[Gears 3] Modo Versus - dicas para jogadores (novo texto com táticas de jogo)

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
Gears of War 3: Dicas para jogadores intermediários – parte 2

gears3dicas03.jpg


Então você já tem uma noção das armas e até já consegue fazer algum estrago no time adversário? Excelente! Aqui vão mais algumas dicas para ajudá-lo a ficar ainda melhor no Modo Versus do Gears 3.

Não morra

Pode parecer estranho, mas é realmente importante que você minimize a sua quantidade de mortes. Se você mata muito, porém morre mais ainda, você pode estar atrapalhando o seu time, especialmente se for uma partida de Mata-Mata. Vocês tem apenas um número finito de regenerações. Assim que elas acabarem, e não sobrar ninguém vivo, seu time perde.

Mas, então, como faz pra não morrer? Se você começa a morrer muito, observe o que você está fazendo de errado. É possível que você esteja indo pra cima em situações desvantajosas. Pode ser que você esteja indo sozinho (sem aliados) para uma região do mapa e lá encontra sempre dois ou mais inimigos. Pode ser que você esteja se expondo demais para um sniper. Pode ser que o time adversário seja superior em habilidade ou em organização ao seu. São várias as explicações.

Qual a solução? Bom, cada caso é um caso, e a solução vai depender da sua habilidade em definir a razão de todas essas mortes. Mas existem dicas mais gerais que servem bem em várias ocasiões. A primeira é: evite estar sozinho numa área do mapa. Não precisa estar o time todo junto (até desaconselho fortemente, ainda mais se for um mapa com Boomshot, Digger ou granadas de fragmentação), mas se você estiver junto de mais um aliado já é o bastante.

Aprenda com seus erros – não fique caindo no mesmo tipo de armadilha várias vezes. Use a cabeça e pense em alternativas.

Cuidado com desvantagens numéricas – elas não perdoam. Não queira bancar o Rambo – use covers, recue ou, se possível, mantenha a posição até seus aliados chegarem. Granadas podem ajudar numa fuga ou a ganhar tempo.

Em mapas com Longshot, fique atento a qual time está em posse da arma. Se for o inimigo, não vacile! Primeiro de tudo, localize o sniper – vai aparecer uma luzinha quando ele usar o zoom. Metranque (não o sniper! restante do time dele) apenas se você estiver protegido. Evite estar em local mais baixo que o sniper. Se precisar se mover, movimente-se rapidamente, usando o máximo de covers altos, mude de direção aleatoriamente, salte, dance a macarena, faça o que for possível, mas não facilite andando em linha reta.

Fique atento aos sons. Barulhos de passos, da Digger percorrendo o solo, do Arco de Torque carregando ou de uma granada sendo plantada são os mais importantes.

Atirando sem mirar (blindfire/hipfire)

Apesar da mira ser muito útil enquanto você está atirando em alguém (afinal de contas, você está vendo claramente para onde os tiros estão indo), há ocasiões em que fazer isso só atrapalha. Sério. Se você ainda não reparou, nesse momento em que a mira é acionada, seu personagem anda mais devagar e seu campo de visão fica mais restrito. Mesmo sem atirar isso acontece. Quando isso é ruim? Geralmente quando se tem um inimigo bem perto de você. Nessa hora, se você ficar mirando sem parar, as chances dele conseguir te matar são maiores. Veja bem: maiores. Se ele vai conseguir, depende da sua habilidade e da dele, do quanto cada um foi atingido e se algum de vocês tem um aliado atirando também. Mas deixa eu te contar como atirar sem mirar.

Primeiro, faça um teste e veja a trajetória das balas quando você atira sem mirar. Faça isso numa partida privada ou num momento em que você não tem nenhum inimigo próximo. Perceba que elas seguem uma linha reta, acima do cotovelo e do ombro do seu personagem (foto; ignorem a mensagem de “use other weapons”). Isso vale pra qualquer arma. Assim, você deve manter seu inimigo nesta zona, enquanto tenta se esquivar dele. Você vai estar bem mais ágil do que quando estava mirando, podendo até pular ou se deslocar para uma parede próxima, tudo isso tendo o máximo possível do seu campo de visão.

gears3dicas02.jpg


Essa, aliás, é uma tática fundamental pra quem pretende manejar bem uma Gnasher. Então, pratique sempre.

