Criador de grande triple A afirma: os jogos AAA são repetitivos e irão morrer

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
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Rio Grande do Sul
David Jaffe, criador de God of War, acredita que os jogos AAA estão ficando tão repetitivos que vão acabar morrendo, mas que os jogadores ainda não se deram conta disso e dentro de alguns anos irão perceber

David Jaffe celebrou-se como o criador do primeiro God of War e como diretor criativo de sua sequência, sem esquecer o seu trabalho na série Twisted Metal, mas agora afastou-se do desenvolvimento e acredita que não voltará mais a criar um jogo.

Entretanto, apresenta diversos programas no seu canal de Youtube e recentemente falou dos jogos de grande perfil da indústria e usou Uncharted como um exemplo da estagnação que acredita afetar os grandes lançamentos.

"Os atuais jogos AAA irão morrer," disse Jaffe. "Tu apenas não sabes ainda."

No seu vídeo, que podes ver em baixo, Jaffe mostrou uma parte da gameplay de Uncharted: Drake's Fortune, lançado em Novembro de 2007, seguido por uma parte da gameplay de Uncharted 4: A Thief's End, lançado em Maio de 2016, para mostrar o seu ponto de vista.

Jaffe acredita que os jogos de grande perfil estão estagnados e que apesar da qualidade de produção aumentar, o gameplay é o mesmo.

"O meu objetivo é dizer: o que eu fiz em 2007 com Uncharted ESTÁ IGUAL (na cabeça da maioria das pessoas) ao que eu fiz em Uncharted 4. Falando unicamente sobre as mecânicas, o jogo não oferece nada de verdadeiramente novo e, PARA MIM, isso é o que eu quero nos meus jogos."

Um fã abordou Jaffe e disse que Uncharted é um mau exemplo para a sua perspectiva e que séries anuais como Assassin's Creed teriam sido uma melhor referência, mas o criador de God of War não concorda.

"Não, eu falo de toda essa espécie de jogos. Uncharted também sofre disso: o mesmo gameplay, melhor produção."

"Se isso funciona para ti, eu respeito isso. Sério. Respeito. Para mim, assim que jogo um jogo, preciso que o próximo jogo me oferece algo verdadeiramente novo ou estou fora."

Jaffe teve ainda de esclarecer que não considera Uncharted como uma má série e que a Naughty Dog provavelmente só fica atrás da Sony Santa Monica Studios na execução das suas ideias.

No entanto, acredita que as sequências devem desempenhar um papel mais importante do que simplesmente fornecer mais do mesmo.

"Penso que o papel das sequências é fornecer uma mistura de gameplay confortável, novidade e ser surpreendido. Penso que a maioria dos jogos AAA se esquecem do novo e do surpreendente."

Jaffe reconhece que a sua opinião não é a opinião popular, mas diz que dentro de 4 a 5 anos a grande maioria pensará como ele.




Bom, Phil já havia dito algo parecido. E cada vez mais, mais pessoas acabam comentando e concordando com o que ele disse.
 
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SolidGuido

Guerreiro
Novembro 26, 2018
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São Paulo
É uma opinião interessante, e até concordo, sequencias de triple AAA na maioria das vezes acabam tendo melhoramento gráfico e só, mantem toda a formula de jogos passados por que é o que eles sabem que vão vender.
 
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Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
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Eu gostaria que ele estivesse enganado, mas não está provavelmente. "Complexo do Mais do Mesmo" é um mal que ataca as sequências de vários jogos, seja ele AAA ou não.
O próprio God of War se reinventou. Acho que precisa mais disso.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
De certa forma, ele está correto. Faz muitos anos que a indústria mainstream vem seguindo fórmulas e pesquisas para criar jogos que visam atingir o maior número possível de pessoas, já que precisam delas pra se pagar. Pega lá o que fez aquele jogo funcionar e recria na sequência, adicionando uma coisa ou outra pra diferenciar, ou até não adicionando nada mesmo e só mudando a skin. Enquanto isso, a indústria independente transborda criatividade e ideias diferenciadas mas que, ao contrário dos jogos AAA(A?), não se destinam às grandes massas, mas a nichos de mercado. E isso é ok.

