Gears of War 3: Dicas para jogadores intermediários – parte 2
Então você já tem uma noção das armas e até já consegue fazer algum estrago no time adversário? Excelente! Aqui vão mais algumas dicas para ajudá-lo a ficar ainda melhor no Modo Versus do Gears 3.
Não morra
Pode parecer estranho, mas é realmente importante que você minimize a sua quantidade de mortes. Se você mata muito, porém morre mais ainda, você pode estar atrapalhando o seu time, especialmente se for uma partida de Mata-Mata. Vocês tem apenas um número finito de regenerações. Assim que elas acabarem, e não sobrar ninguém vivo, seu time perde.
Mas, então, como faz pra não morrer? Se você começa a morrer muito, observe o que você está fazendo de errado. É possível que você esteja indo pra cima em situações desvantajosas. Pode ser que você esteja indo sozinho (sem aliados) para uma região do mapa e lá encontra sempre dois ou mais inimigos. Pode ser que você esteja se expondo demais para um sniper. Pode ser que o time adversário seja superior em habilidade ou em organização ao seu. São várias as explicações.
Qual a solução? Bom, cada caso é um caso, e a solução vai depender da sua habilidade em definir a razão de todas essas mortes. Mas existem dicas mais gerais que servem bem em várias ocasiões. A primeira é: evite estar sozinho numa área do mapa. Não precisa estar o time todo junto (até desaconselho fortemente, ainda mais se for um mapa com Boomshot, Digger ou granadas de fragmentação), mas se você estiver junto de mais um aliado já é o bastante.
Aprenda com seus erros – não fique caindo no mesmo tipo de armadilha várias vezes. Use a cabeça e pense em alternativas.
Cuidado com desvantagens numéricas – elas não perdoam. Não queira bancar o Rambo – use covers, recue ou, se possível, mantenha a posição até seus aliados chegarem. Granadas podem ajudar numa fuga ou a ganhar tempo.
Em mapas com Longshot, fique atento a qual time está em posse da arma. Se for o inimigo, não vacile! Primeiro de tudo, localize o sniper – vai aparecer uma luzinha quando ele usar o zoom. Metranque (não o sniper! restante do time dele) apenas se você estiver protegido. Evite estar em local mais baixo que o sniper. Se precisar se mover, movimente-se rapidamente, usando o máximo de covers altos, mude de direção aleatoriamente, salte, dance a macarena, faça o que for possível, mas não facilite andando em linha reta.
Fique atento aos sons. Barulhos de passos, da Digger percorrendo o solo, do Arco de Torque carregando ou de uma granada sendo plantada são os mais importantes.
Atirando sem mirar (blindfire/hipfire)
Apesar da mira ser muito útil enquanto você está atirando em alguém (afinal de contas, você está vendo claramente para onde os tiros estão indo), há ocasiões em que fazer isso só atrapalha. Sério. Se você ainda não reparou, nesse momento em que a mira é acionada, seu personagem anda mais devagar e seu campo de visão fica mais restrito. Mesmo sem atirar isso acontece. Quando isso é ruim? Geralmente quando se tem um inimigo bem perto de você. Nessa hora, se você ficar mirando sem parar, as chances dele conseguir te matar são maiores. Veja bem: maiores. Se ele vai conseguir, depende da sua habilidade e da dele, do quanto cada um foi atingido e se algum de vocês tem um aliado atirando também. Mas deixa eu te contar como atirar sem mirar.
Primeiro, faça um teste e veja a trajetória das balas quando você atira sem mirar. Faça isso numa partida privada ou num momento em que você não tem nenhum inimigo próximo. Perceba que elas seguem uma linha reta, acima do cotovelo e do ombro do seu personagem (foto; ignorem a mensagem de “use other weapons”). Isso vale pra qualquer arma. Assim, você deve manter seu inimigo nesta zona, enquanto tenta se esquivar dele. Você vai estar bem mais ágil do que quando estava mirando, podendo até pular ou se deslocar para uma parede próxima, tudo isso tendo o máximo possível do seu campo de visão.