Controle do mapa

Esse é um objetivo bastante importante a ser alcançado para garantir a vitória do time. Basicamente, você e seus aliados devem procurar dominar o mapa, usando os recursos disponíveis ao seu favor e impedindo os adversários de ter acessos a esses mesmos recursos. Como? Uma forma é dominando as melhores áreas do mapa (exemplo: escadarias no mapa Viaduto). Saber quais são essas áreas requer certo conhecimento do mapa. Talvez praticar um pouco em partidas privadas seja uma boa, assim você se familiariza e identifica possíveis locais bons para se proteger ou para atacar o time inimigo. Qualquer área importante do mapa é visível ou acessível por outros pontos. No Morteiro/Tiro Fatal em Mercy, por exemplo, esse é um ponto chave que dá uma excelente visão de quase todo o mapa, além de fornecer essas duas armas. Se o time inimigo dominar esse local, você tem acesso a ele pelas escadas, mas também é possível atacar (dar cobertura, basicamente, mas é possível fazer um belo estrago com uma Boltok ou Arco de Torque) a partir das sacadas laterais onde nascem as pistolas.

A segunda forma é controlando o local de regeneração das armas mais fortes – Boomshot, Longshot, Arco de Torque e granadas. Pegar essas armas e usá-las bem é até mais importante que controlar uma região X. Nesse mesmo mapa Viaduto que usei de exemplo, já vi vários times que conseguiram ganhar o jogo, mesmo sem ter o controle das escadarias. Foram usos bem eficientes de granadas, Boomshots e Arco de Torque que definiram a partida.

Mas, em todo caso, se vocês conseguirem impedir o time inimigo de avançar muito além do próprio ponto de regeneração, a partida está praticamente ganha. Poucas são as chances de ocorrer uma virada nessa situação. Só se o ponto de regeneração trocar (porque o seu time avançou demais), se o time inimigo conseguir furar o bloqueio ou se o seu time se deixar matar (sim, acontece).

Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.
 
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Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
[quote1338742785=Hwarang BR]
Muito bom!!!. Achei muito importante você ter mencionado os ladrões de KILLS, parabéns.
[/quote1338742785]
Pois é, cara. O pior é que essa raça existe em todo lugar.

Valeu !thumbsup
 

matheusMM

Novato
Janeiro 29, 2009
28
1
Parabéns pelos textos. Sou oldschool do gears, joguei desde o 1, mas é sempre bom ler dicas como estas que você colocou.
Fazia algum tempo que eu não jogava o multi, e este final de semana eu voltei a jogar, simplesmente sensacional. Diversão garantida, agora só temos que marcar a jogatina após todas estas dicas.
 

Rushioudi

Jogador
Agosto 4, 2008
780
169
Parabéns pelo texto, está com ótimas dicas.

Só estou cansado de ser chamado de rapid fire sem motivo, quando o correto seria rapid finger. Sério, ainda preciso gravar um vídeo pra mostrar como faz. A maioria ainda não sabe de duas coisas:

1 - A hammerbust é o segundo (talvez até o primeiro melhor rifle do jogo);
2 - A sensibilidade do gatilho é gigante, não precisando apertá-lo até o final para que o tiro saia. Fazendo isso da pra atirar umas 3x mais rápido que o normal. Mas como e difícil pensar, o mais fácil é dar o nome de rapid fire.

Edit:
Dei uma corrigida aqui porque tava pneu rápido kkkkkkkk
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
Valeu pessoal !thumbsup
[quote1338830762=Rushioudi]
Parabéns pelo texto, está com ótimas dicas.

Só estou cansado de ser chamado de rapid tire sem motivo, quando o correto seria rapid finger. Sério, ainda preciso gravar um vídeo pra mostrar como faz. A maioria ainda não sabe de duas coisas:

1 - A hammerbust é o segundo (talvez até o primeiro melhor rifle do jogo);
2 - A sensibilidade do gatilho é gigante, não precisando apertá-lo até o final para que o tiro saia. Fazendo isso da pra atirar umas 3x mais rápido que o normal. Mas como e difícil pensar, o mais fácil é dar o nome de rapid fire.
[/quote1338830762]
Sofro da mesma sina. Teve até gente com quem jogava bastante que insistiu muito que eu usava controle turbo.

Há algumas semanas tenho usado a Retro, então esse tipo de comentário parou. O que tem acontecido é nego me chamando de metranqueiro. Haja paciência...
 

Rushioudi

Jogador
Agosto 4, 2008
780
169
[quote1338836518=Rgk]
Sofro da mesma sina. Teve até gente com quem jogava bastante que insistiu muito que eu usava controle turbo.

Há algumas semanas tenho usado a Retro, então esse tipo de comentário parou. O que tem acontecido é nego me chamando de metranqueiro. Haja paciência...
[/quote1338836518]

Eu também, e é verdade, sempre terá um nome pra ser chamado.
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
Gears 3: Rifles! Metrancando Like a Boss

gears3dicas06.jpg


Certo, então você usou bastante a Lancer e pegou a ideia geral da recarga ativa? Ótimo, vamos a mais alguns detalhes. O Gears 3 não é um jogo de uma arma só – você tem três excelentes rifles para escolher como arma inicial. Cada um deles favorece um estilo de jogo e, portanto, você precisa encontrar aquele que é mais a sua cara, com que você se sinta mais à vontade.