Lembro de ver um vídeo do Mark Brown uma vez, não lembro o assunto, mas o encerramento era algo tipo "então, ao invés de fazer um jogo que você acha que muitas pessoas vão gostar, façam um que você saiba que poucas pessoas vão amar". E isso é algo tão real pra mim que boa parte das experiências que me deixaram marcas nos últimos anos vem de jogos independentes, que pra maioria das pessoas pode parecer pataquada colocar eles lado a lado, ou até acima, de grandes superproduções. Inside, Her Story, Oxenfree, To the Moon, Pony Island, Gone Home, Doki Doki Literature Club, o mais recente com Hollow Knight. Mais do que me divertirem, eles me encantaram em alguma coisa, seja na história, na narrativa, no suspense, nos enigmas, na imersão em seu mundinho ou na subversão de ideias que a gente volta e meia é apresentado em jogos AAA.

Ainda tem espaço pra esse tipo de jogo, mas a gente percebe uma grande diminuição de iniciativas nessa frente porque pra um jogo assim se destacar hoje em dia, ele tem que ser muito bom, muito acima da média pra não cair na vala comum. E mesmo isso não é garantia de sucesso, estamos cansados de ver exemplos de bons jogos que estão acima da média mas que não alcançam o reconhecimento do público, por uma infinidade de motivos diretamente ligados ao jogo em si ou não.
 
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Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
Até então eu não estou insatisfeito como as sequência e os novos jogos estão sendo entregues, mas entendo o ponto de vista PESSOAL dele e concordo em partes.

Eu sou a favor de que, a cada nova continuação de uma franquia lançada, haja refinamento nas mecânicas. Se for um jogo muito raso nelas, ai sim cobro novas. Tipo como cobrei bastante em State of Decay do 1 pro 2.

Concordo com o cara que disse que ele deveria ter usado Assassin's Creed como exemplo e não Uncharted. Até o Origins, não tínhamos nada de evolução na série. Era a mesma coisa todo jogo, já estava insuportável, mas agora está havendo evolução. Isso eu gosto. O novo God of War também é um bom exemplo, apesar de ser um soft-reboot.

Uncharted é uma franquia que teve começo, meio e fim. Não acho que precisava ter se reinventado a cada jogo, só refinado. E fizeram isso bem. Ai é que entral algo que eu bato muito na tecla: uma boa camapanha. Esta, aliada à boas mecânicas... em nenhum momento me senti lesado ou entediado no jogo por ele ter apenas refinado as mecânicas dos demais pro 4. Muito pelo contrário. Tenho de reconhecer isso mesmo sem ser um fã.

Agora jogos que evidentemente vão demorar muito pra ter um fim, se é que vão ter, que não têm mais campanha tão bem elaborada como ja tiveram, em algum momento vão ter de se reinventar. Precisam na verdade. Jogos tipo: CoD, BF, Fifa, PES, Halo, Gears, Forza. Não cito Minecraft porque ele ta sempre lançando atualizações com novos modos e etc. E por isso penso que todo jogo, por mais rentável que seja, tem que ter um fim.

Eu ainda vejo muito futuro pros AAA's. Não vejo a morte deles daqui a 5 anos. Tem tantas mentes criativas surgindo ai no mercado... Isso dai pareceu mais ele querendo impor o gosto dele como algo universal. Não tem gente que compra Fifa e PES todo ano? Tem gosto pra tudo, cara.

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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Sei lá , de tempos em tempos alguém fala algo do tipo e continuamos a cada ano mais e mais vezes serem lançados jogos AAA, continuações e tudo mais.

