Tópico Oficial Halo: bem-vindos a zona de guerra spartans.

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Concordo que todo jogo com o tempo corre esse risco de desgastar... mas temos que levar em conta o que o felipevasco31 comentou. O nível de exigência (e de incongruência) desses reviews de hoje está bem maior que em 2007. Não dá pra prever qualquer nota nos dias de hoje. O defeito qie faz um jogo perder 3 pontos é indiferente em outros ou até visto como algo bom.
Alien Isolation por exemplo, o jogo ser difícil foi visto como desvantagem pela maioria!

Incongruência sempre houve, justamente por isso a média final é que serve de parâmetro e não uma nota perfeita ou uma nota péssima em casos mais isolados. E ser exigente com um gênero desgastado é normal, não dá pra evitar, principalmente se o jogo avaliado não trás nada de novo do que foi feito nos últimos anos.

A meu ver Halo sempre foi referência no gênero FPS em consoles, mas desde a mudança de direção acho que ele vem perdendo essa relevância. Talvez porque o gênero esteja desgastado demais pra que chame a atenção dos avaliadores e com isso fique com uma média acima dos tão almejados 90, ou talvez a mudança de estúdio tenha feito a franquia perder o algo mais que tinha. Não há uma explicação pronta e acabada.

PS: Alien Isolation é um bom exemplo, mas depois de zerar o jogo eu entendi porque alguns reviews pareceram injustos com o jogo. É um jogo de nicho e que pra muita gente a dificuldade o tornou frustrante com certeza. E outro ponto é que pra quem é fã de Alien no cinema, aquele jogo é quase perfeito. Pra quem não é, os defeitos saltam muito mais à vista.
 
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DariusMKN

Dovahkiin
Junho 24, 2014
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Porto Alegre
Watch dogs me divertiu, nem por isso passou batido as diversas falhas e tamanho de conteúdo do jogo e experiencia unica, inovou com as coisas de hackear e etc, mas me pareceu familiar.
Existe algum jogo com conteudo e jogabilidade do GTA?Metal gear?The witcher 3?
Diversão é dos pontos melhores de um jogo, mas não único.
Os sites supostamente se rotulam de "especialista", seus profissionais "jornalistas". Se assim são todas vertentes dentro de um jogo tem que ser analisada, tentando manter um nivel entre a opiniao pessoal e o impessoal.
Bom, pra mim é o critério mais importante, de longe. Não fico jogando e pensando: "Mas isso já foi feito melhor em GTAV ou MGS, então não é tão inovador e não tem tanta qualidade". Se a experiência pra mim foi boa, e me diverti horrores, pra mim foi um excelente jogo. Não vou deixar deficiências em inovação, resolução, originalidade e outras coisas apontadas pelos reviews influenciarem a percepção que tive ao jogar. Afinal, eu sou jogador e não crítico ;)

Quando @ronabs falou que alguns dao um show em 90, estou questionando, me fale quais jogos 70-79 dao banho num 90? É sua opiniao pessoal beleza, mas quanto a crítica e publicações, estou correto, nao existe analisando de um ponto tanto pessoal quanto impessoal.
Mas é óbvio que o @ronabs estava falando da opinião dele. O raciocínio que você está propondo é: Me diga jogos com o metacritic MENOR que GTAV, MGS, etc. que tenham o metacritic MAIOR que GTAV MGS, etc. Isso é impossível.
 
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AkRaJ3

Novato
Junho 15, 2010
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Bom, pra mim é o critério mais importante, de longe. Não fico jogando e pensando: "Mas isso já foi feito melhor em GTAV ou MGS, então não é tão inovador e não tem tanta qualidade". Se a experiência pra mim foi boa, e me diverti horrores, pra mim foi um excelente jogo. Não vou deixar deficiências em inovação, resolução, originalidade e outras coisas apontadas pelos reviews influenciarem a percepção que tive ao jogar. Afinal, eu sou jogador e não crítico ;)
De acordo com o que falou ou não entendeu o que eu falei ou finge que não, não questiono opinião pessoal se é o que acha. Questiono os "profissionais da área". Você iria ver que maravilha seria se começassem a soltar todos só nota pessoal...
 
Fevereiro 2, 2013
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Incongruência sempre houve, justamente por isso a média final é que serve de parâmetro e não uma nota perfeita ou uma nota péssima em casos mais isolados. E ser exigente com um gênero desgastado é normal, não dá pra evitar, principalmente se o jogo avaliado não trás nada de novo do que foi feito nos últimos anos.