Antes de detalhar cada uma, um conceito importante que você precisa saber: stopping power. Sabe quando você corre pra cima de um inimigo, ele te metranca e você fica quase sem sair do lugar? Isso se chama stopping power. Todos os rifles tem isso. É muito útil para evitar que um adversário saia correndo pra cima de você e consiga te matar. Por outro lado, é um grande empecilho quando você pretender partir pra cima de alguém.

Por último, um aviso: todos os valores abaixo são do Title Update 4, a mais recente grande atualização até a publicação deste guia.

Lancer: bastante eficaz a curtas e médias distâncias, sendo o único rifle com modificador pra headshot: 50% a mais de dano. Então, mire na cabeça sempre que possível. Possui uma serra que causa uma morte instantânea e pega qualquer um que esteja em alcance melee. Por outro lado, saiba que tiros podem te fazer desligar a serra (mas ainda preciso entender em que situações isso ocorre; tem horas que você atira no cidadão e nada acontece), sua movimentação não é das mais rápidas (você não pode correr, apenas andar) e você fica bastante vulnerável enquanto está serrando alguém. Portanto, não dê uma de engraçadinho, andando para lá e para cá com a serra ligada. Use-a quando não der tempo de trocar para uma escopeta, ou quando for surpreender alguém.

O coice da arma é bastante aceitável, facilitando a pontaria e para atirar não tem muito segredo: basta segurar o gatilho direito. É o rifle com a maior quantidade de munição e o maior cartucho – é capaz de derrubar até cinco pessoas sem recarregar. Isso ajuda bastante a manter a munição em recarga ativa constante – dê uns tirinhos e faça recarga ativa sempre que a munição parar de piscar. Por conta da cadência de tiro, talvez seja o rifle com o stopping power mais forte.

Um vídeo com dicas para a Lancer:

[youtube]TVqSlzmk-uc[/youtube]

Lancer Retro: bastante eficaz a curtas e médias distâncias, mas por conta do coice da arma (que é o maior dentre os rifles) e da dispersão aleatória das balas, é mais fácil usá-la em distâncias curtas. Possui uma baioneta que, após alguma carga, é capaz de empalar inimigos. Observe que, quando você inicia a carga, surge uma barrinha vermelha no lugar da munição. Se você atingir seu inimigo antes disso, você vai apenas causar dano no inimigo. Se a barrinha se esvaziar, seu personagem para de correr. Quando você der carga, qualquer obstáculo à sua frente em que você bata, seja uma mureta, seja um companheiro de equipe, vai pará-lo.

Em todo caso, eu não recomendo tentar empalar seus inimigos a toda hora. Pode não parecer, mas enquanto você está correndo (e berrando!), você está vulnerável (e dizendo a todo mundo sua localização). Além disso, ao empalar seu inimigo, se ele tiver um aliado próximo, as chances do segundo cara te matar são enormes – você está tão vulnerável quanto se estivesse fazendo qualquer outra execução. Se o seu inimigo, que você empalou, tiver uma granada na mão, saiba que ele pode explodi-la – o que significa que você tem três opções: virar churrasco, presunto ao molho inglês ou estrogonofe.

Mas a baioneta é bastante útil para pegar inimigos numa quina por trás de alguma pilastra e, mesmo que não tenha força suficiente para empalar, seu adversário vai sofrer um ferimento considerável, bastando você atirar com sua Lancer Retro. Também recomendaria usá-la quando o adversário estiver distraído. Se você aprender quando usar a baioneta, garanto como vai conseguir matar sem morrer no processo.

A Retro é o rifle que possui menos munição, mas é capaz de derrubar até quatro pessoas sem recarregar. Quando atirar, para distâncias muito curtas, o gatilho pode ser segurado (com moderação); para distâncias curtas e médias, o melhor é ficar dando toquinhos; para longas distâncias, até dá pra atingir com a Retro, mas é preciso um grande controle da mira e da cadência de tiro. O tempo de recarga é o maior dentre os rifles, então eu sugiro que você recarregue com antecedência.

Não consegui achar um vídeo só que demonstrasse tudo isso, então seguem três para você visualizar do que estou falando:

[youtube]dcpEarcbmnU[/youtube]
[youtube]liiX4X06TJ4 [/youtube]
[youtube]pH6l7BQvD7E[/youtube]

Hammerburst: igualmente eficaz a curtas, médias e longas distâncias, mas não a muito curtas (distância melee; 25% menos eficiente). Possui o menor coice dentre os rifles, deixando a arma bastante estável. É o único rifle com um zoom, permitindo mirar melhor a distâncias maiores. Porém, atenção: quando você usa o zoom, você perde bastante da sua visão periférica e isso facilita que um inimigo o pegue desprevenido. Por conta de todos esses atributos, é o melhor rifle para atirar de longe, sendo mais adequado para dar suporte. Lembre-se de que a Hammerbusrt não tem uma serra ou uma baioneta, então tome cuidado redobrado para que o inimigo não se aproxime demais.