Se ele está certo ou errado sinceramente não sei, mas eu sei que não estou nem um pouco afadigado dos jogos AAA, muito pelo contrário.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Sobre jogos com sequencias eu até concordo...os caras lançam algo e querem sugar até a ultima gota.
Porém tem historias q são pensadas para serem contadas em atos e encerrar esses atos com dignidade é grande X da questão.
Temos otimos jogos que começam a sugar demais do universo, fincando meio no sense....
Porém, vemos agora com o RDR2 como uma "sequencia" pode ser bem vinda.
Vimos tbm o GOW q se reinventou e cabe ali mais 1 arco de historia...isso eu acho bacana.
Por isso eu insisto em certos jogos se reinventarem e eu sou super a favor disso.
 

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
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Curitiba
Se fosse alguém relevante no atual cenário dos games até dava pra considerar, mas só vejo alguém que saiu da Santa Monica pra fazer algo novo e se ferrou e vê sua criação crescer cada vez mais sem ele, e agora cospe no prato que comeu um dia... parece ser só mais um Cliff Blezinski da vida
 

Nerd Guapo

Guerreiro
Maio 3, 2018
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Brasil
Até então eu não estou insatisfeito como as sequência e os novos jogos estão sendo entregues, mas entendo o ponto de vista PESSOAL dele e concordo em partes.

Eu sou a favor de que, a cada nova continuação de uma franquia lançada, haja refinamento nas mecânicas. Se for um jogo muito raso nelas, ai sim cobro novas. Tipo como cobrei bastante em State of Decay do 1 pro 2.

Concordo com o cara que disse que ele deveria ter usado Assassin's Creed como exemplo e não Uncharted. Até o Origins, não tínhamos nada de evolução na série. Era a mesma coisa todo jogo, já estava insuportável, mas agora está havendo evolução. Isso eu gosto. O novo God of War também é um bom exemplo, apesar de ser um soft-reboot.

Uncharted é uma franquia que teve começo, meio e fim. Não acho que precisava ter se reinventado a cada jogo, só refinado. E fizeram isso bem. Ai é que entral algo que eu bato muito na tecla: uma boa camapanha. Esta, aliada à boas mecânicas... em nenhum momento me senti lesado ou entediado no jogo por ele ter apenas refinado as mecânicas dos demais pro 4. Muito pelo contrário. Tenho de reconhecer isso mesmo sem ser um fã.

Agora jogos que evidentemente vão demorar muito pra ter um fim, se é que vão ter, que não têm mais campanha tão bem elaborada como ja tiveram, em algum momento vão ter de se reinventar. Precisam na verdade. Jogos tipo: CoD, BF, Fifa, PES, Halo, Gears, Forza. Não cito Minecraft porque ele ta sempre lançando atualizações com novos modos e etc. E por isso penso que todo jogo, por mais rentável que seja, tem que ter um fim.

Eu ainda vejo muito futuro pros AAA's. Não vejo a morte deles daqui a 5 anos. Tem tantas mentes criativas surgindo ai no mercado... Isso dai pareceu mais ele querendo impor o gosto dele como algo universal. Não tem gente que compra Fifa e PES todo ano? Tem gosto pra tudo, cara.

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Entendo seu ponto de vista, mas em questão de mercado, a tendência está na valorização do multiplayer em detrimento das campanhas. Fifa e CoD que vc citou por exemplo, estão sempre entre os jogos mais vendidos e mais executados em todas as plataformas e em todos os anos.
Nesse sentido os AAA multiplayer serão cada vez mais rentáveis.
No caso do Fifa por exemplo, desde o 17, existe o modo jornada, que é uma espécie de campanha, mas poucos se interessam em joga-lo, por outro lado o modo Fut, entra ano e sai ano fica sempre mais forte. Tenho amigos que já estão com mais de 400 horas de gameplay no FIFA 19.