Essa, aliás, é uma tática fundamental pra quem pretende manejar bem uma Gnasher. Então, pratique sempre.
Controle do mapa
Esse é um objetivo bastante importante a ser alcançado para garantir a vitória do time. Basicamente, você e seus aliados devem procurar dominar o mapa, usando os recursos disponíveis ao seu favor e impedindo os adversários de ter acessos a esses mesmos recursos. Como? Uma forma é dominando as melhores áreas do mapa (exemplo: escadarias no mapa Viaduto). Saber quais são essas áreas requer certo conhecimento do mapa. Talvez praticar um pouco em partidas privadas seja uma boa, assim você se familiariza e identifica possíveis locais bons para se proteger ou para atacar o time inimigo. Qualquer área importante do mapa é visível ou acessível por outros pontos. No Morteiro/Tiro Fatal em Mercy, por exemplo, esse é um ponto chave que dá uma excelente visão de quase todo o mapa, além de fornecer essas duas armas. Se o time inimigo dominar esse local, você tem acesso a ele pelas escadas, mas também é possível atacar (dar cobertura, basicamente, mas é possível fazer um belo estrago com uma Boltok ou Arco de Torque) a partir das sacadas laterais onde nascem as pistolas.
A segunda forma é controlando o local de regeneração das armas mais fortes – Boomshot, Longshot, Arco de Torque e granadas. Pegar essas armas e usá-las bem é até mais importante que controlar uma região X. Nesse mesmo mapa Viaduto que usei de exemplo, já vi vários times que conseguiram ganhar o jogo, mesmo sem ter o controle das escadarias. Foram usos bem eficientes de granadas, Boomshots e Arco de Torque que definiram a partida.
Mas, em todo caso, se vocês conseguirem impedir o time inimigo de avançar muito além do próprio ponto de regeneração, a partida está praticamente ganha. Poucas são as chances de ocorrer uma virada nessa situação. Só se o ponto de regeneração trocar (porque o seu time avançou demais), se o time inimigo conseguir furar o bloqueio ou se o seu time se deixar matar (sim, acontece).
Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.
Então você já tem uma noção das armas e até já consegue fazer algum estrago no time adversário? Excelente! Aqui vão mais algumas dicas para ajudá-lo a ficar ainda melhor no Modo Versus do Gears 3.
Não morra
Pode parecer estranho, mas é realmente importante que você minimize a sua quantidade de mortes. Se você mata muito, porém morre mais ainda, você pode estar atrapalhando o seu time, especialmente se for uma partida de Mata-Mata. Vocês tem apenas um número finito de regenerações. Assim que elas acabarem, e não sobrar ninguém vivo, seu time perde.
Mas, então, como faz pra não morrer? Se você começa a morrer muito, observe o que você está fazendo de errado. É possível que você esteja indo pra cima em situações desvantajosas. Pode ser que você esteja indo sozinho (sem aliados) para uma região do mapa e lá encontra sempre dois ou mais inimigos. Pode ser que você esteja se expondo demais para um sniper. Pode ser que o time adversário seja superior em habilidade ou em organização ao seu. São várias as explicações.
Qual a solução? Bom, cada caso é um caso, e a solução vai depender da sua habilidade em definir a razão de todas essas mortes. Mas existem dicas mais gerais que servem bem em várias ocasiões. A primeira é: evite estar sozinho numa área do mapa. Não precisa estar o time todo junto (até desaconselho fortemente, ainda mais se for um mapa com Boomshot, Digger ou granadas de fragmentação), mas se você estiver junto de mais um aliado já é o bastante.
Aprenda com seus erros – não fique caindo no mesmo tipo de armadilha várias vezes. Use a cabeça e pense em alternativas.
Cuidado com desvantagens numéricas – elas não perdoam. Não queira bancar o Rambo – use covers, recue ou, se possível, mantenha a posição até seus aliados chegarem. Granadas podem ajudar numa fuga ou a ganhar tempo.