Ela possui uma quantidade mediana de munição, mas um cartucho pequeno – é capaz de derrubar até duas pessoas sem recarregar. Por conta disso, recomendo que SEMPRE recarregue o cartucho, não importa se for recarga ativa ou não. Várias e várias vezes eu só consegui derrubar alguém depois de quase esvaziar o cartucho; às vezes, até foi necessário recarregar para poder finalizar o inimigo. Nesse momento, as chances de aparecer alguém e levantar o cara, ou dele se esconder, são bem grandes. Se você conseguir derrubar o cara e precisar recarregar, troque por uma pistola ou ignore a recarga ativa. A Hammerburst é o único rifle em que o ponto de recarga ativa fica ao final da barra branca. Isso significa que, durante a partida, você terá que optar entre uma recarga mais rápida ou uma recarga ativa.

Quando atirar, dê toques rápidos e curtos (não precisa apertar o gatilho até o final) para atingir o máximo da cadência de tiro. Esta última dica também vale para a pistola Snub. Quem consegue aprender bem essa habilidade, acaba muitas vezes confundido como usuário de Rapid Fire/Controle Turbo. Pois é, meu jovem, realmente é possível disparar um monte de balas sem usar nenhum auxílio ou cheat.

[youtube]Vs_IZzCz8yw[/youtube]

Resumindo, a Lancer funciona bem a curtas e médias distâncias, tem munição suficiente para manter uma recarga ativa constante e é também bastante fácil de usar. A Lancer Retro é mais fácil de usar em distâncias curtas (especialmente) e médias, mas você vai precisar reduzir a cadência de tiro para conseguir controlar a mira da arma. A Hammerburst é a melhor para distâncias maiores, mas você vai precisar apertar o gatilho freneticamente para aumentar a cadência de tiro e conseguir derrubar mais rapidamente um inimigo.

Qual das três é a melhor? As três são muito boas, na verdade. Talvez a Lancer Retro tenha uma pequena vantagem por conseguir derrubar com poucos tiros. Mas se for levar em conta todos os prós e os contras de cada uma, elas são praticamente equivalentes.

Por fim, eu recomendo que você aprenda a usar todas as metrancas. Mesmo que você tenha uma preferida, caso você fique sem balas, não haverá problemas em pegar qualquer outro rifle que esteja por perto e continuar jogando como se nada tivesse acontecido. E não se esqueça das recargas ativas!

A seguir, um vídeo demonstrando o poder de ação de cada uma das cinco armas iniciais. É bom avisar que alguns valores foram alterados, especialmente da Serrada, cujo raio de ação foi bastante reduzido.

[youtube]zzBPcavSSsI[/youtube]

Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.
 

kilbr

Novato
Novembro 24, 2011
20
1
Muito úteis todas as suas dicas, Rgk. Estou começando agora no multiplayer, pegando as manhas, mas tem sido muito bom. Vai me ajudar bastante.
 
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kilbr

Novato
Novembro 24, 2011
20
1
Muito úteis todas as suas dicas, Rgk. Estou começando no multiplayer agora, pegando as manhas, e tem sido muito divertido. Os macetes vão ajudar bastante

EDIT: Double post aqui, acho que foi meu navegador. Não dá para apagar, não?
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
[quote1339939773=kilbr]
Muito úteis todas as suas dicas, Rgk. Estou começando no multiplayer agora, pegando as manhas, e tem sido muito divertido. Os macetes vão ajudar bastante

[/quote1339939773]
Valeu!

Não sei se você tem as DLCs, mas aproveite pra jogar SEM elas. O que eu percebi é que o nível do pessoal COM as DLCs é, na média, superior ao do pessoal SEM. Isso quer dizer que você tem mais chances de ganhar (ou menos chances de ser massacrado, porque ainda tem gente que joga muito bem). Também é mais rápido para se familiarizar com os mapas - são 10 a menos; muito mais fácil do que tentar aprender com todos ao mesmo tempo.

Em todo caso, não desista. Aprenda com seus erros, veja gameplays e tente sempre aprender algo novo. Se você encontrar um pessoal que esteja jogando em grupo (dá pra saber isso apertando Start e depois X: quem está jogando em grupo tem um mesmo nome com asterisco ao lado) e que seja forte demais para o seu time, saia da sala (de preferência no fim da partida) e procure outra melhor. Pessoas que jogam em grupo tem uma boa vantagem sobre aqueles que estão sozinhos.
 

jimmyarts

Jogador
Janeiro 27, 2012
283
1
Excelente tópico e trabalho Rgk, aprendi MUITA coisa que não sabia... eu sou bem noob mesmo no multiplayer hahahaha... mas nem me importo, jogo mesmo só para me divertir.
 