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Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
Entendo seu ponto de vista, mas em questão de mercado, a tendência está na valorização do multiplayer em detrimento das campanhas. Fifa e CoD que vc citou por exemplo, estão sempre entre os jogos mais vendidos e mais executados em todas as plataformas e em todos os anos.
Nesse sentido os AAA multiplayer serão cada vez mais rentáveis.
No caso do Fifa por exemplo, desde o 17, existe o modo jornada, que é uma espécie de campanha, mas poucos se interessam em joga-lo, por outro lado o modo Fut, entra ano e sai ano fica sempre mais forte. Tenho amigos que já estão com mais de 400 horas de gameplay no FIFA 19.


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Em suma: tem público pra tudo. Dizer que um gênero ou jogos com um determinado orçamento (A, AA ou AAA) vai morrer é muito precipitado.

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Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
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ate faz sentido, mas acho que isso nao vai acontecer pq no mercado gamer o que nao faz sentido é o proprio consumidor

lançam um jogo bom e o consumidor compra. Lançam um jogo ruim e o consumidor tbm compra. Lançam um jogo repetitivo e o consumidor compra. Lançam um jogo barato e o consumidor compra. Lançam o mesmo jogo agora pelo dobro do preço e compram mais ainda. Lançam uma midia fisica pelo dobro do preço dizendo que é "edicao especial" so pq vem numa caixinha de metal ao inves da caixinha de plastico padrao e o consumidor comprar (isso quando nao custa quase R$1000 só pq vem uma estatua, e tbm compram). Inclusive todo mundo sabe que hoje em dia midia fisica é muito mais barato que midia digital e aqui no forum mesmo é muito comum ver a grande maioria do povo dizendo que só compra midia digital, achando normal pagar o dobro do preço por causa de motivos totalmente vagos como "nao tem que levantar do sofa pra trocar de um jogo pro outro", "nao tem que ficar com a caixinha ocupando espaço na estante" e etc

é um mercado tao fora da realidade que chegaram ao ponto de lançar ate "cadeira gamer" com design de carro de corrida que nao combina com nenhuma mesa, movel, comodo, etc, e mesmo assim virou sonho de consumo todo mundo ter uma dessa em casa. E ainda pagam absurdos R$1000 na cadeira saindo todo feliz achando que fez um otimo negocio pq achou uma "promocao imperdivel" de R$1500 por R$1000

resumindo, é um mercado onde a logica nao vale nada. Tanto é que FIFA e PES todo ano tao na lista de top10 jogos mais vendidos e esses jogos nao muda absolutamente nada da versao 2017 pra 2018, da 2018 pra 2019 e por ai vai. Entao dificilmente vai acontecer essa historia que o povo vai deixar de compra jogo por causa da jogabilidade repetitiva. Os jogos tipo god of war, gears of war, uncharted, tomb raider e etc vao durar mais 10, 20, 30 anos tranquilo pq enquanto tiver baboseira pra inventar historia eles vao continuar lançando o mesmo jogo com o mesmo gameplay, mudando so a historia, e todo mundo vai continuar comprando
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Ainda vou ver o vídeo, mas analisando apenas as partes extraídas, acho que houve uma grande confusão. AAA refere-se a escopo e orçamento, não necessariamente jogo single player. Há vários jogos multiplayer only que são AAA. Mesmo assim, eu acho esse tipo de afirmação muito sensacionalista e voltada apenas para chamar atenção.

A geração passada seria a última dos consoles.
Jogos single player estão mortos.
A Nintendo vai falir.
Os filmes blockbuster estão em decadência.
A lista continua.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
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Ribeirão Preto
Só uma dúvida:
Será que eu deixo pra rir agora, ou rio em parcelas mais pra frente a cada jogo AAA que sair, e vender absurdamente?

