Gears of War 3: Power weapons
A esta altura, você provavelmente já experimentou cada uma das power weapons, que são aquelas armas unicamente acessíveis dentro do mapa. Mas já parou para se perguntar se você realmente sabe o que está fazendo quando está com uma delas na mão?
Uma dica que serve para qualquer power weapon: evite desperdiçá-las. Encontre um alvo e procure fazer com que cada tiro acerte ao menos uma pessoa, mesmo que não mate. Se você vê uma oportunidade de atacar alguém, mas as chances de acertar são pequenas, talvez seja melhor se reposicionar ou esperar outra oportunidade.
Outra dica é que você pratique o blindfire com elas. Atirar sem mirar pode te salvar em casos onde um inimigo parte pra cima de você e não há tempo hábil para mirar.
Antes de falar de cada arma em particular, uma pergunta: por qual arma você troca quando pega uma power weapon: metranca ou escopeta? Eu recomendo que você troque pela sua metranca. Eu prefiro manter uma arma para ataques próximos (Gnasher/Serrada) e uma para ataques distantes (qualquer power weapon). Em geral, a power weapon não dura muito (às vezes até consigo pegar de volta minha metranca no local que deixei) e é muito comum aparecer alguém numa distância em que uma escopeta se dá melhor que um rifle.
Arco de Torque: nasce com cinco projéteis, sendo morte garantida para qualquer um que seja diretamente atingido (morte instantânea se for um headshot). Caso uma flecha grude no chão, qualquer adversário suficientemente próximo será atingido (excelente para causar danos em quem esteja protegido por um cover). Quando começar a dar carga no Arco, uma boa estratégia é se ocultar até a flecha ter força suficiente para atingir alguém (lembre-se de que a arma emite uma luz e um som característicos, o que dificulta um ataque surpresa). Outra dica é não mirar imediatamente quando começar a dar carga, assim você terá mais mobilidade e um maior campo de visão. Saiba que você pode atirar a flecha sem mirar, mas atingir um alvo vai depender da sua perícia e da distância até ele.
Vídeo com alguns macetes pro Arco de Torque:
[youtube]mqdePqH_mus[/youtube]
Boomshot: nasce com três projéteis, em que cada tiro possui um raio de explosão capaz de matar ou, pelo menos, ferir. É, talvez, a power weapon mais forte do jogo, capaz de garantir vitória ao time que a detenha em certos mapas e modos de jogo. A melhor estratégia para ela é atirar no chão ou na parede e deixar que o raio de explosão mate o inimigo (excelente para atingir inimigos protegidos por um cover). Saiba que a recarga ativa aumenta o raio de explosão e o dano causado. Ela sofre bastante com a gravidade, então alvos mais distantes são mais difíceis de atingir – você vai precisar compensar a perda de altitude do projétil mirando um pouco acima do alvo. Caso algum inimigo corra pra cima de você, procure matá-lo mirando no chão ao lado ou atrás dele, assim você evita de morrer junto com ele.
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Digger: nasce com três projéteis, em que cada tiro é lançado no ar a uma velocidade quase três vezes maior que embaixo da terra. Quando chega próximo ao alvo, a granada pula da terra e explode. Para aumentar as chances de matar alguém, faça com que o projétil caia próximo do alvo, ou melhor, em cima dele – isso irá causar morte instantânea. Se o alvo estiver muito distante, mire para o alto, ou tente se aproximar dele, pois é muito fácil de desviar-se dela enquanto está viajando pelo chão. A recarga ativa não altera a distância ou o dano causado.
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Longshot: talvez a power weapon que mais precise de prática até conseguir resultados realmente bons. Ela mata com um tiro só em caso de headshot, mas causa um dano imenso caso acerte o corpo, faltando apenas poucos tiros de qualquer arma para derrubar o inimigo. Por conta da perda de visão periférica, snipers são frequentemente fáceis de serem pegos desprevenidos, então fique próximo de alguém, ou plante uma granada perto (mesmo a de fumaça é suficiente para alertá-lo da presença de um inimigo). Enquanto se usa o zoom da arma, uma luz característica é visível para todos os outros jogadores, denunciando sua posição. Por isso, não fique o tempo todo nesse modo – ache um alvo e só então use o zoom. Ao procurar pontos menos óbvios para ficar caçando alvos, frequentemente se pega mais inimigos desprevenidos. Pontos mais altos são bastante favoráveis para se conseguir atingir alguém atrás de um cover mais baixo. É possível atingir alguém atrás de um cover que esteja atirando sem mirar – basta que você mire na parte do corpo que fica exposta. Evite atirar sem mirar (não me refiro ao zoom, mas à mira simples mesmo), pois a trajetória da bala é aleatória e, apesar de ser muito bonito num vídeo, é um desperdício na maioria dos casos.
[youtube]S_EfPrl_Z1o[/youtube]
[youtube]UjIOS4b78gQ[/youtube]
Martelo de Aurora: não é das power weapons mais fortes por conta do tempo até carregar o raio e por expor bastante o usuário a um possível sniper. Contudo, o diâmetro da explosão quando o raio aparece é grande o bastante para atingir várias pessoas ao mesmo tempo. Procure matar seus inimigos com esta explosão, em vez de ficar perseguindo seus inimigos com o raio. Isso irá economizar munição e matar muito mais gente. Ela não funciona em locais que possuam o teto (afinal de contas, o raio vem do espaço), mas é possível matar (ou atingir parcialmente) pessoas que estejam cobertas, porém próximas de locais abertos. Você pode mirar tanto no chão quanto numa parede para matar seus adversários, ou até no seu próprio oponente, mas saiba que se ele sair do lugar, o tempo até o raio carregar totalmente reinicia. Imediatamente após cada cada disparo, a arma leva um pouco mais de tempo para um novo disparo – leve isto em consideração caso queira atirar novamente.
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Scorcher: não uso com frequência (apesar de ser bastante eficiente em mãos hábeis) e não achei quase nada de dicas, então nem tenho muito o que falar. É um lança chamas, então mantenha seu alvo dentro do alcance do fogo. Ela é capaz de derrubar mais de um adversário por vez e a recarga ativa aumenta bastante o alcance e o dano causado.
[youtube]RtclQEzVydo[/youtube]
“Carne de burro não é transparente”
Sim, jovem padawan, não é! Então, tome cuidado quando for atirar com uma Boomshot ou Digger, por exemplo, porque o tiro pode explodir no seu aliado em vez de no inimigo. Pior, se você e seu companheiro estiverem próximos o bastante, VOCÊ pode acabar morrendo! Isso eu já vi acontecendo várias e várias vezes. A Digger pode não explodir num aliado quando ela está embaixo da terra, mas enquanto está no ar ela explode em quem ela bater. Se vai matar alguém, depende de quem está perto.
Portanto, seja qual arma for, procure atirar somente quando as balas tiverem caminho livre até o inimigo. Pelos mesmos motivos, evite também ficar na frente dos tiros de algum aliado.
Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.