LucasXBR92

Jogador
Dezembro 31, 2010
1,780
0
Tópico PERFEITO! Estou retornando ao MP de gears e notei que a galera que tem os DLC's (infelizmente tenho) estão muito avançadas e já tem bastantes resets de levels (DLC Fenix Rising)
Eu tenho que treinar meu Rapid fire da hammerburst, pois se eu não seguro o gatilho até o final, não sei porquê, meu tiro não sai sausahusahu

Uma dúvida: A Baioneta da Retro tira mais damage quando se efetua meeles? (Se eu não tiver pulado nada que explique isso, porque tive que ler meio na pressa)
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
Gears of War 3 – Escopetas: One Shot, One Kill.

gears3dicas07.jpg


Você pode adorar metrancar, sentar o dedo no gatilho e fuzilar o time adversário. É ótimo mesmo, especialmente dar uma carga, berrar feito um bárbaro em fúria berserker e empalar o filho da mãe que te matou. Mas vai chegar uma hora em que uma escopeta vai ser muito mais eficiente que um rifle. E aí? Já escolheu a de sua preferência? Já sabe quando usar?

Gnasher (lê-se “nésher”, nada de “guinasher” ou, pior ainda, “gânisher”): é a queridinha da maioria, apesar de ser a arma inicial que mais requer prática. Eficiente a curtíssima (melee) e curta distância, porém não muito eficaz a média e terrível a longa distância. Ela é capaz de derrubar com pelo menos um tiro (recarga ativa) ou dois (recarga normal) e consegue derrubar até quatro pessoas sem recarregar. Ela pode atirar até 3 tiros por segundo.

Como usá-la bem, like a boss? Você vai precisar de muito treino no manejo dela e na movimentação do seu personagem. Primeiro de tudo, quando mirar, saiba que você pode fazer isso de três formas: hard aim, popshot e blindfire.

- Hard aim é a maneira “padrão” de mirar e atirar: você segura o gatilho esquerdo e vai atirando no seu inimigo. A vantagem dela é que você consegue visualizar bem o seu alvo e para onde as balas estão indo. A grande desvantagem é a perda de visão periférica e a pouca mobilidade do seu personagem.

- No popshot você vai dar um toque no gatilho esquerdo (mira) e outro no direito (tiro). Um depois o outro, bem rápido. Assim, aquela indicação da mira que aparece na tela vai surgir e desaparecer quase instantaneamente. Seus tiros sairão com a mesma precisão de um “hard aim”, com pequenas perdas da mobilidade e da visão periférica. Porém, é a maneira mais complicada e, às vezes, pode confundir um pouco.

- O blindfire (ou hipfire) é basicamente atirar sem mirar. Seus tiros saem mais dispersos e nem sempre é fácil saber para onde se está atirando, mas não há perda de mobilidade ou de visão periférica. É o mais indicado quando se faz wallbounce e quando se está mais próximo do alvo.

Quando usar cada um? Bom, isso varia de acordo com a situação e com a maneira de jogar da pessoa. Eu uso o popshot com mais frequência do que os outros dois. Para decidir, pense sempre na sua mobilidade e no quão protegido você está. Recomendo que você assista vídeos de gameplay e pratique bastante.

Se o inimigo não estiver ciente da sua presença, chegue perto e mate-o com um ou poucos tiros. Se ele estiver ciente, mantenha distância e procure usar alguma proteção a seu favor. Se você conseguiu acertar o primeiro tiro, mas o seu inimigo não conseguiu ou não teve tempo de atirar ainda, você está na vantagem – continue o ataque. Se o seu inimigo foi o primeiro a acertar, desvie-se ou procure alguma proteção.

Muitas vezes, não vale a pena partir para cima e ficar grudado no inimigo (aliás, eu detesto quem faz isso; ficam parecendo dois idiotas girando e dançando lambada ou tango, sei lá), especialmente se você já acertou um ou mais tiros. Apesar de “explodir” alguém com um tiro só ser muito legal, você está aumentando as chances do seu inimigo fazer o mesmo com você. Também é possível que ele tenha uma Serrada, ou ligue a serra da Lancer, ou grude uma granada em você. Mesmo que você o pegue pelas costas, tome cuidado.

Procure manter uma recarga ativa antes de atirar nos adversários. Isso implica em dar um ou dois tiros (caso o cartucho esteja cheio) e só recarregar quando tiver um alvo próximo. Não é essencial (ter uma boa mira e uma boa movimentação são mais importantes), mas você vai conseguir resultados bem melhores assim.

Logo abaixo, dois vídeos demonstrando cada tipo de mira:

[youtube]y2VXsE32L90[/youtube]

[youtube]ACzc8P3hhyE[/youtube]

Quanto à movimentação, é fundamental que você entenda que desviar-se dos tiros do seu inimigo é tão importante quanto ter uma boa mira. Você vai encontrar muitas referências a esse tipo de movimentação como strafe e wallbounce, especialmente no youtube.