Em mapas com Longshot, fique atento a qual time está em posse da arma. Se for o inimigo, não vacile! Primeiro de tudo, localize o sniper – vai aparecer uma luzinha quando ele usar o zoom. Metranque (não o sniper! restante do time dele) apenas se você estiver protegido. Evite estar em local mais baixo que o sniper. Se precisar se mover, movimente-se rapidamente, usando o máximo de covers altos, mude de direção aleatoriamente, salte, dance a macarena, faça o que for possível, mas não facilite andando em linha reta.
Fique atento aos sons. Barulhos de passos, da Digger percorrendo o solo, do Arco de Torque carregando ou de uma granada sendo plantada são os mais importantes.
Atirando sem mirar (blindfire/hipfire)
Apesar da mira ser muito útil enquanto você está atirando em alguém (afinal de contas, você está vendo claramente para onde os tiros estão indo), há ocasiões em que fazer isso só atrapalha. Sério. Se você ainda não reparou, nesse momento em que a mira é acionada, seu personagem anda mais devagar e seu campo de visão fica mais restrito. Mesmo sem atirar isso acontece. Quando isso é ruim? Geralmente quando se tem um inimigo bem perto de você. Nessa hora, se você ficar mirando sem parar, as chances dele conseguir te matar são maiores. Veja bem: maiores. Se ele vai conseguir, depende da sua habilidade e da dele, do quanto cada um foi atingido e se algum de vocês tem um aliado atirando também. Mas deixa eu te contar como atirar sem mirar.
Primeiro, faça um teste e veja a trajetória das balas quando você atira sem mirar. Faça isso numa partida privada ou num momento em que você não tem nenhum inimigo próximo. Perceba que elas seguem uma linha reta, acima do cotovelo e do ombro do seu personagem (foto; ignorem a mensagem de “use other weapons”). Isso vale pra qualquer arma. Assim, você deve manter seu inimigo nesta zona, enquanto tenta se esquivar dele. Você vai estar bem mais ágil do que quando estava mirando, podendo até pular ou se deslocar para uma parede próxima, tudo isso tendo o máximo possível do seu campo de visão.
Essa, aliás, é uma tática fundamental pra quem pretende manejar bem uma Gnasher. Então, pratique sempre.
Controle do mapa
Esse é um objetivo bastante importante a ser alcançado para garantir a vitória do time. Basicamente, você e seus aliados devem procurar dominar o mapa, usando os recursos disponíveis ao seu favor e impedindo os adversários de ter acessos a esses mesmos recursos. Como? Uma forma é dominando as melhores áreas do mapa (exemplo: escadarias no mapa Viaduto). Saber quais são essas áreas requer certo conhecimento do mapa. Talvez praticar um pouco em partidas privadas seja uma boa, assim você se familiariza e identifica possíveis locais bons para se proteger ou para atacar o time inimigo. Qualquer área importante do mapa é visível ou acessível por outros pontos. No Morteiro/Tiro Fatal em Mercy, por exemplo, esse é um ponto chave que dá uma excelente visão de quase todo o mapa, além de fornecer essas duas armas. Se o time inimigo dominar esse local, você tem acesso a ele pelas escadas, mas também é possível atacar (dar cobertura, basicamente, mas é possível fazer um belo estrago com uma Boltok ou Arco de Torque) a partir das sacadas laterais onde nascem as pistolas.
A segunda forma é controlando o local de regeneração das armas mais fortes – Boomshot, Longshot, Arco de Torque e granadas. Pegar essas armas e usá-las bem é até mais importante que controlar uma região X. Nesse mesmo mapa Viaduto que usei de exemplo, já vi vários times que conseguiram ganhar o jogo, mesmo sem ter o controle das escadarias. Foram usos bem eficientes de granadas, Boomshots e Arco de Torque que definiram a partida.
Mas, em todo caso, se vocês conseguirem impedir o time inimigo de avançar muito além do próprio ponto de regeneração, a partida está praticamente ganha. Poucas são as chances de ocorrer uma virada nessa situação. Só se o ponto de regeneração trocar (porque o seu time avançou demais), se o time inimigo conseguir furar o bloqueio ou se o seu time se deixar matar (sim, acontece).
Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.