O problema todo é a codificação...Sim , equilíbrio.
Só que é fato que ainda muitas desenvolvedoras ainda precisam amadurecer o equilíbrio. Aguardar para ver.
Só vale lembrar que tudo custa dinheiro, até mesmo as baboseiras . O que acaba deixando todo o custo do jogo ainda mais caro.
No FF15, como exemplo... o código da caçada já esta pronto... ai vc adiciona apenas as variáveis, que são localização, criaturas e premio e pronto, em menos de 2 min vc tem uma nova missão pronta, gasta mais uns 2 minutos localizando o npc q terá a missão e adicionando a caçada nova a lista dele e pronto... menos de 5 minutos tá feita a missão...
Agora, vc ir lá e criar uma quest mesmo, diferenciada.... é muito mais complicados, vão dias de codificação...
Agora missões de coletáveis, acontece o mesmo, faz um código ara missão de coletáveis.... replica esse codigo umas 5, 6, 10 vezes mudando apenas a variável que é o objeto coletável e suas coordenadas e pronto... em menos de 2 minutos vc replica essa missão.... a exemplo os games da ubisoft...
A questão é o tempo e o trabalho... para desenvolvedora isso reduz o tempo de desenvolvimento drasticamente e por consequência o custo...
Sou programador, mas n]ao tiro a culpa da desenvolvedora... a verdade é essa, mais tempo e gastos, menos lucro...
Ai vai da filosofia da empresa, em lucrar muito em pouco tempo, ou fazer um game grandioso que levará muitos recursos da empresa e anos para ser desenvolvido, mas vai se vender por muito mais tempo, como o the witcher 3, GTA, Red Dead...
A Ubi em contra partida, lançava assassins creed todo ano e logo o valor dos games dela ganham descontos de 60, 70%, as vezes antes de um ano de vendas...
FF15 ganharia mais 3 DLCs, mas foram canceladas... todas as 8 DLCs deveriam e iam estar no game base, mas como o game teve vários problemas de desenvolvimento, gerando anos e anos, de gastos... a Square queria acelerar e colocar no mercado logo, queria reduzir o prejuizo... ai metade do game virou dlc... o desenvolvimento era lento e custoso, no meio do caminho a empresa decidiu que era mais vantajoso cancelar as DLCs e colocar as equipes em um projeto novo onde ganhariam full price, do que dar suporte via DLCs...
Para nós consumidores é pessima essa filosofia, para para acionistas e desenvolvedoras, eles sempre vão pelo mais lucrativo em especial de maneira que gere lucro mais rápido...
PS: Desculpe o textão. não defendo essas empresas, mas entendo o porque delas usarem estas estratégias, em especial das quests secundárias repetitivas...