Resumidamente, você pode: andar, pular, correr ou fazer um wall slide. Esse wall slide é aquela “escorregada” que seu personagem faz quando, próximo a uma parede, você aperta o botão de pulo e o analógico esquerdo em direção à parede. Esse movimento chega a ser mais rápido que correr e, por esse aumento da agilidade, é muito usado pelos jogadores veteranos.

Porém, mesmo andando, você é capaz de se desviar com bastante eficiência. Faça movimentos de um lado para o outro enquanto atira no seu inimigo. Os movimentos podem ser amplos ou mais curtos.

Num jogo pra valer, você vai querer misturar todas essas formas de movimentação para se tornar um alvo muito mais difícil de ser atingido. Ao mesmo tempo, tome cuidado para não perder o seu inimigo de vista, ou diminuir a precisão dos seus tiros.

Dois vídeos interessantes, só abordando essa parte da movimentação, abaixo:

[youtube]GxurqtxJjUI[/youtube]

[youtube]l_yy6AA8hzw[/youtube]

Ainda sobre movimentação, é preciso que você aprenda o wallbounce. Basicamente, quando você fizer o wall slide (apertar o A e o analógico esquerdo em direção à parede), antes de atingir a proteção, você deve mover o analógico esquerdo no sentido contrário ao seu movimento – isso irá cancelar o slide. Por exemplo, se você fizer um slide pra frente, você deve mover o analógico para trás. Ao conseguir fazer “combos”, isto é, um wallbounce logo após o outro, sua velocidade e agilidade de movimentação ficarão bem maiores. Como a sensibilidade do controle tem grande influência no wallbounce, aconselho que leia [link=[url="http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?1646225.10#post_1648769"]http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?1646225.10#post_1648769[/url]]o texto que publiquei sobre o assunto[/link]

O wallbounce, além de ser muito útil quando você estiver usando a Gnasher, pode salvá-lo contra qualquer outra arma que esteja sendo usada contra você. É um recurso que você pode usar tanto defensiva quanto ofensivamente: defensivamente para escapar de alguém que está atirando na sua direção; ofensivamente para aproximar-se de um inimigo sem que ele consiga atingi-lo. Porém, quero alertá-lo que usar demais essa técnica pode torná-lo um alvo fácil de jogadores mais experientes, então use-a com moderação. Assista a gameplays e aprenda com seus erros para saber quando usar.

Um vídeo bem didático só sobre wallbounce e Gnasher:

[youtube]VcfmjfZ1Nzk[/youtube]

Por último, dois excelentes vídeos envolvendo tudo que abordei até aqui:

[youtube]YV-3QRnn9OM[/youtube]

[youtube]JtsKcmrbfsQ[/youtube]

Pode parecer super difícil ou complicado aprender a usar a Gnasher, mas quando se pega alguns conceitos, já dá pra fazer uma graça com a arma. Quando me propus a usá-la até pegar o jeito (antes dela, usava a Serrada), passei alguns dias morrendo bem mais do que antes. Nas semanas seguintes, fui matando progressivamente mais gente até me sentir seguro com ela – coisa de um mês ou dois. Os resultados desse progresso são tão visíveis e bacanas que dá vontade de continuar aprendendo a atirar com essa arma. Hoje em dia, gosto bem mais dela do que da Serrada (que parei completamente de usar; só a pego se não tiver mais munição de Gnasher numa partida) e mato muito mais com ela do que com qualquer rifle.

Serrada: a arma mais odiada pela maioria dos jogadores (já aviso logo; eu não me estresso muito, mas é bem provável que muita gente ainda te xingue por conta dela). Eficiente a curtíssima (melee) e curta distância; a curta distância, pode apenas derrubar ou ferir o adversário. INEFICAZ (sério, não desperdice suas balas) a média e longa distância. Após a última modificação, a dispersão lateral dos tiros caiu muito, mas ainda é considerável. Ela possui apenas um tiro por recarga e leva cinco segundos para recarregar (sem recarga ativa). A munição é de apenas três balas, mas pode matar mais de uma pessoa por tiro (já vi três, mas não sei o limite). Ela é bastante simples de usar, nem sequer precisa mirar. Basta se familiarizar com o alcance e com a dispersão das balas e usar o blindfire. Talvez o maior desafio seja conseguir morrer pouco – essa arma exige que o usuário se exponha bastante, sem falar que num duelo Serrada x Serrada, as chances de ambos morrerem são grandes.

A estratégia mais comum é acertar o inimigo e sair correndo pra recarregar a arma. É preferível fazer isso quando o inimigo não estiver ciente da sua presença, mas, às vezes, dá pra avançar, mesmo que ele o tenha visto. Para isso, procure usar covers a seu favor.

