumo, devo jogar mais alguns exclusivos e talvez o vender. Atualmente ele já está ficando parado aqui em casa e o SX ligo todo o dia.
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Alguém poderia me explicar de forma sucinta aquele esquema de configuração do Series X e Séries S ou mesmo me mostrar onde explica? Aquele esquema de SX roda 4k 120fps e SS roda 4k 60fps. Obrigado.
Sucintamente o Series S é um upgrade do One/OneS já o Series X é um upgrade do OneX!
O Series S é um console voltado para rodar (em tese) jogos até 1440p, já o Series X jogos em 4k. Os fps dependem de jogo pra jogo, mas o "padrão" seria 60fps em ambos os consoles (mas isso não é obrigatório, já que jogos com Raytracing podem rodar @30fps).

Acho que é isso, se falou algo completem por favor!
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Sucintamente o Series S é um upgrade do One/OneS já o Series X é um upgrade do OneX!
O Series S é um console voltado para rodar (em tese) jogos até 1440p, já o Series X jogos em 4k. Os fps dependem de jogo pra jogo, mas o "padrão" seria 60fps em ambos os consoles (mas isso não é obrigatório, já que jogos com Raytracing podem rodar @30fps).

Acho que é isso, se falou algo completem por favor!

O principal você já definiu.
O Series S pode tirar algum proveito de TV's melhores, sim, como alguns jogos a 120 fps ou ver vídeos do Netflix/Amazon a 4K.
Porém, como os jogos não estarão em 4K (existem exceções de jogos menores), quanto maior for a tela, mais se perceberá a resolução menor.

A imagem do Series S vai parecer melhor numa TV 42" do que numa 55", por exemplo. E se a sua TV for Full HD, o Series S já vai tirar todo proveito dela, coisa que o Xbox One muitas vezes não conseguiu na última geração (média de resolução 900p para jogos grandes). Edit: melhor que a resolução um pouco melhor, o salto de 30 para 60 fps é um dos maiores atrativos para quem vai pular do One para o SS; o simples ato de movimentar a câmera já pode ser bem mais confortável para algumas pessoas que ficam enjoadas.
 

Drfroti

Não tão Novato
Outubro 8, 2013
1,489
1,156
Little Boat City - SC
Entendi. Agradeço pela ajuda.... entrei numa crise existencial televisiva e xboxica aqui e tô tentando decidir como sair dela. Por coincidência duas tvs minhas deram curto juntas nas faixas de led e o conserto achei caro então me fez lembrar que eu não vou ter condições de queimar o que eu desejo em reais pra obter um XSX + Oled 55C1 então tô tentando encontrar onde vou me encaixar pra pegar um TV mais barata e o XSS.
Eu jogo o OneS numa LB6500 que é FullHD e nunca tive TV 4k então não conheço essa qualidade a fundo e por isso acredito que o mais certo seja esperar a black friday pra tomrar uma decisão mais acertada já que o maior empenho econômico do ano eu terei praticamente nessa mesma época.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
O principal você já definiu.
O Series S pode tirar algum proveito de TV's melhores, sim, como alguns jogos a 120 fps ou ver vídeos do Netflix/Amazon a 4K.
Porém, como os jogos não estarão em 4K (existem exceções de jogos menores), quanto maior for a tela, mais se perceberá a resolução menor.

A imagem do Series S vai parecer melhor numa TV 42" do que numa 55", por exemplo. E se a sua TV for Full HD, o Series S já vai tirar todo proveito dela, coisa que o Xbox One muitas vezes não conseguiu na última geração (média de resolução 900p para jogos grandes). Edit: melhor que a resolução um pouco melhor, o salto de 30 para 60 fps é um dos maiores atrativos para quem vai pular do One para o SS; o simples ato de movimentar a câmera já pode ser bem mais confortável para algumas pessoas que ficam enjoadas.
Sim, o jogo do Series S fica bonito na tela sem precisar pagar uma grande bagatela.
 
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