Falando sério, esses caras que não conseguiram se reinventar na indústria e nenhum estúdio quer eles, tão sempre falando essas asneiras no YouTube pra ganhar adsense.
Eu deveria confiar nesse cara que não dirige nenhum AAA a 11 anos e não pisa em nenhum estúdio a 7 anos, ou deveria confiar nos que estão na ativa fazendo jogos absurdamente grandes e máquinas de fazer dinheiro?
Fazer jogos repetitivos é fazer com que eles não se tornem mais jogos AAA? É esse o raciocínio?
Dá não bicho...

O cara tá falando da indústria que mais arrecada grana no mundo (mais que filmes e músicas). Tá falando de uma indústria que vem batendo recordes atrás de recordes de vendas em jogos single player, como a Sony esse ano com God of War e Spider-Man, Rockstar com RDR2, Nintendo ano passado com Zelda e Mario (e provavelmente esse ano com Smash Bros e Pokemon), e a Microsoft que criou o game pass que tá ajudando a vender mais jogos... Tá de brincadeira né?


O certo não é que jogos AAA não vão existir mais.
O certo é que alguns jogos raros já estão na categoria AAAA elevando o patamar e deixando jogos AAA com cara de AA.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Isso lembra a velha discussão do single player vs online. Claro que sabemos que jogos online com suas transações conseguem ter receitas maiores, o que não significa que single player não dão lucro. Em algumas ocasiões alguns jogos single excelentes acabam vendendo nada , tipo Prey, mas também temos casos de jogos online que nasceram morto, Cliff sabe bem disso.

O ponto onde quero chegar e por sinal já falaram aqui sobre ter público para tudo. Da mesma forma que tenho aversão ao online, sou totalmente movido por jogos AAA com história, tem pessoas que buscam apenas experiências online e competitividade. Enfim, temos espaço para tudo e atender todos os gostos.

O e-mail que recebi da Sony hoje mostra bem minhas horas online em outubro. Se olhar demais meses também será 0 .
20181126-152757.jpg
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
19,033
Manaus
A crítica dele é pertinente, mas eu acho que os jogos são aquilo que eles tem que ser, conforme a mente dos criadores e o público que ele deseja atingir. Franquias de sucesso costumam ficar presas a uma concepção base de jogo, onde o público já sabe ali o que encontrar.

Eu posso adorar jogos de corrida arcade, mas quando eu estiver afim de jogar open world de ação, ou rpg, a opção está lá.
Até o PUBG vez ou outra eu jogo, embora não seja o tipo de jogo que me agrade tanto, longe de ser prioridade de jogatina.
A minha biblioteca é predominantemente single player.

Eu, como jogador vou moldando meu próprio catálogo. Por exemplo, comecei a jogar esses dias o Agents of Mayhem, logo depois de finalmente ter terminado a sensacional expansão Blood and Wine do TW3. Esse eu vou lembrar lá quando eu ficar velhinho.

Depois de um game denso como TW3, eu estava precisando de algo descontraído como o Agents, o tal 'tiro porrada e bomba' mesmo. Mas eu não preciso medir o Agents pela régua do TW3, cada jogo tem seu propósito e razão de ser.
 
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Dundum Jr

Novato
Maio 6, 2014
992
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Brusque - SC
Isso lembra a velha discussão do single player vs online. Claro que sabemos que jogos online com suas transações conseguem ter receitas maiores, o que não significa que single player não dão lucro. Em algumas ocasiões alguns jogos single excelentes acabam vendendo nada , tipo Prey, mas também temos casos de jogos online que nasceram morto, Cliff sabe bem disso.

O ponto onde quero chegar e por sinal já falaram aqui sobre ter público para tudo. Da mesma forma que tenho aversão ao online, sou totalmente movido por jogos AAA com história, tem pessoas que buscam apenas experiências online e competitividade. Enfim, temos espaço para tudo e atender todos os gostos.

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Somos dois, eu jogar online é uma raridade, só com amigos e de preferência coop, pvp passo longe!
E por falar em AAA singleplayer, estou adorando o AC Origins!
 

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