Se você errou o tiro, procure o cover mais próximo, recarregue (se der tempo) ou troque de arma – uma metranca pode salvar sua vida. Existe a possibilidade de, mesmo que tenha errado o tiro, derrubar o cara na coronhada. Nesse caso, procure não ficar de frente para ele; tente acertá-lo pelos flancos ou pelas costas. Mesmo assim, saiba que é arriscado: basta o cara se afastar o suficiente (dar um pulo para trás, por exemplo), conseguindo espaço para atirar e te derrubar.

O wallbounce, assim como para a Gnasher, é de grande ajuda e pode ser efetivamente usado de forma ofensiva (partir pra cima do adversário) ou defensiva (recuar ou desviar de tiros).

Abaixo, um vídeo demonstrando como usar a Serrada:

[youtube]RhfHEl5iR1U[/youtube]

Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
Valeu pessoal !thumbsup

[quote1340025591=LucasXBR]
Tópico PERFEITO! Estou retornando ao MP de gears e notei que a galera que tem os DLC's (infelizmente tenho) estão muito avançadas e já tem bastantes resets de levels (DLC Fenix Rising)
Eu tenho que treinar meu Rapid fire da hammerburst, pois se eu não seguro o gatilho até o final, não sei porquê, meu tiro não sai sausahusahu

Uma dúvida: A Baioneta da Retro tira mais damage quando se efetua meeles? (Se eu não tiver pulado nada que explique isso, porque tive que ler meio na pressa)
[/quote1340025591]
Uma coisa que você pode fazer é desinstalar as duas DLCs. Assim você consegue jogar com um pessoal num nível mais próximo do seu.

Quanto ao dano da baioneta, não sei dizer. Quando se dá uma carga, o dano é considerável, faltando muito pouco pra derrubar. Meramente apertando o B para dar uma porrada, já ouvi que ela é a que causa mais dano, mas não tenho nenhuma tabela mostrando isso, nem sei como compará-la a quando se dá carga.
 

Shaker skj

Jogador
Julho 25, 2010
377
0
Brasília - DF
[quote1340062988=Rgk]
Valeu pessoal !thumbsup

[quote1340025591=LucasXBR]
Tópico PERFEITO! Estou retornando ao MP de gears e notei que a galera que tem os DLC's (infelizmente tenho) estão muito avançadas e já tem bastantes resets de levels (DLC Fenix Rising)
Eu tenho que treinar meu Rapid fire da hammerburst, pois se eu não seguro o gatilho até o final, não sei porquê, meu tiro não sai sausahusahu

Uma dúvida: A Baioneta da Retro tira mais damage quando se efetua meeles? (Se eu não tiver pulado nada que explique isso, porque tive que ler meio na pressa)
[/quote1340025591]
Uma coisa que você pode fazer é desinstalar as duas DLCs. Assim você consegue jogar com um pessoal num nível mais próximo do seu.

Quanto ao dano da baioneta, não sei dizer. Quando se dá uma carga, o dano é considerável, faltando muito pouco pra derrubar. Meramente apertando o B para dar uma porrada, já ouvi que ela é a que causa mais dano, mas não tenho nenhuma tabela mostrando isso, nem sei como compará-la a quando se dá carga.
[/quote1340062988]

Grande Rgk,
:arrow: Sobre o lance das DLC's, não é só ele jogar uma partida de TDM No DLC?
Por eu não ter DLC, só posso jogar em servidores dedicados assim.

:arrow: Quanto a jogatina, ainda rola mesmo sem as DLC's?

:arrow: Outra coisa, o manchaman destruiu todo mundo no 6º Encontro PXB-DF, então se você falar com ele, acho que ele pode te ajudar a incorporar mais o tópico!

Ótimo trabalho. !thumbsup
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
[quote1340064531=Shaker skj]
Grande Rgk,
:arrow: Sobre o lance das DLC's, não é só ele jogar uma partida de TDM No DLC?
Por eu não ter DLC, só posso jogar em servidores dedicados assim.

:arrow: Quanto a jogatina, ainda rola mesmo sem as DLC's?

:arrow: Outra coisa, o manchaman destruiu todo mundo no 6º Encontro PXB-DF, então se você falar com ele, acho que ele pode te ajudar a incorporar mais o tópico!

Ótimo trabalho. !thumbsup
[/quote1340064531]
Por incrível que pareça, existe bem mais gente jogando o modo TDM normal do que esse TDM NO DLC. Nunca entendi isso. Acho que ninguém deve ter reparado nesse ponto dos servidores.

Eu joguei com um amigo, que não tem as DLCs, nesse final de semana e a gente achou salas até cheias. Em outras ocasiões, mês passado ou retrasado, joguei TDM com pessoas sem DLCs e sempre achei gente pra jogar. Talvez não seja tão movimentado quanto com as DLCs, mas dá pra jogar contra outros jogadores. E o consenso entre meus amigos é aquilo que falei: o nível de habilidade do pessoal é menor.

