A Microsoft adquiriu sete estúdios em um ano e em alguns meses. As aquisições incluíram Playground Games, Undead Labs, Compuls Games, Ninja Theory, Obsidian, inXile e, mais recentemente, Double Fine.
Todos esses estúdios estavam trabalhando em alguns projetos não anunciados quando foram comprados, como seria de esperar. Em entrevista ao
Xbox: The Official Magazine (novembro de 2019, edição 182), Aaron Greenberg (gerente geral de marketing de jogos da
Xbox) da Microsoft destacou a forte energia criativa que vem desses estúdios de desenvolvimento, afirmando que ele ficou agradavelmente surpreso com a quantidade de inovação e puro conteúdo que está sendo trabalhado.
Para mim, foi incrivelmente empolgante ir a cada um desses estúdios e abrir a porta da Ninja Theory, ou entrar no Obsidian, andar por aí, conhecer as equipes e ver o que está em andamento. Em todas as equipes diferentes, o que posso dizer é que existem todos os tipos de projetos que as pessoas conhecem amplamente e, geralmente, existem várias outras coisas nas quais eles estão trabalhando e que ninguém conhece ainda. Em todos os casos, são projetos realmente diversos e emocionantes. Fiquei agradavelmente surpreendido com quanta inovação e quantas coisas estão sendo feitas. Acho que as pessoas vão ver, em pouco tempo, quanto conteúdo está chegando. Esses são apenas dos novos estúdios que adquirimos. Acho que temos muito o que surpreender os fãs e muito o que compartilhar durante o próximo ano.
Você pode esperar mais jogos novos. Você pode esperar sequências. Você pode esperar um novo IP. Você pode esperar coisas em que nunca pensou. Essa é a parte divertida disso.
A The Ninja Theory, quando nos encontramos com eles, era como 'Ei, nós tínhamos esse projeto em desenvolvimento antes de vocês nos adquirirem, esse brawler de atirador de personagens multijogador [Bleeding Edge]'. Uau, não esperávamos isso. Tameem Antoniades, que trabalhou no Hellblade, sua equipe está trabalhando em outra coisa e ainda não conversamos sobre isso. Na Obsidian, há uma equipe trabalhando em The Outer Worlds, uma equipe trabalhando em Pillars e uma equipe trabalhando em outra coisa secreta.
E inXile: existe a equipe Wasteland 3 e há uma equipe trabalhando em outra coisa. Não temos apenas um novo PI - o que fizemos foi coletar algumas das maiores mentes criativas do setor e dar a elas liberdade e recursos para fazer o que eles querem criar. E então nós realmente os deixamos fazer isso independentemente. Nós os apoiamos de todas as formas possíveis e, em seguida, solicitamos que eles voltem com essas criações quando estiverem prontos e trabalhem na hora certa para mostrá-las.
Pode não demorar muito para a Microsoft fechar a cortina em alguns desses projetos. O evento X019 (Londres, 14 a 16 de novembro) é considerado o maior do ano após a E3 e deve haver alguns jogos revelados