A meu ver Halo sempre foi referência no gênero FPS em consoles, mas desde a mudança de direção acho que ele vem perdendo essa relevância. Talvez porque o gênero esteja desgastado demais pra que chame a atenção dos avaliadores e com isso fique com uma média acima dos tão almejados 90, ou talvez a mudança de estúdio tenha feito a franquia perder o algo mais que tinha. Não há uma explicação pronta e acabada.
Concordo bastante. Mas falar de Halo é complicado. É a franquia mais blindada da MS. Eles são extremamente conservadores e cautelosos com o a série em questão de inovação. Mas a mídia de hoje em dia, já não solta mais nota "10" por aí, apenas por mais um capítulo muito bom de uma franquia poderosa.

Me estranha a MS ter aumentado tanto o número de lançamentos/spin offs/ remasters e remake da série. teve remaster o ano passado, tem jogo canon este ano e spin off anunciado pro ano que vem. E isso, já quebrou aquela "mística de espera" e hype de muita franquia poderosa. COD, Assassins Creed e etc. O pessoal já nem espera mais como antes.

Eu ainda acho que as notas de Halo 5 estão muito boas para um FPS linear. E pra ficar com essa média, repetindo a fórmula por tanto tempo, tem que ter muita qualidade e boa história. notas 90+, é só para jogos realmente "fora da curva". Imperdíveis e acima da média no que se tem por aí em criatividade, diversidade e inovação.
 

DariusMKN

Dovahkiin
Junho 24, 2014
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De acordo com o que falou ou não entendeu o que eu falei ou finge que não, não questiono opinião pessoal se é o que acha. Questiono os "profissionais da área". Você iria ver que maravilha seria se começassem a soltar todos só nota pessoal...
Entendi o que você quer dizer, e mantenho o que disse no último pedaço do meu último post. Se quiser que te apontem isso com base apenas no Metacritc, é impossível. Quem não entendeu ou fingiu não entender o que o @ronabs falou foi você. Ele disse simplesmente que tem vários jogos com meta 70 que dão um banho em muito meta 90, na opinião dele. Simples.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Concordo bastante. Mas falar de Halo é complicado. É a franquia mais blindada da MS. Eles são extremamente conservadores e cautelosos com o a série em questão de inovação. Mas a mídia de hoje em dia, já não solta mais nota "10" por aí, apenas por mais um capítulo muito bom de uma franquia poderosa.

Me estranha a MS ter aumentado tanto o número de lançamentos/spin offs/ remasters e remake da série. teve remaster o ano passado, tem jogo canon este ano e spin off anunciado pro ano que vem. E isso, já quebrou aquela "mística de espera" e hype de muita franquia poderosa. COD, Assassins Creed e etc. O pessoal já nem espera mais como antes.

Eu ainda acho que as notas de Halo 5 estão muito boas para um FPS linear. E pra ficar com essa média, repetindo a fórmula por tanto tempo, tem que ter muita qualidade e boa história. notas 90+, é só para jogos realmente "fora da curva". Imperdíveis e acima da média no que se tem por aí em criatividade, diversidade e inovação.

Bem lembrado. O lançamento anual de títulos Halo também contribui para o degaste sim.
 
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Fevereiro 2, 2013
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É, realmente as possibilidade de exploração, variação de gameplay, opções de invasão, interrogatório, craft de itens, personalização de armas e interação com NPC's em um jogo menos linear, tem as mesmas possibilidades de um FPS focado na ação. Você tem razão.

A única coisa que foi dita, é que um jogo de ação FPS linear que não oferece tantas possibilidade, por ser algo óbvio da natureza do jogo, logicamente tem que se sobressair ou ter muita qualidade para se manter com médias altas.

Mas "não" é mesmo uma resposta bastante argumentativa. Muito bom!
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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É, realmente as possibilidade de exploração, variação de gameplay, opções de invasão, interrogatório, craft de itens, personalização de armas e interação com NPC's em um jogo menos linear, tem as mesmas possibilidades de um FPS focado na ação. Você tem razão.

A única coisa que foi dita, é que um jogo de ação FPS linear que não oferece tantas possibilidade, por ser algo óbvio da natureza do jogo, logicamente tem que se sobressair ou ter muita qualidade para se manter com médias altas.

Mas "não" é mesmo uma resposta bastante argumentativa. Muito bom!
achei que nao precisava de argumento justamente pq sabia que vc falaria essas coisas, querer transformar todos os jogos na mesma coisa, algo como the witcher ou bethesdas like... nao, jogos nao precisam dessas possibilidades para serem brilhantes.