Quem tiver amigos suficientes na Live, pode dar um jeitinho de "quebrar" o grupo e conseguir uma sala que vai ficar sempre bem movimentada. Expliquei nesse tópico aqui http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?1620123 . Faço isso com frequência até hoje (fiz ontem, aliás).

Quem quiser contribuir de alguma forma, pode me falar sem problemas. O duro é pedir pra alguém. Nem todo mundo tem disposição pra leitura ou tempo para tanto. Ou conhecimento. O que mais me faz falta são vídeos em português. Inglês não é problema pra mim, mas sei que é pra muita gente. Pena que não tenho uma placa de captura, nem experiência com edição de vídeos.

Se você tiver contato com ele, manda uma mensagem com o link pro tópico. Tem alguns pontos em textos que estou escrevendo que realmente precisam de uma revisão de alguém mais experiente que eu.
 

Diimiitriius

Novato
Junho 4, 2012
4
0
Opa, eae povo! Legal o tuto, esse tipo de material faz falta para brasileiros que na verdade é um péssimo hábito nosso: "sei e não ensino!" conheço gente demais assim, sei lá, atitude tosca...

Não sou expert, ao contrário, ainda estou aprendendo mas uma coisa que funcionou para mim, quando começo a partida a mira fica na "barriga" do oponente então corrigo isso com um toque para cima, pra saber se estou certo tenho que ver para frente e não o chão perto de mim, ajuda muito e mesmo sem encostar muito no oponente fica fácil de conseguir um dano maior ou headshot com a gnasher...

Parabéns pelo tópico e "tamo" aí acompanhando =D
 

manchaman

Casual
Abril 16, 2007
65
0
Opa. Demorei mas cheguei! Realmente as informacoes estao muito boas para o pessoal que esta iniciando! So algumas informacoes extras: Quanto ao servidor dedicado, ele so funciona para quem tem todos os DLCs. Quem nao tem todos os DLCs nao jogo em dedicado. Resumindo, so da pra jogar sem lag se tiver todas as DLCs! E em relacao a retro lancer, ela pode sim ser usado a longa distancia, e de maneira eficiente. O unico porem e que e muito dificil controlar a cadencia de tiro de maneira eficiente! Um abraco a todos!
 

manchaman

Casual
Abril 16, 2007
65
0
outra dica: Nao use a Doze serrada. Pode parecer mais facil jogar com ela, pois nao precisa mirar, so colar e atirar. Porem o seu jogo nao vai evoluir. 1 tiro da gnasher bem dado e fatal, e te permite continuar a luta contra outros inimigos. Ja a sawed off nao. Voce so vai matar um jogador bom de sawed off se ele nao te ver, se ele te ver vai usar o velho shake n bake, ou te derrubar de longe.
 

Rgk

Jogador
Dezembro 11, 2010
180
2
Valeu, pessoal!

[quote1340110040=manchaman]
Opa. Demorei mas cheguei! Realmente as informacoes estao muito boas para o pessoal que esta iniciando! So algumas informacoes extras: Quanto ao servidor dedicado, ele so funciona para quem tem todos os DLCs. Quem nao tem todos os DLCs nao jogo em dedicado. Resumindo, so da pra jogar sem lag se tiver todas as DLCs! E em relacao a retro lancer, ela pode sim ser usado a longa distancia, e de maneira eficiente. O unico porem e que e muito dificil controlar a cadencia de tiro de maneira eficiente! Um abraco a todos!
[/quote1340110040]
Para quem não tem as DLCs, o modo TDM NO DLC é o único que tem servidores dedicados (na verdade, acho que o Player's Choice também, mas quem joga aquilo?).

Sim, o problema da Retro em longas distâncias é o controle da mira e da cadência de tiro. Se a pessoa não tiver um manejo muito bom com a arma, não vale a pena.

Por outro lado, eu tava olhando a tabela aqui e o dano causado por cada tiro da Retro não diminui em longas distâncias, ao contrário da pistola (que fica 40% mais fraca!). A Retro vai precisar de apenas 8 tiros para derrubar (com recarga ativa, seriam 6 tiros), enquanto a pistola vai precisar de 16 (13 com recarga ativa), isto é, um cartucho inteiro e mais umas quatro balas. A pistola até tem um modificador pra headshot (100% a mais de dano), mas quantos headshots alguém consegue quando a distância é realmente grande?

Acho que vou retirar a recomendação à pistola.
[quote1340110832=LucasXBR]
Uma dúvida: A Baioneta da Retro tira mais damage quando se efetua meeles? (Se eu não tiver pulado nada que explique isso, porque tive que ler meio na pressa)
[/quote1340110832]
Achei os dados que você queria. O Arco de Torque e a Lancer Retro causam o maior dano melee dentre as armas. As que causam menos são as pistolas. O restante causa um dano intermediário.
 

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