(apenas quero colocar que um jogo nao deve ser analisado pelo que ele NÃO é)
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Quando @ronabs falou que alguns dao um show em 90, estou questionando, me fale quais jogos 70-79 dao banho num 90? É sua opiniao pessoal beleza, mas quanto a crítica e publicações, estou correto, nao existe analisando de um ponto tanto pessoal quanto impessoal.
Cara, só posso falar do que joguei, mas incluiria: Life is Strange (79), Dust (79), Spec Ops: The Line (76), Remember Me (72), Valiant Hearts (77), Mirror's Edge (79). Mas claro, o "banho" é em minha opinião pessoal, e isso varia muito de pessoa pra pessoa. Resident Evil 5 eu não passei de 1/3 do jogo porque achei muito ruim.

Talvez, devesse ter escrito assim logo de cara: "Volta e meia jogo uns joguinhos que ficam nos 70-79 que, pra mim, dão um banho em muitos 90 por aí."
:)
 
Fevereiro 2, 2013
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achei que nao precisava de argumento justamente pq sabia que vc falaria essas coisas, querer transformar todos os jogos na mesma coisa, algo como the witcher ou bethesdas like... nao, jogos nao precisam dessas possibilidades para serem brilhantes.

(apenas quero colocar que um jogo nao deve ser analisado pelo que ele NÃO é)
Bem, ninguém ou nada "é", tudo e todos "estão".

Se Halo quer "estar" no topo, tem que sair da zona de conforto e inovar. Como? Isso cabe a produção do jogo! Halo já foi inovador e diferenciado em certo momento. Bioshock já mostrou que dá pra fazer muito mais, sendo um first person linear. O mundo é de quem ousa.

Se o PXB, assim como qualquer outra comunidade, empresa, jogo ou seja lá o que for, quiser se manter entre os melhores, tem que trazer propostas que ninguém trouxe, ou fazer melhor que a concorrência. Qual é a empresa ou produto que se mantém no topo com a mesma proposta por décadas?

Não, Halo não precisa ser um "the Witcher ou Bethesda like". Tem que ser Halo, mas tem que mostrar por que "é Halo" e sair da zona segura, ou as notas vão continuar baixando, e aí, não dá pra culpar a "mídia sonysta". Caso contrário, não o vejo melhor que COD por exemplo, que oferece a mesma fórmula batida e venerada pelos fãs por anos. Já foi um jogo Top, hoje é um jogo para fãs.
 
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Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
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Defeito algum, mas é óbvio que as possibilidades são menores não??
Esse não foi espetacular, tipo um:
NÃO!!!
1237917779613at.jpg


...demais .. demais ...rs
 

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
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3,488
brasil
Acho que o investimento no e-sports uma boa ideia para mudar um pouco a mesa. No brasil os fps gratuitos ganham sem sombra de duvida, logo apos temos cs, cod e battlefield, todos cagam pro brasil no riquisto e-sports. Tem que investir em campeonato, fazer o povo ver halo de forma diferente, concordo com a parte de inovar mas acho que mudar a abordagen de como o jogo é tratado é tão valido quanto alteração em gameplay. Se vc valoriza um jogador competitivo ele sozinho ja promove oque ele gosta, atingindo mais publicos. Gostaria que houvesse um grande canal no youtube por exemplo, com halo, voltado ao publico br, entretanto desconheço.
 
M

MASTER JNO

Visitante
A cada jogo que a Bungie lançava ela incrementava trazendo alguma novidade, mas o mais importante e é o que mais sinto falta após jogar Halo 4 é a falta do "carisma".

Halo Reach ao meu ver foi o mais inovador, tendo até batalha com naves e um multiplayer viciante, na parte do carisma o jogo tem pra dar e vender, ele te cativa, te empolga e faz com que você queira chegar ao fim da jornada, justamente essa é a parte que faltou no Halo 4, eu não me empolgava apesar de ter zerado ele e temo que Halo 5 continue a ser um jogo se carisma.

Jogo sem carisma é como comida sem tempero, tudo pode ser do bom e do melhor, mas se faltar o tempero pra dar aquele Tchan, o toque final, ai é foda.

Eu criticava muito a Bungie por não renovar os gráficos, mas hoje admito que ela focava no principal, diversão e no final das contas os gráficos nem eram tão ruins assim.
 
Editado por um moderador:

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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11,039
Ã-hã: :rolleyes:
Halo 5: Guardians - Destructoid - 70
Killzone: Shadow Fall - Destructoid - 90

Nem entro no mérito se Killzone é bom ou ruim, mas 20 pontos de diferença. ;)
Avaliações podem ser bem subjetivas às vezes, pelo visto.

Você sabe que pessoas diferentes escreveram os 2 reviews neh?
 

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